Fonoaudiologia

Campus Itajaí

4

conceito mec


2017

4

conceito enade


2019

Outras Atividades

Quero Estudar - Fonoaudiologia

25 anos Curso de Fonoaudiologia

 

Prêmio Fonoaudiologia e Compromisso Social 

O evento caracteriza-se por uma premiação oportunizada aos alunos e docentes do curso de Fonoaudiologia da Univali que, através de seu trabalho, colaboram com a promoção da divulgação da Fonoaudiologia em suas diversas áreas a partir de publicações na imprensa escrita e online (categoria jornal ou revista não-científica) tornando acessíveis informações relevantes da profissão à população.

O evento foi instituído em dezembro de 2004 pelo curso de Fonoaudiologia da Univali. Ao longo de todas as edições, observou-se uma participação expressiva dos discentes e docentes do Curso de Fonoaudiologia que sempre buscaram publicar seus artigos em diversos jornais e revistas locais, regionais, estaduais e nacionais. Destaca-se que o Prêmio Fonoaudiologia e Compromisso Social dá evidência ao trabalho do fonoaudiólogo e do curso de Fonoaudiologia da Univali na imprensa escrita e online e consequentemente, na sociedade.

Semana da Gagueira 

Trata-se de uma campanha, realizada pelos fonoaudiólogos de todo país, na semana do dia 22 de outubro quando acontece o “Dia Internacional de Atenção à Gagueira”. Nacionalmente são desenvolvidas ações educativas em alusão comemorativa a esta data, com vistas à orientação da população sobre esta alteração de fala, a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Além disso, as ações promovidas visam informar a população e desmistificar algumas crenças errôneas a respeito da etiologia e do tratamento da gagueira, bem como o diagnóstico diferencial de outras alterações da fluência. 

Desde 2005, o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF) e a Associação Brasileira de Gagueira (ABRAGAGUEIRA) têm como foco das campanhas o grande lema “Gagueira não tem graça, tem tratamento”. Desde então, anualmente o Curso de Fonoaudiologia da Univali, participa desta divulgação, envolvendo o corpo docente e discente buscando alcançar os seguintes objetivos: oferecer à comunidade um trabalho de cunho educativo que visa à promoção da saúde; desenvolver atitudes éticas, de responsabilidade e de trabalho em equipe, oportunizar a participação dos alunos em ações de educação em saúde; integrar alunos e professores; por fim, envolver o curso de Fonoaudiologia da Univali em ações de caráter nacional.

Semana da Voz

Dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz. Este dia foi criado para alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde vocal e prevenir o câncer de laringe. Desde 1999, diversas entidades nacionais unem esforços com instituições de ensino de todo o país: fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, professores de canto, artistas, locutores, dentre outros. A campanha tem como objetivo conclamar a população para ações educativas voltadas para a conscientização vocal e suas implicações na comunicação, na saúde e na cultura. 

O curso de Fonoaudiologia da Univali participa desde a primeira edição da campanha que tem como lema “Seja amigo da sua voz” e busca, deste modo, envolver o Curso de Fonoaudiologia num evento de caráter nacional, oportunizar a participação dos alunos em ações de educação em saúde, integrar alunos e professores, desenvolver atitudes éticas, de responsabilidade e de trabalho em equipe e oferecer à comunidade um trabalho de cunho educativo que visa a promoção da saúde.

Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído

O INAD, Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído é uma campanha mundial que acontece há 16 anos. O Brasil começou a participar da campanha em 2007 e o curso de Fonoaudiologia da Univali participa desta campanha desde 2009. Os organizadores da campanha de 2011, em Santa Catarina, incentivaram ações que tivessem uma repercussão mais duradoura, por entender que somente assim haverá mudança de hábitos e conscientização para a problemática. A proposta entende que a mudança de mentalidade deve ser fomentada desde cedo e que, além disso, a preocupação dos pais em relação à formação das crianças é uma importante ferramenta para impactar hábitos já cristalizados na sociedade.

As campanhas contra o ruído realizadas pelo curso de Fonoaudiologia da Univali têm envolvido professores e alunos do curso na promoção de palestras, concessão de entrevistas no rádio e na televisão, envio de e-mails com dicas sobre este assunto e esclarecimentos à população em geral.

Campanha da Afasia

Aproximadamente 30% dos óbitos no Brasil são decorrentes de doenças cardiovasculares, e o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa mortis no pais e a primeira causa de incapacitação funcional no mundo ocidental. Entre as varias sequelas causadas pelo AVC – distúrbios motores, de fala, de linguagem e de deglutição, destaca-se a afasia. Considera-se que a cada 100.000 pacientes que apresentam AVC isquêmico, 43 pacientes podem apresentar afasia em primeira ordem. A afasia caracteriza-se pela perda total ou parcial de linguagem (oral e/ou escrita) e de fala, devido a danos cerebrais causados por fatores exógenos (traumatismos) ou fatores endógenos (aneurismas, tumores, AVE). 

A afasia é capaz de provocar alterações na vida social do individuo, gerar incapacidade para o trabalho, dependência para atividades do dia a dia e de excluí-lo do papel de adulto ativo no ambiente familiar e social. Diante deste contexto, considera-se de extrema importância a realização de uma ação que divulgue as consequências da afasia bem como o projeto de extensão que atua como rede de apoio a estes sujeitos e seus familiares. Anualmente, o projeto de extensão “Assessoria na construção de rede de apoio a sujeitos afásicos de Itajaí e região” promove a Campanha da Afasia que envolve professores, alunos da área da saúde, sujeitos afásicos e seus cuidadores envolvidos com o projeto. Busca-se orientar a comunidade sobre o que é afasia e como lidar com as questões a ela relacionadas.

Programa de Saúde Vocal e Auditiva para Funcionários e Professores da Univali

O Programa de Saúde Vocal e Auditiva, vem sendo realizado desde 2017 no Curso de Fonoaudiologia e proporciona melhora da saúde vocal e auditiva dos funcionários e professores da Univali.

Este programa é realizado no Laboratório de Estudos em Comunicação e Saúde – LECS -  localizado no bloco F5, 4º piso, sala 417, do Curso de Fonoaudiologia da Univali. O LECS conta com cabina acústica para avaliação auditiva, equipada com audiômetro, softwares atualizados para a realização de análise acústica a voz, análise espectrográfica vocal e avaliação perceptivo-auditiva da voz. Os procedimentos oferecidos pelo projeto são audiometrias em situações admissional, de seis meses, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho, demissional, gerenciamento audiológico. Na área da voz realiza avaliação e terapia vocal individuais e grupais.

Esse projeto oferece atendimento na área de voz aos professores com distúrbios vocais estabelecidos, mas ampliaremos esse serviço oferecendo oficinas de voz e dicção. Temos a intenção de prevenir a ocorrência de distúrbios vocais e promover melhora da expressão vocal dos professores o que influencia diretamente na qualidade da aula a ser oferecida.

O LECS também é campo de estágio. O Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Ocupacional acontece no espaço físico do LECS com dois grupos de estagiários. Um grupo que realiza atividades na área da audição e outro na área da voz, ambos com supervisão direta de fonoaudiólogas docentes. Neste período de trabalho junto aos funcionários e professores da instituição foram realizadas mais de 178 audiometrias, ministradas oficinas junto aos funcionários da instituição e a convite de empresas como CONCREBRAS (Itajaí), Aeroporto de Navegantes, ARXO (Balneário Piçarras) entre outras; também foram realizadas ações conjuntas entre o SESMT da UNIVALI e laboratório de ocupacional da UNIVALI mantendo desta forma um trabalho integral e de qualidade.

No que se refere aos atendimentos de voz, no primeiro semestre de 2018, 50% dos professores atendidos tiveram suas queixas sanadas, com melhora evidente da voz e puderam receber alta fonoaudiológica com melhora na qualidade de vida e satisfação com o trabalho.

Lecs 1.jpg

Lecs 2.jpg

Lecs 3.jpg

Lecs 4.jpg


Dados Gerais

Titulação

Fonoaudiólogo

Atos Regulatórios

​​​Reconhecimento do Curso: Portaria Ministerial nº 968, de 24/06/1994

Renovação do Reconhecimento: Decreto nº 1.598, de 12/08/2008

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 546, de 05/06/2017

Carga Horária

​3.270 horas

Duração

​10 semestres

Turno de Funcionamento

​Noturno

este curso está vinculado à Escola de Ciências da Saúde

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados