SharePoint

Perguntas Frequentes


Os Curso são recomendados pelo MEC (Capes)?

Os Cursos de Mestrado e Doutorado dentro do Programa Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPCTA) da Univali recebeu a recomendação da Capes em 2004 (Mestrado) e em 2009 (Doutorado). A Capes é a agência do Ministério da Educação responsável pela avaliação de cursos de mestrado e doutorado no Brasil. Somente cursos recomendados pela Capes têm diplomas válidos junto às Instituições de Ensino Superior do Brasil. Atualmente o programa apresenta conceito 4.

Onde o programa está sediado?

O PPCTA está sediado no Campus Itajaí, no município de Itajaí. As disciplinas são ministradas em Itajaí, no bloco 20, Sala 125.

O Curso é pago?

Sim. Por ser uma universidade privada de caráter comunitário, a Univali depende de mensalidades dos seus alunos para custear o funcionamento dos seus cursos.

Qual é o valor do Curso?

Informações a respeito do custo dos Cursos podem ser obtidas diretamente com a Secretaria do Curso pelo endereço secretaria.ppcta@univali.br  

Qual é o valor do crédito?

No PPCTA, não existe a mesma relação de valor de crédito que na graduação. O curso tem um custo que é pago em 30 parcelas para o mestrado e em 48 para o doutorado. Para mais informações, favor entrar em contato com a Secretaria do PPCTA pelo endereço secretaria.ppcta@univali.br  

O Programa oferece bolsas?

Existe a possibilidade de serem disponibilizadas bolsas. Os interessados devem consultar no site Bolsas e Oportunidades.

Os Cursos são presenciais ou à distância?

Os Cursos são presenciais.

Qual é a duração do Curso de mestrado e do doutorado?

O Curso de mestrado tem duração mínima de 01 e máxima de 02 anos. Para o curso de doutorado o tempo mínimo é de 03 a máximo de 04 anos.

Quais os dias e os horários das aulas?

As aulas das disciplinas obrigatórias e eletivas do Programa serão concentradas nas segundas-feiras (turnos da manhã e da tarde) e nas terças-feiras (turno da manhã e da tarde). As disciplinas optativas, por serem concentradas, o horário dependerá do oferecimento.

Que profissionais podem se inscrever no Processo Seletivo para o Programa?

Poderão inscrever-se os portadores de Diploma de Graduação de Curso Superior em Engenharias, Oceanografia, Biologia, Geografia, Direito, Administração e áreas afins, desde que obtidos em cursos reconhecidos pela Legislação Brasileira. Poderão participar do Processo Seletivo candidatos que se encontram em fase de conclusão de curso de graduação no 1º ou 2o semestre letivo e que apresentarem, no ato da inscrição, declaração ou certidão expedidas pela Instituição de origem, confirmando a data de colação de grau, ou outro documento hábil que comprove tal situação. A inscrição de candidato enquadrado na segunda situação é considerada provisória e condicional, podendo ser cancelada se, no ato da matrícula, não estiver comprovada, de maneira definitiva, a conclusão do curso de graduação. Esta prerrogativa não se aplica a diplomas de mestrado para candidatos ao doutorado.

É possível revalidar disciplinas cursadas em outros cursos de pós-graduação?

Disciplinas cursadas como aluno especial ou regular em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado ou Doutorado) recomendados pela Capes poderão ser revalidadas, desde que se atenda a critérios definidos no regimento do curso.

A revalidação de uma disciplina reduz o valor da mensalidade?

Não, a revalidação de uma disciplina não implica em desconto na mensalidade, apenas incrementa o número de créditos já cumpridos pelo aluno. A exceção ocorre quando o aluno já cursou disciplina do próprio PPCTA da Univali na condição de Aluno Especial Externo.

O que é um Aluno Especial?

O Aluno Especial é um aluno que não ingressa no PPCTA pelo processo seletivo e que se matrícula em disciplinas isoladas. Existem dois tipos de alunos especiais: os que são alunos regulares de outros cursos de pós-graduação da Univali (Aluno Especial Interno) e os que não o são (Aluno Especial Externo).

Quais os benefícios para um Aluno Especial Externo?

As disciplinas cursadas (com aprovação) como aluno especial do PPCTA podem ser revalidadas caso ele ingresse no Curso como aluno regular. Isso reduz o número de disciplinas que ele deverá cursar, o que lhe possibilitará concluir o curso em um menor prazo ou disponibilizar mais tempo para atividades de estudo e pesquisa. Além disso, o valor pago pelas disciplinas revalidadas é descontado do valor total a ser pago pelo curso, reduzindo o valor das mensalidades.

A matrícula como Aluno Especial Externo isenta o candidato de participar de processo seletivo para ingresso como aluno regular?

Não. O postulante a ingressar como aluno regular deve participar do processo seletivo como qualquer outro candidato, independentemente de ter ou não cursado disciplinas como aluno especial.

Todas as disciplinas cursadas como aluno especial são revalidadas com o ingresso no Curso como aluno regular?

Não necessariamente. Há um limite regimental de créditos que podem ser revalidados e as disciplinas possuem um prazo de validade compatível com a dinâmica de programas de pós-graduação stricto sensu. O aluno estará sujeito ao regimento vigente no momento que ingressar no curso e pleitear a revalidação dos créditos já cursados.

Quem pode se matricular como Aluno Especial Externo?

Podem se matricular portadores de diploma de graduação em curso da área de Engenharia Ambiental, Oceanografia, Biologia, Geografia, Direito (e de áreas afins) reconhecido pelo MEC, ou aluno de graduação em fase de conclusão (último semestre), em curso reconhecido pelo MEC e em instituição de qualidade reconhecida pelo colegiado do Curso. 

Copyright - univali.br - 2017 - Todos os direitos reservados

Perguntas Frequentes