Menu do Curso Seta apontando para baixo

Atividades Inovadoras

​​​​

Cultura PMPGIL

Desafio PMPGIL

Eventos

Notícias

Parcerias Empresas e Governo

PMPGIL nas Redes

Projetos de Extensão

Rankings

Pós-Doutorado em Administração

PPGA nas Redes

Projetos de Cooperação entre Instituições - PCIs

Bolsas Sanduíche

Disciplinas em Outro Idioma

Dupla Titulação

Intercâmbio

Outras Atividades

Transparência

Objetivo

Perfil do Egresso

Mestrado

Áreas de Concentração

    Linhas de Pesquisa

      Doutorado

      Áreas de Concentração

        Linhas de Pesquisa

          Dados Gerais do

          Ampulheta representando o tempo/duração

          Duração

          Calendário

          Início das Aulas

          Últimas vagas
          Calendário com um relógio pequeno no canto inferior direito

          Agenda

          Ampulheta representando o tempo/duração

          Duração

          Calendário

          Início das Aulas

          Últimas vagas
          Calendário com um relógio pequeno no canto inferior direito

          Agenda

          Bolsas, Oportunidades e Valores

          O valor do curso é de R$ 285,82 (Primeira parcela / matrícula) + 30 parcelas de R$ 2.936,97. ​​​

          ​​Temos a possibilidade de bolsas e descontos. Você pode conferir aqui ou entrar em contato com o setor de bolsas da Univali.

          ​Descontos e bolsas variam entre 20%, 50% e 100%.

          Verificar em cada processo seletivo do PPGP as bolsas disponíveis:

          Bolsa FA​​PESC


          ​​Bolsa PP-SS

          Edital de bolsas PG SS 2025.pdf

          ​​​Bolsa Finep

          Edital Bolsa FINEP - PPGP.pdf
          Edital Bolsa FINEP - Projeto DUA-GAMES.pdf


          ​Também existem outras possibilidades de bolsas e descontos que podem ser conferidas abaixo.

          Bo​lsa Egresso

          A Univali garante aos seus alunos egressos um conjunto de descontos em cursos. São vantagens para que possam voltar à Universidade e continuar a jornada do conhecimento.

          A bolsa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado, que sejam egressos da Univali, corresponde a 20% do valor da parcela do contrato de prestação de serviços educacionais, excetuando-se a parcela confirmatória de matrícula.

          Saiba mais em:
          https://www.univali.br/vida-no-campus/bolsas-e-financiamentos/bolsa-egresso/Paginas/default.aspx

          Bolsa Mérit​​o Estudantil Professor Edison Villela

          Os alunos que atingirem as metas e passarem por uma avaliação de critérios podem receber uma gratificação pela conquista do Mérito Estudantil. As bolsas são oferecidas aos estudantes que cursarem integralmente o Ensino Médio e/ou 80% de um curso de graduação na Univali e receberem o Prêmio Mérito Estudantil.

          Saiba mais em:
          https://www.univali.br/vida-no-campus/bolsas-e-financiamentos/bolsa-merito-estudantil/Paginas/default.aspx

          Bolsa Funci​​​onários e Dependentes

          Bolsa de estudos com recurso da Univali, visando a valorização dos seus funcionários administrativos e docentes, estendendo também a seus dependentes e cônjuges. O valor da bolsa corresponde a 50% do valor da parcela do contrato de prestação de serviços educacionais.

          Saiba mais em:
          https://www.univali.br/vida-no-campus/bolsas-e-financiamentos/bolsa-funcionario-professor-e-dependentes/Paginas/default.aspx

          Bolsa Em​​presa

          A Bolsa Empresa é destinada aos acadêmicos da Univali, mediante contrato de patrocínio firmado com empresas privadas, as quais têm interesse em investir na formação profissional de seus funcionários ou queiram fazer doação a outros alunos que não têm vínculo com a empresa. A doação de bolsas de estudo é regulamentada pelo Decreto nº 9.580/2018 – Ministério da Fazenda.

          Saiba mais em:
          https://www.univali.br/vida-no-campus/bolsas-e-financiamentos/bolsa-empresa/Paginas/default.aspx​

          Bolsa Convênio/Parcerias Corporativ​as

          O Programa Parcerias Corporativas visa ampliar benefícios em todas as dimensões de relacionamento, oportunizar maior acesso ao ensino conectado às novas tendências educacionais, ao ensino para o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, e incentivar a proposição de novos projetos.

          Trata-se de uma proposta de negociação com empresas e organizações das comunidades de entorno para criar alternativas que possam apoiar o acesso à educação e a produção de conhecimento.


          Mais informações sobre bols​as:​

          Coordenadoria de Atenção ao Estudante​
          Hall da Biblioteca Central Comunitária - Campus Itajaí
          Telefone: (47) 3341-7944
          E-mail: bolsas@univali.br



          Também tem a opção do CrediES. O CredIES Univali está disponível para cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial.

          Segue link do site com mais informações:
          https://www.univali.br/vida-no-campus/bolsas-e-financiamentos/credies/Paginas/default.aspx​

          Banco de Teses e Dissertações

          Dupla Titulação
          Busca:
          Ordenar por:

          Calendário e Cronograma

          As aulas funcionam semanal e presencialmente nas quintas e sextas (vespertino e noturno) na Univali Campus Edison Villela - Itajaí (SC).​

          São ministradas por, no mínimo, dois professores com áreas de pesquisa e de atuação em psicologia diferenciadas. Esta prática é fundamental para que os conteúdos de sala de aula sejam trabalhados de forma interdisciplinar, levando em consideração às interfaces entre as ciências humanas e da saúde e também a diversidade dentro da própria psicologia.​

          Aulas nas quintas e sextas-feiras (vespertino e noturno)

          • Quinta-feira - das 17h às 21h30​
          • Sexta-feira - das 15h às 21h30

          Início e Duração

          As aulas terão início duas vezes no ano (fevereiro e agosto). A duração do curso será de dois anos (4 semestres). São 30 créditos, distribuídos em disciplinas obrigatórias, optativas, de conclusão de curso e de atividades complementares.

          CRONOGRAMA PPGP 2025-1.pdf

          Defesas Agendadas

          Dissertações

          Teses

          Nenhuma defesa agendada no momento.

          Disciplinas Isoladas

          ​Estamos com processo aberto para inscrições na modalidade aluno especial.

          Por meio desta modalidade você poderá cursar nossas disciplinas optativas e conhecer nosso mestrado, professores, linhas e projetos de pesquisa.

          Posteriormente, se decidir fazer o processo seletivo e após a aprovação, você poderá validar os créditos realizados e estes já contam como parte da sua formação. 

          Nesta modalidade de aluno especial, o valor do crédito é reduzido e você pode parcelar em até 6 vezes. 

          Cronograma​​​

          Orienta​ções
          1. Preencher o formulário abaixo:
          Formulario_de_Matricula_Mest-Prof-Psicologia_ALUNO_ESPECIAL.doc

          2. Anexar os seguintes documentos:
          • Cópia do Diploma de Curso Superior​
          • Cópia do Histórico Escolar do Curso Superior.
          • 01 (uma) foto 3 x 4.
          • Curriculum vitae (preferencialmente preenchido na Plataforma Lattes – CNPq).
          • Cópia da Carteira de Identidade.
          • Cópia do Cartão CPF (Cadastro e Pessoa Física).
          • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.

          3. Encaminhar para a secretaria:

          Juliano dos Santos
          jsantos@univali.br

          Helenize Heyse Moreira
          helenize@univali.br

          Docentes

          Docentes Permanentes

            Estrutura Curricular

            Disciplinas obrigatórias

              Disciplinas eletivas

                Disciplinas obrigatórias

                  Disciplinas eletivas

                    Impacto Acadêmico e Social

                    O PPGP está em funcionamento desde o ano de 2020. Passou pela avaliação quadrienal no final deste ano de 2020, obtendo conceito 3 da CAPES. No ano de 2024 está fechando seu primeiro quadriênio de avaliação e, está em consonância com os preceitos estabelecidos pela CAPES na avaliação quadrienal de 2021 a 2024. Está em funcionamento em uma das maiores e mais antigas instituições de ensino superior do Brasil e uma das mais antigas do Estado de Santa Catarina.

                    Como Universidade Comunitária, a UNIVALI possui uma ampla inserção social por meio de projetos oriundos das diversas Escolas do Conhecimento. Os projetos são colocados em prática por meio de serviços prestados à comunidade e da extensão universitária que estão alinhadas aos projetos pedagógicas dos cursos e das Escolas de conhecimento.

                    As atividades de inserção social são realizadas a partir de questões e demandas que se estabelecem na relação do ensino, da pesquisa e suas interfaces com a comunidade e ocorrem como um processo contínuo de intercâmbio de saberes entre a Universidade e a comunidade, por meio do desenvolvimento de atividades que contribuam na formação profissional, ética e cidadã dos acadêmicos, promovendo o desenvolvimento regional.

                    Diante do histórico de inserção social e de políticas e projetos institucionais, o Curso de Psicologia, instalado no Campus Sede de Itajaí, vem se atualizando e se flexibilizando às novas demandas mercadológicas, bem como às políticas educacionais nacionais, com inserção em campos de atuação em instituições privadas, instituições públicas e do terceiro setor, bem como em atividades de consultoria e assessoria.

                    Dentre este processo e histórico de inserção na comunidade justifica-se a competência e a qualificação técnico-científica do grupo docente para possibilitar que o curso contribua efetivamente para a qualidade de vida e saúde da população em diversos contextos de atuação, minimizando as vulnerabilidades sociais e respectivas repercussões psicossociais que decorrem de problemáticas atuais como a violência, doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e de trânsito, o uso indiscriminado de substâncias psicoativas, aspectos estes que se constituem como graves problemas de saúde pública na região e no país.

                    Neste contexto, o mestrado profissional em Psicologia se insere com vistas a impulsionar as possibilidades de qualificação voltada às demandas do mercado e da comunidade como um todo, sem desvincular do caráter científico de avaliação, análise e investigação para promoção das intervenções.

                    No que se refere às possibilidades de pós-graduação e, mais especificamente, aos mestrados na modalidade profissional, em Santa Catarina, existe somente um mestrado em Psicologia, sendo este um mestrado acadêmico na Universidade Federal de Santa Catarina. O PPGP da Univali demarca este espaço sendo o segundo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Estado e o primeiro e único Programa de mestrado profissional em Psicologia.

                    O Programa, área de concentração, linhas de pesquisa encontram-se articulados com as demandas socias locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Corpo docente e perfil do egresso está voltado a este compromisso com a inovação em diferentes setores de atuação, em relação à área de concentração do Programa. Por meio da qualidade da produção técnica e bibliográfica mantém o compromisso de inserção e impacto na sociedade por meio da difusão e replicabilidade dos seus conhecimentos e produtos.

                    Por meio de inovação dos métodos pedagógicos e do fortalecimento da colaboração interdisciplinar, promove a visibilidade e a democratização da ciência e dos produtos técnicos e tecnológicos produzidos, bem como a internacionalização e o alcance dos ODS.

                    Apresenta produção expressiva de produtos técnicos e tecnológicos prioritários para a área de Psicologia:

                    Curso de formação profissional.
                    Evento organizado.
                    Manual/Protocolo.
                    Material didático.
                    Produto de comunicação.
                    Relatório técnico conclusivo.
                    Software/Aplicativo (Programa de computador).
                    Tecnologia social.

                    Formulários e Modelos

                    Internacionalização

                    O PPGP conta com a estrutura da Universidade e sua Rede de Cooperação Internacional que garante convênios entre instituições da América do Norte, América do Sul, Europa e Asia. A universidade, por meio de um setor de  internacionalização, proporciona, além dos convênios com diversas instituições internacionais:

                    • Univali Idiomas: setor para aprendizagem de idiomas, traduções, provas de proficiência, entre outros serviços;

                    •  International Program class: um conjunto disciplinas optativas, completamente lecionadas em língua estrangeira. É uma oportunidade para praticar o idioma, ter contato com alunos de diversas áreas, inclusive estudantes intercambistas, e dar uma turbinada no currículo. 

                    • Programa de Intercâmbio 

                    • Collaborative Online International Learning Projects: Visando o desenvolvimento de uma internacionalização inclusiva, a Univali passa a desenvolver projetos colaborativos online (síncronas e assíncronas). O Virtual Exchange se refere aos projetos virtuais colaborativos (síncronas e assíncronas) desenvolvidos pela Univali com uma ou mais universidades estrangeiras/parceiras. 

                    • Eventos internacionais internos e externos com projetos e iniciativas que proporcionam a internacionalização dos currículos

                    No PPGP a internacionalização ocorre também considerando: Quatro dimensões: Pesquisa, Produção Intelectual, Condições Institucionais e Mobilidade e desempenho Acadêmico.

                    A internacionalização abrange disciplinas/aulas /grupos de pesquisa (dimensão ensino) com participação internacional. Pesquisa cooperativa internacional e participação em redes de pesquisa e outras atividades relacionadas à ciência ou publicações internacionais (dimensão pesquisa e produção intelectual). Ela também está contemplada no planejamento estratégico, autoavaliação e atividades administrativas que demonstram o comprometimento institucional do programa com a internacionalização (dimensão institucional). Outrossim, abrange a participação de professores ou alunos em atividades internacionais, conferências e eventos realizados no país ou no exterior e programas de intercâmbio internacional (Dimensão mobilidade e desempenho acadêmico). 

                    Neste quesito da internacionalização, ainda se propõe a incorporação dos resultados e inclusão das ações afirmativas na internacionalização, alcance dos ODS e consolidação da internacionalização por meio destes indicadores, considerados no planejamento estratégico e na autoavaliação do PPGP. 

                    Como parcerias internacionais ​específicas do PPGP destacam-se:

                    • Convênio com Mindelo - Cabo verde

                    • Convênio com Universidade do Algarve - UALG 

                    Como projetos de pesquisa internacionais aprovados em editais de fomento externo, que contemplam as dimensões de ensino, pesquisa, produção intelectual, mobilidade e condições institucionais, destacam-se: 

                    1. Projeto Internacional e Interinstitucional: EPIGENÉTICA, EXPERIÊNCIA E RESPONSABILIDADE: IMPLICAÇÕES PARA DISTÚRBIOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – TDAH (CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO-CNPQ - (Chamada CNPq/ MCTI N° 10/2023 UNIVERSAL - Faixa A – Grupos Emergentes); European Research Council - (ERC – CONFAP – CNPq Call); (FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (Chamada Pública Fapesc n° 12/2022 – Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação e Convênios Bilaterais – Programa Fapesc Abroad). Parceria com o grupo NeuroEpigenEthics da Universidade de Antuérpia, na Bélgica

                    2. Projeto Internacional e Interinstitucional: Epigenetics, Experience and Responsibility: Implications for neurodevelopmental disorders ( CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO-CNPQ - (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes); European Research Council - (ERC – CONFAP – CNPq Call); FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (Chamada Pública Fapesc nº 54/2022 – Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe). Parceria com o grupo NeuroEpigenEthics da Universidade de Antuérpia, na Bélgica.

                    3. Estratégia para acompanhamento clínico das experiências vividas por adolescentes com TDAH: contribuições para tomada de decisões sobre o uso de medicamentos e para o exercício da reponsabilidade e da autonomia nas tarefas diárias e bem-estar - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 21/2024 PROGRAMA DE PESQUISA UNIVERSAL. Parceria com a Universidade do Algarve – UALG.

                    4. SMACH-ADHD: Strategy for Management and Clinical Monitoring of the Experiences of Adolescents with Hyperactivity - Agência financiadora: Brazilian National Council of State Funding Agencies (CONFAP) and Wallonie-Bruxelles International (WBI), FAPESC Universal 2024 e Fapesc Abroad. Projeto em parceria com a Universidade de Antuérpia (Grupo de pesquisa NeuroEpigenEthics) e Université Catholique de Louvain (Grupo de pesquisa Leuven Autism Research (LAuRes) na Bélgica.

                    O grupo de pesquisa Processos Psicológicos, Desenvolvimento Humano e Saúde – CNPq/UNIVALI (Linha 1 do PPGP) possui pesquisa com o grupo NeuroEpigenEthics da Universidade de Antuérpia, na Bélgica. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, internacional e transcultural. Desta parceria já foram desenvolvidos projetos no campo do neurodesenvolvimento aqui em Santa Catarina e a realização de estágio Pós-doutoral pelo Departamento de Filosofia da Universidade de Antuérpia, Bélgica (2023-2024), no projeto NeuroEpigenEthics, supervisionado pela professora Kristien Hens, para uma de suas pesquisadoras.

                    ​Na parceria com a Universidade do Algarve - UALG está relacionada ao grupo de pesquisa resultou, além de projetos de pesquisa como o intitulado: Programa de treinamento para professores do ensino médio e superior para o uso consciente da tecnologia, outro projeto de estágio Pós doutoral desenvolvido na Universidade de Algarve (UALG) sob a supervisão do professor Saúl Neves de Jesus, com tema envolvendo   o bem-estar de professores universitários, sob a perspectiva da Psicologia Positiva. Atualmente tem desenvolvido projeto tanto na graduação quanto no Programa de Pós-Graduação em Psicologia sobre Dependência Tecnológica, em convênio com a UALG e com o professor orientador da pesquisa do Pós-Doutorado.  Função de Editoria-chefe da Revista Portuguesa de Psicologia da Aparência (Portugal). Esta parceria está relacionada ao grupo de pesquisa Estudos e pesquisas em tecnologias aplicadas às práticas psicossociais - UNIVALI (Linha 2 do PPGP).

                    Processo Seletivo

                    ​Edi​​​tal

                    Edital Processo Seletivo 2025-1 Mestrado em Psicologia.pdf

                    Número ​de​​ vagas

                    20 (vinte) vagas.

                    Crono​​gra​​ma

                    ETAPAS
                    DATA
                    HORÁRIO
                    1. Processo de inscrição 
                    De 18/11/2024 a 12/02/2025
                    Online
                    2. Homologação dos inscritos
                    17/02/2025
                    Até 17h30
                    3. Entrevista
                    20 e 21/02/2025
                    Das 8h30 às 17h
                    4. Divulgação do resultado final 
                    24/02/2025
                    Até 17h30
                    5. Matrícula para os aprovados
                    Até 07/03/2025
                    Das 8h30 às 12h e ​das 13h30 às 17h30
                    6. Início das aulas
                    13/03/2025
                    Conforme cronograma 2025/1

                    Bolsas disponí​veis para 2025/1


                    Autoavaliação

                    A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIVALI foi criada pelo Conselho Universitário (CONSUN) por meio da Resolução nº042/CONSUN/2004 e homologada pela Resolução nº105/CONSUN/2004, em atenção à legislação federal.

                    Integrada à CPA a vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UNIVALI instituiu uma comissão de autoavaliação da Pós-graduação, dos quais Participam desta construção ativamente: a) gestores (a Instituição instituiu uma comissão de planejamento estratégico e uma de autoavaliação para definições e alinhamentos com o PDI – participam representantes da diretoria e vice reitoria de pesquisa, pós-graduação, extensão e inovação e representantes das coordenações do PPGs da universidade); b) docentes e discentes do Programa; c) Funcionários do Programa; d) egressos; e) docentes de outras universidades que participam das atividades de grupos de pesquisa, projetos e bancas no Programa; f) representantes da comunidade externa, por meio das devolutivas das pesquisas e produtos desenvolvidos no programa e, também por meio dos problemas/temas de pesquisa e de intervenção de cada contexto social em que os discentes estão inseridos profissionalmente.

                    Pelas estratégias da autoavaliação de coleta, análise de dados e devolutivas, os objetivos, estratégias e indicadores do planejamento estratégico estiveram sendo aprimorados até o final deste quadriênio. Importante mencionar que aliados ao processo de autoavaliação também esteve a atualização e inovação do regimento do programa, bem como os requisitos e critérios de credenciamento e recredenciamento docente no Programa.

                    A autoavaliação teve como plano norteador um projeto constituído pela comissão institucional criada e solidificada pela CPA da Univali.

                    Este documento tem por objetivo apresentar uma proposta de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), sob a responsabilidade da Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Tem como base os seguintes documentos:

                    • Relatório de Grupo de Trabalho de Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação produzido pela CAPES - Brasília, 2019
                    • Relatório de Grupo de Trabalho da Ficha de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação produzido pela CAPES - Brasília, 2019
                    • Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição UNIVALI
                    • Planejamento estratégico da Instituição UNIVALI
                    • Planejamento estratégico dos Programas de Pós-Graduação da UNIVALI


                    Conforme a CAPES (2019) o conceito de Autoavaliação envolve um processo de avaliação interna com objetivo formativo e de aprendizagem. Um bom planejamento e uma implementação eficaz podem possibilitar reflexão sobre contexto e políticas adotadas, além da sistematização dos dados que levam à tomada de decisão. Para a CAPES, os programas de pós-graduação possuem, para além da produção de conhecimento, a implicação na formação discente e, neste sentido a autoavaliação deve assegurar a relação entre o programa e a formação, entre o avaliador e o avaliado de forma também qualitativa e contextualizada. Na Ficha de Avaliação proposta, a questão da autoavaliação foi introduzida como um item novo (1.4). Este item deve contemplar processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção do conhecimento.

                    Sendo assim, tanto para os Programas de Pós-Graduação acadêmicos, como profissionais, esta proposta propõe atender a requisitos propostos pela CAPES, juntamente ao modelo multidimensional de avaliação, tais como: planejamento e implementação do projeto de autoavaliação; articulação e vinculação entre as propostas de autoavaliação e de planejamento estratégico dos Programas com as propostas da Instituição; coerência entre as etapas do projeto e diversidade de estratégias e instrumentos; participação dos corpos docente, discente e administrativo; avaliação e utilização dos resultados da autoavaliação.

                    Reitera-se o alinhamento desta proposta com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2021-2026) da Instituição UNIVALI que tem como Missão “Produzir e socializar o conhecimento pelo ensino, pesquisa e extensão, estabelecendo parcerias solidárias com a comunidade, em busca de soluções coletivas para problemas locais e globais, visando à formação do cidadão crítico e ético” (p.38). Para além do objetivo de formar cidadãos para atuação na comunidade, a Universidade prevê atingir a possibilidade de “qualificar recursos humanos nos diferentes campos do conhecimento” (p.38).

                    Conforme o PDI, no plano de ação da Instituição constam como metas: ampliar a articulação do ensino com o mercado de trabalho; fomentar e implantar mecanismos de visibilidade da produção científica; ampliar as iniciativas de integração da pós-graduação com a graduação; expandir as atividades de cooperação com universidades e centros de pesquisas nacionais e internacionais e ampliar convênios com a sociedade, oferecendo mão de obra qualificada para o desenvolvimento de atividades em decorrência das demandas institucionais e comunitárias.

                    No que se refere ao planejamento estratégico da pós-graduação na instituição, de acordo com as informações constantes no PDI, a UNIVALI “forma recursos humanos capacitados para compor o próprio quadro funcional e docente e suprir os diversos setores do mercado de trabalho, incluindo o educacional”. A consolidação dos cursos de mestrado e doutorado (acadêmico e profissional) tem propiciado também a implementação de parcerias nacionais e internacionais, com intercâmbio efetivo de professores e alunos e consequente aumento da produção científica de qualidade. Por meio do apoio e fomento à pesquisa, a Universidade tem como meta aumentar também o nível de alcance das suas produções, tornando-as publicitáveis em diversos seguimentos de divulgação. Com um modelo de pós-graduação voltada à pesquisa, a produção bibliográfica permanente ganha importância e se justifica como indicador de avaliação.

