Pesquisador da Univali visita Universidade de Porto Rico

Alejandro Rafael Garcia Ramírez realizou estadia de trabalho para integração das linhas de pesquisa das instituições brasileira e porto-riquenha

por Wagner José Mezoni | 24/06/2022

Itajaí - Alejandro Rafael Garcia Ramírez, professor e pesquisador do Mestrado em Computação Aplicada, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), realizou, na última semana, estadia de trabalho no Centro de Ciências Médicas da Universidade de Porto Rico. Como parte de suas atividades, no dia 14, o pesquisador ministrou palestra, no Centro de Pesquisa Colaborativa em Disparidades em Saúde, em que apresentou seus estudos sobre princípios de robótica e Interação humano-computador aplicados à saúde e bem-estar.

A apresentação abordou aspectos introdutórios da robótica aplicada como recurso tecnológico no desenvolvimento de soluções voltadas para as pessoas com deficiência, tendo como destaque o projeto “Contribuições no estudo e reabilitação da afasia: Desenvolvimento de soluções de comunicação suplementar e alternativa para pessoas com distúrbios de comunicação”, que é financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina Fapesc/CNPq Nº 04/2019, por meio do Programa de apoio a Núcleos Emergentes (Pronem).

A visita tinha como foco o estabelecimento de uma cooperação inédita com integração das linhas de pesquisa das instituições, brasileira e porto-riquenha, no campo da tecnologia assistiva para a saúde e inteligência artificial e aprendizagem de máquinas. Outro objetivo da visita era dar continuidade ao estudo sobre aprendizagem de máquinas para a previsão de crises epiléticas usando sinais eletroencefalogramáticos, que vem sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Serviços Integrados de Informática (IIS), por meio dos pesquisadores Frances Heredia e Abiel Roche-Lima, diretor do IIS.

Outras informações: (48) 3247-8233/99102-9107, com Alejandro Rafael Garcia Ramirez, professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada da Univali.​