Menu do Curso Seta apontando para baixo

Programa de Pesquisa Internacional conjunto PPCJ/UNIVALI e Delaware Law School (Macroprocesso)

Pesquisadores

Pesquisadores responsáveis pelo PPCJ/UNIVALI:

  • Marcelo Buzaglo Dantas
  • Luciene Dal Ri

Pesquisadores Responsáveis pela Delaware Law School/Widener University:

  • Eileen Grena Piretti
  • Alicia Kelly
  • Erin Daly

Pesquisadores participantes do programa pelo PPCJ/UNIVALI:

Prof. Dr. Bruno Makowiecky Salles
Prof. Dr. Gilson Jacobsen
Prof. Dr. Marcelo Buzaglo Dantas
Prof. Dr. Orlando Luiz Zanon Júnior
Prof. Dr. Osvaldo Agripino de Castro Júnior
Prof. Dr. Paulo Márcio Cruz
Profª. Drª. Luciene Dal Ri
Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho

Pesquisadores participantes do programa pela Delaware Law School:

Prof. Dr. Brett Bendistis
Professor Aposentado Associado James R. May
Prof. Dr. Paul Regan
Profª. Drª. Alicia Kelly
Profª. Drª. Eileen Grena-Pirett
Profª. Drª. Erin Daly
Profª. Drª. Ola Tucker
Prof. Dr. Todd Clark

Discentes Pesquisadores Mestrado e Doutorado

Bolsista CAPES Vanessa Ramos Casagrande
Bolsista CAPES Arthur Ogliari Lana
Bolsista CAPES Katiuska Waleska Burgos General
Bolsista CAPES Antonio Augusto Teixeira Diniz
Bolsista CAPES
Bolsista FAPESC
Matheus Adriano Paulo
Bolsista CAPES
Bolsista FAPESC
Guilherme Rigo Berndsen
Bolsista CAPES
Bolsista FAPESC
Fernanda Borba de Mattos D’ Avila
Bolsista CAPES Pedro Henrique Piazza Noldin
Bolsista CAPES Guilherme Eduardo Franco
Bolsista CAPES Ana Luiza Colzani
Bolsista CAPES Leticia Machado
Bolsista CAPES Fernanda de Oliveira Crippa
Bolsista CAPES Giovanna Koch Felisbino
Bolsa/Auxílio TJSC João Carlos Franco
Bolsa/Auxílio TJSC Marlon Negri
Bolsa/Auxílio TJSC Reny Baptista Neto
Bolsa/Auxílio TJSC Caroline Bündchen Felisbino de Borba
Bolsa/Auxílio TJSC Vivian Carla Josefovicz
Bolsa/Auxílio TJSC Wellington Barbosa Nogueira Junior
Bolsa/Auxílio TJSC Victor Luiz Ceregato Grachinski
Bolsa/Auxílio TJSC Karen Francis Schubert
Bolsa/Auxílio TJSC Laudenir Fernando Petroncini
Bolsa/Auxílio TJSC Eduardo Mattos Gallo Júnior
Bolsa/Auxílio TJSC Andréia Régis Vaz
Bolsa/Auxílio TJSC Rudson Marcos
Bolsa/Auxílio TJSC Marcus Alexsander Dexheimer
Bolsa/Auxílio TJSC João Batista da Cunha Ocampo Moré
Bolsa/Auxílio MP Pablo Inglêz Sinhori
Bolsa/Auxílio MPSC Rodrigo Cesar Barbosa
Bolsa/Auxílio MPSC Márcio Rio Branco Nabuco de Gouvêa
Bolsa/Auxílio MPSC Felipe Schmidt
Bolsa/Auxílio PGE/SC Mario Sergio Simas
Bolsista CAPES Tiago do Carmo Martins
Bolsa/Auxílio TJSC Bruna Luiza Hoffmann
Bolsa/Auxílio TJSC Maria Augusta Tonioli
Bolsa/Auxílio TJSC Sidney Eloy Dalabrida
Bolsa/Auxílio MPSC Djônata Winter
Bolsa/Auxílio PGE/SC Bruno de Macedo Dias
Bolsa/Auxílio TJSC Raul Bertani de Campos

Histórico

O Programa de Pesquisa Internacional Conjunto foi criado para publicizar e evidenciar a produção científica e técnica decorrente da relação acadêmica entre PPCJ/UNIVALI e Delaware Law School/Widener University, bem como a mobilidade docente e discente resultante da mesma.

Desde a sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (PPCJ/UNIVALI) tem mantido constante aperfeiçoamento no estabelecimento de vínculos acadêmicos com instituições do exterior para produção cientifica e técnica. O PPCJ se inseriu no atual contexto de inovações como um dos programas mais ativos no Brasil, mobilizando recursos materiais e humanos para intensificar a sua internacionalização, balizada por diretrizes que buscam conjugar princípios de excelência acadêmica e científica com compromissos de solidariedade com as entidades envolvidas. Há, inclusive, artigo publicado em 2017, pelo PPCJ/UNIVALI, tratando do tema.

A adequação ao documento fornecido pelo Comitê de Área do Direito em 2024, que prevê: definição do critério de diferenciação do nível de internacionalização, e atribui nota 7 para aqueles Programas que demonstrarem “prevalência da Internacionalização: centro de excelência no parâmetro internacional da Área”.

Vídeo demonstrativo da mobilidade discente para dupla titulação com a DELAWARE LAW SCHOOL/WIDENER UNIVERSITY pode ser visualizado no site: https://delawarelaw.widener.edu/prospective-students/non-jd-programs/international-programs/dual-degrees/

Em 28 de junho de 2018, pela Instrução Normativa n.º 002/PPCJ/VRPI/2018, foram instituídos os PROGRAMAS DE PESQUISA INTERNACIONAIS CONJUNTOS, integrados ao contexto conjuntural e aos objetivos da internacionalização da UNIVALI internacional.

A implementação do Programa de Pesquisa Internacional Conjunto Delaware Law School/PPCJ UNIVALI está alicerçada em intensa mobilidade docente e discente fomentados por agências nacionais (CAPES, CNPQ, FAPESC entre outras) e internacionais (Cátedra Jean Monnet, Erasmus+ entre outros) bem como, por programas próprios de incentivo à pesquisa.

Pelo planejamento estratégico da Internacionalização do PPCJ, para o quadriênio 2025-2028, o Programa de Pesquisa Internacional Conjunto concretizará a articulação da rede de pesquisa internacional envolvendo a Universidade parceira.

A parceria acadêmica e técnica entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica e a Delaware Law School/Widener University iniciou em 2015, culminando na formalização do Convênio de Dupla Titulação de Mestrado e Doutorado entre as duas universidades em outubro de 2017.

Registro da presenã dos reitores da Universidade

O então reitor da Delaware Law School/Widener University, Rodney A. Smolla e o Professor e Coordenador do PPCJ/UNIVALI, Paulo Marcio Cruz na assinatura do convênio de dupla-titulação entre as universidades.

Desde então, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica desenvolve cooperação acadêmica com a Delaware Law School/Widener University, na realização de estágios de pesquisa internacional de pós-doutoramento, cursos em dupla titulação de Mestrado e Doutorado, intercâmbio docente e discente, produção científica conjunta, visitas institucionais, bem como a realização de eventos e palestras junto a instituições parceiras e a formação de pessoal em instituições públicas (a exemplo da Escola da Magistratura e a Academia Judicial do Estado de Santa Catarina, o Ministério Público e a Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina).

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica da UNIVALI, em regime de dupla titulação com a Delaware Law School/Widerner University, representam uma das primeiras experiências de dupla titulação com universidade estadunidense no sistema de pós-graduação stricto sensu em Ciência Jurídica no Brasil, destacando que, desde março de 2018 disciplinas do PPCJ/UNIVALI são lecionadas em língua inglesa, passando a ser obrigatório também aos discentes um período de aulas e permanência na Delaware Law School/Widener University, em Wilmington (EUA).

Registro da presenã dos reitores da Universidade

10 de abril de 2018 Convênio para implementação do Programa de Mobilidade Internacional de Professores Visitantes, por meio da concessão de bolsas de estudo por reciprocidade, com a Widener University – Delaware Law School, com sede em Wilmington, Delaware, nos Estados Unidos da América

Os laços de cooperação entre as duas instituições foram novamente ampliados em 2019, por meio de convênio de dupla-titulação para os cursos de graduação em Direito.

Titulação na UNIVALI
Titulação na Universidade de Delaware

Em setembro de 2020, a UNIVALI deu início ao curso de Pós-Doutorado em Direito com Especialização em Ciência Jurídica, com possibilidade de desenvolvimento de período de pesquisa nas Universidades parcerias, incluindo na Delaware Law School/Widener University.

Visando intensificar ainda mais a parceria entra ambas universidades, em junho de 2022 foi firmado acordo para implementação do Programa de Mobilidade Internacional de Professores Visitantes, com previsão de bolsa por reciprocidade. Desta forma, passaram a ser Professores Visitantes no PPCJ/UNIVALI os professores doutores da Delaware Law School/ Widener University, Rodney A. Smolla, Eileen A. Grena e Erin Daly. De mesmo modo, passaram a ser Professores Visitantes na Delaware Law School/ Widener University os professores doutores do PPCJ/UNIVALI Marcelo Buzaglo Dantas, Gilson Jacobsen e Luciene Dal´Ri.

Em reconhecimento à excelência das atividades de pesquisa e internacionalização, em língua inglesa, promovidas pelo PPCJ/UNIVALI, a FAPESC por meio do edital 24/2022, aprovou o “Projeto para apoio à internacionalização plena do curso de doutorado acadêmico em Ciência Jurídica/UNIVALI em dupla titulação/diplomação com a Delaware Law School/Widener University, por meio do aperfeiçoamento para atividades de ensino, pesquisa e extensão em língua inglesa”. O fomento aprovado foi de R$ 646.999,98 (seiscentos e quarenta e seis mil, novecentos e noventa e nove reais e noventa e oito centavos) para bolsas, mobilidade de alunos e professores, aulas em língua inglesa e eventos de extensão.

Em decorrência de solicitação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC, as partes concordaram em ampliar o objeto do projeto originalmente aprovado e em março de 2023, foi firmado o Termo de Cooperação para colaboração científica n. 009, entre Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica/PPCJ, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC e a Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina – CGE, com o objetivo de realização de “Programa de Formação de Servidores Públicos para Compliance” oferecido pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica, com fomento FAPESC, com a participação da Delaware Law School/Widener University (EUA), docentes permanentes do PPCJ/UNIVALI, da Università degli Studi di Perugia/UNIPG (Itália) e da Boston University (EUA) Houve ainda a participação dos docentes Julien Prieur, da Universidade de Limoges (França) e Enrico Caterini, Flavio Vicenzo Ponte e Jacoppo Paffarini, da Università dela Calabria (Itália), Professores Colaboradores do PPCJ/UNIVALI.

O projeto dividiu-se em três eixos, a saber
  • Programa de Formação de Servidores Públicos para Compliance;
  • Disciplinas desenvolvidas em língua inglesa no âmbito do projeto FAPESC;
  • Eventos realizados com a participação dos professores da Delaware Law School no âmbito do projeto FAPESC.

PUBLICAÇÃO EBOOK COM TEXTOS PUBLICADOS NO QUADRIÊNIO 2021/2024

Registro da presenã dos reitores da Universidade

O livro Constitucionalismo, Sustentabilidade e Compliance: Produção Internacional Conjunta PPCJ/UNIVALI e Delaware Law School/Widener University representa uma fase avançada entre as duas instituições e que consolida a internacionalização da produção académica no âmbito do Programa de Pesquisa Internacional Conjunto entre as Universidades.

O Professor Doutor Marcelo Buzaglo Dantas – Docente Permanente e responsável pelo início da relação do PPCJ/UNIVALI com a Widener University – Delaware Law School, quando, na condição de pós-doutorando do programa, no início da década de 2010, esteve naquela instituição, como Scholar-in-Residence, como uma etapa do ciclo de eventos sobre Global Environmental Constitutionalism – recentemente teve papel relevante na tramitação de relevante caso de direito ambiental em uma Corte inglesa.

Trata-se do Proceding n. 2022- 000304, entre Município de Mariana & Others x BHP Group (UK) Ltd and BHP Group Limited, em trâmite na High Court of Justice – Business and Property Courts of England and Wales – Techonolgy and Construction Court, relacionado à responsabilidade civil decorrente do rompimento da barragem de Fundão, também conhecido como “Caso Mariana”.

O professor Dantas funcionou no processo como expert witness em environmental law, tendo elaborado dois pareceres e participado de um cross-examination conduzido presencialmente pela magistrada The Honourable Mrs. Justice O’Farrel, DBE. O depoimento, que durou 4 dias e cerca de 20 horas, consistiu em questionamentos formulados ao professor sobre o estado da arte do direito ambiental no Brasil.

Durante todo o período em que trabalhou no caso, o professor Dantas valeu-se do trabalho de duas assistentes, as advogadas Fernanda Oliveira Crippa e Luana Rocha Dantas, ambas mestras pelo PPCJ/UNIVALI, em dupla titulação com a Delaware Law Schoo/Widener University (USA), essa última como bolsista da Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado de Santa Catarina - FAPESC).

De forma a facilitar o acesso de todos os discentes, docentes, visitantes e frequentadores do Programa de Pós Graduação PPCJ e do Bloco D1 de Direito do Campus UNIVALI, foi criado e instalado um sistema de sinalização de ambientes, de modo que logo na entrada o edifício o usuário é informado de tudo que ali encontrará, e guiado através de placas de sinalização ao longo de todo o trajeto até seu destino final. A sinalização é realizada por meio de totens e mapas visíveis, placas com hierarquia visual clara, ícones universais e bilíngues, design profissional e padronizado. O sistema também contempla orientação acessível para pessoas com deficiência e rampa de acesso a todos os ambientes.

Projeto de Regularização Fundiária - Parceria firmada entre o PPCJ/UNIVALI e a Prefeitura Municipal de Itajaí/ SC.

O PPCJ/UNIVALI) firmou no dia 13 de março de 2025 uma parceria com a Prefeitura Municipal de Itajaí/SC para o Projeto de Regularização Fundiária Urbana (REURB).

A REURB tem como objetivo geral a regularização das propriedades urbanas a fim de garantir sua função social, segurança jurídica e valorização dos imóveis, o que aumenta a arrecadação municipal e contribui para o desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental.

Mediante a disponibilização de assessoria jurídica, o PPCJ/UNIVALI prestará auxílio especialmente para identificar as áreas passíveis de regularização e, a partir da observância dos requisitos e procedimentos previstos na Lei n. 13.465/2017, realizará a análise socioeconômica da população e redação de documentos jurídicos que viabilizem a concessão da propriedade aos moradores.

Essa parceria firmada entre as instituições será realizada em um período de 04 anos (2025-2028) e é uma atividade de extensão universitária que enfatiza o impacto econômico, social e cultural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (PPCJ/UNIVALI) no Município de Itajaí/SC.

Em 2025 o PPCJ/UNIVALI em conjunto com as Universidades Delaware Law School/Widener University (Estados Unidos), Universidade de Alicante (Espanha) e Università Degli Studi di Perugia (Itália), estará promovendo um evento marco, e 3 eventos com fomento PAEP/CAPES, para registrar os 15 anos da linha de pesquisa “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade” cuja implantação foi decidida em 2010, quando o PCCJ/UNIVALI terminou o processo de formação dos pesquisadores que atuariam na mesma.

Autoavaliação

No intuito de buscar sempre a excelência na formação do corpo discente, constante aperfeiçoamento do corpo docente, incremento da sua produção científica e sua internacionalização, o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica - PPCJ participa do processo de avaliação Institucional desde o seu início e a partir de 2020, iniciou a implantação do sistema de autoavaliação complementar, conforme proposta da CAPES, para examinar, sistematicamente, suas atividades e seus objetivos, identificar problemas e deficiências, bem como suas causas, com vistas ao desenvolvimento da consciência pedagógica, da capacidade do corpo docente e técnico e dos vínculos com a sociedade.

O Programa de Pesquisa Internacional Conjunto PPCJ/UNIVALI e DELAWARE LAW SCHOOL/WIDENER UNIVERSITY é submetido a autoavaliação institucional, especificamente a partir dos seguintes itens:

  • instituição e manutenção de planejamento de curto, médio e longo prazos do programa, com seus objetivos, prioridades, metas e ações, no qual são considerados: projetos de expansão e de cooperação com outros programas, incremento da qualidade da produção intelectual, da qualidade na formação de recursos humanos, e melhoria da inserção social e/ou internacionalização;
  • participantes de grupos de pesquisa interinstitucionais, de redes de pesquisa ou com vínculos internacionais organizados com períodos de visitas técnicas, ou como professores visitantes, que tenham capacidade de atração de discentes;
  • participação de docentes em cargos de direção e conselhos em sociedades científicas nacionais e internacionais.

Delimitação Temática

O Programa de Pesquisa Internacional Conjunto com a Delaware Law School/Widener University atua nas seguintes temáticas:

  • Compliance e Sistema Anticorrupção;
  • Direito Ambiental e Sustentabilidade;
  • Constitucionalismo e Dignidade Humana.

As atividades realizadas contribuem ao desenvolvimento da Ciência Jurídica, em sua idealização, implementação e impacto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - os ODS, a saber:: 4) Educação de Qualidade, 5) Igualdade de Gênero, 6) Água Potá Desigualdades, 11) Cidades e Comunidades sustentáveis - e do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina (PDSC 2030), em seus diferentes eixos, como Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública. A presença e parceria do PPCJ/UNIVALI com diversos órgãos públicos e instituições de iniciativa privada está no âmago do presente Programa de Pesquisa Internacional Conjunto.

Imagem com todas as ODS

Doutores em Dupla Titulação com a Delaware Law School/Widener University e atividades que exercem

Mestres em Dupla Titulação com a Delaware Law School/Widener University e atividades que exercem

Fomentos recebidos para atividades de pesquisa, ensino e extensão no âmbito do Programa de Pesquisa Internacional Conjunto PPCJ/UNIVALI e Delaware Law School/Widener University

Projeto para apoio à internacionalização plena do curso de doutorado acadêmico em Ciência Jurídica/Univali em dupla titulação/diplomação com a Delaware Law School/Widener University, por meio do aperfeiçoamento para atividades de ensino, pesquisa e extensão em língua inglesa

  • Período de Duração: Fevereiro de 2023 até junho 2024.
  • Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Paulo Márcio Cruz.
  • Órgão Público de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC, Edital 24/2022, Termo de Outorga Nº: 2022TR1620, valor R$ 646.999,98 (seiscentos e quarenta e seis mil, novecentos e noventa e nove reais e noventa e oito centavos).
Professores Doutores do PPCJ/UNIVALI que atuam no projeto:
Professores da Delaware Law School que atuam no convênio e no projeto:
Programa de Formação de Servidores Públicos para Compliance
  • Instituições responsáveis: Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Delaware Law School – Widener University e Università degli Studi di Perugia – UNIPG.
  • Período de Duração: Junho de 2023 até junho 2024;
  • Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Marcio Ricardo Staffen;
  • Órgão Público de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC. Termo de Cooperação para colaboração científica n. 009, entre Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica/PPCJ, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC e a Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina – CGE.
Professores Doutores que atuam no projeto:

Projetos de pesquisa

Por meio de projetos de pesquisa, se articulam e se organizam as propostas de investigação do PPCJ/UNIVALI. Com base neles é que se concretiza toda a produção intelectual (bibliográfica e técnica) dos Cursos de Mestrado e Doutorado em linha com o respectivo Programa de Pesquisa Internacional Conjunto com a Delaware Law School/Widener University.

São os projetos de pesquisa que proporcionam aos pesquisadores contato antecipado com temas que, futuramente, poderão compor no todo ou em parte, seus trabalhos de dissertação e tese, além dos produtos científicos delas decorrentes.

Com base na delimitação temática proposta com a Delaware Law School/Widener University, as produções intelectuais estão relacionadas aos seguintes projetos de pesquisa:

Direito, Transnacionalidade e Compliance

O projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as relações de interdependência, complementariedade e de colidência entre Direito, Transnacionalidade e Compliance. Para tanto, as pesquisas buscam construir padrões de racionalidade jurídica aptos à dinâmica social, institucional e normativa advinda da globalização, da desterritorialização de pretensões jurídicas e do dever jurídico transnacional de integridade, adequação e eticidade horizontal e vertical, em espaços públicos e privados. Ao mesmo tempo em que se dedica aos estudos teóricos, pretende o projeto estabelecer cooperações para atuação junto à organizações e instituições, com vistas à atuação com impacto social relevante. O coordenador geral do projeto é o Prof. Dr. Marcelo Buzaglo Dantas.

Democracia e Estado no Século XXI: Transnacionalidade e Assimetria

O que justifica as pesquisas expressas neste Projeto é a necessidade de se sistematizar, em produtos científicos, as teorias contemporâneas que tratam da substituição do Estado Constitucional Moderno por outra estrutura jurídico-política estatal que, ao contrário da “civilização dos contratos e da propriedade privada individualista" da modernidade, possa privilegiar o socioambientalíssimo, ser includente, distribuidora de riquezas e que privilegie a justiça social e a igualdade de condições de vida. O objetivo das investigações é a partir das teses e teorias contemporâneas sobre as crises do Estado Constitucional Moderno, demonstrar os anacronismos teórico-jurídicos das bases lógicas que o sustentam. O novo ambiente global e seus reflexos exigem das instituições de pesquisa descrições científicas e formulações teóricas que possam sustentar essa transição. As pesquisas partem da convicção, sustentada pela realidade mundial atual e pelos trabalhos científicos sobre ela elaborada, no sentido de que o Estado Constitucional Moderno se inabilita crescentemente no mister de coordenação da vida social, econômica, cultural e política no Século XXI. Objetiva-se também a efetivação de investigações que possam contribuir para a discussão sobre o Estado no Século XXI e a formação de recursos humanos aptos a discutir as teses e teorias contemporâneas sobre a crise, o futuro e a superação democrática do Estado Constitucional Moderno. O Coordenador geral do Projeto é o professor Dr. Paulo Márcio Cruz.

Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade

A pesquisa em Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade, está amparado por disciplinas emergentes da concepção filosófica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, com temas inovadores e ampla repercussão nas dimensões ambiental, econômica, social e política; as quais são promovidas pela atual conjuntura globalizada; atende às novas demandas em assuntos relacionados à Transnacionalidade e à Sustentabilidade. Pesquisar temas relacionados à sustentabilidade, meio ambiente e transnacionalidade é um dos seus objetivos primordiais. Visa incentivar a pesquisa em três eixos temáticos estratégicos para o Desenvolvimento e o Planejamento da sociedade e está diretamente conectada com as demais Linhas de Pesquisa do Programa, oferecendo aos alunos e à comunidade acadêmica a oportunidade de um amplo debate sobre o presente e o futuro da vida em sociedade. A Coordenadora geral do Projeto é a professora Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia.

Fontes Normativas do Direito Transnacional

O projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar os contornos do Direito Transnacional e suas consequências com a globalização do direito, a desterritorialização das demandas jurídicas, o diálogo de fontes normativas e a cooperação judicial. Para tanto, interessa ao projeto as interfaces dos preceitos clássicos de categorias como a legitimidade, o território, o poder e a autoridade relacionadas à produção normativa estatal, em contraposição às demandas nacionais e transnacionais. Ademais, instituições globais, transnacionais, supranacionais e internacionais, enraizadas em outras ordens jurídicas, agora têm um impacto perceptível e formativo na interação social dentro das instituições nacionais. O Coordenador geral do Projeto é o professor Dr. Márcio Ricardo Staffen.

Direito e Inteligência Artificial

O projeto visa trabalhar a relação Direito e Inteligência Artificial. Proporcionar instrumentos para a constatação de diversas perspectivas do fenômeno jurídico, sob a óptica da inteligência artificial e demais inovações tecnológicas, de modo a instigar uma compreensão das novas atuações práticas do profissional do direito no mercado 4.0, mediante o conhecimento das tecnologias disruptivas. Os projetos estão direcionados ao planejamento e desenvolvimento de soluções que extraiam da inteligência artificial, respostas capazes de melhorar o ambiente institucional judicial brasileiro. Entre os projetos relacionados a este macroprojeto encontram-se: Direito, Transnacionalidade e Inteligência Artificial; Inteligência artificial e acesso à justiça, Inteligência Artificial para o Direito; Produção e Aplicação do Direito na era da Inteligência Artificial; Proteção de Dados, Segurança Cibernética e legislação aplicada. O Coordenador geral do Projeto é o professor Dr. Alexandre Morais da Rosa.

Governança, Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade

O projeto tem como objetivos realizar pesquisas relacionadas aos temas de Governança, Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade em países como Brasil, Espanha, Portugal, Itália, Colômbia e EUA, com o intuito de fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional entre os países em que o PPCJ possui convênios específicos. São projetos pertencentes a este projeto macro: Constitucionalismo, Estado e Democracia na Pós-Modernidade, Direito da Lusofonia, Direito e Governança Regulatória, Direito e Transnacionalidade, Direitos Humanos, Ética e Sustentabilidade, Governança, Gestão Pública e Administração Socioambiental, Sistemas Jurídicos nacionais e democracia em países emergentes. A coordenadora geral do projeto é a Prof.ª Dr.ª Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza.

Proteção de Dados, Direito à Privacidade e à Informação no Contexto Transnacional

Com a crescente demanda envolvendo o mundo digital, cabe à academia investigar os desdobramentos da falta efetiva de regulação, e as implicações na sociedade. O mundo digital é transnacional na sua essência, uma vez que, tanto as soluções, quanto os crimes e problemas cibernéticos ultrapassam fronteiras e são crescentes desafios para os Estados nacionais. O projeto visa realizar produções científicas que retratem esta realidade, oferecendo elementos para reflexão e discussão que possam subsidiar a viabilização de uma sociedade digital mais segura. O Coordenador geral do Projeto é o professor Dr. José Everton da Silva.

Biodireito, Ética e Fundamentação dos Direitos Humanos

O projeto tem como objetivo o estudo dos fundamentos dos direitos humanos baseados nos valores de natureza e no critério ético do humano. Visa examinar as noções de dignidade e valor humano. Trabalhar a relação do homem com a tecnologia destacando as vertentes filosóficas e sociológicas. Estudar as perspectivas trans humanistas e pós-humanistas. As investigações perpassam a tradição filosófica dos gregos até a filosofia contemporânea focando na ideia de um critério ôntico-humanista como norteador da prática jurídica, da elaboração da norma à sua interpretação e aplicação pelo jurista, como forma de construção de um sistema jurídico funcional ao desenvolvimento individual e social. O Coordenador geral do Projeto é o professor Dr. Marcos Leite Garcia.

Produção Intelectual e Premiações

Quadriênio 2021/2024

Produção intelectual/bibliográfica

A produção intelectual/bibliográfica docente e discente, obedece à seguinte delimitação temática: a) Constitucionalismo e Direitos Humanos; b) Meio Ambiente e Sustentabilidade; c) Sistema de Anticorrupção e Compliance que dialogam com projetos e pesquisas consonantes às linhas de pesquisa do Mestrado e Doutorado. Resultados obtidos:

    Produção intelectual/técnica

    Programa de Formação de Servidores Públicos para Compliance - Termo de Cooperação para colaboração científica n.º 009, entre a UNIVALI, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica/PPCJ, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e a Controladoria Geral https://www.cge.sc.gov.br/cge-vai-capacitar-servidores-em-integridade-e-compliance/ do Estado de Santa Catarina (CGE).

      Disciplinas desenvolvidas em língua inglesa no âmbito do projeto FAPESC
        Eventos realizados com a participação dos professores da Delaware Law School no âmbito do projeto FAPESC
          Pós-Doutorado em dupla titulação com a Universidade de Delaware - Concluídos
          • ANDRÉIA RÉGIS VAZ - Pesquisa realizada em 2023 com o tema “A identificação e combate do crime de lavagem de capitais relacionado com crimes ambientais”, orientada pelos professores doutores Marcelo Buzaglo Dantas e Ola Tucker.
          • RUDSON MARCOS - Pesquisa realizada em 2023 com o tema “Meio ambiente e novas tecnologias: a aplicabilidade da melhor técnica disponível nos licenciamentos ambientais”, orientada pelos professores doutores Marcelo Buzaglo Dantas e James May.
          • CAMILA MONTEIRO SANTOS - Pesquisa realizada em 2023/2024 com o tema “The contribution of ESG practices to UN’s agenda 2030: a comparative legal framework study between Brazil and the United States”, orientada pelos professores doutores Orlando Luiz Zanon Jr. e James May.
          • ORLANDO LUIZ ZANON JÚNIOR - Pesquisa realizada em 2023/2024 com o tema “Teoria da decisão jurídica: Uma revisão interdisciplinar, transnacional e pós-positivista”, orientada pelos professores doutores Marcelo Buzaglo Dantas e James May.
          Pós-Doutorado em dupla titulação com a Universidade de Delaware - Em andamento
          • JOÃO BATISTA DA CUNHA OCAMPO MORÉ. Pesquisa realizada em 2023/2024, com estada em Delaware de outubro a dezembro de 2023, em tema de “Aspectos Doutrinários e Jurisprudenciais do Ativismo a abordagem comparativa e construtiva da Jurisdição”, orientado pelos professores doutores Bruno M. Salles e Brett Benedistis.
          • MARCUS ALEXSANDER DEXHEIMER. Pesquisa realizada em 2024/2025, em tema de “Valoração da prova nas lides ambientais: contribuições para uma legítima incorporação do conhecimento científico à relação processual”, orientado pelos professores doutores Marcelo Buzaglo Dantas e James May.
          • PAULO CAMPANHA SANTANA. Pesquisa realizada em 2023/2024, em tema de Environmental, Social and Governance: a comparative study Brazil x USA, orientado pelos professores doutores Marcelo Buzaglo Dantas e James May
          • SIDNEY ELOY DALABRIDA. Pesquisa realizada em 2023/2024, com estadia em Delaware programada para outubro a dezembro de 2024, em tema “A infiltração de agentes como técnica especial de obtenção de prova no âmbito da criminalidade organizada: uma análise à luz da proporcionalidade”, orientador pelos professores doutores Bruno M. Salles e e Brett Benedistis.
          Mobilidade docente e discente
          Do PPCJ/UNIVALI para a Delaware Law School - Professores visitantes para pesquisa através de projetos aprovados em agências de fomento
            Da Delaware Law School para o PPCJ/UNIVALI - Professores visitantes para pesquisa através de projetos aprovados em agências de fomento

              O Programa de Pesquisa Internacional Conjunto PPCJ/UNIVALI e Delaware Law School/ WIDENER UNIVERSITY tem permitido que vários docentes e discentes vinculados ao PPCJ/UNIVALI realizem estágios de pesquisa, produzam artigos científicos e livros, participem e organizem eventos e sejam ativos em discussões sobre os temas de suas pesquisas nos diversos setores da sociedade. Entre eles importante destacar:

              • O Projeto de Pesquisa “Impactos das Enchentes no Brasil: A Implementação das Cidades-Esponja como proposta para evitar acidentes ambientais e eventos extremos decorrentes de desastres naturais” aprovado e fomentado pela Capes Brasil a partir do Edital PDPG (VULNERAB2222984P) - Vulnerabilidade Social & Direitos Humanos dentro do Programa Emergencial de Prevenção e Enfrentamento de Desastres Relacionados à Emergências Climáticas, Eventos Extremos e Acidentes Ambientais sob a Coordenação do Professor Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho. O projeto aprovado tem Instituição Principal o PPCJ/UNIVALI e conta com outras universidades pasticipantes as quais desenvolvem pesquisa em rede, tais como a Universidade de Itaúna – Minas Gerais, Universidade de Caxias do Sul, Universidad de Sevilla (Espanha), Universidad Libre De Colombia Seccional Cali (Colômbia) e a Universidad Autónoma de Coahuila (México).

                Como fruto deste Projeto, foram concedidas 2 (duas bolsas) de Doutorado e 3 (três) bolsas de Pós-Doutorado, sendo que a Doutoranda em Ciência Jurídica pelo PPCJ/UNIVALI Vanessa Ramos Casagrande, em dupla titulação com a DELAWARE LAW SCHOOL/WIDENER UNIVERSITY, realiza suas pesquisas e desenvolve sua tese de doutorado que trata do tema do compliance como ferramenta de proteção ambiental, sob aorientação dos Professores Doutores Liton Lanes Pilau Sobrinho e Paulo Marcio Cruz no PPCJ/UNIVALI e do Professor Dr. James May na DELAWARE LAW SCHOOL/WIDENER UNIVERSITY.

                É também por meio deste Projeto de Pesquisa que são realizados eventos que propiciam debates sobre a proteção ambiental e a publicação de um e-book com textos atinentes ao tema. Desta forma, em 15/09/2023 foi realizada Palestra e Mesa Redonda na Universidade de Passo Fundo – UPF com os membros participantes do projeto.
              Em 15/09/2023 foi realizada Palestra e Mesa Redonda na Universidade de Passo Fundo – UPF com os membros participantes do projeto.

              Em 15/09/2023 foi realizada Palestra e Mesa Redonda na Universidade de Passo Fundo – UPF com os membros participantes do projeto.

              Em 15/09/2023 foi realizada Palestra e Mesa Redonda na Universidade de Passo Fundo – UPF com os membros participantes do projeto.

              Em 15/09/2023 foi realizada Palestra e Mesa Redonda na Universidade de Passo Fundo – UPF com os membros participantes do projeto.

              Em 15/09/2023 foi realizada Palestra e Mesa Redonda na Universidade de Passo Fundo – UPF com os membros participantes do projeto.

              Em 15/09/2023 foi realizada Palestra e Mesa Redonda na Universidade de Passo Fundo – UPF com os membros participantes do projeto.

              Em 15/09/2023 foi realizada Palestra e Mesa Redonda na Universidade de Passo Fundo – UPF com os membros participantes do projeto.

              Em 15/09/2023 foi realizada Palestra e Mesa Redonda na Universidade de Passo Fundo – UPF com os membros participantes do projeto.

              I Congresso Internacional sobre os Desafios Jurídicos e Sustentáveis na Era das Mudanças Climáticas: A Implementação das Cidades-Esponja como proposta para evitar acidentes ambientais e eventos extremos decorrentes de desastres naturais

              I Congresso Internacional sobre os Desafios Jurídicos e Sustentáveis na Era das Mudanças Climáticas: A Implementação das Cidades-Esponja como proposta para evitar acidentes ambientais e eventos extremos decorrentes de desastres naturais

              I Congresso Internacional sobre os Desafios Jurídicos e Sustentáveis na Era das Mudanças Climáticas: A Implementação das Cidades-Esponja como proposta para evitar acidentes ambientais e eventos extremos decorrentes de desastres naturais

              Do mesmo modo, nos dias 04, 05 e 06 de dezembro de 2024 foi realizado o “I Congresso Internacional sobre os Desafios Jurídicos e Sustentáveis na Era das Mudanças Climáticas: A Implementação das Cidades-Esponja como proposta para evitar acidentes ambientais e eventos extremos decorrentes de desastres naturais” o qual contou com palestras, visitas técnicas e estudos de caso de forma a inserir a sociedade em debates sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos ocasionados pelas mudanças climáticas, em especial as enchentes.

              O PPCJ/UNIVALI, por meio do evento, buscou intercâmbio especial entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir da troca de experiências e aprendizados, unindo membros da Defesa Civil que puderam expor suas vivências e formas de mitigação de prejuízos diante das emergências climáticas. Deste modo, o PPCJ/UNIVALI, que já é um dos pioneiros no Brasil a tratar da questão da sustentabilidade na área do Direito, segue na vanguarda do tema ao trazer para debate a questão da implementação das cidades esponja como meio possível de solução para as enchentes.

              Prêmios Outorgados

              A tese de Bianca Castellar de Faria, cuja defesa foi transmitida pelo YouTube, foi premiada pela Delaware Law School/Widener University, como melhor Tese de Doutorado para o ano acadêmico de 2021 e 2022 (Outstanding Doctor of Juridical Science Thesis Award for the 2021/2022 Academic Year)

              Certificado Luiz Eduardo Ribeiro

              A tese de Tiago do Carmo Martins, foi premiada pela Delaware Law School/Widener University, como melhor Tese de Doutorado para o ano acadêmico de 2022 e 2023 (Outstanding Doctor of Juridical Science Thesis Award for the 2022/2023 Academic Year).

              Certificado Tiago do Carmo Martins

              A tese de Daniel Raupp, foi premiada pela Delaware Law School/Widener University, como melhor Tese de Doutorado para o ano acadêmico de 2023 e 2024 (Outstanding Doctor of Juridical Science Thesis Award for the 2023/2024 Academic Year).

              Certificado Daniel Raupp

              Quadriênio Anterior a 2021

              Produção intelectual/bibliográfica

              A produção intelectual/bibliográfica docente e discente, delimitada pelas temáticas de Constitucionalismo e Direitos Humanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sistema de Anticorrupção e Compliance, dialogam com projetos e pesquisa consonantes às linhas de pesquisa do mestrado e doutorado, apresentando os seguintes resultados.

              Produção intelectual/técnica
                Prêmios Outorgados

                Projeto de tese proposto pelo doutorando Alan Felipe Provin obteve 1º lugar no processo seletivo do UNIEDU, chamada pública 1423/SED/2019, pela sua relevância ao Estado e, em especial, ao Município de Florianópolis, proporcionando bolsa de doutorado.

                A tese adere à área de concentração Constitucionalismo, Transnacionalidade e Produção do Direito e à linha de pesquisa Estado, Transnacionalidade e Sustentabilidade.

                Realização

                Direção Paulo Márcio Cruz
                Secretaria Cristina de Oliveira Gonçalves Koch
                Secretaria Roberta Pedrini Lamim
                Coordenação Vanessa Ramos Casagrande
                Coordenação Alexandre Zarske de Melo
                Revisão Luana Abrahão Francisco
                Organização Pedro Gabriel Cardoso Passos
                Organização Lucas Müller Zaniz
                Organização Matheus José Vequi
                Organização Nicole Felisberto Maciel
                Site - Design Matheus "Bobê" Campos
                Site - Design Raffaela Carrião Karpinski Campos
                Site - Programação Eduardo Amaro Maciel
                Site - Administração João Francisco de Borba
                Site - Administração Francine Lucatelli
                Tradução - Eng. / Esp. Katiuska Waleska Burgos General
                Tradução - Ita. Nicolò Basigli
                Qualidade do meio-ambiente de trabalho Juliana Cordeiro Gonzaga

                Apoio

                • Elaine Cristina Maieski - Doutoranda PPCJ/UNIVALI
                • Alice Peixoto - Mestranda PPCJ/UNIVALI
                • Carla Simon - Doutoranda PPCJ/UNIVALI
                • Giovana Vieira - Mestranda PPCJ/UNIVALI
                • Lucas Lima dos Anjos Virtuoso - Mestrando PPCJ/UNIVALI
                • Fernanda Debertoli - Mestranda PPCJ/UNIVALI
                • UNIVALI - Idiomas

                Coordenação

                Coordenador(a)
                Secretário(a)
                Local
                Atendimento
                Telefone
                E-mail