Ciências Contábeis

Campus Itajaí

5

conceito mec


2017

guia do estudante


2018

4

conceito enade


Outras Atividades

Ações de Responsabilidade Social
O curso também promove eventos nos quais são desenvolvidas ações junto à comunidade regional, tais como:

a) arrecadação de donativos para distribuição a entidades envolvidas com pessoas carentes e com necessidades especiais; e, 

b) ações de cuidados com o meio ambiente, tais como palestras informativas e campanhas para plantio e preservação de árvores.

Tais eventos ocorrem principalmente nas disciplinas de “empreendedorismo” do 6º período, quando da abordagem de temas ligados ao empreendedorismo social, e na de “responsabilidade social” do 7º período, que utiliza como estratégias de ensino a realização de atividades práticas junto à sociedade.
Contábeis News
O Contábeis News, um informativo eletrônico mensal que aborda informações relevantes da área, além de notícias, destaques e informações do curso. O informativo, organizado pelo coordenador do curso professor José Carlos Terres e pela professora Luciane da Veiga, tem como objetivo fornecer um conteúdo jovem, de linguagem acessível proporcionando maior visibilidade ao curso e à classe contábil.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares do curso de Ciências Contábeis são regidas por um regulamento próprio - Resolução 017/CONSUN-CaEN/2015 - e totalizam 300 horas obrigatórias para a integralização do currículo do Curso. As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno. A realização destas atividades visa à qualificação profissional e o enriquecimento do currículo, além, de ajudar na conquista da diferenciação profissional.

Os acadêmicos poderão participar dessas atividades durante a realização do curso, do 1º ao 8º período, cuja comprovação deve ser documental, mediante apresentação dos originais e cópias de diploma, certificado, folder, declaração original, e entregue à coordenação do curso a partir do 6º período.

As referidas atividades relacionadas com a área de Ciências Contábeis ou afins podem ser desenvolvidas em:

I - Ensino: contemplam-se as disciplinas cursadas pelos acadêmicos em outros cursos de graduação, pós-graduação ou no exterior (desde que não aproveitadas para convalidação de disciplinas); participação em programas de monitoria; realização de curso de informática ou língua estrangeira; participação como ouvinte em defesas de conclusão de curso, dissertações e mestrados; realização de atividades de estágio não obrigatório na área e participação em cursos de atualização profissional/formação continuada/capacitação e de extensão universitária e viagens/visitas técnicas extracurriculares.

II - Pesquisa: participação em projetos de pesquisa; no Programa de Bolsas de Iniciação Científica (ProBic); no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); em Projetos de Pesquisa dos Artigos 170/171 da Constituição do Estado de Santa Catarina (atual Uniedu Graduação) e em Programa Integrado de Pós-Graduação e Graduação (PIPG).

III - Produção bibliográfica: participação em eventos científicos com apresentação de trabalhos; aceitação e publicação de artigos completos em periódicos nacionais e internacionais; publicação de trabalhos completos e síntese/resumo em anais de eventos; organização de obra publicada; publicação de livro ou capítulo; publicação de texto da área de Ciências Contábeis em jornais e revistas; tradução reconhecida de artigo, livro ou capítulo; e, publicação de prefácio, posfácio, apresentação, introdução de livros, revistas ou periódicos.

IV - Extensão e Cultura: participação como representante de turma em colegiados institucionais, conselhos de classe no âmbito da Univali, como membro efetivo da diretoria de Centro Acadêmico ou Diretório Central de Estudantes; participação em eventos técnicos e de extensão - como participante (apresentação de pôster, painel, apresentação oral, outras); participação como voluntário em ações sociais e comunitárias e em programas e projetos de extensão; organização de eventos.

V - Trabalhos Técnicos: atividade profissional na área; premiação em eventos técnicos e científicos; criação de produto (piloto, projeto, protótipo, outro) com registro/patente; realização de trabalhos técnicos na área (assessoria, consultoria, parecer, elaboração de projeto ou relatório técnico); de curso de curta duração ministrado; atuação como membro de corpo editorial; desenvolvimento de material didático ou instrucional; dentre outros.

A comprovação das Atividades deverá ser submetida à aprovação de uma Comissão de Acompanhamento, composta pelo coordenador de curso, pelo professor responsável pelo TCC e por um professor designado pela coordenação do curso. Esta comissão analisará as atividad
es realizadas por cada acadêmico, tomando como critério para a sua validação a coerência com as competências expressas no Projeto Pedagógico do Curso. Após a avaliação, as horas são lançadas no Sistema Acadêmico da Univali.

Prestação de Serviços

Convênio com a Justiça Eleitoral 
O curso de Ciências Contábeis presta serviço a Justiça Eleitoral (Zonas Eleitorais conveniadas), desde 2007, objetivando a análise de elementos técnicos-contábeis e/ou de exame de movimentação bancária, relativos às prestações de contas anuais dos partidos políticos e de campanhas eleitorais apresentadas por comitês financeiros e candidatos, com a finalidade de subsidiar o exame de regularidade das contas apresentadas à Justiça Eleitoral.

Eventos

A realização de eventos é um recurso didático-pedagógico que oportuniza momentos reconhecidamente valiosos para a troca de ideias e acaba convertendo-se, na maioria das vezes, num autêntico fórum de debates e avanços. 

Eventos costumam funcionar como indicadores das tendências do mercado, ou vão além, direcionando as atividades futuras da sociedade, reformulando conceitos e disseminando movimentos novos, em espirais criadas pelo espírito crítico que aí encontra terreno fértil para se desenvolver.  

Semana Iniciação Científica
A Semana de Iniciação Científica é dedicada à apresentação de bancas dos trabalhos técnicos científicos de conclusão de curso, dos resultados dos projetos integradores, dos resultados dos projetos de extensão e dos artigos científicos, realizados pelos acadêmicos dos cursos de Administração, Logística, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Gestão Portuária, Recursos Humanos e Marketing.

Em paralelo as apresentações dos trabalhos citados, acontecem feiras solidárias, oferta de cursos de extensão, visitas técnicas, palestras e workshop com empresas parcerias. A semana científica é um evento que ocorre simultaneamente em todos os Campi da Univali abrangendo cinco Campis e 13 cursos de graduação, envolvendo cerca de 4500 alunos e 200 professores.

A Semana de Iniciação Científica acontece no final de cada semestre letivo, contando com a participação de acadêmicos, professores, empresários e da comunidade.

FOTO 16 - semana iniciação 1.jpg
Dia do Profissional Contábil
O curso Ciências Contábeis promove anualmente eventos para comemorar as datas de 24 de abril e 22 de setembro, alusivas ao Dia do Profissional da Contabilidade e do Contador. Os eventos tem como objetivo aumentar o grau de conhecimentos dos  acadêmicos do Curso sobre a profissão que desempenharão futuramente.

Além de promover o profissional contábil, estes eventos envolvem os alunos em sua execução, estimulando o desenvolvimento do capital intelectual, cientifico e tecnológico nos alunos, além de proporcionar uma visão empreendedora e realista do mercado de trabalho.

No evento acontecem palestras e debates com profissionais de renome que abordam temas relevantes da área e relatam sobre suas experiências profissionais. São momentos ricos de exemplos práticos de atuação profissional, que permitem aos acadêmicos a reafirmação da escolha profissional

Intercâmbios

A Univali conta com o Programa de Intercâmbio de Alunos (PIA), que permite o intercâmbio de estudantes da graduação.

O edital de candidatura ao PIA é publicado duas vezes ao ano. A Univali possui uma ampla Rede de Cooperação Internacional, possuindo convênios com 127 instituições em 30 países da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.

Para participar, conforme edital, o aluno deve estar regularmente matriculado a partir do 3º período, não podendo ser formando, ter bom rendimento escolar e um bom desempenho no idioma do país de destino.

Nesse Programa, além da oportunidade de vivenciar outras realidades e culturas, que certamente trarão um diferencial à vida pessoal e profissional, o acadêmico selecionado participante fica isento do pagamento de mensalidades na Univali e na universidade hospedeira por um período que varia de um semestre a um ano acadêmico. Além disso, algumas das disciplinas realizadas no exterior poderão ser reconhecidas (convalidadas) na Univali.

Destaca-se ainda que a Uni Júnior em parceria com a Trade Júnior e a Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Univali desenvolvem projetos de extensão para Universidades estrangeiras, no qual, a partir de contatos com estas, preparam um roteiro de atividades acadêmicas e culturais.

Para mais informações acesse: https://www.univali.br/institucional/coai/Paginas/default.aspx


Dados Gerais

Titulação

Bacharel

Atos Regulatórios

​​Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 23, de 08/01/1982

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 2.523, de 17/08/2009

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 706, de 19/12/2013

3ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 764, de 21/07/2017

Carga Horária

​3.000 horas

Duração

​8 Semestres

Turno de Funcionamento

​Noturno

este curso está vinculado à Escola de Negócios

vídeos

Notícias

Veja mais notícias.

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados