Gastronomia

Campus Balneário Camboriú

5

conceito mec


2016

Extensão


Projeto Patrimônios da Barra:

Este projeto consiste em promover a valorização do Patrimônio histórico cultural do bairro da Barra de Balneário Camboriú, em virtude da necessidade de preservá-lo para as futuras gerações. As ações caracterizam-se pelo desenvolvimento de atividades lúdico-educativas e palestras sobre a importância do patrimônio histórico e cultural do local, participações culturais do bairro e produção de pesquisas sobre os patrimônios da Barra. As atividades do projeto são desenvolvidas por acadêmicos que participam como estagiários, ou voluntários.

Projeto Balneário Camboriú Quem Gosta Cuida

Objetiva promover ações que melhorem a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos em condição de carência econômica e estimular através de atividades lúdico-educativas, a inclusão social de todos os assistidos pelo projeto, pautando-se em princípios de solidariedade e cidadania. As ações caracterizam-se pela participação em eventos comunitários, campanhas solidárias, palestras sobre a importância do turismo, oficinas ensinando como se portar a mesa, no trabalho e na sociedade, estimulando de forma recíproca a solidariedade e cidadania de assistidos pelo projeto e acadêmicos, que participam do projeto como estagiários, ou voluntários e professores envolvidos.

Projeto Papel Social

Promove vivências que estimulem o desenvolvimento integral de crianças e/ou adolescentes, construam laços de solidariedade e promovam a preservação ambiental, pautados no paradigma da sustentabilidade. As ações caracterizam-se pela promoção de oficinas e palestras sobre questões ambientais e culturais, sobre reutilização e reciclagem de materiais como garrafas pet e papel. As atividades do projeto são desenvolvidas por acadêmicos que participam como estagiários, ou voluntários.

Co[m]feito: aprendendo e ensinando a fazer em comunidade

Tem como objetivo promover a integração entre universidade e comunidade local, contribuindo para a capacitação profissional de sujeitos de baixa renda e sua inserção no mercado de trabalho de Itajaí/SC. A parceria firmada para o desenvolvimento deste projeto foi a Secretaria de Assistência Social de Itajaí, que possui 22 espaços que atendem vários serviços população de baixa renda e a que dela necessita. O projeto prevê a elaboração do material didático e o planejamento das aulas práticas e teóricas relacionadas aos cursos, confeitaria, panificação e garçom. Além disso, será mensurado por meio, de uma pesquisa de campo aplicada pelo bolsista, deste projeto, com os participantes dos cursos, o impacto proporcionado por estas atividades no mercado de restauração.






Dados Gerais

Titulação

Bacharel em Gastronomia Certificação em Cozinheiro Chef Internacional e Patissier

Atos Regulatórios

​​​Aprova a criação do curso de Ciências da Alimentação: Gastronomia: Resolução n° 096/CONSEPE/98.

Aprova a implantação do curso de Ciências da Alimentação: Gastronomia: Resolução n° 012/CONSEPE/99.

Alteração da nomenclatura e a matriz curricular do curso de Ciências da Alimentação: Gastronomia para Curso de Gastronomia: Resolução n° 110/CONSEPE/99.

Reconhecimento do Curso: Decreto Estadual nº 582, de 15/08/2003

Renovação de Reconhecimento: Decreto Estadual nº 2.137, de 20/02/2009

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 547, de 05/06/2017

Portaria nº 822 de 22 novembro de 2018 - Renovação de Reconhecimento – Conceito 5

Carga Horária

2.880 horas

Duração

​07 semestres

Turno de Funcionamento

Matutino, Vespertino e Noturno

este curso está vinculado à Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados