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          Dados Gerais do

          Ampulheta representando o tempo/duração

          Duração

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          Início das Aulas

          Últimas vagas
          Calendário com um relógio pequeno no canto inferior direito

          Agenda

          Ampulheta representando o tempo/duração

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          Agenda

          Bolsas, Oportunidades e Valores

          Os alunos do Mestrado em Computação Aplicada podem contar com bolsas de estudo parciais ou integrais oferecidas por órgãos de fomento externo e pela própria Univali. Cada modalidade possui critérios específicos de elegibilidade e dedicação. Algumas bolsas estão vinculadas a projetos de pesquisa, permitindo que os bolsistas desenvolvam suas dissertações dentro dessas iniciativas.

          Bolsas de Fomen​​to Externo

          Essas bolsas são concedidas por órgãos governamentais e dependem da disponibilidade de recursos, que podem variar a cada ano ou semestre. Atualmente, as principais bolsas externas disponíveis para os alunos do Mestrado em Computação Aplicada são:

          Bolsa PROSUC​/CAPES

          O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Particular (PROSUC/CAPES) tem por objetivo apoiar, por meio da concessão de bolsas de estudo e isenção de taxas escolares, os cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), promovendo a excelência na formação de recursos humanos.

          Importante: O bolsista PROSUC deverá repassar mensalmente à Univali o valor da taxa escolar recebido em sua conta, estando sujeito ao cancelamento imediato do benefício caso não cumpra essa obrigação.

          Bolsa FAP​​ESC

          A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) oferece bolsas para estudantes de mestrado acadêmico e doutorado com o objetivo de fomentar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. As bolsas são concedidas por meio de chamadas públicas, e a quantidade de cotas disponíveis varia conforme cada edital.

          Importante: A disponibilidade das bolsas depende das chamadas públicas divulgadas no site da FAPESC e pode variar a cada semestre ou ano.

          Bolsas U​​nivali

          As bolsas concedidas diretamente pela Univali oferecem condições específicas para diferentes perfis de alunos, permitindo maior acesso ao ensino de pós-graduação. Abaixo estão as modalidades de bolsas disponíveis:

          Bolsas Stricto Sens​u (PGSS)

          A Bolsa PG-SS é destinada a alunos dos programas de pós-graduação Stricto Sensu, concedendo um desconto de até 50% no valor das mensalidades durante todo o curso de mestrado, conforme previsto na Resolução nº 037/CAS/2022.

          Importante:

          • A bolsa incide sobre o valor das parcelas do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, exceto na primeira parcela.

          • Não cobre despesas como taxa de inscrição no processo seletivo, material didático, viagens, visitas técnicas ou disciplinas/atividades extracurriculares.

          • As condições, percentuais e vagas disponíveis são definidas em edital específico.

          • Caso o pagamento seja realizado fora do prazo de vencimento, o benefício não será aplicado na parcela do mês subsequente.

          Bolsa Egr​esso

          Exclusiva para ex-alunos da Univali, essa bolsa concede 20% de desconto nas mensalidades do mestrado e doutorado (exceto na taxa de matrícula).

          Saiba mais

          Bolsa Mé​rito Estudantil

          Concedida a alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio e/ou 80% da graduação na Univali e receberam o Prêmio Mérito Estudantil.

          Saiba mais

          Bolsa Funcionários e Dependentes

          Desconto de 50% nas mensalidades para funcionários administrativos, docentes, seus dependentes e cônjuges.

          Saiba mais

          Bolsa Emp​resa

          Disponível para acadêmicos da Univali por meio de contratos de patrocínio firmados com empresas privadas interessadas em investir na formação de seus funcionários ou em apoiar outros estudantes.

          Saiba mais

          Bolsa Convênio/Parcerias Corporativas

          O programa de Parcerias Corporativas busca ampliar o acesso ao ensino superior por meio de convênios com empresas e organizações, fomentando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.

          Contato para novas parcerias: parceriascorporativas@univali.br

          Contato para Bolsa Convênio: bolsas@univali.br​​

          Banco de Teses e Dissertações

          Dupla Titulação
          Busca:
          Ordenar por:

          Calendário e Cronograma

          Convênios

          Defesas Agendadas

          Dissertações

          Teses

          Nenhuma defesa agendada no momento.

          Disciplinas Isoladas

          O Mestrado em Computação Aplicada da UNIVALI, oferece vagas para cursar disciplinas na modalidade de aluno especial (sem passar pelo processo seletivo). 

          A vantagem desta modalidade é que o aluno pode iniciar com um investimento menor, pagando pelo número de créditos contratados, e ir adiantando as disciplinas, não comprometendo o prazo do mestrado, que são 24 meses. 

          Instruções para Mat​rícula de Aluno Especial Externo

          ​​


          Docentes

          Docentes Permanentes

            Docentes Colaboradores

              Docentes Visitantes

                Estrutura Curricular

                Disciplinas obrigatórias

                  Disciplinas eletivas

                    Disciplinas obrigatórias

                      Disciplinas eletivas

                        Eventos

                        Impacto Acadêmico e Social

                        Desde sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Univali tem buscado contribuir com a formação de profissionais qualificados, o avanço da pesquisa aplicada e o desenvolvimento de soluções voltadas a demandas reais da sociedade. Com atuação integrada à graduação, o Programa incentiva a iniciação científica, a participação em projetos de pesquisa e a produção de materiais didáticos, softwares educacionais e metodologias de ensino com base em tecnologias digitais, especialmente nas áreas de Computação e Engenharias. Essa aproximação entre graduação e pós-graduação amplia as oportunidades de formação e fortalece o ambiente acadêmico. 

                        O impacto social também se destaca em ações voltadas à educação básica, por meio de projetos de extensão desenvolvidos com escolas públicas e privadas da região, além do Colégio de Aplicação da Univali. Entre os projetos realizados estão o ROPE, brinquedo programável que ensina lógica e programação para crianças da rede pública; o Lite is Cool, voltado a jovens com altas habilidades; o Laboratório Maker, com atividades práticas de robótica e computação; e a inclusão da disciplina de Pensamento Computacional na matriz curricular do Colégio de Aplicação. 

                        O Programa também participa da construção de referências nacionais, como o Currículo de Computação e Tecnologia produzido em parceria com o CIEB, utilizado por diversas redes de ensino para integrar a Computação à Base Nacional Comum Curricular. 

                        Outro eixo importante do Programa é o desenvolvimento de tecnologias assistivas, com pesquisas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência. Um dos destaques é a bengala eletrônica para pessoas com deficiência visual, equipada com sensores e sistemas de alerta sonoro e tátil. Além disso, o Programa desenvolve plataformas de reabilitação com uso de inteligência artificial, dispositivos de rastreamento ocular e ferramentas de comunicação aumentativa. 

                        Nos últimos anos, o Programa tem ampliado sua atuação junto ao setor produtivo, com destaque para a parceria com a WEG, onde são desenvolvidos projetos em áreas como sistemas embarcados, sensores, proteção de redes elétricas e mobilidade elétrica. A criação das Salas Parceiras da Univali tem aproximado ainda mais o ambiente acadêmico das empresas, com uso compartilhado de infraestrutura, concessão de bolsas para colaboradores e desenvolvimento de soluções conjuntas. 

                        Com a integração entre ciência, ensino, inovação e compromisso social, o Programa fortalece sua atuação na formação de profissionais, no desenvolvimento de tecnologias e na busca por soluções que respondam às necessidades da sociedade.

                        Formulários e Modelos

                        Internacionalização

                        O Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) tem se consolidado como um dos principais centros de excelência em pesquisa e desenvolvimento na área da Computação no Brasil. O programa se destaca por sua abordagem interdisciplinar, colaborações internacionais, interação com o setor produtivo e forte impacto social. Sua missão é formar pesquisadores e profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios da sociedade moderna, promovendo inovação e desenvolvimento tecnológico. 

                        A internacionalização do PPGCA é um dos seus pilares estratégicos. O programa mantém parcerias com instituições acadêmicas e centros de pesquisa no exterior, favorecendo intercâmbios, projetos conjuntos, publicações internacionais e mobilidade acadêmica. Entre os principais convênios internacionais, destacam-se: 

                        • Universidade de Havana (Cuba) – Cooperação pelo Programa CAPES/MES Brasil-Cuba para o desenvolvimento de tecnologias em robótica móvel e sensores ambientais. 

                        • King's College London (Reino Unido) – Desenvolvimento de jogos educacionais interativos para ensino de química. 

                        • Stanford University (EUA) – Parceria no projeto FabLearn, voltado para educação tecnológica e aprendizagem criativa. 

                        • Glasgow University (Escócia) – Colaboração com o Departamento de Engenharia Biomédica para pesquisas sobre tecnologia assistiva e acessibilidade. 

                        • Massachusetts Institute of Technology (MIT, EUA) – Participação no projeto "Tem ideia na rede", promovendo inovação no ensino de computação. 

                        • Universidade de Salamanca (Espanha) – Parceria para pesquisas em interação humano-computador e robótica. 

                        • Universidade de Coimbra (Portugal) – Projetos em engenharia informática e computação distribuída. 

                        • Universidade do Porto (Portugal) – Assinatura do convênio com o INESC Tech e cadastramento do laboratório IoTec LAB como um laboratório certificado INESC TEC. 

                        Essas parcerias permitiram missões de pesquisa, pós-doutorados, intercâmbios e participação ativa de docentes e discentes em eventos internacionais, fortalecendo a inserção global do PPGCA. 

                        O programa também desempenha um papel estratégico no desenvolvimento tecnológico da região e do país, colaborando ativamente em projetos acadêmicos e industriais. Entre as principais iniciativas, destacam-se: 

                        • INCT INCoD – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Convergência Digital. 

                        • INCT NAMITEC – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos. 

                        • INRI – INCT da UFSM – Pesquisa e inovação em redes inteligentes e sistemas distribuídos. 

                        • Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – Consultoria e desenvolvimento de soluções em segurança digital e identidade eletrônica. 

                        • Parcerias industriais – Empresas como Audaces, CELESC, Eletrosul e CPFL participam de projetos de IoT, aprendizado de máquina e eficiência energética. 

                        • Cooperações acadêmicas – O programa colabora com universidades de destaque, como UFRGS, UFSC, USP, PUCRS, UFCG, UFPB, UFSM, UFPE, UFRN, UFPA e UFRJ. 

                        • Computer on the Beach – Evento organizado pelo PPGC da Univali que promove a discussão sobre avanços em computação aplicada. 

                        • Science Day Univali – Evento acadêmico científico que estimula a inovação e apresenta projetos de pesquisa de alunos e docentes. 

                        • Pint of Science – O programa também participa do maior festival mundial de divulgação científica em bares e espaços públicos, aproximando a academia da sociedade. 

                        Com essas iniciativas, o PPGCA não apenas gera conhecimento científico, mas também impulsiona a inovação e o empreendedorismo na região. 

                        A projeção do PPGC tem sido expandida através de: 

                        • Publicações de alto impacto – Artigos em periódicos Qualis A e participação em conferências internacionais de relevância. 

                        • Organização de eventos acadêmicos, incluindo o Seminário Internacional de Eletrônica e Potência, Computer on the Beach, Science Day Univali e Pint of Science. 

                        • Interação com a indústria – Soluções aplicadas em setores como saúde, educação e infraestrutura urbana, com destaque para projetos de desenvolvimento de novas tecnologias com a WEG. 

                        • Laboratórios de ponta – Infraestrutura moderna, incluindo IoTec Lab, Laboratório de Inteligência Aplicada (LIA), Laboratório de Sistemas Embarcados (LEDS) e Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE). 

                        • Divulgação acadêmica – Todos os docentes possuem perfis em ORCID, Google Acadêmico e ResearchGate, aumentando a acessibilidade à produção científica. 

                        O PPGCA busca expandir ainda mais sua capacidade de impacto e inovação através de: 

                        • Criação de novos cursos de extensão e especialização, alinhados às necessidades do mercado de tecnologia. 

                        • Aumento da cooperação internacional, visando parcerias com centros de excelência na Europa, América do Norte e Ásia. 

                        • Expansão do envolvimento com o setor industrial, promovendo startups e spin-offs tecnológicas. 

                        • Ampliação da participação em projetos de impacto social, utilizando tecnologia para soluções ambientais e urbanas. 

                        O Programa desenvolve pesquisas em parceria com instituições nacionais e internacionais, com destaque para colaborações com universidades na Escócia, Espanha, Cuba, Itália e Porto Rico. As pesquisas são voltadas à Tecnologia Assistiva, abrangendo acessibilidade, educação especial e saúde. 

                        Destacam-se os convênios assinados com a Universidade de Havana (UH) e o Centro de Neurociências de Havana (CNEURO), além de colaborações com a Universidade de Salamanca e o Departamento de Informática do Recinto de Ciências Médicas da Universidade de Porto Rico, resultando na apresentação de trabalhos em eventos científicos e publicações qualificadas. 

                        No âmbito nacional, o Programa coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico financiados por agências como a FAPESC e o CNPq, com impacto direto na reabilitação de pessoas com distúrbios de comunicação. Parcerias estratégicas com UDESC, FCEE, UFSC e outras instituições fortalecem a pesquisa aplicada e a disseminação do conhecimento na área. O envolvimento em redes de pesquisa e a participação em eventos internacionais consolidam a inserção acadêmica do Programa, promovendo a inovação e o avanço da Tecnologia Assistiva no Brasil e no exterior. 

                        Com internacionalização sólida, colaborações estratégicas e infraestrutura de ponta, o PPGCA segue fortalecendo sua posição como referência em pesquisa e inovação, contribuindo para o avanço da ciência da computação e para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

                        Documentos

                        Processo Seletivo

                        O curso de Mestrado em Computação Aplicada (MCA) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é um curso de mestrado acadêmico na modalidade presencial da área de Ciência da Computação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Computação da Univali. 

                        O curso tem como área de concentração a Computação Aplicada e está estruturado em 2 linhas de pesquisa: Sistemas Inteligentes e Educacionais (SIE) e Sistemas Embarcados e Distribuídos (SED), nas quais são desenvolvidos os projetos e as dissertações de mestrado.

                        Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria do Curso, pelo endereço mca@univali.br ou pelo telefone (47) 3341-7854. Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

                        Número d​​e vagas

                        28 (vinte e oito) vagas

                        Ed​itais

                        ETAPAS DATA HORÁRIO

                        1. Inscrições

                        A partir do dia 18/11/2024

                        Inscrições online, disponível 24h

                        2. Homologação das inscrições

                        1ª Chamada até 01/02/25.
                        2ª Chamada até 06/03/25.
                        3ª Chamada até 28/04/25.
                        Todos condicionados ao recebimento dos documentos listados no item 5.1 deste Edital

                        A partir das 15h.

                        A ser divulgado
                        no site www.univali.br/mca

                        3. Entrevista dos candidatos com a Comissão de Seleção

                        Data a ser agendada

                        Horário a ser agendado

                        4. Divulgação do resultado

                        Até 3 dias úteis após a entrevista

                        A partir das 15h, a ser divulgado no site www.univali.br/mca

                        5. Matrícula no Curso

                        Até 4 dias úteis após a divulgação do resultado

                        Verificar horário de atendimento da secretaria conforme item 5.2 deste Edital


                        Documentos de inscrição

                        ​​


                        Autoavaliação


                        A autoavaliação é um processo essencial nos Programas de Pós-Graduação (PPG), permitindo o monitoramento contínuo da qualidade acadêmica, científica e administrativa. Por meio desse processo, é possível identificar pontos fortes, desafios e oportunidades de melhoria, garantindo alinhamento com as diretrizes da CAPES e promovendo o aprimoramento das metas institucionais.

                        A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) prioriza a excelência no ensino, implementando um sistema de avaliação contínuo e rigoroso, alinhado às diretrizes nacionais. Desde a criação do Programa de Avaliação Institucional em 1993, a Univali tem aprimorado suas práticas, especialmente após a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) em 2004.

                        Desde 1994, a Univali realiza pesquisas de avaliação institucional, abrangendo alunos e professores da educação básica, da graduação e da pós-graduação. Essas pesquisas utilizam diversas metodologias para avaliar indicadores relacionados ao contexto institucional.

                        A importância da autoavaliação foi reforçada pela Portaria CAPES nº 148/2018, que instituiu a missão de implementar uma sistemática de autoavaliação nos programas de pós-graduação, tornando esse processo um instrumento relevante para a avaliação realizada pela CAPES.

                        A avaliação da pós-graduação é integrada às iniciativas da Univali, sob a coordenação da CPA e da Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Desde 2021, a CPA tem desenvolvido instrumentos específicos para a autoavaliação dos cursos de pósgraduação.

                        A Comissão Própria de Avaliação (CPA) desempenha um papel fundamental nesse processo, conduzindo avaliações internas e fornecendo dados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Univali segue as orientações da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e os princípios da autoavaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), adaptando-os aos programas de pós-graduação.

                        Constituída por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária – corpo docente, discente e técnico-administrativo, além da sociedade civil – a CPA da UNIVALI passou por uma reorganização estrutural ao longo dos anos. Inicialmente, manteve um único comitê no campus sede, até dezembro de 2016, quando teve seu regulamento alterado. Posteriormente, em 21 de maio de 2018, a Resolução nº 056 do Conselho Universitário instituiu um novo marco regulatório, estabelecendo a seguinte estrutura para a CPA da UNIVALI:

                        • Comitê Central – localizado no campus Professor Edison Villela, em Itajaí

                        • Comitê Regional dos Campi de Balneário Camboriú e Tijucas

                        • Comitê Regional dos Campi da Grande Florianópolis

                        A estrutura da CPA se completa com o apoio da equipe técnica e secretaria. Essa organização visa fortalecer o processo de autoavaliação e garantir maior representatividade das diversas unidades acadêmicas da Universidade.​

                        A autoavaliação, conduzida pela CPA, abrange diversas dimensões dos programas de pós-graduação, incluindo a formação, a produção científica, a internacionalização e o impacto social. O objetivo é identificar áreas de melhoria e aprimorar a qualidade dos programas. Os objetivos específicosincluem: monitorar a qualidade do ensino, pesquisa, internacionalização, impacto social e gestão do PPG; identificar qualidades, desafios e oportunidades de melhoria; avaliar o impacto econômico e social do programa; integrar a autoavaliação às demais iniciativas avaliativas institucionais; estimular novas ideias e soluções para fortalecer a integração entre as linhas de pesquisa; e incorporar os resultados da autoavaliação na busca por alternativas que ampliem a relevância e a inserção do PPG na sociedade. ​

                        A pesquisa de autoavaliação é realizada por meio de formulários específicos enviados para alunos, egressos e professores. O questionário permanece disponível para preenchimento por um período de 30 a 45 dias. 

                        A autoavaliação envolve a consulta à comunidade acadêmica do PPG (docentes, discentes e egressos), por meio de formulários específicos e da análise de dados institucionais. Os questionários são estruturados da seguinte forma:

                        • Discentes – avaliação da percepção dos alunos sobre a pesquisa desenvolvida, disciplinas ofertadas, projetos em andamento e áreas de melhoria

                        • Docentes – análise da percepção dos professores sobre as atividades do PPG, além da identificação de aspectos a serem aprimorados

                        • Egressos – levantamento dos impactos da formação acadêmica na trajetória profissional, gerando indicadores para decisões estratégicas no curto, médio e longo prazo.

                        Além desses instrumentos de autoavaliação, o PPGC realiza anualmente uma reflexão crítica e registra na plataforma Sucupira seus pontos fortes e aspectos a serem aprimorados, considerando também os pareceres recebidos nas avaliações quadrienais da CAPES. Esse processo consolidado permite a implementação de ações estratégicas para o desenvolvimento contínuo do Programa, garantindo sua evolução e alinhamento com as demandas da pós-graduação no Brasil.

                        Esse processo consolidado permite a implementação de ações estratégicas para o desenvolvimento contínuo dos PPGs, garantindo sua evolução e alinhamento com as demandas da pós-graduação no Brasil.

                        Após o encerramento, a análise dos dados é conduzida pela equipe da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que disponibiliza os resultados conforme o público-alvo: 

                        • Gestores – acesso via sistema de Business Intelligence;

                        • Professores – apresentação nas reuniões de início de semestre, momento em que é realizado o planejamento de ações de melhoria para os próximos semestres;

                        • Alunos – divulgação por meio de banners, vídeos, cartazes e fóruns específicos por programa.

                        Os resultados são analisados em um balanço crítico (que destaca os pontos fortes e fracos da Instituição) e compartilhados com os coordenadores dos programas para que implementem ações de melhoria. Todos os relatórios são analisados para identificar potencialidades e fragilidades, visando aprimorar a produção intelectual e técnica, a inovação e o impacto social dos programas.

                        Com os resultados, a CPA se volta à análise desse conteúdo para a elaboração dos relatórios. O exame e a discussão dos resultados da autoavaliação possibilitam identificar os pontos positivos da atuação da Universidade nos seguintes eixos:

                        1. Planejamento Institucional

                        2. Desenvolvimento Institucional

                        3. Políticas Acadêmicas

                        4. Políticas de Gestão

                        5. Estrutura Física

                        Além de destacar esses aspectos, conforme determina o instrumento legal, o processo permite identificar pontos que demandam revisão e/ou ação corretiva por parte da Gestão Superior, promovendo melhorias contínuas.

                        Infraestrutura

                        O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) conta com uma infraestrutura completa para apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras. Essa estrutura engloba tanto os recursos exclusivos do Programa quanto aqueles compartilhados com outras iniciativas institucionais, garantindo um ambiente altamente tecnológico e colaborativo para alunos e pesquisadores.

                        A infraestrutura disponível inclui:

                        • Laboratórios Especializados – Equipados com tecnologia de ponta para pesquisas nas áreas de inteligência artificial, sistemas embarcados, informática na educação, entre outras.

                        • Computadores de Alto Desempenho – Máquinas avançadas para processamento de dados, simulações e experimentos computacionais.

                        • Equipamentos Avançados – Recursos específicos para diferentes linhas de pesquisa, garantindo suporte técnico de qualidade.

                        • Ambientes Tecnológicos – Espaços projetados para incentivar a inovação e o desenvolvimento de projetos acadêmicos.

                        • Salas de Aula Modernas – Equipadas com tecnologia multimídia para otimizar o ensino e a aprendizagem.

                        • Espaços de Estudo Colaborativo – Locais adequados para trabalhos em grupo, troca de conhecimento e desenvolvimento de projetos.

                        • Secretaria Acadêmica – Equipada para oferecer suporte administrativo completo aos alunos e docentes do PPGCA.

                        Conheça nossos laboratórios:


                        Normas e Regimentos

                        ​​Regimento dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu​


                        Textos Complementares​


                        Planejamento Estratégico

                        O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da UNIVALI revisa seu planejamento estratégico em sintonia com as diretrizes institucionais do PDI 2022-2026 e do modelo "Conectar & Inovar". Para garantir um processo participativo e alinhado às demandas acadêmicas, científicas e sociais, adota-se a metodologia Design-Led Strategy, que integra Design Thinking e estratégia organizacional. Essa abordagem permite a colaboração ativa de discentes, docentes, egressos e parceiros externos, resultando em um plano dinâmico e adaptável às mudanças do cenário da pós-graduação.

                        Etapas do Planejamento Estr​atégico do PPGCA

                        Eta​​paParticipantesObjetivoMétodo

                        1. Realizar Grupo Focal com Alunos e Comunidade

                        Envolver discentes, egressos e sociedade

                        Identificar necessidades e expectativas em relação ao programa.

                        Promover discussões abertas e mapear demandas.

                        2. Conduzir Grupo Focal com Docentes e Técnicos

                        Engajar corpo docente e equipe administrativa

                        Analisar oportunidades, ameaças e propor iniciativas estratégicas.

                        Aplicar análise SWOT e priorizar ações.

                        3. Validar com o Colegiado

                        Envolver coordenação e colegiado do curso

                        Consolidar metas, indicadores e investimentos.

                        Aprovar o Strategic Model Canvas.

                        4. Formalizar e Socializar

                        Mobilizar comissão estratégica e coordenação

                        Documentar e comunicar o plano aos stakeholders.

                        Elaborar documento final e realizar apresentações.

                        5. Monitorar Continuamente

                        Envolver todos os atores relevantes

                        Acompanhar resultados e ajustar estratégias conforme necessidades emergentes.

                        Implementar revisão periódica com base em indicadores.


                        O planejamento estratégico do PPGC consolida-se como um processo contínuo e colaborativo, garantindo alinhamento com a excelência acadêmica, a inovação e o impacto socioeconômico. Os resultados obtidos no quadriênio — como ampliar parcerias internacionais, aumentar a produção científica e captar recursos — demonstram a efetividade da metodologia participativa. Manter esse modelo assegura que o programa continue a destacar-se na formação de mestres e na geração de conhecimento aplicado às demandas da sociedade e do mercado.


                        Prêmios e Reconhecimentos

                        • ​Rudimar Luís Scaranto Dazzi

                          • CIO Destaque em Tecnologia da Informação (2024) – Categoria "Educação e Cultura", 4CIO Private Sector, 4Network.

                          • Menção Honrosa (2022) – Categoria "Artigo Completo", no evento Computer on the Beach, pelo trabalho "Criação de Narrativas Através de um Sistema Multiagente".

                          • Prêmio CIO Destaque em Tecnologia e Inovação (2022) – Reconhecimento na Região do Vale do Itajaí, concedido pela 4Network.

                        Atuaç​ão em Comitês de Avaliação e Julgamento

                        • Alejandro Rafael Garcia Ramirez

                          • Comissão de Avaliação do Prêmio Mercosul - Tecnologia Assistiva (2022).

                          • Comitê de Avaliação e Julgamento do 1º Prêmio Nacional de Acessibilidade (2021).

                          • Avaliador dos Planos de Inovação no Edital Catalisa ICT (2022).

                        Atuação como Avaliadores ad-hoc e Consultores

                        • Alejandro Rafael Garcia Ramirez, Cesar Albenes Zeferino, Douglas Rossi de Melo, Michelle Silva Wangham, Rudimar Dazzi – Avaliadores da FINEP, CAPES, CNPq, FAPESC, entre outras.

                        • Cesar Zeferino também atuou como consultor ad-hoc do MCTI.

                        • Michelle Wangham atuou como avaliadora de projetos da European Commission desde 2017.

                        Revisores de Periódic​os de Relevância

                        • Cesar Zeferino – Revisor de mais de 15 periódicos de prestígio nas áreas de sistemas embarcados, computação paralela e VLSI.

                        • Douglas Rossi de Melo, Michelle Wangham, Maurício de Campos, Jordan Sausen, entre outros – Revisores em periódicos como IEEE Transactions, Sensors, Applied Sciences, Microprocessors and Microsystems, entre outros.

                        Atuação e​m Redes e Parcerias Institucionais

                        • Alejandro Rafael Garcia Ramirez

                          • Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva e responsável pelo Laboratório de Robótica da UNIVALI.

                          • Membro da Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RNPDTA).

                          • Membro da Common Ground Research, organização sem fins lucrativos dos EUA.

                          • Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Tecnologia Assistiva (pioneiro no Brasil).

                        • Michelle Wangham

                          • Diretora de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

                          • Membro do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber).

                          • Membro do Conselho de Administração da SOFTEX.

                        Perguntas Frequentes

                        Sobre o Programa

                        Matrícula

                        Professores

                        Atividades, TCC e Certificado

                        Coordenação e Contato

                        Grupos de Pesquisa

                        Laboratory of Embedded and Distributed Systems (LEDS)

                        O Grupo de Sistemas Embarcados e Distribuídos (GSED) da Univali foi criado em 2002 e desenvolve pesquisas e projetos na área de Sistemas de Computação. Suas linhas de pesquisa abrangem desde o projeto de sistemas integrados em um único chip até a segurança em sistemas computacionais distribuídos. Além disso, investiga o uso de sistemas computacionais integrados a sistemas maiores (sistemas embarcados) e dedicados à automação de equipamentos.

                        O grupo é composto por pesquisadores com formação em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação e atua nos campi de Itajaí e São José da Univali, envolvendo professores e alunos dos cursos de graduação em Computação e do Mestrado em Computação Aplicada. Seus docentes também ministram disciplinas na área de Sistemas Embarcados e Distribuidos.

                        As atividades de pesquisa são realizadas no Laboratório de Sistemas Embarcados e Distribuídos (LSED) do Campus Itajaí, criado em 2002, e no laboratório do Campus São José, cuja implantação teve início em 2007.

                        Para mais informações sobre o GSED, entre em contato com o líder do grupo pelo e-mail zeferino@univali.br.



                        Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação

                        O Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) é um espaço dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos voltados para atividades educacionais. Nele, são realizadas pesquisas por alunos e professores dos cursos de graduação, mestrado e doutorado, dentro do escopo do Grupo de Pesquisa em Informática na Educação da Univali.

                        O Grupo de Pesquisa em Informática na Educação investiga o uso da tecnologia como ferramenta para aprimorar a aprendizagem e inovação pedagógica, explorando desde o desenvolvimento de ambientes digitais de ensino até metodologias para o ensino de programação e pensamento computacional. Suas pesquisas abordam temas como gamificação, inteligência artificial aplicada à educação, inclusão digital e o impacto das novas tecnologias no ensino e na formação de professores. Além disso, busca promover a integração entre pesquisa acadêmica e demandas reais do setor educacional, contribuindo para a evolução do ensino em diferentes contextos.

                        Além da pesquisa acadêmica, o LITE também promove atividades de extensão, levando os resultados dessas investigações para a sociedade, especialmente para o público escolar.

                        Para informações adicionais sobre o LITE, entre em contato com o líder do grupo no e-mail raabe@univali.br.



                        Grupo de Pesquisa em Inteligência Aplicada

                        Criado no ano 2000, o Grupo de Pesquisa em Inteligência Aplicada investiga e desenvolve soluções tecnológicas em diversas áreas, com foco na aplicação da inteligência artificial para a resolução de problemas reais. Suas pesquisas abrangem desde a análise e modelagem de grandes volumes de dados até a criação de soluções inovadoras para setores estratégicos, como saúde, educação e meio ambiente.

                        Para informações adicionais sobre o LIA, entre em contato com os líderes do grupo no e-mail: anita.fernandes@univali.br e rudimar@univali.br.



                        Grupo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva

                        Criado em 2017, o Grupo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva dedica-se ao desenvolvimento de soluções inovadoras para promover acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O grupo conduz projetos financiados por importantes órgãos de fomento nacionais, como FINEP, ITSBrasil, FAPESC, MCTI-TA, CAPES e CNPq, ampliando o impacto de suas pesquisas na sociedade.

                        Além disso, mantém parcerias estratégicas com diversas instituições e universidades, tanto no Brasil quanto no exterior. Entre suas colaborações internacionais, destacam-se a Universidade Carlos III de Madri (Espanha), a Universidade de Glasgow (Escócia) e a Universidade de Havana (Cuba).

                        Os projetos desenvolvidos no grupo buscam criar tecnologias assistivas inovadoras, garantindo maior autonomia, qualidade de vida e inclusão digital para seus usuários.

                        Projetos de Pesquisa

                        As pesquisas do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) estão concentradas nas seguintes linhas:

                        Sistemas Embarc​ados e Distribuídos (SED)

                        Envolve a investigação de aspectos associados ao projeto de sistemas computacionais embarcados e de sistemas computacionais distribuídos, e a combinação de ambos.

                        Professores:

                        • Dr. Alejandro Rafael Garcia Ramirez

                        • Dr. Cesar Albenes Zeferino

                        • Dr. Douglas Rossi de Melo

                        • Dra. Michelle Silva Wangham

                        Projetos

                        Pr​ojeto de Pesquisa Financiador

                        Accelerateur d'Innovation: Project HARV

                        Université de Montpellier

                        Arquiteturas de Sistemas em Chip para Visão Computacional baseada em Aprendizado de Máquina

                        CNPq

                        Arquiteturas para aceleração em hardware de modelos de aprendizagem de máquina

                        CNPq

                        Avaliação de soluções de comunicação alternativa para pessoas com distúrbios motores e de comunicação

                        CAPES

                        Desenvolvimento de Relé de Proteção SPRW-F

                        WEG SA

                        Emenda Parlamentar - Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva

                        CNPq

                        Ecossistema Inovador: Laboratório Multiusuário para o Desenvolvimento de Tecnologias Transformadoras em Cidades Inteligentes e Sustentáveis

                        FAPESC

                        Exploração de Paralelismo em Hardware para Aceleração de Processamento de Imagens e Aprendizado de Máquina

                        CNPq

                        Exploração de Paralelismo em Hardware para Aceleração do Processamento de Modelos de Aprendizado de Máquina para Visão Computacional

                        FAPESC

                        GID LAB - Laboratório de experimentação em gestão de identidades

                        RNP

                        Incubação de startups para atuarem no desenvolvimento de produtos de tecnologia assistiva

                        CNPq

                        MENTORED: Da Modelagem à Experimentação - Predizendo e detectando ataques DDoS e zero-day

                        FAPESP

                        Modelagem Integrada de Dados: Previsão de Tendências e Impactos das Mudanças Climáticas na Região da Foz do Rio Itajaí

                        FAPESC

                        Pequenas Centrais Hidrelétricas 4.0

                        -

                        Pesquisa em Plataforma de desenvolvimento de sensores industriais

                        WEG SA

                        Pesquisa em Plataforma de desenvolvimento e atualização de relés eletrônicos

                        WEG SA

                        Pesquisa em conversores de média tensão para instalação submersa

                        WEG SA

                        Plataforma de Edge-AI e Data Analytics para Acompanhamento de Obras na Construção Civil

                        CNPq

                        Plataforma de Pesquisa e Inovação para Conversores de Média Tensão

                        WEG SA

                        Plataforma de desenvolvimento e atualização tecnológica da linha de Controladores Lógicos Programáveis de Médio porte

                        WEG SA

                        Sistema de Gerenciamento de Energia em Microrede para Recarga Rápida de Veículos Elétricos

                        CAPES

                        Sistemas Intelig​​​entes e Educacionais (SEI)

                        Envolve pesquisas sobre uso de técnicas de Inteligência Artificial para resolução de problemas complexos e sobre temas educacionais abordados sob enfoque computacional.

                        Pro​​fessores:

                        • Dr. André Luis Alice Raabe
                        • Dra. Anita Maria da Rocha Fernandes
                        • Dr. Raimundo Celeste Ghizoni Teive
                        • Dr. Rudimar Luís Scaranto Dazzi

                        Projetos

                        Proj​​eto de PesquisaFinanciador

                        A Abordagem Educacional Maker na Aprendizagem de Computação

                        CAPES

                        Análises dos impactos ambientais e econômico no setor portuário costeiro decorrentes das mudanças do clima: portos de São Francisco do Sul e Itapoá [Projeto RiscPorts]

                        CAPES

                        Aplicação dos conceitos de data science e datamining para auxiliar na diminuição do absenteísmo ambulatorial

                        FAPESC

                        Code Queens - Aprendendo a programar para o futuro

                        CNPq

                        Desenvolvimento de uma Plataforma de Reconhecimento Facial Ativo para Controle de Acesso em Ambientes Fechados

                        FAPESC

                        Exploração de arquiteturas paralelas para o processamento de imagens hiperespectrais em aplicações espaciais

                        FAPESC

                        Infraestrutura Computacional para Pesquisa e Desenvolvimento em Inteligência Artificial

                        UNIVALI

                        Lite is Cool - Introdução a programação, robótica e implementação de processadores

                        UNIVALI

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