SharePoint

Infraestrutura


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPCTA) utiliza a infra-estrutura do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar) da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. O CTTMar possui laboratórios de pesquisa climatizados, embarcações de pequeno porte e veículos que apóiam as pesquisas desenvolvidas dentro das Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa do PPCTA. Os laboratórios seguem descritos abaixo.

Laboratórios que são utilizados nas Linhas de Pesquisa do PPCTA

    1. Laboratório de Estudos de Impacto Ambiental
    2. Laboratório de Ecologia da Vegetação Costeira
    3. Centro Experimental de Maricultura
    4. Laboratório de Ficotoxinas
    5. Laboratório de Oceanografia Física
    6. Laboratório de Bioquímica, Conservação do Pescado e Tecnologia do Pescado
    7. Laboratório de Microbiologia Aplicada
    8. Laboratório de Biotecnologia Básica
    9. Laboratório de Ciências Ambientais
    10. Laboratório de Computação Aplicada e Gestão Ambiental

O Curso de Curso de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental possui, além de laboratórios equipados com recursos de informática, quatro áreas de uso exclusivo, equipadas com diferentes recursos de apoio, a saber:

Sala de Coordenação do Programa e Secretaria

Sala de Permanência de Alunos

Sala de Reuniões do PPCTA

Sala de aula: A sala de aula conta com um computador conectado a um data show, sendo que este tem conexão com a rede interna e externa de computadores (Internet). Além destes equipamentos, possui ainda televisor, vídeo-cassete e retroprojetor e tela retrátil.

A Univali dispõe de sistema interno de rede onde todos os computadores estão conectados. Os alunos do PPCTA possuem endereço eletrônico junto ao servidor univali.br, facilitando o fluxo de dados e informações. A Coordenação do Programa e a Secretaria mantém contato permanente com os alunos através da rede, levando a estes informações em tempo real sobre disciplinas, matrículas e assuntos pertinentes ao curso, além de criarem um espaço para fórum de debates acadêmicos sobre temas atuais relacionados com o meio ambiente. O projeto da rede local da Univali está baseado em moderna tecnologia, em conformidade com os propósitos do Plano de Gestão de Qualidade implantado na Instituição e nesse sentido, algumas áreas da Universidade contam com conexão sem fio ("wireless"), facilitando o uso da informática por parte tanto dos docentes quanto dos discentes.

Na Univali está disponível o Sistema Pergamum, no qual está armazenado o largo acervo de livros, periódicos, multimeios, literatura cinzenta; incluindo, a indexação de artigos das principais revistas adquiridas pelas bibliotecas da Univali nas diversas áreas do conhecimento. O sistema permite acesso imediato às informações desejadas, por meio de catálogos on-line, por autor, título e assunto, além de terminais de consulta interno, em cada biblioteca. Também está disponibilizado o Sistema Pergamum que possibilita o processo de aquisição de qualquer material e o acompanhamento do mesmo pelo usuário solicitante. Assim, com esse sistema é possível realizar a circulação de materiais, relatórios para o levantamento do acervo; estatísticas gerais, boletim bibliográfico, geração de gráficos e acesso ao acervo digital de cada obra na íntegra, caso esteja em formato eletrônico.

Além de sua biblioteca, a Univali conta com a possibilidade de consulta on-line em outras bibliotecas destacando-se o acesso Banco de Dados do Science Direct da Elsevier e outros parceiros/colaboradores a partir de 2009, o qual é atualizado diariamente. O Science Direct oferece uma rica coleção de mais de 2.500 títulos de revistas, sendo aproximadamente 2.300 disponíveis em texto completo com mais de 9 milhões de artigos em texto completo.

Copyright - univali.br - 2017 - Todos os direitos reservados

Infraestrutura