Menu do Curso Seta apontando para baixo

Atividades Inovadoras

​​​​​​​Semanas Inte​grad​​as

Título: Seman​a Integrada da ENE​​C 2024/2

No d​i​a 26/11/2024, das 21:00 às 22:00, professores do PMPGIL participaram das atividades de oficinas e relatos da Semana Integrada da ENEC trabalhando os seguintes temas:
  1. "Aventura para todos: a importância do marketing e da comunicação para a acessibilidade e inclusão no turismo de aventura”. Professores Hans Peder Behling e Jailson Lana
  2. “Como melhorar o desempenho de operações na cadeia de suprimentos". Professor Luiz Eduardo Simão
  3. “O que as empresas precisam conhecer de novo”: Professores Carlos Ricardo Rossetto, Fernando Lenzi e Suzete Lizote
  4. “Por que fazer um mestrado: desafios e oportunidades”. Professores Rosilene Marcon e Jeferson Lana
  5. “Diversidade e Sustentabilidade nas organizações”. Professores Anete Alberton e Paulo Melo.6.     “Decisões em Contextos Extremos: uma perspectiva prática da estratégia”. Professor Sidnei Vieira Marinho
  6. “Eu, eu mesmo e a IA: convivendo com o artificial”. Professor André Moraes dos Santos
  7. “Autoliderança para uma liderança de sucesso”. Professora Daniela Fernandes Nunes

Título: Semana Inte​​grada da ENE​​C 2024/1

A Semana Integrada da ENEC do primeiro semestre de 2024 aconteceu em parceria com a Internacional Conference on Sustainability, Innovation & Society (ICSIS), organizada pelos Programas de Pós-Graduação PPGA e PMPGIL da UNIVALI, de 24 a 27 de junho de 2024, em Itajaí/SC, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Os alunos da graduação participaram das atividades da Conferência, proporcionando uma maior proximidade com os debates da realidade da sociedade com os debates que estão ocorrendo na academia. 

Título: Semana Integra​​da da ENE​​C 2023/1

No dia 29/06/2023, das 19:00 às 20:00, professores, alunos e egressos do PMPGIL participaram das atividades de oficinas e relatos da Semana Integrada da ENEC, trabalhando os seguintes temas:

  1. ​“Busca em Base de dados e IA". Professor André Moraes dos Santos
  2. “Internacionalização na pós-graduação e oportunidades para dupla titulação”. Professora Dinorá Eliete Floriani
  3. “Agendas Globais e Empreendedorismo Social”. Professoras Anete Alberton
  4. “Entendendo as diferenças entre graduação, MBAs, mestrado e doutorado”. Professores Jeferson Lana e Rosilene Marcon

Título: Semana Integra​da da ENE​​C 2023​​/2

No dia 30/11/2023, das 19:00 às 20:00, professores, alunos e egressos do PMPGIL participaram das atividades de oficinas e relatos da Semana Integrada da ENEC, trabalhando os seguintes temas:

  1. “Mestrado e Mercado de Trabalho”. Professores Jeferson Lana, Rosilene Marcon e Tatiana Ghedine e alunos convidados do mestrado acadêmico e profissional em administração.
  2.  “IA nos Negócios: Cenários e Oportunidades”. Professor André Moraes e alunos do mestrado acadêmico e profissional em administração.
  3. “Agenda ODS”. Professoras Suzete Lizote e Anete Alberton e alunos do mestrado acadêmico e profissional em administração.
  4. “Tendências de Pesquisa em Marketing no Turismo”. Professor: Carlos Marcelo Ardigó e alunos do mestrado acadêmico e profissional em administração. 

Título: Semana Integrada da EN​E​​C 2022/2

No dia 22/11/2022, das 19:00 às 20:00, professores, alunos e egressos do PMPGIL participaram das atividades de oficinas e relatos da Semana Integrada da ENEC, trabalhando os seguintes temas:

  1. ​“Entenda as diferenças entre os cursos de mestrado, MBA e graduação” Professores Jeferson Lana e Rosilene Marcon e egressos do PMPGIL Juliano Sandrini Perin e Vinicius Castanho Kleinert.
  2. “Como o mestrado profissional pode contribuir para resolver problemas reais nas empresas?”.Professor Luiz Simão e alunas do PMPGIL Silvana Zietz Alves dos Santos e Rúbia Alexandra de Almeida.
  3. “Relatos de Experiência Internacional - Dupla Titulação”. Professores Dinorá Eliete Floriani e Mohamed Amal com participação de Roberta Pedrini, egressa do PMPGIL, e o mestrando Roberto Carlos Imme Júnior.
  4. “Relatos de egressos do PMPGIL sobre o impacto do curso em suas carreiras”. Professora Tatiana Ghedine e os egressos do PMPGIL Daniela Fernandes Nunes e Robson Diego Lamim.

DESCRIÇÃ​O ICSIS:

A 1ª edição da Internacional Conference on Sustainability, Innovation & Society promovida pela UNIVALI em seu 60º aniversário, em parceria com outras instituições, será realizada de 24 a 27 de junho de 2024, em Itajaí/SC, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Esta edição, intitulada “Catalisando Transições para Sustentabilidade: Explorando a Interseção entre Inovação Social, Transformação Digital e Sistemas Sociotécnicos", reunirá diversos atores do ecossistema de inovação e sustentabilidade. Participarão pesquisadores nacionais e internacionais, acadêmicos, gestores públicos e empresários, promovendo um ambiente de reflexão teórico-aplicada no enfrentamento de problemas complexos e de mudanças sociotécnicas e sistêmicas.

Os temas centrais da conferência – Sustentabilidade, Inovação e Sociedade – serão abordados em palestras, mesas de debates, casos aplicados e apresentação de trabalhos acadêmicos, envolvendo diferentes perspectivas de empresas, governo e universidades.

Dia 24 de Junho​​​ de 2024

Cerimônia e P​alestra de abertura

Palestra: Catalisando inovações sociais transformadoras: Interseções entre Sociedade, Tecnologia e Sustentabilidade

Palestrante: Cristóbal Miralles Insa (UPV/ES)

Moderador: Carlos Ricardo Rossetto (UNIVALI)

Dia 25 de Junh​o de 2024

Palestra: Transformação Digital, IA e Sociedade

Palestrante: Claudio Pinhanez (IBM BRASIL) Debatedor: André Moraes dos Santos (UNIVALI)

Moderadora: Anita Maria da Rocha Fernandes (UNIVALI)

Dia 26 de Junho ​de 2024

Caso: Sistemas financeiros, Cooperativismo e desenvolvimento: perspectivas na sustentabilidade, inovação e sociedade

Palestrante: João Paulo Kleinübing (Diretor-Presidente do BRDE), Silvano Lazarini Jr. (Diretor Executivo da Credifoz), Marcel Evandro Bankow (Diretor Técnico do SICOOB) e Bruno Rodrigues Camargo (Gerente Regional Sul da FINEP)

Moderador: Fábio Zabot Holthausen (UNIVALI)

SEMANA INTE​GRADA DA ENEC 2024/2

“Aventura para todos: a importância do marketing e da comunicação para a acessibilidade e inclusão no turismo de aventura”
Prof. Hans Peder Behling e Prof. Jailson Lana

“Como melhorar o desempenho de operações na cadeia de suprimentos”
Prof. Luiz Eduardo Simão

“O que as empresas precisam conhecer de novo”
Prof. Carlos Ricardo Rossetto, Prof. Fernando Lenzi e Profa. Suzete Lizote

“Por que fazer um mestrado: desafios e oportunidades”
Profa. Rosilene Marcon e Prof. Jeferson Lana

“Diversidade e Sustentabilidade nas organizações”
Prof. Paulo Melo e Profa. Anete Alberton

“Decisões em Contextos Extremos: uma perspectiva prática da estratégia”
Prof. Sidnei Vieira Marinho

“Eu, eu mesmo e a IA: convivendo com o artificial”
Prof. André Moraes dos Santos

“Autoliderança para uma liderança de sucesso”
Profa. Daniela Fernandes Nunes

Aplicação Casos para Ensino

São incentivadas a aplicação de casos para ensino desenvolvidos e publicados em revistas científicas, pelos próprios mestrandos do PMPGIL, em disciplinas ministradas na graduação e em cursos de MBAs da Univali. Os mestrandos conduzem, em conjunto com o professor da disciplina, a aplicação e discussão do caso com os alunos, propondo o roteiro de desenvolvimento da atividade, incluindo materiais extras, vídeos e questões para discussão.



O egresso do PMPGIL João Anselmo Torme n Ferreira, aplicou o caso de ensino, de sua autoria, intitulado "Um pessimista convicto na minha equipe: e agora?" na disciplina de Administração de Recursos Humanos, do curso de Administração, ministrada pela Profa. Dra. Cláudia Silva Ribeiro Alves . A atividade foi realizada no dia 19/04/2022 das 19:30 às 22:30.



Alunas do PMPGIL, Roberta Pedrini e Cristiane Pauline Souza Felipe, aplicaram o caso de ensino, intitulado "Amizade, Sucesso e Expansão: Tudo ia bem até que a Pandemia Chegou", o qual elas participam como autoras, na disciplina de Administração de Recursos Humanos, do curso de Administração, ministrada pela Profa. Dra. Cláudia Silva Ribeiro Alves . A atividade foi realizada de forma hibrida, (presencial e online no ambiente Blackboard), no dia 28/09/2021 das 19:30 às 22:30.



​​Egressos do PMPGIL, Francine Lucatelli e João Anselmo Tormen Ferreira, aplicaram o caso de ensino, de autoria dos egressos, intitulado "Um pessimista convicto na minha equipe: e agora?" na disciplina de Administração de Recursos Humanos, do curso de Administração, ministrada pela Profa. Dra. Cláudia Silva Ribeiro Alves . A atividade foi realizada de forma síncrona, no ambiente Blackboard, no dia 25/05/2020 das 19:30 às 22:30.


​​

Egressos do PMPGIL, Francine Lucatelli e João Anselmo Tormen Ferreira, aplicaram o caso para ensino, de autoria dos egressos, intitulado "Por dentro do paraíso: com petências gerenciais de um resort" na disciplina de Comportamento Humano nas Organizações, do curso de Administração, ministrada pela Profa. Dra. Cláudia Silva Ribeiro Alves . A atividade foi realizada de forma síncrona, no ambiente Blackboard, no dia 05/05/2020 das 19:30 às 22:30.​

Experiência Docente

Os alunos do PMPGIL tem a oportunidade de participarem na disciplina Experiência Docente, a qual tem o objetivo de propiciar uma vivência em sala de aula aos mestrandos, por meio do acompanhamento e planejamento das aulas, com professores vinculados ao PMPGIL, tanto na graduação, quanto nos cursos de MBAs promovidos pela Escola de Negócios, Educação e Comunicação (ENEC).​

Cultura PMPGIL

O Tsuru é o símbolo do PMPGIL!

Tsuru PMPGIL.gifNa cultura Japonesa, o Tsuru está relacionado ao pertencimento e à realização de um desejo/vontade. Diz a tradição que, se forem feitas 1000 aves de origami com a mentalização do desejo/vontade, ele será realizado.

Após a defesa de dissertação, o aluno recebe do PMPGIL um cartão junto com um tsuru, parabenizando-o pela defesa e desejando que bons ventos soprem em sua nova trajetória de carreira!

Formaturas

Formatura da 1ª Turma Dupla Titulação Univali/Alicante 2022

A primeira turma da Dupla Titulação dos Programas em Administração da UNIVALI (PMPGIL e PPGA) realizou sua Cerimônia de Formatura no dia 13 de setembro de 2022, às 16h, no Auditório do Centro de Vivência da Univali. O evento contou com a participação do Reitor da Univali, Prof. Dr. Valdir Cechinel Filho, do Representante da Universidade de Alicante responsável pelo processo de Dupla Titulação, Professor José Luis Gascó, das Coordenadoras dos Programas de Mestrado em Administração, Profa. Dra. Rosilene Marcon (PPGA) e Profa. Dra. Tatiana Ghedine (PMPGIL), e dos demais docentes dos Programas.

Formatura - Turmas de 2019 a 2023 PMPGIL

Em 2023, o Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística promoveu a primeira formatura dos seus mestres titulados entre 2019 e 2023. No dia 08 de março, foi realizada a Cerimônia de Formatura do PMPGIL, com a participação de 14 titulados entre os anos de 2019 e 2023. Infelizmente, por motivos de agenda, nem todos os formandos puderam comparecer, mas serão novamente convidados para a formatura de 2024.

Turma Formamdos PMPGIL e PPGA.jpg
#PraTodosVerem: Na imagem, turma de 44 formandos posa de becas pretas em frente ao auditório com o logotipo da Univali ao fundo.

Mesa autoridades.jpg
#PraTodosVerem: Na imagem,banca de seis pessoas posa em frente a uma mesa com o logotipo da Univali ao fundo.

Confraternizações no PMPGIL

No PMPGIL, acreditamos que momentos de convivência e interação são essenciais para fortalecer os laços entre todos que fazem parte de nossa comunidade acadêmica. Para manter viva essa cultura de proximidade e solidariedade, promovemos eventos de confraternização que são verdadeiras celebrações de nosso compromisso com o desenvolvimento humano e acadêmico. Para nós, essas conexões são vistas como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma carreira sólida e promissora. Convidamos todos a participar e aproveitar essas oportunidades para criar lembranças duradouras e vínculos significativos!!!

Café de Confraternização Mensal

Todos os meses, realizamos um café de confraternização em um ambiente informal e acolhedor. Este encontro, que reúne docentes, discentes e profissionais da nossa instituição, é uma oportunidade para celebrar os aniversariantes do mês e fortalecer ainda mais os laços de camaradagem entre todos. A informalidade do evento não só quebra barreiras, como também promove um ambiente de diálogo aberto e troca de experiências, essenciais para o enriquecimento do nosso curso.

Evento Anual de Encerramento do Ano Letivo

Além disso, o PMPGIL, em conjunto com o PPGA, organiza anualmente um evento especial que marca o fechamento do ano letivo. Este encontro diferencia-se por buscar a integração harmônica entre os programas, proporcionando aos alunos, ex-alunos, corpo docente e equipe administrativa um ambiente de confraternização e troca enriquecedora de experiências.

Este evento não apenas comemora o sucesso e a conclusão de mais um ciclo acadêmico, mas também fomenta um espaço dedicado ao fortalecimento das conexões acadêmicas e profissionais. Acreditamos que esses momentos são fundamentais para reforçar a cultura de solidariedade e colaboração, que é uma característica marcante do nosso programa.


Desafio PMPGIL

​​​​​Objetivo​​​

Promover a integração entre a Universidade e o mercado, através de uma disciplina de cunho prático/teórico que desafia os alunos, através de uma competição, a resolverem problemas reais de gestão de uma empresa parceira. 

Periodicidade​

Realizada anualmente*, mediante a assinatura de protocolo de cooperação entre o PMPGIL/UNIVALI e a empresa conveniada. 

​* De 2020 a 2022 não foi realizado o Desafio PMPGIL em função da pandemia.​

Como func​iona?

Disciplina articula uma competição acadêmica, dividindo os alunos em equipes, onde no final a empresa escolherá a melhor solução apresentada. ​


Unimed Litoral SC – 2023​

O Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Univali está realizando, no primeiro semestre de 2023, mais uma edição do Desafio PMPGIL. Essa competição acadêmica ocorre anualmente por meio de um Termo de Parceria firmado entre o PMPGIL e uma empresa conveniada. Para a edição de 2023, a empresa parceira é a Unimed Litoral, e quatro equipes - UniSol - Univali Solutions, NIT Conexões, Insight Consultoria, Paixão em resolver para você!​ - estão participando da competição. A equipe vencedora será selecionada pela própria empresa, com base na melhor proposta apresentada para resolver um problema real proposto pela Unimed Litoral.​

O primeiro encontro entre os mestrandos do PMPGIL e a Unimed Litoral ocorreu em 16 de junho, às 14h, no Espaço Viver Bem da Unimed Litoral. Os representantes da empresa receberam os professores e alunos do mestrado. A Profa. Dra. Tatiana Ghedine, coordenadora do PMPGIL, destaca que esta é a quinta edição do Desafio PMPGIL, que faz parte de uma disciplina do mestrado. A cada edição, uma empresa ou organização é selecionada. Ela ressalta os principais pontos positivos dessa competição, como a aproximação entre a universidade e o mercado, a troca de experiências entre os mestrandos e os profissionais das empresas, a proposição de soluções reais que podem contribuir para o desenvolvimento da organização parceira, e o desenvolvimento de competências importantes nos mestrandos, relacionadas à identificação e proposição de soluções baseadas em métodos científicos para problemas reais. Segundo ela, esses aspectos refletem a essência do PMPGIL, que busca constantemente a interação com o mercado para preparar melhor seus estudantes, capacitando-os com ferramentas analíticas e métodos científicos que possam gerar novas ideias e soluções práticas para as empresas.


WhatsApp Image 2023-06-20 at 11.17.11.jpeg

Leia a notícia para saber mais.

Hospital Veterinário da Faculdade IDEAU - 2019​

Em 2019, o Desafio PMPGIL ocorreu em Getúlio Vargas/RS em parceira com o Hospital Veterinário da Faculdade IDEAU. Tivemos 05 equipes participando do desafio. Cada grupo buscou focar em uma área específica do Hospital Veterinário, visto que foi identificado durante a visita que tinham diversos pontos de melhorias em vários setores. Sendo assim, cada grupo trabalhou dentro de um setor específico para possibilitar um maior número de propostas de soluções que pudessem contribuir com o hospital. As equipes desenvolveram as propostas juntamente com os professores do PMPGIL e a apresentação final foi realizada em março de 2020 na Faculdade IDEAU, em Getúlio Vargas/RS.​


ideau 1.jpeg ideau 2.jpeg  
ideau 3.jpeg ideau 4.jpeg  



COOPERITAPEMA (Cooperativa de Catadoras de Itapema) - 2018 ​
O Desafio PMPGIL 2018 envolveu os mestrandos na realização do diagnóstico e consultoria científica para a Cooperativa ​de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itapema (Cooperitapema). O primeiro encontro entre os mestrandos e a Cooperativa ocorreu no dia 31/08/2019, às 9h, com o lançamento do desafio, na sede da Cooperitapema e teve seu encerramento no dia 06/12/2018. 

catadoras 1.jpegcatadoras 2.jpeg

Encerrado o Desafio PMPGIL/ PPGA 2018 que beneficiou a Cooperitapema 

Univali disponibiliza pontos de coleta da Cooperitapema em Itajaí e Biguaçu 

Competição acadêmica fomentará consultoria à Cooperativa de Catadores de Recicláveis

​​​Portonave S.A - 2017 

​​​O PMPGIL promoveu em 2017 mais uma edição do Desafio PMPGIL. A competição acadêmica ocorre por meio de um protocolo de cooperação firmado entre o PMPGIL e a Portonave, empresa parceira da edição de 2017. 

Três equipes disputaram a competição, são elas: Ideal X, Insight e Navegar é Preciso.  

A apresentação das soluções propostas pelas equipes aconteceu nas dependências da Portonave, no dia 21/09/2017 para os gestores da empresa. O evento contou com a presença dos gestores e funcionários da empresa, dos professores e alunos do PMPGIL/PPGA e do reitor da Univali. 

portonave 1.jpeg


portonave 2.jpeg

Competição acadêmica do PMPGIL ocorre em empresa parceira
Univali - 2016
Em 2016 ocorreu o primeiro DESAFIO PMPGIL. A empresa parceira foi a UNIVALI e o problema foi apresentado pelo Diretor. Esta primeira experiência promoveu para os mestrandos a revisão e reflexão sobre os conteúdos abordados e também o desenvolvimento de outras habilidades, destacando o pensamento estratégico e o trabalho em equipe, habilidades estas fundamentais para o gestor. ​

Eventos

​Itajaí Com​​ex ​SUMMIT​
Itajaí Comex SUMMIT 2024

A Univali, por intermédio do curso de Comércio Exterior e do Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL), participou do prestigiado Itajaí Comex Summit 2024. Esse evento, que já na sua segunda edição se firmou como um importante encontro nacional do setor, oferece uma plataforma única para novas conexões, insights valiosos, e debates essenciais sobre os desafios e oportunidades presentes no comércio exterior brasileiro.


Neste ano, a Univali destacou-se ao realizar o painel “Os Desafios do Processo de Internacionalização”. O painel teve como foco principal a discussão sobre as complexidades inerentes e as melhorias necessárias para que as empresas possam efetivamente expandir suas operações para além das fronteiras nacionais. Essa troca de conhecimentos visou preparar e orientar empresas sobre os passos estratégicos para a internacionalização bem-sucedida, destacando-se pela profundidade e relevância das discussões apresentadas.

O painel apresentou valiosas contribuições de Marcondes Moser, CEO da Villa Germania Alimentos, e Jociano Motta, CEO da Cheap2Ship, dois líderes reconhecidos no mercado que compartilharam suas experiências práticas e perspectivas inovadoras sobre a expansão internacional. A mediação ficou a cargo de Gustavo Behling, professor do PMPGIL e coordenador do curso de Comércio Exterior da Univali, garantindo uma condução dinâmica e enriquecedora para os participantes.

A participação da Univali no Itajaí Comex Summit 2024 reforça o compromisso da universidade com a capacitação contínua e o fomento ao conhecimento especializado na área de Comércio Exterior, fornecendo aos participantes as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mercado global.​

Confira todos os registros do evento.​

ITAJAÍ COMEX SUMMIT 2024.png
#PraTodosVerem: Na foto, um apresentador faz um discurso sentado em uma cadeira em frente a um telão durante o Itajaí COMEX Summit 2024 para um público de várias pessoas.​

Itajaí Comex SUMMIT 2023

O Núcleo do Comércio Exterior (NCE) da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), em parceria com a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Itajaí, realizou o 1º Simpósio de Operações de Comércio Exterior de Itajaí, nos dias 18 e 19 de maio de 2023 no Mercure Itajaí Navegantes. O evento ocorreu na Rua Doutor Pedro Ferreira, 363, no salão de convenções situado no centro de Itajaí, SC.

Este simpósio teve como objetivo principal oferecer capacitação, informação e valorização para empresas atuantes nas áreas de Comércio Exterior, Logística e Supply Chain, além de fomentar conexões, networking e a unificação das cadeias regionais e nacionais de Comércio Exterior. Como uma oportunidade imperdível para todos os profissionais do setor, o evento ofereceu diversos insights valiosos através de painéis e palestras para enriquecer a atuação de cada participante.

O público-alvo incluiu profissionais de operação e gestão do Comércio Exterior, que puderam adquirir novas habilidades e conhecimentos pertinentes ao setor. Um dos destaques do evento foi o PAINEL 02 “Internacionalização de empresas e desenvolvimento de negócios no exterior”, que ocorreu das 11:20 às 12:30. Este painel contou com a mediação de Dinorá Eliete Floriani, Professora Doutora PMPGIL e especialista em internacionalização de empresas na UNIVALI.

Os palestrantes incluem Juliano Froehner, Secretário de Articulação Internacional do governo do Estado de Santa Catarina; Thiago Raitez, Diretor Comercial e de Novos Negócios na Father Group; e Luiz Felipe Rebello, Coordenador do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação das Exportações - PEIEX e professor de Relações Internacionais na UNIVALI.​

ITAJAÍ COMEX SUMMIT 2023.png
#PraTodosVerem: Na foto, seis pessoas de roupas sociais posam em frente a um pano de fundo durante o Itajaí COMEX Summit 2023.

​Fórum Catarinense do Setor Portuário
II Fórum C​atarinense do Setor Portuário (Porto Itapoá - 20 e 21/06/2024)

Fazer as correções necessárias para deixar o texto mais fluido para uma página de internet "O II Fórum Catarinense do Setor Portuário reuniu autoridades públicas do Poder Executivo e do Poder Legislativo do Estado de Santa Catarina, dirigentes portuários e de empresas que atuam no setor, técnicos e profissionais que atuam na área portuária, pesquisadores da área e convidados em geral.

O II Fórum teve como objetivo promover a integração dos portos catarinenses, por meio da discussão sobre a estrutura portuária e sua contribuição para o desenvolvimento econômico do Estado e do país. Ainda como objetivos específicos destacam-se: promover a integração e a troca de experiência entre os portos catarinenses; disseminar as boas práticas de gestão entre os portos e para o mercado, considerando a expertise de cada equipamento portuário; fomentar o setor portuário catarinense e sua contribuição para o desenvolvimento econômico do estado; estimular investimentos e a melhoria do sistema portuário catarinense; discutir a sustentabilidade dos portos e a relação porto cidade; e, sensibilizar os tomadores de decisão em nível estadual, quanto as demandas do setor portuário. O Prof. Luiz Eduardo Simão fez parte da Comissão Organizadora e representou a UNIVALI e o PMPGIL neste evento.

II Fórum Catarinense do Setor Portuário.png  
#PraTodosVerem: Na foto, oito pessoas de roupas sociais posam em frente a um pano de fundo durante o II Fórum Catarinense do Setor Portuário.

I Fórum Catarinense do Setor Portuário (Porto Imbituba – 06 a 07/07/2023)

O I Fórum Catarinense do Setor Portuário reuniu diversas autoridades, incluindo membros do Poder Executivo e Legislativo de Santa Catarina, além de dirigentes portuários, empresas do setor, técnicos, profissionais da área, pesquisadores e convidados.

O evento teve como principal objetivo promover a integração dos portos catarinenses, abordando temas sobre a infraestrutura portuária e sua importância para o desenvolvimento econômico do Estado e do país. Entre os objetivos específicos, destacaram-se: a integração e troca de experiências entre os portos catarinenses; a disseminação das melhores práticas de gestão portuária, levando em consideração a expertise de cada instalação; o fomento ao setor e sua contribuição para o crescimento econômico estadual; o incentivo a investimentos e melhorias no sistema portuário; a discussão sobre sustentabilidade e a relação entre portos e cidades; e a sensibilização das autoridades estaduais sobre as demandas do setor. O Prof. Luiz Eduardo Simão, representou a UNIVALI e o PMPGIL no evento, além de participr como palestrante.

CONCARH
O CONCARH é o maior congresso sobre Gestão de Pessoas do Sul do Brasil, e sua edição de 2024 ocorreu nos dias 11 e 12 de julho de 2024 no Centrosul, em Florianópolis. Este evento reúne milhares de profissionais, líderes, fornecedores, influenciadores e gestores de Recursos Humanos para dois dias de imersão em uma das áreas mais complexas e desafiadoras da atualidade: a Gestão de Pessoas.

Neste ano, a Univali participou de maneira ainda mais destacada, marcando presença com um estande próprio que proporcionou interação direta com os participantes. No espaço, foram apresentados os cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, oferecendo uma visão ampla das oportunidades acadêmicas disponíveis na instituição. Nossos alunos, professores e secretários desempenharam um papel ativo na recepção dos visitantes no estande e na divulgação do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL).

A participação no CONCARH reforça o compromisso da Univali em avançar no campo da Gestão de Pessoas, promovendo conhecimento e capacitação contínua entre profissionais da área.

Evento ABRH
14º Evento da ABRH - Itajaí

No dia 20 de setembro, no Centreventos Itajaí aconteceu mais um encontro de RH do Litoral, com o tema: Gente, Gestão e IA: em busca do Fit Cultural, o evento contou com palestras e networking para gestores e liderados de nossa região. Nossos docentes, discentes, egressos e secretária participaram do evento.

14º Encontro de RH do Litoral 1.png  14º Encontro de RH do Litoral 2.png
#PraTodosVerem: À esquerda, banner do evento com o título do evento e informações com uma mulher em meio a elementos tecnológicos. À direita, duas mulheres posam em frente a um pano de fundo com a identidade da Univali. Na frente delas, uma mesa baixa com brindes entregues no dia.

12º Evento da ABRH - SC

Na 12ª edição do Evento da ABRH-SC nossos egressos e professores receberam o Prêmio Ser Humano 2021, na modalidade “Gestão de Pessoas – Acadêmico". Um dos artigos premiados foi o artigo do egresso do PMPGIL João Anselmo Tormen Ferreira e em parceria com a professora Tatiana Ghedine, intitulado “Múltiplos Papéis da Área de Gestão de Recursos Humanos: Percepções de Gestores das Melhores Empresas de Grande Porte Para se Trabalhar em Santa Catarina”. O outro artigo premiado foi da egressa Cláudia R. Alves e profesora Suzete Lizote, intitulado, “Liderança Pró-Social e Capacidade de Inovação Em Empresas Familiares".

Muitos discentes e egressos do PMPGIL também participaram do evento, representando suas empresas e alguns o próprio PMPGIL.

Marejada - Itajaí​
35ª edição da Marejada

O PMPGIL participou da 35ª edição da Marejada, realizada de 03 a 20 de outubro no estande da Univali. Todas as atividades promovidas estavam em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Durante o evento, o PMPGIL desenvolveu ações significativas, entre as quais se destaca a atividade "Sustentabilidade em Ação: Gere Impactos Positivos, Transformando Resíduos em Recursos Valiosos". Esta atividade, organizada pelos professores Jailson Lana e Tatiana Ghedine, ocorreu em 4 de outubro de 2024, das 19h às 22h, e contou com a colaboração da empresa Organa Biotech, parceira do PMPGIL que abriu suas portas para os mestrandos fazerem um diagnóstico e propor soluções para os problemas encontrados

Outra atividade promovida pelo PMPGIL foi a Kraft Race, parte dos campeonatos Brasileiro e Catarinense de Corrida de Aventura, em 18 de outubro de 2024, que tem no seu comitê organizador o nosso professor Hans Peder Behling. Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 13, a corrida promove saúde, bem-estar e consciência ambiental, utilizando modalidades não motorizadas com baixas emissões de carbono. Durante o evento, ocorreu uma roda de conversa, transmitida on-line, abordando a evolução do esporte, inclusão, desafios técnicos e sustentabilidade. Discussões incluíram tecnologias inovadoras, impacto econômico e histórias inspiradoras de atletas participantes. O evento reforça o compromisso do PMPGIL com práticas sustentáveis e aprendizado orientado para a inovação. Participaram da roda de conversa Jonas Junckes, André Gustavo Wormsbecher, Áureo Giunco, Cássio Aurélio Suski, Leo Nardi Borba, Hans Peder Behling, Vanessa Müller.

Evento Marejada Univali Jailson e Hans.png  

#PraTodosVerem: Na foto, cinco pessoas posam abaixo do palco em frente a dois banners durante o evento.

Notícias

Parcerias Empresas e Governo

​Curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Ecossistemas da Inovação​​

O "Curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Ecossistemas da Inovação" é uma iniciativa voltada à inovação na região da Foz do Rio Itajaí. Este curso, único no Brasil com este enfoque, teve seu início em agosto de 2023 e foi concluído em setembro do mesmo ano. O curso é o resultado de uma parceria exitosa entre a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e a Universidade La Salle de Barcelona, em cooperação com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI (CIMAMFRI) e o Centro Regional de Inovação (ELUME PARK).

O curso formou 23 "Embaixadores da Inovação", com representantes das cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo, capacitando-os para iniciativas voltadas à inovação em seus municípios. Os participantes seguiram um cronograma que incluía visitas a Barcelona para explorar centros de inovação, como a Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) e o La Salle Technova Barcelona.

Projetos desenvolvidos durante o curso incluem "Programa de Desenvolvimento para Clusters", "Hub Regional de Investidores: Investfoz do Itajaí", "Smart Cities: Sandbox para Inovação Govtech", "Elume Living Lab", e "Pacto pela Inovação da Região da Foz do Rio Itajaí". Estes projetos estão em implementação nos municípios participantes, promovendo desenvolvimento por meio da inovação.

O trabalho conjunto entre UNIVALI, La Salle, instituições locais e municípios participantes visa estabelecer a região da Foz do Rio Itajaí como um centro de inovação. O curso reflete o compromisso do PMPGIL com o desenvolvimento sustentável através da educação e da colaboração estratégica com os municípios de Santa Catarina.

Módulos de Aprendizagem

A formação será organizada em dois Módulos:

  • Módulo Brasil (2 semanas): A Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) é responsável pelo Módulo em Santa Catarina com duração de 2 semanas de aulas teóricas-práticas.

  • Módulo Catalunha (1 semana): A Universidade de La Salle é responsável pelo Módulo Catalunha com duração de uma semana de aulas teórico-práticas e visitas de estudo realizadas em Barcelona.

Curso de Aperfeiçoamento 1.png Curso de Aperfeiçoamento 2.png Curso de Aperfeiçoamento 3.png

Parceria PMPGIL e EMPRESAS

Salas Parceiras

A UNIVALI lançou uma política institucional sólida voltada para parcerias com empresas, visando fortalecer a colaboração entre a academia e o setor industrial e comercial. Essa política promove a realização de projetos colaborativos e pesquisas aplicadas, beneficiando tanto os estudantes quanto as empresas envolvidas. O PMPGIL, em parceria com a Escola de Negócios, Educação e Comunicação (ENEC), tem trabalhado de 2021 a 2024 para desenvolver parcerias com empresas interessadas em investir em salas parceiras.

Essa iniciativa inovadora busca consolidar a cooperação entre a UNIVALI e o setor privado. As chamadas “salas parceiras” são espaços mantidos com o apoio financeiro de empresas, destinados a atividades de estudo, pesquisa, aulas especiais, seminários, bancas e outras atividades acadêmicas. Este esforço conjunto tem resultado em parcerias valiosas com empresas como: ALLOG, MULTILOG, ROCKSET, BULL, ABIVA, APM TERMINALS, BUNGE, DC LOGISTICS, ASIA SHIPPINGe PORTONAVE.

Estas colaborações representam um compromisso contínuo da UNIVALI em integrar conhecimento acadêmico com práticas empresariais, criando um ambiente de aprendizado rico e relevante para os desafios contemporâneos. As parcerias beneficiam os estudantes, que têm acesso direto a experiências práticas e oportunidades de desenvolvimento profissional, bem como as empresas, que se beneficiam das inovações e insights produzidos em um cenário educacional dinâmico. A Univali, através do PMPGIL, segue ampliando estas oportunidades de integração, reforçando seu papel como ponte entre o conhecimento acadêmico e suas aplicações práticas no mercado. ​

PMPGIL nas Redes

O PMPGIL disponibiliza perfis nas redes sociais Instagram e LinkedIn para promover o engajamento da comunidade acadêmica, divulgar pesquisas, compartilhar informações sobre eventos acadêmicos, oportunidades de bolsas e divulgar atividades dos alunos e professores do Programa, de forma a interagir com a sociedade em geral.

Siga-nos em nossas redes sociais!

icone-instagram.svg ícone-linkedin.svg icone-youtube.svg


Projetos de Extensão

Projeto Mulheres Empodera – Apoio à Recolocação de Mulheres ao Mercado de Trabalho

O Mulheres Empodera é um projeto de extensão voltado para o público feminino, e busca dialogar principalmente sobre empreendedorismo, autoconhecimento, autocuidado, autonomia, empoderamento, entre outros.

Tem como objetivo desenvolver o empoderamento feminino, a capacitação profissional e a melhoria do processo de inserção socioeconômica das mulheres participantes do projeto Mulheres Empodera na sociedade.

Responsável: Prof.ª Natali Nascimento
E-mail: natali@univali.br

No projeto tivemos a participação das alunas do PMPGIL, Marília Cristina da Silva Tavares e Rúbia Alexandra de Souza de Almeida e da egressa Daniela Fernandes Nunes.

Liderança Feminina – 23/09/2022 - Daniela Fernandes Nunes (egressa do PMPGIL)
Confira os rgistros no Instagram.​

Liderança Feminina – 28/10/2022 - Rúbia Alexandra de Souza de Almeida (aluna do PMPGIL)
Confira os rgistros no Instagram.

​Liderança Feminina – 11/11/2022 - Marília Cristina da Silva Tavares (aluna do PMPGIL)
Confira os rgistros no Instagram.



Programa de Exten​​​​são​ da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG), Práticas e Políticas de Acolhimento de Migrantes e Refugiados: rede de cooperação entre PPGs no Núcleo de Apoio ao Migrante

​​I Feira de Acolhimento e Hospit​​alidade ao Migrante – 29/06/2024

https://www.univali.br/noticias/Paginas/univali-promove-1-feira-de-acolhimento-e-hospitalidade-ao-migrante.aspx

Campus Balneário Camboriú – UNIVALI
ALUNOS: Flaiane Lizote, Franciani Amábile Fiamoncini,
EGRESSOS: Maysa Silveira, Roberto Carlos Imme Junior
ATIVIDADES: Estruturação De Currículo e Preparação para Entrevista de Emprego e Finanças Pessoais

​Univali e Embaix​​ada do Haiti no Brasil promovem ação de prestação de serviços para migrantes

https://portal.univali.br/noticias/Paginas/univali-e-embaixada-do-haiti-no-brasil-promovem-acao-de-prestacao-de-servicos-para-migrantes.aspx




Rankings

Pós-Doutorado em Administração

PPGA nas Redes

Projetos de Cooperação entre Instituições - PCIs

Bolsas Sanduíche

Disciplinas em Outro Idioma

Dupla Titulação

Intercâmbio

Outras Atividades

Transparência

Objetivo

Perfil do Egresso

Mestrado

Áreas de Concentração

    Linhas de Pesquisa

      Doutorado

      Áreas de Concentração

        Linhas de Pesquisa

          Dados Gerais do

          Ampulheta representando o tempo/duração

          Duração

          Calendário

          Início das Aulas

          Últimas vagas
          Calendário com um relógio pequeno no canto inferior direito

          Agenda

          Ampulheta representando o tempo/duração

          Duração

          Calendário

          Início das Aulas

          Últimas vagas
          Calendário com um relógio pequeno no canto inferior direito

          Agenda

          Bolsas, Oportunidades e Valores

          Bolsas​​​

          Bolsa P​G​-SS

          O edital de Bolsa PG-SS tem como finalidade conceder bolsas de estudos incidente sobre o valor das parcelas do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (exceto a primeira parcela), durante todo o período do curso de pós-graduação Stricto Sensu, conforme percentuais e vagas previstos no Edital.

          Bolsa FAP​​ESC

          A Bolsa tem como objetivo fomentar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, por meio da concessão de bolsas de mestrado acadêmico e profissional, vinculados às IES/SC, públicas e privadas, sem fins lucrativos; formar recursos humanos para o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), contribuindo para a solução de problemas da sociedade catarinense e brasileira, atendendo especificamente às necessidades do poder público, do setor produtivo e da comunidade local.


          Crédito educacional Cred​​​IES Univali

          Com o crédito educacional CredIES Univali, o estudante paga 50% da mensalidade durante o curso e 50% somente após a data prevista para a sua conclusão. No CredIES Univali não há cobrança de juros remuneratórios e a taxa administrativa é a menor do país.

          Mais informações:
          https://www.univali.br/vida-no-campus/bolsas-efinanciamentos/credies/Paginas/default.aspx​

          Oportunidades​

          Disciplinas isoladas para alunos externos

          Disciplinas isoladas são oportunidades que o PMPGIL oferece a alunos externos, sem a necessidade de passar pelo processo seletivo do programa. Os interessados que se matriculam nessa modalidade, pagam proporcionalmente pelo número de créditos a serem cursados. As disciplinas cursadas podem ser revalidadas, mediante aprovação da coordenação do curso. Inscrições estão abertas durante todo o ano.​ Para mais informações clique aqui.

          Valores​

          Investimento

          O investimento é de R$ 285,82 (parcela diferenciada referente a matrícula) + 30 parcelas de R$ 3.238,34 (com bolsa 50% o valor passará para R$ 1.619,17* mensal**).
          * Consulte bolsa Pós-Graduação Stricto Sensu (PG-SS/Univali) acima.
          ** O valor sofre reajuste anual de acordo com a inflação de cada ano.​

          Alunos Externos​ Doutorado

          ​Lorem ipsum dolot sit amet,
          hasuidhauishduiasiudhuihdiasu
          dasdasdahdasgd​​

          Banco de Teses e Dissertações

          Dupla Titulação
          Busca:
          Ordenar por:

          Calendário e Cronograma

          Defesas Agendadas

          Dissertações

          Teses

          Nenhuma defesa agendada no momento.

          Disciplinas Isoladas

          ​Alunos Especiais são aqueles que cursam disciplinas isoladas, sem passar pelo processo seletivo do PMPGIL. Os interessados que se matriculam nessa modalidade, pagam proporcionalmente pelo número de créditos a serem cursados. As disciplinas cursadas podem ser revalidadas, mediante aprovação da coordenação do curso. Inscrições estão abertas durante todo o ano.​

          ​​Período de ​matrí​​​culas para alunos especiais
          As matrículas ​estão abertas o ano todo, podendo ser realizadas entre os meses de fevereiro e novembro. As disciplinas disponíveis para alunos especiais podem variar de acordo com o semestre e o número de vagas disponíveis.
          Benefícios para aluno​​s espec​​iais
          O aluno especial pode re​duzir o número de disciplinas a serem cursadas após o ingresso como aluno regular. Dessa forma, poderá concluir o curso em um menor prazo, ou disponibilizar mais tempo para atividades de estudo e pesquisa. 

          O valor pago pelas disciplinas revalidadas é descontado do valor total a ser pago pelo curso. Além disso, para o aluno especial é concedido 80% ​de desconto, conforme Resolução nº 032/CAS/2018.
          Ingresso co​​mo alu​​​no regular
          O aluno especial interessado em ingressar como aluno regular deve participar do processo seletivo como qualquer outro candida​​to, independentemente de ter ou não cursado disciplinas como aluno especial.
          Revalidação de disciplinas cu​​rsadas como Aluno Especial
          As disciplinas passíveis de serem revalidadas possuem um prazo de validade compatível com a dinâmica de programas de​ Pós-graduação “Stricto Sensu". O aluno estará sujeito ao regimento vigente no momento que ingressar no curso e pleitear a revalidação dos créditos já cursados.
          Quem pode se ​ma​​tricular como Aluno Especial
          Podem s​e matricular como aluno especial todos os portadores de diploma de Graduação de cursos reconhecido pelo MEC.
          ​​Informações f​​inanceir​​​as ou outras informações
          Número de​ parcelas: 06

          Aos alunos especiais dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação “Stricto Sensu" da Univali será concedido um desconto de 80% (oitenta por cento) no valor do contrato no período da matrícula;

          O desconto pode ser revogado a qualquer tempo, considerando que a opção de conceder o benefício é uma liberalidade da Fundação Univali.
          Documentos para Alunos Especiai​s E​​xternos
          A matrícula pode se​r realizada à distância mediante o envio dos seguintes documentos:

          • Ficha cadastral devidamente preenchida e assinada; (será disponibilizada)
          • Formulário de programação acadêmica preenchido e assinado; (será disponibilizado)
          • Cópia autenticada do Diploma de graduação (os candidatos que irão colar grau até a data da matrícula deverão apresentar declaração da Instituição de Ensino, informando a data da colação);
          • Cópia autenticada do Histórico escolar de graduação;
          • Cópia autenticada da Certidão de nascimento ou casamento;
          • Cópia da Carteira de identidade e do CPF;
          • Currículo comprovado e preenchido no Formulário Lattes – CNPq (www.cnpq.br); 

          OBS: Solicitamos que o aluno entregue uma cópia autenticada dos documentos (diplomas, históricos e certidão) na Secretaria do PMPGIL ou a encaminhe pelos correios.​​Alunos

          Docentes

          Docentes Permanentes

            Estrutura Curricular

            Disciplinas obrigatórias

              Disciplinas eletivas

                Disciplinas obrigatórias

                  Disciplinas eletivas

                    Impacto Acadêmico e Social

                    Formulários e Modelos

                    Internacionalização

                    Editais

                    ​Dupla Titulação com Universidade d​e Alicante (Espanha)

                    O acordo com a Universidade de Alicante, Espanha, foi oficializado em 2019. A parceria prevê que o PMPGIL e o “Máster en Dirección y Gestión de Empresas (MDGE/UA)", da Universidade de Alicante, validem conteúdos comuns, e ofereçam os conteúdos não revalidáveis remanescentes num período de 30 dias. Assim, aqueles que optam por matricular-se na modalidade dupla titulação, podem receber, uma vez concluindo o mestrado, o diploma de Mestre em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística pela Univali, e de Máster em Dirección y Gestión de Empresas pela Universidade de Alicante.

                    As vantagens da dupla titulação incluem uma formação mais internacionalizada, o conhecimento da realidade regional da universidade parceira, além da eliminação da necessidade de revalidação de diploma brasileiro na União Europeia, visto que o diploma emitido pela Universidade de Alicante é reconhecido em todo o espaço comunitário europeu.


                    Parcerias Internacionais

                    Convênio com a Universidade de Firenze​​/Itália

                    Prevê o intercâmbio de professores e alunos para atividades docentes e de pesquisa. O NEINTE atua em parceria ao grupo de pesquisadores de Firenze e suas pesquisas alcançaram tornaram-se referência em temas da indústria criativa e a aglomeração de empresas. A parceria também inclui a aulas ministradas por professores de ambas as universidades, bem como produções conjunta, publicadas livros, capítulos de livros e artigos.

                    Convênio com a Universid​ade de Pavia/Itália

                    Prevê atividades de ensino e pesquisa envolvendo professores e alunos de ambas as instituições. A parceria avançou em 2020, para o programa de intercâmbio ERASMUS MUNDUS que viabiliza a vinda de docentes italianos para o PMPGIL. A parceria resultou em artigo na International Business Review, que recebeu o prêmio International Business Review, Best paper 2018, Elsevier.

                    Convênio com a Universidade de Saginaw/E​UA

                    Prevê o intercâmbio de alunos e professores, com apoio por parte de ambas as universidades para professores e alunos.

                    Profess​​​ores Visitantes

                    No período de 15 de ma​rço a 14 de abril de 2023 o PMPGIL recebeu a visita dos professores visitantes da Suécia, Dra. Maya Hoveskog e Dr. Fabio Gama, referente a parceria com a Universidade de Halmstad e também a visita do Prof. Dr. Roger Strange da Universidade de Sussex, do Reino Unido.

                    Neste período, os professores ministraram disciplinas para os mestrandos e doutorandos dos Programas de Administração da Univali (PMPGIL/PPGA), conforme abaixo:

                    • Tópico Especial: Technology Management (Prof. Dr. Fabio Gama)
                    • Tópico Especial: New Product Development and Business Models (Profa. Dra. Maya Hoveskog)
                    • Tópico Especial: Multinational Companies in the Post Pandemic Era: New Trends & Methodologies (Prof. Dr. Roger Strange)

                    ​Projeto Linnaeus-Palme (Suécia)

                    A Univali, por meio do PMPGIL, e a Universidade de Halmstad, da Suécia, aprovaram projeto de cooperação junto ao Governo sueco, no âmbito do Programa Linnaeus-Palme. O projeto teve início em 2017, com duração inicial prevista até 2025. Participantes de ambos os países (discentes e docentes), recebem bolsas financiadas pelo Governo sueco. Os professores participam de atividades vinculadas ao Ensino e à Pesquisa, enquanto os alunos participam, por um período de 6 meses a 01 ano, de aulas e atividades desenvolvidas na IES parceira. Os mestrandos que optem por ficar 1 ano na Suécia, e cumprirem com as exigências dos 2 programas, poderão receber também diploma de Master in International Marketing and Entrepreneurship da Universidade de Halmstad.​

                    Processo Seletivo

                    Autoavaliação

                    A autoavaliação dos Pro​gramas de Pós-Graduação (PPGs) da Univali começou em 2021 e foi implementada em 2022. A Comissão de Avaliação Institucional da Pós-Graduação, junto à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, elaborou os questionários baseando-se em documentos específicos como relatórios de grupos de trabalho da CAPES, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Univali e o planejamento estratégico da instituição e dos programas de pós-graduação.

                    O processo de autoavaliação possui abordagem multidimensional e está focado nas áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento, estrutura curricular e infraestrutura dos PPGs. Este processo ocorre por meio de três formulários online direcionados, semestralmente, a docentes, discentes e egressos, cujos resultados são analisados e discutidos junto aos PPGs, objetivando melhorar a gestão, qualidade e divulgação dos cursos.

                    Este processo rigoroso assegura que estamos alinhados com as melhores práticas e padrões internacionais, mantendo nosso compromisso com a formação de profissionais altamente qualificados e a produção de conhecimento que interfere positivamente na sociedade.