                    Ainda em conformidade com o PDI da instituição e os planos de ação propostos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), os programas de pós-graduação desenvolveram critérios de autoavaliação do programa já previstos em regimento interno e em conformidade com o resolução geral da UNIVALI e, em consonância com os objetivos e metas a serem atingidos a curto e a longo prazo pelo programa, em especial pelo impacto social. Os relatórios gerados pelo Comissão de Autoavaliação foram analisados em termos de potencialidades e fragilidades, considerando múltiplos indicadores necessários para a proposição de ações estratégicas no que se refere ao programa como um todo, mas principalmente no que diz respeito à qualificação da produção intelectual e técnica em seu caráter inovador, conectado e com impacto social, contemplando desta forma, os quesitos Programa, Formação e Impacto na sociedade presentes na ficha de avaliação revisada pela Capes.

                    A seguir serão apresentadas as cinco etapas concernentes à Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação de acordo com as orientações da CAPES:

                    ETAPA 1 – Políticas e Preparação
                    ETAPA 2 – Elaboração do Projeto - Implementação e Procedimentos
                    ETAPA 3 - Divulgação de Resultados
                    ETAPA 4 - Uso de Resultados
                    ETAPA 5 - Metaavaliação

                    Avaliação das etapas, por meio dos relatórios parcial e final com análise dos dados do processo como um todo. Propor a revisão e adequação de cada item deste projeto. Análises estatísticas e de conteúdo (qualitativa).

                    SOBRE A ETAPA 2 – Elaboração do Projeto - Implementação e Procedimentos

                    OBJETIVOS

                    Objetivo geral

                    Avaliar as atividades desenvolvidas no contexto dos diferentes programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu em suas diversas dimensões, considerando o programa, os professores e técnicos e os estudantes de modo a fomentar o autoconhecimento e o aperfeiçoamento das metas de cada PPG no que tange à formação, produção de conhecimentos científicos, internacionalização e impacto social.

                    Objetivos específicos

                    • Monitorar a qualidade do ensino, da pesquisa, da internacionalização, do Impacto social e da gestão do PPG;
                    • Propiciar a percepção das qualidades, problemas e desafios do PPG;
                    • Identificar o protagonismo do PPG através de seus impactos econômicos e sociais;
                    • Integrar a avaliação interna do PPG às diversas iniciativas de avaliação já existentes na UNIVALI;
                    • Trazer novas ideias e soluções para ampliar a integração das linhas de pesquisa;
                    • Incorporar os resultados obtidos com a autoavaliação em busca de alternativas para uma maior relevância e inserção do PPG junto a sociedade.


                    ESTRATÉGIAS DE AU​TOAVALIAÇÃO

                    A autoavaliação se dará por meio da consulta à comunidade do PPG (docentes e discentes) por meio de formulários específicos, bem como a partir de dados internos da secretaria e dos relatórios anuais da produção de cada docente. Serão elaborados dois tipos de formulários de auto avaliação, sendo um voltado para os discentes do PPG e outro voltado para os docentes. O questionário dos discentes terá como objetivo mapear a percepção dos alunos quanto à Pesquisa desenvolvida no PPG, rol de disciplinas ofertadas, projetos em andamento, e diagnosticar áreas de melhoria.

                    ​Instrumentos

                    Quantitativos e qualitativos sobre: Programa, Formação e Inserção social e coordenação, a serem respondidos por egressos, discentes, docentes e representantes da secretaria.

                    A análise foi realizada juntamente à Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Universidade e a periodicidade considerou a entrada, processo e saída dos envolvidos.

                    Met​aavaliação

                    • Abrangência do processo de autoavaliação;​​
                    • Participação da comunidade no processo de planejamento;
                    • Transparência do processo de planejamento;
                    • Avaliações externas e ações desencadeadas em função da avaliação externa;
                    • Articulação entre os resultados da avaliação externa e os resultados da auto-avaliação.


                    Pon​tos a ressaltar após a autoavaliação

                    • Atenção às demandas emergentes dos problemas sociais e atualização constante do perfil do egresso (aspectos da formação);
                    • Ampliação dos planos e grupos de trabalho relacionados ao planejamento estratégico do Programa e amadurecimento das políticas de ações afirmativas (aspectos do Programa);
                    • Incentivo à qualidade e visibilidade da produção bibliográfica docente e discente e das redes de pesquisa (aspectos da formação);
                    • Consolidação da internacionalização (aspecto da inserção social);
                    • Visibilidade e democratização da produção técnica e tecnológica e ampliação das ações de inserção social do PPGP (aspectos da inserção social);
                    • Investimento na captação de fomento interno e externo para discentes e projetos de pesquisa (aspectos da formação).

                    Infraestrutura

                    A história da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) tem origem em uma ampla campanha de mobilização popular em defesa da interiorização do ensino superior no Estado de Santa Catarina na década de 1960 — período em que ainda não havia a oferta de cursos universitários fora da capital catarinense. Este fato define o código genético da Instituição como Universidade Comunitária. Nestas seis décadas de existência, a Univali vem construindo uma trajetória de consolidação, melhoria e reconhecimento do seu trabalho pelas comunidades interna e externa. A Univali está localizada em vários municípios do litoral centro-norte catarinense. Sua estrutura multicampi e sua política de atuação lhe permitem atender, sobretudo às comunidades residentes nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Biguaçu, Itajaí, Florianópolis, Penha, São José e Tijucas — promovendo o desenvolvimento socioeconômico e cultural, por meio da produção e socialização do conhecimento pelo ensino, pela pesquisa, pela extensão e pela inovação.

                    A Instituição dispõe de uma área própria total de, aproximadamente, 654.686 mil metros quadrados, dos quais 159 mil são de área construída, com 410 salas de aula, 316 laboratórios, 17 auditórios, 10 bibliotecas e 3,3 mil computadores conectados à internet e cobertura wi-fi em todos os campi, salas, laboratórios e espaços de convivência, estação de radio e TV. Suas bibliotecas contam com acervo composto por 169.505 títulos e 433.005 exemplares, e a Universidade coloca esse universo à disposição de mais de 20 mil alunos nos seus diferentes cursos, modalidades e níveis de ensino: Colégios de Aplicação da Univali (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), Univali Idiomas e cursos de graduação e de pós-graduação. São cursos de graduação ofertados (presencial e a distância) em todas as áreas do conhecimento; cursos de pós-graduação lato sensu (presencial e a distância), e 19 cursos de pós-graduação stricto sensu – doze mestrados e sete doutorados – todos recomendados pela Capes/MEC.

                    Além disso, a comunidade acadêmica dispõe de bolsas de estudos e financiamentos estudantis e conta com oportunidades de realização de intercâmbio de estudos e de estágio em universidades estrangeiras conveniadas e de atuação em programas de estágios em empresas e organizações locais e nacionais. A participação em grupos de pesquisa e inovação, com subsídios institucionais e parcerias externas, e em atividades de extensão comunitária, incluindo práticas desportivas e aprendizagem de idiomas estrangeiros também se apresenta como oportunidade aos alunos da Instituição.

                    Na sua trajetória de 60 anos, a Instituição tornou-se uma das mais reconhecidas instituições de ensino superior brasileiras, oferecendo ensino desde a educação infantil até a pós-graduação. Exemplo disso, é o conceito do Índice Geral de Cursos (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC. Tal resultado coloca a Univali como a melhor universidade não pública do Estado. A Univali é também a melhor universidade não pública catarinense no Ranking Universitário da Folha de S. Paulo (RUF), Guia da Faculdade Estadão, e é a única não pública catarinense a aparecer entre as melhores da América Latina, segundo os rankings THE – Times High Education e QS Latin America University. A Instituição é, também, a mais sustentável de Santa Catarina e a 10ª no Brasil, no Ranking GreenMetrics. A Instituição demonstra um movimento de acompanhamento das políticas educacionais e do cenário de oferta da Educação Superior no Brasil e na região, procurando se diferenciar por meio da qualidade. Suas áreas de atuação na graduação, na pós-graduação, na pesquisa e na extensão abrangem as principais áreas do conhecimento, conforme validadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a saber: Sociais Aplicadas; Humanas; Letras e Artes; Engenharias; Exatas e da Terra; Biológicas e da Saúde. Essas áreas são organizadas em Escolas do Conhecimento: Escola de Ciências da Saúde; Escola de Negócios; Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade; Escola de Educação; Escola do MAR, Ciência e Tecnologia; e Escola de Ciências Jurídicas e Sociais.

