Odontologia

Campus Itajaí

4

conceito mec


2017

4

conceito enade


2019

Extensão

Projetos Integrados da Escola de Ciências da Saúde 

Os projetos integrados ocorrem em diferentes espaços comunitários e envolvem docentes e discentes de diversos cursos da Escola de Ciências da Saúde. O Curso de Odontologia integra os seguintes projetos: 

 

UNIVIDA: O Curso Superior de Extensão "UNIVIDA" é um curso de dois anos focado no envelhecimento saudável e preparação para atuação voluntária. São quatro semestres com as seguintes disciplinas: Aspectos Sociopolíticos, Cidadania e Direito, Lazer e Cultura, Preparação para a Ação Voluntária, Psicologia, Saúde (Fisioterapia e Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia e Odontologia), Turismo na Atualidade, Economia e Gerontogeriatria.

Antônio Gramsci: fomentando a concepção ativista de educação

Seu objetivo geral é desenvolver ações de natureza interdisciplinar, integrando extensão, serviço e comunidade na dimensão histórica e política, com vistas ao fomento do agente ativo do estudante e ao papel ético institucional de compromisso com as questões locais do município.

Coordenação professora Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima, docente do Curso de Odontologia. 

Projetos próprios do Curso de Odontologia

Estes projetos centram-se em atividades educativas desenvolvidas, principalmente, em escolas, creches, asilos, centros de vivência e hospitais, além das prestações de serviços à comunidade, através das diferentes clínicas do curso e parcerias firmadas.

Os principais serviços ofertados são:

Radiologia – atende, diariamente, os pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde/SUS do município de Itajaí e região. O serviço foi estruturado em 1996, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itajaí.

 

Serviço Histopatológico de Lesões Bucais – atendimento a pacientes atendidos nas clínicas do Curso de Odontologia e encaminhados do SUS com suspeita de lesões bucais. São realizados exame, biópsia e emissão do laudo histopatológico.

 

Produção de lâminas histológicas – todas as lâminas histológicas utilizadas pelos alunos do Curso de Odontologia e demais cursos da Escola de Ciências da Saúde são produzidas no laboratório do Curso de Odontologia.

 

Clínica de Oclusão – atendimento a pacientes portadores de disfunções temporomandibulares e dor orofacial, oriundos das clínicas do curso e  do SUS, de toda a região de abrangência da Univali. Esta clínica está funcionando desde 1996.

 

Projeto Especial

Pró-Saúde

O Curso de Odontologia, desde o seu início, desenvolve atividades curriculares visando à integração entre: ensino, pesquisa, extensão e serviço. A partir de 2006, com a aprovação do Projeto Pró-Saúde, novas ações integradas entre as disciplinas e entre o curso e o Sistema Único de Saúde foram implementadas.O objetivo do projeto Pró-Saúde é a reorientação da formação profissional visando uma contribuição efetiva dos profissionais para a resolubilidade das necessidades sociais e a consolidação do Sistema Público de Saúde do país.O diferencial da proposta do Curso de Odontologia da Univali, é articular a produção do saber e a produção de serviços ao processo educacional; mediante a inclusão do acadêmico, desde o primeiro período, nas diferentes atividades e cenários de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).Outras ações incluem a ampliação da produção e veiculação de conhecimentos voltados à saúde coletiva e ao SUS, integração da universidade, serviços de saúde e comunidade de modo a promover esforços de colaboração mútua e responsabilidade compartilhada além de implementar um processo de discussão permanente acerca das metodologias de ensino/aprendizagem, buscando construir participativamente com o corpo docente e discente, uma nova abordagem de ensino, mais participativa, problematizadora e resolutiva.Outras estratégias relacionam-se com o direcionamento e o reforço nas linhas de pesquisa para a geração de conhecimentos voltados ao SUS e a necessidade de ampliação e melhoria da estrutura física específica em odontologia.

 

Centro de Especialidades Odontológicas – Tipo II -CEO

Funcionando desde 2006, presta atendimento a pacientes do SUS, oriundos dos municípios de Itajaí,Piçarras, Ilhota e Luís Alves. O serviço funciona diariamente, em dois turnos. A equipe é constituída por oito cirurgiões-dentistas e quatro auxiliares de consultório dentário. Os procedimentos clínicos realizados são de: endodontia, cirurgia, periodontia, atendimento de pacientes com necessidades especiais e diagnóstico de lesões bucais. 

 

Cursos de Especialização: Implantodontia e Prótese 

Curso de Atualização: Cirurgia Oral Menor

Dados Gerais

Titulação

Cirurgião-Dentista

Atos Regulatórios

​​​​​​Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 272/94, de 21/02/1994

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 1.531, de 15/07/2008

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 765, de 21/07/2017

Curso Acreditado no MERCOSUL e Estados Associados - ARCU-SUL. Resolução de Acreditação nº 107905/INEP-MEC.​

Carga Horária

​ 4.030 horas

Duração

10 semestres

Turno de Funcionamento

Integral

este curso está vinculado à Escola de Ciências da Saúde

vídeos

Notícias

Veja mais notícias.

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados