Espaço Maker da Univali é referência como projeto inovador na escola

Equipe da Secretaria de Educação de São José (SC) visitou o laboratório, no Campus Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 09/03/2020

Santa Catarina - Ideias de crianças e adolescentes para aplicativos, desenhos, maquetes ou até mesmo um protótipo de um novo produto podem se tornar realidade, sob a orientação de acadêmicos e professores, aliando tecnologia e conhecimento. O Espaço Maker da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi criado para auxiliar os estudantes da educação básica a desenvolverem soluções para situações problema com alta capacidade criativa e de inovação.

2020-03-09- visita Laboratório Maker 2.jpg

O espaço é uma parceria entre o Colégio de Aplicação da Univali (CAU) e o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite), que envolve acadêmicos e docentes da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, do Mestrado em Computação Aplicada e do Mestrado e do Doutorado em Educação.  A proposta é tornar o aluno protagonista do seu próprio aprendizado, baseado na ideia de “colocar a mão na massa".

De acordo com o coordenador do Lite, professor André Raabe, o Espaço Maker é uma inovação do CAU e também em Santa Catarina. Propostas semelhantes são aplicadas em escolas americanas e europeias, e em algumas de São Paulo. Porém, o CAU agrega uma série de diferenciais por estar em uma Universidade que faz pesquisa comprometida com a educação. “Em 2017, iniciamos o projeto de forma experimental. Ao longo deste período fizemos ajustes e agora vemos que o grupo já procura mais complexidade e se aprofunda nas áreas de maior interesse. Tudo acontece com o nosso suporte e avaliação, que também é diferente porque segue critérios como: participação, engajamento, presença e a construção de rubricas de avaliação por projeto", comenta Raabe.

2018-10-16-Laboratório Maker CAU - Lite.jpg

Nas aulas, os estudantes podem escolher entre uma das três abordagens apresentadas: escolher uma atividade entre projetos pilotos disponíveis; criar algo livremente; ou participar de workshops ministrados pela equipe do Lite. As aulas do Laboratório Maker ocorrem nas quintas e sextas-feiras à tarde, no Lite, localizado no 2º piso do bloco B6, no Campus Itajaí.

Uma equipe formada por coordenadores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação do Município de São José (SC) visitou o Laboratório Maker no dia 5 de março. O objetivo foi conhecer iniciativas da área “Maker", pesquisas e atividades implantadas pela Univali relacionadas ao tema. O grupo foi recebido pelo professor Raabe e pela coordenadora de Educação Básica, professora Sandra Cristina Vanzuita da Silva, e acompanhado pelo professor Renato Büchele Rodrigues, diretor dos Campi da Grande Florianópolis. A Universidade e a Secretaria de São José discutem potencialidades de parcerias na área.

2020-03-09  visita Laboratório Maker.jpg

Mais informações: (47) 3341-4236, no Lite da Univali.