Representantes da Univali recebem premiação da Fapesc

Reitor Valdir Cechinel Filho foi o primeiro colocado em seleção estadual e disputará o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação

por Univali | 14/10/2021

Florianópolis - A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) entregou, na tarde de quarta-feira, 13, em cerimônia privada, os certificados, placas e troféus aos representantes da Universidade do Vale do Itajaí que foram finalistas da etapa estadual do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu Landi, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

1.JPG

A divulgação dos seis vencedores ocorreu, em evento on-line, na tarde de sexta-feira, 8. Valdir Cechinel Filho, reitor da Univali, foi o vencedor na categoria Pesquisador Inovador - subcategoria Setor Empresarial. Ele recebeu troféu, placa, certificados e, agora, disputará a etapa nacional, que será realizada em dezembro, em Foz do Iguaçu.

“Fiquei muito feliz e emocionado por este reconhecimento e por poder representar Santa Catarina na premiação nacional. É uma satisfação enorme acompanhar o trabalho de uma fundação tão ativa quanto a Fapesc, sempre envolvida com iniciativas que nos inspiram e motivam cada vez mais. Parabenizo também os demais finalistas e agradeço a todos os colaboradores, acadêmicos, professores e pesquisadores da Univali, além dos demais pesquisadores colaboradores nacionais e internacionais que fazem parte da minha trajetória de mais de 30 anos na área de pesquisa. A todos eles minha eterna gratidão", destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

A premiação faz parte das comemorações dos 15 anos do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que congrega 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs). Cada entidade estadual ficou responsável por escolher os seus representantes. O edital da Fapesc foi lançado em julho.

3.JPG

Outros três representantes da Univali ficaram entre os finalistas da etapa estadual. Marcus Polette disputou na categoria Pesquisador Destaque - subcategoria Ciência Humanas; Alejandro Rafael Garcia Ramirez competiu ​na categoria Pesquisador Destaque - subcategoria Ciências Exatas; e o jornalista Wagner José Mezoni concorreu na categoria Profissional de Comunicação. Todos receberam placas e certificados de menção honrosa por suas contribuições para a divulgação e promoção da ciência.

O Prêmio Confap é concedido aos pesquisadores que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira. A premiação também é destinada aos profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação das áreas de ciência, tecnologia e inovação com a sociedade.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Antônio Dellagostin, o objetivo do prêmio é valorizar e colocar em evidência as personalidades que contribuíram para o setor. “Fazendo um evento em nível nacional conseguimos também estimular os estados para que promovam esta rodada em nível estadual e também coloquem a ciência e tecnologia em evidência e as personalidades que mais contribuem para o desenvolvimento da ciência e tecnologia nos estados em evidência. Acho que nunca foi tão claro a importância da ciência e tecnologia para a sociedade. Essa epidemia expôs nossas fragilidades e nossas competências”.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Amauri Bogo, parabenizou todos os representantes. “Entendo que todos estão representando suas instituições e competências e suas contribuições para que o Estado de Santa Catarina se torne referência”, concluiu.

2.jpg

Durante a cerimônia de entrega, a Univali também recebeu placa e homenagem por sua participação na premiação.