                    Depoimentos de egressos

                    Marciano Ertha​l de Medeiros (2022)


                    Vídeo: https://ww​w.youtube.com/watch?v=vrn3LlPJEZY​
                    LinkedIn: @marciano-medeiros-293866102
                    Instagram: @marciannomedeiros
                    Facebook: @maerthal

                    Daniela Fernandes Nunes (2021)


                    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hBfq2L8keps
                    LinkedIn: @daniela-nunes-589b75210
                    Instagram: @danielafernandesnunes
                    E-mail: danicafn@gmail.com

                    ​Sandro Ferrari (2021)


                    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=70Q9OEMNNsk
                    Site: www.sandroferrari.com
                    LinkedIn: @coachsandroferrari
                    Instagram: @coachsandroferrari
                    E-mail: contato@sandroferrari.com

                    Francine Lucatelli (2020)


                    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BFRmnkGNIFA
                    LinkedIn: @francine-lucatelli-14904823
                    Instagram: @franlucatelli
                    ResearchGate: Francine Lucatelli

                    ​Andreia Aparecida Figueira de Mello Silva (2019)

                    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yJJXmVAB_Yg

                    Claudiomir Leal de Souza (2019)

                    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=A0HtK6qwbk4

                    Vinícius Castanho Kleinert (2019)

                    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Bn4LDCuAF9s

                    Luiz Fabiano Soeth (2017)

                    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VPuVkq656eI

                    Tobías Kfoury (2017)

                    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ChDxoCiicEY

                    Claudia Silva Ribeiro Alves (2016)


                    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QcmMzRwyE6E​​
                    Facebook: @claudia.s.alves.33
                    LinkedIn: /in/claudia-silva-ribeiro-alves-73114183
                    Instagram: @claudiasralves
                    E-mail: csr.alves@univali.br

                    Infraestrutura

                    O PMPGIL está localizando na sala 101 do Bloco B7 do campus Itajaí e na e buscando proporcionar um ambiente ideal para o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos, oferece uma infraestrutura moderna e completa:

                    Salas de aula: Espaços adequados para a realização de aulas teóricas, seminários e defesas de dissertações e teses.

                    Salas parceiras: Espaços que recebem apoio financeiro de empresas ou organizações para sua manutenção e aprimoramento. São destinados ao estudo, pesquisas, realização de aulas diferenciadas, seminários, bancas ou outras atividades de ensino e pesquisa.

                    Espaços de estudo e convivência: Áreas destinadas ao estudo individual ou em grupo, bem como espaços de convivência espalhados pelos campi da universidade e destinados à interação entre alunos e professores.

                    Laboratórios: Equipamentos e instalações específicas para realização de pesquisas experimentais ou análises técnicas. www.univali.br/laboratorios

                    Sistema Integrado de Bibliotecas: Sete bibliotecas físicas distribuídas nos campi da universidade com acervo atualizado de livros e revistas relacionados à área de estudo do programa. https://www.univali.br/biblioteca/bibliotecas/Paginas/default.aspx

                    Biblioteca Virtual: Acesso gratuito à pesquisa digital e simultânea que permite pesquisar o acervo Univali, Portal CAPES, EBSCO, Biblioteca A, Saraiva, Vlex, Biblioteca Digital do Senac, Biblioteca Catalogus, Portal de Periódicos Univali, Scielo Livros, Scielo Periódicos, Diretórios de Acesso Aberto e Repositórios Internacionais de Teses e Dissertações. https://www.univali.br/biblioteca/Paginas/default.aspx

                    Periódicos Capes/CAFe: Acesso remoto ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos CAPES disponível para os alunos do PPGA por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/acesso-cafe.html

                    Tecnologia da Informação: Infraestrutura de TI, incluindo acesso à internet, softwares especializados e plataformas online para gestão acadêmica.

                    Recursos audiovisuais: Equipamentos e instalações para a realização de apresentações, palestras e eventos acadêmicos.

                    Secretaria e Recepção: Local que acomoda a equipe administrativa e permite recepcionar alunos, interessados e visitantes do Programa.

                    Offices para Docentes: Espaços dedicados aos docentes do programa, mobiliados com mesa, armário, cadeiras, wi-fi e impressora, permitindo a realização de estudos, pesquisas e orientações.

                    Teatro e Auditórios: A instituição disponibiliza espaços como um teatro e 08 auditórios no campus Itajaí e 01 auditório no campus Biguaçu que comportam diferentes quantidades de público para a realização dos eventos e atividades do PPGA.

                    Recursos financeiros: Bolsa Stricto Sensu Univali, que concede 50% de desconto para estudantes regularmente matriculados em cursos de mestrado ou doutorado da universidade.

                    Parcerias institucionais: Convênios com outras instituições de ensino e pesquisa, empresas e órgãos governamentais para colaboração em projetos acadêmicos e científicos.

                    Núcleo de Acessibilidade: Equipe especializada que acolhe e oferece apoio e recursos de acessibilidade, assim como acompanhamento das atividades relativas ao processo de ensino e aprendizagem no ambiente acadêmico. https://univali.br/vida-no-campus/nucleo-de-acessibilidade-da-univali/Paginas/default.aspx

                    Normas e Regimentos

                    Planejamento Estratégico

                    O planejamento estratégico desempenha um importante papel no desenvolvimento e na consolidação do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Ele serve como uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas que moldam o futuro do programa, garantindo alinhamento com as diretrizes institucionais e respondendo às dinâmicas do mercado e da academia. 

                    Alinhamento e Integr​​açã​​o

                    Com as atualizações implementadas pela comissão de avaliação da CAPES em 2019, o planejamento estratégico do PMPGIL foi realinhado ao Plano Estratégico Institucional da Fundação UNIVALI, formulado em 2018. Este realinhamento trouxe ajustes substanciais nos processos de planejamento e controle das atividades do programa, assegurando coesão e direção estratégica tanto para o PMPGIL quanto para a universidade como um todo. 

                    Sistema de Planej​a​​mento

                    Desde sua criação em 2015 até 2018, o planejamento estratégico do PMPGIL seguiu as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), alinhando-se ao PE da Fundação UNIVALI 2017-2021 e ao Projeto Pedagógico da então Escola de Negócios. Com a formação da Diretoria de Planejamento e Finanças em 2018, um novo documento de diretrizes institucionais foi elaborado, estruturado em cinco dimensões principais: Inovação e Competitividade, Gestão e Governança, Excelência Acadêmica, Conexão de Pessoas, e Solidez e Integridade Econômico-Financeira. 

                    Fases do Planejame​nto Estratégico

                    O desenvolvimento do planejamento estratégico do PMPGIL seguiu uma metodologia sistemática dividida em quatro fases: 

                    1. Instituição do Comitê Diretivo e SQUADs (2019): Grupos de trabalho foram formados para estruturar o planejamento estratégico, promovendo uma abordagem colaborativa para a formulação de metas.

                    2. Sensibilização (2020): Foi realizada uma análise do histórico do PMPGIL e de seus indicadores de desempenho, alinhando todos os participantes com os pilares fundamentais do programa e suas demandas de mercado.

                    3. Fase Convergente (2020-2021): O planejamento estratégico da instância superior foi desdobrado, aplicando suas diretrizes à realidade do PMPGIL e resultando no seu Mapa Estratégico, que definiu metas e ações específicas.

                    4. Periodicidade (2021-2024): Desde o segundo semestre de 2021, reuniões semestrais têm sido realizadas com o corpo docente para revisar as ações e metas estabelecidas no planejamento estratégico do PMPGIL.

                    ​Mapa Estratégico do PMPGIL​

                    Mapa Estratégico PMPGIL 2021-2025.png
                     

                    ​​​Reavaliação e Futuro

                    Está prevista, para o primeiro semestre de 2025, a reativação dos SQUADs visando a reavaliação dos resultados obtidos pelo planejamento estratégico de 2021-2025. Este processo incluirá a revisão dos objetivos estratégicos e o estabelecimento de novos planos de ação para o próximo quadriênio. 

                    Através destas estratégias, o PMPGIL se posiciona para continuar sua jornada de excelência acadêmica, alinhando suas ações às exigências contemporâneas da gestão e inovação na logística, e mantendo sua reputação como uma das principais ofertas educacionais da UNIVALI.

                    Prêmios e Reconhecimentos

                    Evento: XLV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Menção Honrosa na categoria de Melhor Artigo Decorrente de uma Dissertação da.
                    Área: Divisão GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
                    Autores: Daniela Fernandes Nunes e Tatiana Ghedine
                    Título: Análise de Necessidades de Treinamento: Proposta de um Método para o Desenvolvimento Assertivo do Capital Humano

                    Evento: XIX SEGeT - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (Premiação pelo melhor trabalho).
                    Autores: Cláudia Silva Ribeiro Alves e Prof.ª Suzete Antonieta Lizote.
                    Título: "Relação entre liderança pós-social, capacidade de inovação e desempenho organizacional em empresas familiares".

                    Evento: Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (33º ENANGRAD) Melhores textos ENANGRAD Júnior
                    Área: Marketing Autores: Caetano Cardozo Bitencourt, Carlos Marcelo Ardigó, Jailson Lana, Emanuelle Beatriz Westphal Ardigó
                    Título: É verdade, eu vi no “insta”... um estudo sobre o perfil da finitech nubank na plataforma da rede social instagram

                    Evento: Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (33º ENANGRAD) Melhores textos ENANGRAD Pleno
                    Área: Gestão de Pessoas Autores: Elivania Jisch, Tatiana Ghedine, Suzete Antonieta Lizote, Daniela Fernandes Nunes
                    Título: Um estudo de competências gerenciais sob a ótica dos lideres que atuam na área de comércio exterior

                    Evento: Congresso Transformação Digital CTD 2022 - FGV/EAESP
                    Categoria: Projeto ou Pesquisa em andamento
                    Autores: Rosana Vaz Dangui e André Moraes dos Santos
                    Título: Conhecimento do fundador, inovação frugal e desempenho de startups

                    Prêmio Ser Humano – SC, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Edição 12, Ano 2021/2022, na modalidade “Gestão de Pessoas – Acadêmico", com o artigo “Múltiplos Papéis da Área de Gestão de Recursos Humanos: Percepções de Gestores das Melhores Empresas de Grande Porte Para se Trabalhar em Santa Catarina” – Egresso do PMPGIL João Anselmo Tormen Ferreira e Profa. Dra. Tatiana Ghedine.

                    Prêmio Ser Humano – SC, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Edição 12, Ano 2021/2022, na modalidade “Gestão de Pessoas – Acadêmico", com o artigo “Liderança Pró-Social e Capacidade de Inovação Em Empresas Familiares" - Egressa PMPGIL Cláudia R. Alves e Profa. Dra. Suzete Lizote.

                    Vencedor do concurso cultural de ilustrações sobre Balneário Camboriú com o projeto “BC em Traços" - Edital LIC BC 2021 – Prof. Dr. Hans Peder Behling.

                    Prêmio de melhor trabalho na área de Comportamento Humano nas Organizações (CHO), no XIII CASI 2020 – Congresso de Administração, Sociedade e Inovação com o artigo Gestão da diversidade e práticas de recursos humanos nas organizações para a inserção de pessoas com deficiência, Prof.ª Dr.ª Suzete Lizote e Egressa do PMPGIL Jaqueline dos Santos Seemann.

                    Prêmio de segundo melhor artigo do 1º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis do CRC/SC (2020), com o artigo “Competências empreendedoras dos proprietários de empresas de serviços contábeis". Profa. Dra. Suzete Lizote.

                    Menção honrosa no 21º USP International Conference of Aconting – FEA - com o artigo “Home-office em tempos de pandemia: um estudo em empresas prestadoras de serviços contábeis". Profa. Dra. Suzete Lizote.

                    Reconhecimento como Profissional Amigo do Programa Jovem Aprendiz UNIVALI 2020 – Oficina sobre Educação Financeira Pessoal. Profa. Dra. Suzete Lizote.

                    Reconhecimento como Profissional Amigo do Programa Jovem Aprendiz UNIVALI 2020 – Oficina sobre Inovação. Prof. Dr. André Moraes

                    Prêmio de melhor artigo na área de Marketing no SEMAD 2020, intitulado “Marketing Relacionado a Causas: um estudo sobre a resposta afetiva do consumidor, intenção de compra e reputação de marca". Bruna Silva, Fernanda Buzzi e Prof. Dra. Franciane Lyra.

                    Indicação a prêmio de melhor artigo tecnológico no SEMEAD 2020: Considerações Teóricas e Práticas para a Implementação do Sistema de Produção Enxuta: Além da Eliminação dos Desperdícios. Prof. Dr. Luiz Eduardo Simão.

                    Indicação a prêmio de melhor caso para ensino no SEMEAD 2020: “Empreender ou não empreender: o caso do Frozen Iogurte" – Ester Régis (mestranda do PMPGIL), Ana Paula Passos e Prof.ª Dr.ª Suzete Lizote.

                    Prêmio Ser Humano – SC, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Edição 11, Ano 2019/2020, na modalidade “Gestão de Pessoas – Acadêmico", com o artigo “Relação entre capital humano e competências empreendedoras no desempenho individual dos profissionais da área de vendas do Grupo DMüller" – Egressa PMPGIL Cláudia R. Alves e Prof.a Dra. Suzete Lizote.

                    Prêmio Prof. Sérgio Escorsim na categoria Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, do Congresso Internacional de Administração 2020, com o artigo “Flexibilidade cognitiva e autoeficácia empreendedora: um estudo com líderes de jovens empresários". Profa. Dra. Suzete Lizote.

                    Indicação ao Prêmio de Melhor trabalho no Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD 2019: "A Evolução da Governança Corporativa: 2008 a 2018 estudo sobre as empresas da Bolsa de Valores Brasileiras e o IPO". Francisco E. E. de Barros, Profa. Dra. Rosilene Marcon e Ruan Carlos dos Santos.

                    Melhor artigo na área de Empreendedorismo no SEMEAD 2019, com o artigo “Os Loops do Desenvolvimento de Oportunidades: uma investigação dos modelos mentais de empreendedores". Professores doutores Gustavo Behling, Fernando Lenzi e Carlos R. Rossetto.

                    Prêmio "Emerald Literato 2019" pelo estudo, publicado na revista Corporate Governance “The Role of the Board in Voluntary Disclosure", apontado como altamente recomendado na edição 2019 do Emerald Literati Awards. Giovana Bueno, Profa. Dra. Rosilene Marcon, Andre Leonardo Pruner da Silva e Fabio Ribeirete .

                    Prêmio Best Paper 2019 da Elsevier, com o artigo “The logic behind foreign market selection: Objective distance dimensions vs. strategic objectives and psychic distance" publicado na International Business Review, vol. 27, edição. 1, pp. 1-20, 2018. Profa. Dra. Dinorá Floriani em parceria com a Prof.a Dra. Giovanna Magnani e Prof.a Dra. Antonella Zucchella, Universidade de Pavia.

                    Best Reviewer Award do AIB Annual Meeting 2018, em Minneapolis – EUA, 2018. Pesquisadora Dra. Cláudia Cruz.

                    Prêmio de Melhor artigo da Divisão Acadêmica Estratégia em Organizações (ESO), no EnANPAD 2018: “Time is money: Temporal Effects of Corporate Political Strategies". Professores doutores Jeferson Lana, Rodrigo Bandeira de Melo e Rosilene Marcon.

                    Prêmio de melhor artigo no XVIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT) com o artigo intitulado "Associações entre o Estilo de Liderança dos Professores e a Avaliação Docente Segundo a Visão dos Discentes de Uma Universidade Comunitária do Sul do Brasil". Profa. Suzete Antonieta Lizote (docente do PPGA e PMPGIL), Jacqueline dos Santos Seemann (egressa do PMPGIL), Claudia Silva R. Alves (egressa do PPGA), Marisa Luciana S. de Morais (doutoranda do PPGA) e Charlize de Morais Noval (mestranda do PMPGIL).

                    Perguntas Frequentes

                    Sobre o Programa

                    Matrícula

                    Professores

                    Atividades, TCC e Certificado

                    Coordenação e Contato

                    Grupos de Pesquisa

                    Pesquisador​​​e​s Univali

                    A Univali possui um número expressivo de pesquisadores que trabalham de forma interdisciplinar e em áreas transversais, sobre os mais variados temas de interesse social, acadêmico, científico e humano. Clique aqui e conheça o perfil desses profissionais da Univali realizando a busca por nome ou por assunto.

                    Gestão Empresar​​​ia​l, Internacionalização e L​​ogística

                    A área de concentração é formada pela união de três campos em pleno desenvolvimento no campo empresarial e na academia. O conhecimento científico e empírico permite conjecturar que não é possível compreendê-las de forma isolada, mas considerando suas características como intrínsecas às organizações.

                    Investigações científicas em gestão empresarial, internacionalização e logística são importantes para o aprofundamento do conhecimento na área de administração, para permitir o desenvolvimento de melhores práticas nas organizações. Além disso, o alinhamento entre as áreas da gestão empresarial, da internacionalização e da logística proporciona uma análise crítica das peculiaridades nacionais e da inserção das organizações no contexto internacional.


                    Áreas de​​ A​tua​​ção

                    Gestão E​mpre​sarial

                    Esta área envolve estudos e pesquisas sobre as abordagens da estratégia nas organizações, o posicionamento competitivo, as capacidades organizacionais, bem como o empreendedorismo e a inovação e seu reflexo no mercado. Por meio de discussões críticas, teóricas e práticas, o ambiente organizacional e os impactos na gestão organizacional são analisados.

                    Internacionalização​​ e Logística

                    Nesta área de atuação propõe-se estudar temas relacionados as estratégias de internacionalização das empresas para o fortalecimento da posição comercial, a normalização dos processos, a análise da cadeia de valor, a definição do posicionamento estratégico e a obtenção de sinergias.

                    Com relação a logística, além da interação natural com o tema de internacionalização, como a análise de operações logísticas em projetos de exportação, a obtenção dos custos logísticos na formação dos preços de exportação, a análise da cadeia de distribuição física internacional, etc., o foco será no estudo de estratégias de operações e logística e de temas emergentes que permitam que as organizações adquiram vantagens competitivas sustentáveis.

                    Grupos de Pesqu​isa CNPq​

                    Os encontros promovidos pelos grupos de pesquisa têm como objetivo acompanhar o desenvolvimento dos projetos dos alunos, discutir metodologias e analisar processos empresariais, compartilhando experiências entre alunos e professores.

                    O PMPGIL conta hoje com um total de 10 grupos de pesquisa. São eles:

                    Comunicação, Cultura e​ Conhecimento (C​​CCON)

                    Líder do grupo: Prof. Dr. Hans Peder Behling

                    O grupo foi criado em 2004. Os trabalhos do grupo são produzidos nas seguintes instâncias: (1) derivações dos respectivos trabalhos de mestrado e doutorado dos integrantes do grupo; (2) orientações de trabalhos de iniciação científica em TCCs de graduação e em editais internos); (3) protagonismo na rede de pesquisa "Identidade e Imagem das Universidades Comunitárias" em parceria com pesquisadores da UNESC, UCS e UPF; (4) submissão de projetos em editais externos. Abrange três linhas de pesquisa: Arte, cultura e sociedade; Criatividade e tecnologia; Gestão e inovação.

                    Grupo de Estudos sob​re Estratégia e Performa​nce (GEEP)

                    Líderes do grupo: Profa. Dra. Rosilene Marcon / Prof. Dr. Jeferson Lana

                    Criado em 2006, o grupo GEEP busca reunir as pesquisas desenvolvidas no Programa de PósGraduação em Administração que enfoca os determinantes estratégicos da performance: RBV, Stakeholders, Teoria da Agência, Estratégias de Não Mercado, Conexões Políticas bem como os Indicadores de Performance.

                    Grupo de Estudos em Marketin​​g (GE​​MARK)

                    Líderes do grupo: Prof. Dr. Carlos Marcelo Ardigó e Profa. Dra. Luciana Merlin Bervian.

                    Criado em 2013, O GEMARK tem desenvolvido e apoiado estudos em temáticas da área do marketing nos contextos das organizações privadas, públicas e do terceiro setor. Os temas de pesquisa têm se concentrado em estudos do campo do comportamento do consumidor e do marketing estratégico, em canais off e online, em mercados B2Ce B2B.

                    Grupo de Estudos em ​​Sustentabilidade e Gestão (GESEG)

                    Líderes do grupo: Profa. Dra. Anete Alberton / Paulo Rogerio Melo de Oliveira

                    O GESEG foi criado em 2014. O grupo direciona esforços a compreender a necessidade de transição para uma sociedade sustentável e os impactos para empresas, governos, organizações da sociedade civil e indivíduos é foco deste grupo de pesquisa, que se direciona a estudar o cenário atual e tendências no campo da gestão da sustentabilidade e as metodologias e processos que contribuam para a sustentabilidade e competitividade. As linhas que norteiam o grupo de pesquisa são: Responsabilidade Socioambiental e Gestão de Stakeholders; Cadeias Produtivas Sustentáveis; Inovação e Competitividade para a Sustentabilidade; Educação para a Sustentabilidade e para a Gestão, todas em consonância com a Agenda 2030 e os ODS.

                    Núcleo de Estudos em Inter​​​nacionalização e Estratégia (NEINTE)

                    Líderes do grupo: Profa. Dra. Dinorá Floriani e Prof. Dr. Mohamed Amal

                    Tem como objetivo o desenvolvimento de estudos em Internacionalização e estratégias de Multinacionais. Criado em 2002, desenvolve projetos sobre os Determinantes de Investimento Estrangeiro Direto, Empreendorismo Internacional, Estratégias de Internacionalização de Empresas Brasileiras e Multinacionais estrangeiras, Estratégias de Internacionalização de PME, Internacionalização da Educação, Internacionalização das Empresas Catarinenses. Entre os diversos trabalhos do NEINTE podemos ressaltar: Projeto Prefeitura de São José para desenvolvimento de Políticas Públicas para a Internacionalização das empresas do Município, financiado pelo SEBRAE e Prefeitura no Município de São José; Publicação de Artigos Internacionais; Prêmios em diversos Congressos e Revistas Internacionais

                    Núcleo de Pesquisa ​​em Liderança, Empreendedorismo e Inovação (NUPLEI)

                    Líderes do grupo: Profa. Dra. Suzete Lizote e Profa. Dra. Tatiana Ghedine

                    Criado em 2017, o grupo NUPLEI busca reunir as pesquisas desenvolvidas nos Programa de Pós-Graduação em Administração que enfocam os temas: liderança, empreendedorismo e inovação, com foco na gestão e desenvolvimento de pessoas. O objetivo é desenvolver pesquisas que contribuam para a construção de conhecimento e ensino das ciências sociais aplicadas, além de estimular o desenvolvimento de pesquisas aplicadas nas organizações.

                    Núcleo de Pesquisa em Tecnologias​ de Gestão (NUTEG)

                    Líder do grupo: Prof. Dr. Sidnei Marinho

                    Criado em 2002, o grupo NuTeG tem por objetivo desenvolver pesquisas em tecnologias de gestão para colaborar com o avanço do conhecimento em questões relacionadas à formulação e implementação de estratégias e sistemas de medição de desempenho organizacionais. Principais áreas de estudo: Estratégia e Desempenho Organizacional; Estratégia como Prática Social; Gestão de Operações Logísticas; Supply Chain Management, Lean Manufacturing; Operações de Serviços; Gestão de Custos; Métodos de Prospecção em Ciência, Tecnologia e Inovação

                    Núcleo de Pesquisa em Produç​ão, Logística e Inovação (NPPLOGI)

                    Líder do grupo: Prof. Dr. Luiz Eduardo Simão e Prof. Dr. André Morais dos Santos

                    O grupo foi criado em 2016. O NPPLOG atua nas pesquisas no âmbito prático e teórico a fim de gerar conhecimento científico e agregar valor para as empresas brasileiras na gestão da manufatura, da logística e cadeia de suprimentos. As linhas de pesquisa do grupo são: Avaliação de Desempenho da Cadeia de Suprimentos; Gestão da Inovação na Cadeia de Suprimento; Projeto e Gestão de Cadeias de Suprimentos.

                    Grupo de Processo e F​ormação ​de Estratégia (PROFORME)

                    Líder do grupo: Prof. Dr. Carlos Ricardo Rossetto e Prof. Dr. Fernando César Lenzi

                    O grupo PROFORME foi criado em 2003 e tem por objetivo estudar como as organizações, inseridas em vários setores da economia brasileira, percebem o ambiente na qual estão inseridas, como formulam suas estratégias e que desempenho alcançam. Os objetivos dos projetos e orientações que servem de apoio ao grupo estão focalizados, prioritariamente nos temas sobre ambientes (teoria institucional, adaptação e mudança estratégica), estratégia comportamental, empreendedorismo, capacidades e recursos (RBV, capacidades dinâmicas, capacidade absortiva, capacidade inovativa e capacidade adaptativa), conhecimento e desempenho.​

                    Projetos de Pesquisa

                    Títul​oFina​nciador
                    A influência das metodologias ativas na interação e no desenvolvimento de competências metacognitivasUniversidade Politécnica de Valência – UPV - (Projetos de Inovação e Melhoria Educativa em Grupos de Pesquisa Consolidados)
                    A Interação entre o Tempo, Contextos de incerteza e a Sustentabilidade na Internacionalização das EmpresasCNPq - (Chamada CNPq Nº 26/2021 Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas no Exterior)
                    A Interação entre o Tempo, Sustentabilidade e a imagem do país de origem na Internacionalização das EmpresasCAPES - (Capes/Cofecub (Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil)
                    A Pressão do Tempo e do Contexto de Alta Incerteza como Condutores para a Permanência das Empresas no ExteriorCNPq - (Bolsa Produtividade em Pesquisa)
                    A Procura de Conhecimento para proporcionar Inovação em novos ou desenvolvidos Habitats para Micro e Pequenas Empresas: a contribuição da Capacidade Absortiva.CNPq - (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes)
                    Alinhamento Estratégico em Instituições de Ensino Superior mediante o uso de Cenários ProspectivosCNPq - (Bolsista Produtividade PQ 2)
                    Ativismo sociopolítico nas empresasCNPq - (Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 - Faixa B - Grupos Consolidados)
                    Capacidade absortiva, atributos da rede e desempenho de empresas em redes de cooperação empresarialCNPq - (Bolsa Produtividade em Pesquisa)
                    Capital baseado no conhecimento, capacidade absortiva e a capacidade inovativa em ecossistemas de inovação de Santa CatarinaFAPESC - (Edital de Chamada Pública FAPESC/CNPq nº 38/2022 – Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada para Fixação de Jovens Doutores em Santa Catarina)
                    Cognição empreendedora: aspectos cognitivos que moldam o desenvolvimento de oportunidades internacionaisCNPq - (Bolsa de Pós-Doutorado)
                    Estratégias políticas corporativas, teoria da agência e governança corporativaCNPq - (Bolsa Produtividade em Pesquisa)
                    Futuros de energia sustentável: impacto das partes interessadas no setor de energiaCNPq - (Edital Universal CNPq)
                    Inovação e Sustentabilidade: Contribuição da pesquisa para a implementação da Agenda 2030CNPq - (bolsista mestrado - GM programa de pós-graduação)
                    Inovação e Sustentabilidade: Contribuição da pesquisa para a implementação da Agenda 2030CNPq - (apoio a projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação - bolsas de doutorado)
                    Internacionalização dos ecossistemas regionais de inovação e parques tecnológicosFAPESC - (EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 15/2021 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS – ACAFE)
                    Mapeamento do processo de desenvolvimento das incubadoras do estado de Santa CatarinaFAPESC - (Edital de Chamada Pública FAPESC nº 24/2021 – Mapeamento do Processo de Desenvolvimento do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina)
                    Sistemática para Alinhamento Estratégico nas Universidades Catarinenses mediante o uso de Cenários ProspectivosFAPESC - (Chamada Pública FAPESC nº 54/2022 – Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE)
                    Stakeholders, Orientação Empreendedora Social e Desempenho de Negócios Sociais: Um olhar para a Agenda 2030CNPq - (Bolsista Produtividade PQ 2)
                    A Inteligência Artificial na gamificação do aplicativo de Turismo de Aventura ReltyChamada CNPq/SEMPI/MCTI nº 021/2021 - Programa RHAE - Linha 2 - Start-Ups

                    Publicações

                    Revista Alcance

                    A Revista Alcance é mais uma das iniciativas do PPGA que visa contribuir com o universo acadêmico e com a sociedade ao disseminar conhecimento, influenciar políticas públicas, impulsionar o avanço tecnológico e científico, melhorar práticas profissionais e educacionais, e combater a desinformação.

                    A revista é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Univali. Trata-se de uma revista científica que permite livre acesso ao seu conteúdo e que mantém uma periodicidade quadrimestral, publicando artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são aceitas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área.

                    Mi​​ssão

                    Contribuir para o desenvolvimento da pesquisa na área da Administração de Empresas, mediante a divulgação de trabalhos teórico-empíricos e tecnológicos.

                    Público-alvo

                    Professores, alunos de pós-graduação, pesquisadores, bem como consultores, empresários e profissionais de empresas públicas e privadas da área de Administração e áreas afins.

                    Por meio da Revista Alcance, o PPGA contribui para registrar formalmente os avanços científicos e inovações desenvolvidas na área em âmbito nacional e internacional, influenciando políticas públicas e práticas profissionais. Isso fortalece a relevância e a aplicabilidade das pesquisas, incentivando a interdisciplinaridade e mostrando o impacto social e tecnológico das descobertas acadêmicas. Para acessar as últimas edições, clique aqui: https://periodicos.univali.br/index.php/ra/issue/archive.

                    Coordenação

                    Coordenador(a)
                    Secretário(a)
                    Local
                    Atendimento
                    Telefone
                    E-mail