• Inscrições abertas para programas de dupla titulação na graduação oferecidos pela Univali

Internacionalização

Foco da Instituição é estar entre as pioneiras do Brasil em internacionalização. Inscrições para o primeiro semestre de 2021 seguem até 17 de março

por Wagner José Mezoni | 04/02/2021

​Santa Catarina - A formação multicultural e a imersão em diversos países com a possibilidade de expandir horizontes e atuar sem fronteiras. Esses são alguns dos diferenciais notórios que os graduados da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) encontram no programa institucional “Univali Internacional", que contempla uma forma de ingresso na graduação, em cursos em dupla titulação com instituições renomadas como a Universidade de Alicante, da Espanha, e a Delaware Law School, dos Estados Unidos.

Essa modalidade de ingresso, permite a obtenção de diploma da Univali e da universidade estrangeira conveniada, desde que cumpram a matriz curricular (consolidada no programa) das duas instituições. Por meio dessa opção, o aluno fará dois cursos, o do Brasil e do exterior, num período aproximado de apenas um único curso.

Entre os benefícios estão ainda o aprimoramento e prática da língua estrangeira; o enriquecimento pessoal, cultural e profissional; e o incentivo à pesquisa de alto nível internacional com inúmeras perspectivas a serem exploradas.

Para isso, A Univali auxilia na preparação do acadêmico para a dupla titulação. Os ingressantes seguem uma trilha diferenciada - terão dois semestres de aulas do idioma (inglês ou espanhol), na Univali Idiomas de Itajaí ou na Grande Florianópolis. Também são oferecidas disciplinas do Núcleo de Inteligência Intercultural sobre cidadania global, cultura e educação do país de destino e seminários ministrados na língua estrangeira.

“São oportunidades únicas que a Univali oferece com estes seletivos. Este é um dos maiores programas de internacionalização de cursos de graduação entre as universidades brasileiras. Diferenciais que certamente serão marcas incontestáveis e notórias para os alunos e egressos da nossa Universidade que ingressarem nestas imersões internacionais", ressalta o professor Paulo Márcio Cruz, diretor de Internacionalização da Univali.

Univali Internacional

A internacionalização permeia as atividades, cursos, ações e está entre as principais diretrizes da atual gestão da Universidade. Esse macroprograma une a série de ações já fomentadas, fortalece e amplia a proposta.

Além dos programas de dupla titulação e de intercâmbio, a comunidade acadêmica imersa à realidade da Instituição tem acesso a trocas e interações diretas com outras culturas, por meio de aulas, seminários e eventos pensados para despertar nos envolvidos o olhar global.

O reitor, professor Valdir Cechinel Filho, destaca a expertise na internacionalização da pós-graduação stricto sensu e o avanço nos programas de dupla titulação em todas as Escolas do Conhecimento:

“Essa era uma das bandeiras do nosso plano Conectar e Inovar, inserido no macroprograma Inovações Acadêmicas. Estamos centrando esforços para a consolidação de parcerias com consagradas instituições da Europa, América do Norte e América do Sul. Acreditamos que, em breve, a Univali estará entre as primeiras universidades do Brasil a alcançar esse nível de internacionalização", pondera.

Inscrições e classificação

Até o dia 17 de março, a Univali está com inscrições abertas para cursos de graduação com dupla titulação oferecidos em parceria com a Universidade de Alicante, da Espanha, e com a Delaware Law School, dos Estados Unidos.

Na dupla titulação com Alicante estão disponíveis editais para seleção entre ingressantes aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Gastronomia, Nutrição, Oceanografia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo e Hotelaria. Para a universidade americana há edital focado nos novos alunos dos cursos de Direito da Univali.

Para efetivar a inscrição em um dos programas o candidato deve acessar www.univali.br/formasdeingresso, escolher como forma de ingresso Seletivo Dupla Titulação, preencher o requerimento de inscrição e lembrar de anexar o histórico escolar do Ensino Médio.

O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de classificação dos candidatos aos cursos. Os editais com os detalhes dos processos relativos aos cursos estão disponíveis na página www.univali.br/formasdeingresso.

Outras informações: (47) 3341-7552, na Diretoria de Assuntos Internacionais da Univali.