SharePoint

Inserção Nacional e Internacional


A atividade de pesquisa direcionada à avaliação de pescarias e gestão pesqueira dois importantes componentes de intercâmbio internacional. Por um lado uma parcela significativa das pesquisas em desenvolvimA atividade de pesquisa direcionada à avaliação de pescarias e gestão pesqueira dois importantes componentes de intercâmbio internacional. Por um lado uma parcela significativa das pesquisas em desenvolvimento nos próximos quatro anos, no âmbito do Projeto IGEPESCA, contarão com a participação dos cientistas pesqueiros da “Escuela de Ciencias del Mar – Pontificia Universidad Católica de Valparaiso” que é uma das instituições parceiras deste projeto.

Por outro lado as atividades de gestão pesqueira, relacionadas à pesca em áreas profundas estão fortemente concentradas à participação em fóruns internacionais intergovernamentais (por ex. FAO – Guidelines for Fishing Management in the High Seas, SEAFO – Southwest Atlantic Fisheries Organization) e não-governamentais (reuniões organizadas por ONGs dedicadas à conservação do mar profundo).

A atividade de pesquisa focada nos estudos da diversidade do mar profundo do Atlântico Sul está centralizada na coordenação do Projeto MAR-ECO (Patterns and Process of the Ecossystems of the Northern Mid-Atlantic) Atlântico Sul (Census of Marine Life) que desde sua concepção envolve o esforço colaborativo de cientistas de cerca de 25 países. Em 2009 atividades de campo foram possíveis através da parceria entre esse projeto e o Shirshov Instiute of Oceanology (Russia) que disponibilizou dias de mar da embarcação de pesquisa Akademik Ioffe para amostragem da Cordilheira Meso-oceânica do Atlântico Sul.

Desde 2006 o projeto MAR-ECO tem expandido suas ações para o hemisfério sul, área consideravelmente menos estudada, em processo que tem sido coordenado pelo Brasil através de uma parceria firmada entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o Institute of Marine Research (IMR – Noruega) e o Virginia Institute of Marine Science (VIMS-USA). Denominado como MAR-ECO, o projeto é coordenado pelo Dr. José Angel Alvarez Perez (Univali) e conta com a participação de 33 cientistas de 9 instituições de pesquisa nacionais e 7 estrangeiras.

TU DELFT, Holanda

A Univali, através do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, mantém convênio com a Technical University of Delft (TU Delft-Holanda). Este convênio visa o intercâmbio de discentes e docentes entre os programas. Até o presente momento, 32 alunos do programa de mestrado vieram ao Brasil, para o desenvolvimento das seguintes atividades:

  • Disssertacao de Mestrado: alunos desenvolveram práticas para as suas dissertações, sendo que professores do programa participaram como co-orientadores destes.

  • Minor Thesis: neste tipo de atividade, os alunos tem de em 4 meses desenvolverem em conjunto atividades de campo e apresentarem um relatório.

  • Master Project: nesta atividade os alunos recebem um problema em grupos de 4 a 6 alunos e no prazo de 3 meses devem apresentar um relatório com possíveis soluções alternativas. Dentro destas atividades relatórios referentes às instalações de marinas e projetos de alimentação de praias foram produzidos para o litoral de Santa Catarina.

REDE TANGO

Rede patrocinada pelo CYTED - Espanha - Tem como escopo produzir material referente a Metodologias de Analise de Riscos Costeiros. Fazem parte desta rede pesquisadores da Espanha (Coordenação), Portugal, Cuba, Argentina, Colômbia e Brasil. Esta rede tem viabilizado a vinda de pesquisadores internacionais para participação de bancas de mestrado (Prof. Dr. Javier Alcantara Carrio – Universidade Católica de Valência - Espanha). Bem como viabilizou o convênio guarda chuva com a Universidade Católica de Valência.

Parcerias Científicas

  • Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica dos Agronegócios do Pescado Marinho (CAPTAPM)
  • Instituto de Pesca SP (IP)
  • Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)
  • Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA)
  • Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI
  • Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Química e Geológica (USP)
  • Programa de Pós-Graduação em Geociências (UFRGS)
  • Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica (FURG)
  • Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa catarina (EPAGRI)

Dos intercâmbios internacionais podem ser destacados:

  • Universidade de Metz (França): cooperação no estudo da ecotoxicidade de pesticidas.

  •  Universidade de Strasbourg (França): desenvolvimento de critérios biológicos para avaliar a qualidade do ar.

  • Universidad Oriental del Uruguay - UDELAr

  • Université Sourbonne - Paris I

  • Universidade Nova de Lisboa - Portugal

 

Copyright - univali.br - 2017 - Todos os direitos reservados

Inserção Nacional e Internacional