                    A UNIVALI tem por objetivo geral promover o desenvolvimento da filosofia, da cultura, da educação, da ciência, da tecnologia, das letras e das artes, visando ao bem-estar e à valorização do homem. Busca expandir a cultura de pesquisa, incentivando estudantes e professores a se tornarem também pesquisadores. Para isso, promove constantemente a consolidação das linhas e dos grupos de pesquisa das Escolas de conhecimento, investindo em iniciação e produção científica e em infraestrutura tecnológica. Em 2019 e 2022, a universidade promoveu o Science Day, evento em que pesquisadores e grupos de pesquisa estiveram reunidos para o intercâmbio das pesquisas realizadas e ampliar as possibilidades de relacionamento entre os grupos de pesquisa de todos os cursos de graduação e programas de pós-graduação.

                    Neste sentido, para se aculturar como instituição de pesquisa, a UNIVALI incentiva a integração entre graduação e pós-graduação e o estabelecimento de parcerias no desenvolvimento e no fomento à ciência. Para incentivar a produção de seus discentes e docentes, a UNIVALI dispõe dos seguintes programas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq); Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 170 (bolsas Uniedu) e, agora em 2024 o Programa Universidade Gratuita, estes últimos destinados a alunos da graduação. Na extensão, atualmente, são 10 programas institucionais e 75 projetos, cujas áreas procuram atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), interferindo positivamente nas comunidades de entorno.

                    Além da infraestrutura local, onde o Programa de Mestrado será sediado, o sistema integrado entre os campis permite a utilização de uma ampla estrutura de salas (532), laboratórios (315), auditórios (17), Bibliotecas (8), computadores (3,7 mil) conectados à rede de internet e espaços de convivência. Suas bibliotecas integradas contam com acervo composto por 195.117 títulos e 541.231 exemplares e a Universidade coloca esse universo à disposição de 19.543 alunos nos seus diferentes cursos, modalidades e níveis de ensino.

                    São três Colégios de Aplicação da UNIVALI (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio); 82 cursos de graduação ofertados (presencial e a distância) em todas as áreas do conhecimento pertencentes as suas seis Escolas do Conhecimento: Escola de Ciências da Saúde; de Educação; de Ciências Jurídicas e Sociais; de Negócios; de Artes, Comunicação e Hospitalidade e do Mar, Ciência e Tecnologia; 50 cursos de pós-graduação lato sensu (2.586 alunos) e 17 cursos stricto sensu (739 alunos).

                    Além disso, a comunidade acadêmica dispõe de bolsas de estudos e financiamentos estudantis e conta com oportunidades de realização de intercâmbio de estudos e de estágios em universidades estrangeiras conveniadas, de atuação em programas de estágios em empresas e organizações locais e nacionais e de participação em grupos de pesquisa e inovação, com subsídios institucionais e parcerias externas e em atividades de extensão comunitária, incluindo práticas desportivas e aprendizagem de idiomas estrangeiros. Tal universo de possibilidades é factível graças à atuação comprometida de seus 1.341 professores, dos quais 82,17% são mestres e/ou doutores e 1.047 colaboradores técnico-administrativos- a maioria deles com, no mínimo, nível superior completo.

                    Neste contexto, o mestrado profissional em Psicologia se insere com vistas a impulsionar as possibilidades de qualificação voltada às demandas do mercado e da comunidade como um todo, sem desvincular do caráter científico de avaliação, análise e investigação para promoção das intervenções. A experiência de inserção social e comunitária do corpo docente, durante a graduação, pós-graduação e também durante atividades profissionais (em especial pela sua inserção no Núcleo de Acessibilidade Univali – NAU, Centro Especializado em Reabilitação – CER II e clínica escola, ambulatório, Sistema único de Saúde, grupos de pais e de psicoeducação diversificados, práticas psicossociais na comunidade e instituições de educação, famílias e organizações) remete a necessidade de ter profissionais atualizados e com competências investigativas e de intervenções voltadas para a compreensão e apreensão da realidade local e regional.

                    No que se refere ao histórico da Universidade com a pós-graduação, na modalidade de Mestrado e Doutorado, a UNIVALI conta com sete mestrados acadêmicos, nas áreas de Administração, Ciência e Tecnologia Ambiental, Ciência Jurídica, Ciências Farmacêuticas, Computação, Educação e Turismo e Hotelaria. Seis cursos de doutorado e quatro mestrados profissionais, nas áreas de Administração – Gestão, Internacionalização e Logística, Direito das Migrações Transacionais, Gestão de Políticas Públicas e Saúde e Gestão do Trabalho. Além disso, a instituição também conta com especializações nas modalidades a distância e presenciais.

                    ULAB - Laboratório de Design Universal, de natureza interdisciplinar, associa pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento - computação, design, educação e psicologia - vinculados à grupos de pesquisa CNPq: Observatório de Políticas Educacionais (PPGE) e Estudos e pesquisas em tecnologias aplicadas às práticas psicossociais (PPGP). O laboratório desenvolve pesquisas e soluções tecnológicas acessíveis com design centrado no ser humano, para autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Tem por foco as áreas de (1) Jogos digitais, (2) Tecnologia Assistiva e (3) Desenho Universal para Aprendizagem.

                    Laboratório Multiusuário de Criatividade e Desenvolvimento humano: Proveniente de Projeto aprovado envolvendo três Programas de Pós-Graduação, incluindo o PPGP. O projeto intitulado Ateliês de Criação Colaborativa de Tecnologias Assistivas Digitais: games para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional foi aprovado em edital - Tecnologia Assistiva 2022 – Modalidade 1(laboratórios gerais) – FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro. A empresa é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

                    Normas e Regimentos

                    Planejamento Estratégico

                    Planejamento estratégico do Programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica ou artística.

                    A proposta do Programa está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Univali (PDI 2021-2026). Dele participaram representantes dos diversos segmentos internos e externos à Instituição (gestores, alunos, egressos, professores, funcionários, parceiros e agentes de inovação). A metodologia utilizada se baseou no método intitulado Design Thinking, abordagem estruturada para produzir uma nova forma de pensar a oferta de ensino superior, materializada em soluções inovadoras, tanto para os serviços existentes como para novos produtos, processos e serviços. Desta forma, o planejamento estratégico do PPGP segue estes princípios do PDI da Instituição, bem como a definição de (Dimensões do planejamento estratégico do PDI Univali; Temas estratégicos do PPGP; Objetivos estratégicos da Univali; objetivos do PPGP definido por tema estratégico; ações vinculadas a cada um dos objetivos estratégicos do PPGP e, por fim, os indicadores para cada tema e objetivo).

                    Nesta construção processual, participam diversos atores envolvidos e, está alinhada com a autoavaliação do programa que acompanha todo este desenvolvimento ao longo do quadriênio. Pelas estratégias da autoavaliação de coleta, análise de dados e devolutivas, os objetivos, estratégias e indicadores do planejamento estratégico estiveram sendo aprimorados até o final deste quadriênio.

                    Participam desta construção ativamente: a) gestores (a Instituição instituiu uma comissão de planejamento estratégico e uma de autoavaliação para definições e alinhamentos com o PDI – participam representantes da diretoria e vice reitoria de pesquisa, pós-graduação, extensão e inovação e representantes das coordenações do PPGs da universidade); b) docentes e discentes do Programa; c) Funcionários do Programa; d) egressos; e) docentes de outras universidades que participam das atividades de grupos de pesquisa, projetos e bancas no Programa; f) representantes da comunidade externa, por meio das devolutivas das pesquisas e produtos desenvolvidos no programa e, também por meio dos problemas/temas de pesquisa e de intervenção de cada contexto social em que os discentes estão inseridos profissionalmente.

                    Fazem parte deste planejamento as dimensões do PDI Univali (2022- 2026): Excelência Acadêmica; Inovação e Competitividade; Conexão de pessoas. Tais dimensões foram consideradas e pensados os objetivos estratégias e indicadores distribuídos em 4 grandes temas:

                    Tema 1) Ensino e Pesquisa na Graduação e na Pós (aspectos da Formação e do Programa);
                    Tema 2) Internacionalização (aspectos docentes e discentes e produção bibliográfica e técnica);
                    Tema 3) Inovação e competitividade (aspectos docentes e discentes e produção bibliográfica e técnica);
                    Tema 4) Inserção social e impacto na sociedade (aspectos docentes e discentes e produção bibliográfica e técnica).

                    Destacam-se como indicadores (todos estes com vistas à inclusão das Políticas de Ações Afirmativas):

                    • Articulação do ensino graduação e pós-graduação;
                    • Qualidade do Programa e da formação;
                    • Qualidade na produção bibliográfica e técnica;
                    • Inserção e visibilidade do programa internacionalmente;
                    • Inserção inovadora e atenta às demandas emergentes;
                    • Impacto na sociedade, visibilidade e aplicabilidade das produções e produtos

                    Maiores informações sobre o Planejamento Estratégico do PPGP podem ser encontradas em:
                    Planejamento estratégico PPGP - Mais Informações.pdf

                    Prêmios e Reconhecimentos

                    ​Destaque Pós-Graduação – 2º lugar – no XXII Seminário de Iniciação Científica e XI Mostra Científica de Pós-Graduação e Gr​aduação da Universidade do Vale do Itajaí.

                    Dissertação do mestrando Julio César Ginçalves Pinho, intitulado “ Inteligência Artificial para identificação de depressão em acadêmicos. Orientadora Adriana Gomes Alves .

                    PPGP01.jpg

                    Prêmio de melh​or Trabalho do eixo Saúde e Bem-estar do Trabalho Intitulado:

                    PROMOÇÃO DE PARENTALIDADE POSITIVA NA ADOLESCÊNCIA: manual de intervenção para profissionais

                    De autoria de: Carina Nunes Bossardi, Fabiana Pinheiro Ramos, Marina Menezes, Rosana Suemi Tokumaru, Kely Maria de Sousa Pereira, Caroline Signori Feix

                    No III Congresso Internacional dos mestrados profissionais em Psicologia: Destaca-se a constituição do Coletivo de Mestrados Profissionais em Psicologia, que, ente 2021-2024, promoveu 2 Congressos Internacionais. O último, em 2024, realizado na EBMSP, com fomento dos Editais POP-CIÊNCIA-FAPESB -2024 e PAEP-CAPES-2024. Com 300 participantes e 160 desses na modalidade presencial, incluindo uma pesquisadora da Universidade de Évora – Pt, Prof.ª Carla Semedo e da Profª Caty Klyne – UBC-Canadá (online) e mais representantes de 9 Programas Profissionais em Psicologia do Brasil. Esse coletivo tem consolidado as discursões sobre a própria identidade, dessa jovem modalidade formativa, e sua potência constituição de redes de pesquisa de caráter nacional.​

                    PPGP02.jpg

                    Aluna conquistou o​ 1º lugar no Prêmio de Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

                    O trabalho premiado foi a dissertação de Liara, orientada pela professora Josiane da Silva Delvan da Silva, sobre um programa de acompanhamento para contribuir com a saúde mental de mulheres na transição da licença maternidade e o retorno ao trabalho.

                    Leia a matéria completa.

                    PPGP03.jpg

                    2º lugar no Prêmio Sender Miszputen 2024

                    “Fatores associados ao comportamento suicida na Doença Inflamatória Intestinal". O prêmio foi conferido pela Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite – GEDIIB na categoria Multidisciplinar. O trabalho foi apresentado sob a forma de tema livre na plenária durante a 5ª Semana Brasileira de Doença Inflamatória Intestinal – SEBRADII 2024 e constitui-se como um segmento da tese de doutorado em Ciências realizado no Departamento de Oncologia Clínica na Fundação Antônio Prudente – AC Camargo Câncer Center – SP.​

                    PPGP04.jpg

                    ​​1º lugar na categoria Experiências ou produtos derivados de trabalhos realizados em cursos de doutorado e pós-doutorado da 2ª edição do Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello: Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia

                    Promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), com o trabalho intitulado “Avaliação neuropsicológica na doença inflamatória intestinal: subsídios a programas interventivos. O prêmio foi divulgado pelo CFP em junho de 2024 e a celebração ocorreu em Brasília em 24/10/2024, integrado ao Seminário de Inteligência Artificial e Exercício Profissional da Psicologia, disponível através do link.

                    PPGP05.jpg

                    1º lugar na XVIII Conferência Internacional da Rede de Vigilância em Doenças Crônicas nas Américas (AMNET) e 1º Simpósio Internacional de Doenças Crônicas realizado na Universidade do Vale do Itajaí em setembro de 2​021 

                    Com o trabalho intitulado: “Impacto das relações afetivo-amorosas no tratamento de mulheres com câncer de mama na perspectiva da Psicologia Analítica". O evento discutiu as perspectivas, tendências e inovação no tratamento das principais doenças crônicas, fortalecendo ações

                    para redução da morbimortalidade por estas causas. Resultado de orientação do Trabalho de Iniciação Científica no Curso de Psicologia da Univali das acadêmicas Kássia Renata Britto e William da Silva Cunha.

                    PPGP07.png

                    1º lugar - Premiação dos melhores resumos científicos na 7ª edição do Next Frontiers to Cure Cancer

                    Com o trabalho intitulado: “Avaliação Psicodinâmica de Mulheres com Câncer de Mama no Processo Adaptativo do Tratamento". A apresentação ocorreu no Expo Center Norte em São Paulo, maior evento em Oncologia da América Latina, promovido pelo @accamargocancercenter, concorrendo na categoria Gestão, Educação e Enfermagem. Resultado de orientação do Trabalho de Iniciação Científica no Curso de Psicologia da Univali das acadêmicas Ana Maria da Costa Silva e Mayara de Paula Almeida.​

                    PPGP08.png

                    1º lugar no Prêmio Sender Miszputen 2020 na 1ª Semana Brasileira da Doença Inflamatória Intestinal (SEBRADII) e 3º Congresso Brasileiro de DII​​

                    Com o trabalho intitulado “Cuidado Interdisciplinar nas condições clínicas e psicossociais de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal" na categoria Multidisciplinar, durante o evento realizado on-line em 30/09/2020. O trabalho constitui-se como um relato de experiência das atividades de extensão envolvendo a equipe interdisciplinar composta por Sueli Terezinha Bobato, Bruno Lorenzo Scolaro, Everson Fernando Malluta, ClaizaBarretta, Cristina Henschelde Matos, Munique Kurtz de Mello, Clarice Maria Specht, com a participação dos acadêmicos do Curso de Psicologia Gabrielle Fernandes Fronza e Willian Bueno Oliveira por meio do Trabalho de Iniciação Científica.​

                    PPGP09.png

                    Perguntas Frequentes

                    Grupos de Pesquisa

                    Grupo 1: Processos Psicoló​​​gicos, Desenvolvimento Humano e Saúde - UNIVALI

                    Endereço para acessar este espe​​lho:
                    ​dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9671398611491283

                    Grupo 2: Estudos e pesquisas em tecnologi​as aplicadas às práticas psicossociais - UNIVALI

                    Endereço para acessar este espelho:
                    dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8423051112587500

                    Projetos de Pesquisa

                    Linha 1: Psicologia da Saúde no Processo de Desenvolvimento Humano

                    Desenvolvimento, saúde e família: possibilidades de intervenção

                    ​A família é vista como importante contexto promotor de desenvolvimento humano e de saúde. Este projeto engloba estudos e voltados à investigação dos fatores de risco, de proteção e de vulnerabilidades ou situações que possam identificar, explicar e promover intervenções ao desenvolvimento típico e atípico em busca de ações e estratégias preventivas e de promoção de saúde. Tem como base uma compreensão do desenvolvimento em termos neurológicos, físicos, psicológicos e sociais para propor pesquisa-intervenção contemporâneas, considerando as demandas do contexto. Variáveis das famílias como funcionamento familiar, envolvimento parental e coparentalidade são temas de estudo e de propostas de intervenção. Também são considerados temas contemporâneos para compreensão das famílias e sua função social de promotora de relações saudáveis, tais como as diversas configurações familiares. Programas para pais e programas de intervenção precoces para estimulação do desenvolvimento e promoção de saúde são temas de estudo e objetos de intervenção.

                    Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos como Uniedu, PIBIC, FAPESC, FAPESC ABROAD (Projeto internacional em convênio com a Universidade de Antuérpia na Bélgica) e European Research Council – ERC, envolvendo alunos da graduação e da pós-graduação. Sendo assim, este projeto guarda-chuva contempla os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes pesquisadores, incluindo os desenvolvidos entre orientadores e seus discentes.

                    Proce​​ssos de Avaliação de Fenômenos Biopsicossociais, Doenças Crônicas e Transtornos do Neurodesenvolvimento

                    Diversos estudos têm descrito um déficit na formação acadêmica na área de avaliação psicológica, o que tem um impacto na atuação profissional, dada a importância desta área à psicologia. A avaliação de fenômenos psicológicos e de funções executivas faz-se fundamental nos contextos de saúde e de desenvolvimento humano. Sob uma perspectiva biopsicossocial da compreensão do processo saúde-doença, este projeto tem como objetivo desenvolver e aplicar instrumentos de medida ou ferramentas para diagnóstico, avaliação e acompanhamento dos fenômenos e transtornos do neurodesenvolvimento. As doenças crônicas como câncer, doenças inflamatórias intestinais e os transtornos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros distúrbios do neurodesenvolvimento são objetos de estudo e desenvolvimento de tecnologias de intervenção clínica aplicadas em diferentes contextos e considerando também as diferentes fases do desenvolvimento humano. A avaliação psicológica é tida como foco, ampliando as possibilidades para uma avaliação contextualizada e em equipe interdisciplinar em saúde.

                    Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos.

                    O projeto envolve docentes e discentes (sob orientação dos docentes em projetos específicos, relacionados a este projeto maior, especialmente juntamente com os bolsistas no Uniedu- Programa de bolsas universitárias de Santa Catarina e do PIBIC) do PPGP, bem como alunos da graduação, especialmente em Psicologia, localizados nas produções e publicações como participantes externos. Sendo assim, este projeto guarda-chuva contempla os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes pesquisadores, incluindo os desenvolvidos entre orientadores e seus discentes.

                    Linha 2: Tecnologias e Práticas Psicossociais

                    ​​Inclusão e as tecnologias assistivas digitais

                    A Psicologia e a Inclusão social é o tema central deste projeto. O objetivo é compreender crianças e suas famílias, em especial as crianças com ¨Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), deficiência intelectual e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatvidade (TDAH). Os desafios que envolvem o desenvolvimento, tais como o déficit na interação social e na comunicação e nos comportamentos sociais. São desenvolvidas ações de investigação e de intervenção e de proposição de tecnologias da educação voltadas às Família e deficiência. Temas como Tecnologias em educação e Tecnologias digitais são alvo de estudo. Este estudo aborda ainda o tema adaptabilidade de carreira, referindo-se aos recursos que o indivíduo utiliza para lidar com necessidades atuais e imprevistas, bem como recursos de autorregulação para resolver questões desconhecidas, complexas e

                    problemas mal definidos apresentados pelas tarefas do dia a dia. Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos.

                    O projeto envolve docentes e discentes (sob orientação dos docentes em projetos específicos, relacionados a este projeto maior, especialmente juntamente com os bolsistas no Uniedu- Programa de bolsas universitárias de Santa Catarina e do PIBIC) do PPGP, bem como alunos da graduação, especialmente em Psicologia, localizados nas produções e publicações como participantes externos.

                    Tal projeto maior contemplou ainda o seguinte projeto, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC):

                    1. 1) O desenvolvimento de um jogo digital para a modelagem comportamental e estimulação de funções executivas no TDAH (coordenado pela docente Juliana Vieira Almeida Silva, tendo como equipe os discentes de graduação Júlio Gonçalves Pinho e Maria Verônica Zink).

                    Sendo assim, este projeto guarda-chuva contempla os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes pesquisadores, incluindo os desenvolvidos entre orientadores e seus discentes.

                    ​​​Relações pessoa-ambiente e as Políticas Públicas

                    Texto: Neste projeto são temas de investigação e de desenvolvimento as Tecnologias sociais voltadas à Psicologia social comunitária, às Políticas Públicas do SUS e à Psicologia ambiental. Tem como objetivo discutir as relações pessoa-ambiente e as relações sujeito e sociedade, bem como a Psicologia das emergências e desastres e a interprofissionalidade em saúde. Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos.

                    Tal projeto maior contempla ainda os seguintes projetos de Iniciação científica aprovados pelo Programa de Bolsa Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU- Bolsas de Pesquisa – Artigo 170, contemplando os alunos da graduação com bolsas de pesquisa.​​

                    O projeto envolve docentes e discentes (sob orientação dos docentes em projetos específicos, relacionados a este projeto maior, especialmente juntamente com os bolsistas no Uniedu- Programa de bolsas universitárias de Santa Catarina e do PIBIC) do PPGP, bem como alunos da graduação, especialmente em Psicologia, localizados nas produções e publicações como participantes externos.

                    Sendo assim, este projeto guarda-chuva contempla os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes pesquisadores, incluindo os desenvolvidos entre orientadores e seus discentes.​

                    Projetos específicos aprovados em editais de fomento externo

                    1. Projeto de pesquisa/inovação: Ateliês de Criação Colaborativa de Tecnologias Assistivas Digitais: games para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional (FINANCIADORA DE ESTUDOS PROJETOS FINEP - (SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP – MS/SCTIE/DGITIS – TECNOLOGIA ASSISTIVA)

                    2. Projeto de pesquisa/inovação: Capacitação familiar digital: Manejo de Seletividade Alimentar em Crianças com Transtorno do Espectro Autista (CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO-CNPQ - (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq) e (FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (Chamada Pública Fapesc nº 54/2022 – Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe)

                    3. Projeto de Pesquisa: Desenvolvimento de tecnologia digital acessível para inclusão de estudantes com autismo no ensino superior (FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 27/2021 PROGRAMA FAPESC DE APOIO A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA JOVENS PESQUISADORES DO ESTADO DE SANTA CATARINA - PROGRAMA FAPESC JOVENS PROJETOS - SC)

                    4. Projeto Internacional e Interinstitucional: EPIGENÉTICA, EXPERIÊNCIA E RESPONSABILIDADE: IMPLICAÇÕES PARA DISTÚRBIOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – TDAH (CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO-CNPQ - (Chamada CNPq/ MCTI N° 10/2023 UNIVERSAL - Faixa A – Grupos Emergentes); European Research Council - (ERC – CONFAP – CNPq Call); (FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (Chamada Pública Fapesc n° 12/2022 – Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação e Convênios Bilaterais – Programa Fapesc Abroad)

                    5. Projeto Internacional e Interinstitucional: Epigenetics, Experience and Responsibility: Implications for neurodevelopmental disorders ( CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO-CNPQ - (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes); European Research Council - (ERC – CONFAP – CNPq Call); FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (Chamada Pública Fapesc nº 54/2022 – Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe)

                    6. Projeto de pesquisa e Inovação: Parentalidade positiva e promoção do desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico e atípico: verificação de evidências de validade de intervenções online (CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO-CNPQ - (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq); FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 15/2021 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS – ACAFE); SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCACAO - (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina)

                    7. Projeto de Extensão: Práticas e políticas de Acolhimento de Migrantes e Refugiados: rede de cooperação entre PPGs no Núcleo de Apoio ao Migrante (Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG)

                    8. TECNOLOGIA APLICADA À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR: PROTAGONISMO PELO DESIGN PARTICIPATIVO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 15/2021 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS – ACAFE)

                    9. Rastreamento de problemas de comportamento em alunos pré-escolares com transtorno do espectro autista e as atitudes de professores em sala de aula EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 51/2024 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS (ACAFE)

                    10. 10) Abordagem pedagógica interativa transcultural e participativa na perspectiva da inclusão de estudantes com autismo no ensino superior mediada por jogos digitais e analógicos para formação de professores (EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 51/2024 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS (ACAFE)

                    11. Integração da Interface Cérebro-Computador no Tratamento e Reabilitação de Afasia: Novas Contribuições (EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 51/2024 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS (ACAFE)

                    12. Competências de empregabilidade: estudo com acadêmicos iniciantes e finalistas de um curso de psicologia - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 09/2024 MULHERES+PESQUISA – 1ª EDIÇÃO​​​

                    13. Estratégia para acompanhamento clínico das experiências vividas por adolescentes com TDAH: contribuições para tomada de decisões sobre o uso de medicamentos e para o exercício da reponsabilidade e da autonomia nas tarefas diárias e bem-estar - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 21/2024 PROGRAMA DE PESQUISA UNIVERSAL

                    14. Avaliação do impacto da pós-graduação em educação de universidades comunitárias do sul do brasil na popularização do conhecimento - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 21/2024 PROGRAMA DE PESQUISA UNIVERSAL

                    15. Implantação de um programa de intervenção de carreira no serviço-escola de um curso psicologia - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 21/2024 PROGRAMA DE PESQUISA UNIVERSAL

                    Publicações

                    ​​​Linha ​ 1: Psicologia da Saúde no Processo de Desenvolvimento Humano​
                    KRUGER, OLÍVIA ; JOSÉ LEGAL, EDUARDO ; LOPES, FERNANDA . REHABILITATION OF EXECUTIVE FUNCTIONS AFTER STROKE AND TRAUMATIC BRAIN INJURY. PSICOL​OGIA, SAÚDE & DOENÇAS, v. 24, p. 300-315, 2023.

                    OLDONI, MARCELUS LUIS ; CATECATI, TIAGO ; LEGAL, EDUARDO JOSÉ ; FERREIRA, MARCELO GITIRANA GOMES ; RAMIREZ, ALEJANDRO RAFAEL GARCIA . Measuring working memory usage on aphasic individuals and analysis of emotional valence through electroencephalography. Computer Methods and Programs in Biomedicine Update, v. 1, p. 100006, 2021. Citações:2

                    SANDRI, JULIANA VIEIRA DE ARAÚJO ; BOSSARDI, CARINA NUNES ; CHESANI, FABÍOLA HERMES ; DE BORBA, BÁRBARA CAROLINE DA SILVA ; KOHLER, ITALA IAMNI ; DE ALMEIDA, LUISE MACHADO YOKOYAMA ; DE OLIVEIRA, NAIRO GILSON ; FONTENELLE, RAFAEL SILVA . A família cuidando de deficiente físico cadeirante: dificuldades e potencialidades nas atividades da vida diária. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 17, p. e5539, 2024.

                    BOLZE, S. D. A. ; SCHMIDT, B. ; GOMES, L. B. ; BOSSARDI, Carina Nunes ; Böing, E ; CREPALDI, M. A. . Transmissão Intergeracional de Modelos Relacionais e Táticas de Resolução de Conflitos. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE), v. 40, p. e40404, 2024.

                    JULIANA VIEIRA DE ARAÚJO SANDRI ; CHESANI, F. H. ; BOSSARDI, Carina Nunes ; GOUVEA, P. B. ; HENS, K. . O SIGNIFICADO E AS CONSEQUÊNCIAS DO DIAGNÓSTICO DE AUTISMO NO BRASIL. Boletim de Conjuntura (Boca), v. 19, p. 185-212, 2024.

                    DA SILVA, LETÍCIA MARIA FURLAN ; SANDRI, JULIANA VIEIRA VIEIRA DE ARAÚJO ; CHESANI, FABIOLA HERMES ; BOSSARDI, CARINA NUNES ; GOUVEA, POLLYANA BORTHOLAZZI . Assistência de enfermagem no contexto de responsabilidade às pessoas com transtorno do espectro autista. REVISTA ENFERMAGEM CONTEMPORÂNEA, v. 13, p. e5587, 2024.

                    CUNHA, M. P. ; MACHADO, N. M. ; BOSSARDI, Carina Nunes ; AZEVEDO, I. C. . Fatores de risco e proteção para imigrantes venezuelanos: papel das políticas públicas. SUBJETIVIDADES, v. 24, p. 1-14, 2024.

                    VIEIRA, MAURO LUIS ; SILVA, M. L. I. ; BOSSARDI, Carina Nunes ; SOUZA, CAROLINA DUARTE DE ; KASZUBOWSKI, E. ; JORGE, C. C. . Perfis de personalidade e abertura ao mundo em pais brasileiros.. PSICOLOGIA EM PESQUISA (UFJF), v. 17, p. 1-28, 2023.

                    NASCIMENTO, C. C. P. ; MULLER, C. C. ; PETECK, B. M. V. ; BRACIAK, M. ; CARINA NUNES BOSSARDI . Relações familiares e alienação parental após a dissolução da conjugalidade. REVISTA PSICOLOGIA E SAÚDE, v. 15, p. 1-16, 2023.

                    CHESANI, FABIOLA HERMES ; BOSSARDI, CARINA NUNES ; MENEZES, LAURA DA SILVA ; NEVES, NATALIE ; NEGRETTI, PYETRA PRESTES ; FONTENELLE, RAFAEL SILVA ; ANGIOLETTI, NATHALIA CRISTINA PROHMANN . NÍVEL DE FUNCIONALIDADE DOS USUÁRIOS QUE FREQUENTAM O CER II DO VALE DO ITAJAÍ. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA, v. 3, p. 3307-3327, 2023.

                    HARMUCH, R. S. C. ; SARDÁ JUNIOR, JAMIR ; ANN, M. L. S. . A Compreensão de gestalt terapeutas sobre o experimento. REVISTA DO NUFEN, v. 15, p. 24-35, 2023.

                    DE SOUZA COLAU, LAURA ; PEREIRA, TALITTA ; VIEIRA ALMEIDA SILVA, JULIANA ; SESTI BECKER, ANA PAULA ; SARDÁ JUNIOR, JAMIR . Adolescência e Comportamento Autolesivo: Uma Revisão da Literatura Nacional. Revista de Psicologia da IMED, v. 14, p. 176-196, 2022.

                    LUNKES, STEFANY ; DUARTE DE SOUZA, CAROLINA ; PIRES COLTRO, BEATRIZ ; PARAVENTI, LARISSA ; DE CARVALHO FERREIRA, ALICE ; LUIS VIEIRA, MAURO . Parentalidade e temperamento infantil. PSICO (PUCRS. ONLINE), v. 54, p. e39900, 2023.

                    HENSEL, B. P. ; GARCIA, M. E. ; COLTRO, B. P. ; VIEIRA, M. L. ; PARAVENTI, LARISSA . Relações entre Parentalidade e Saúde Mental de Mães Brasileiras. CONTEXTOS CLÍNICOS, v. 13, p. 244-269, 2022.

                    SOUZA, CAROLINA DUARTE DE ; COLTRO, BEATRIZ PIRES ; PARAVENTI, LARISSA ; LUNKES, STEFANY ; GARCIA, MARIA EDUARDA ; VIEIRA, MAURO LUÍS . Psychological impacts of COVID-19 on parenting and child behavior in Brazilian families: mediation effects of parental positive mental health. Ciencias Psicológicas, v. 16, p. e?2363-e?2363, 2022.

                    SOUZA, A. ; BECKER, A. P. S. ; GUISSO, L. ; BOBATO, S. T. . Psychological attention to the surgical patient: report of experience from the point of view of humanization of health. BOLETIM - ACADEMIA PAULISTA DE PSICOLOGIA, v. 41, p. 65-73, 2021.

                    BOBATO, S. T.; ALVES, B. ; BENVINUTI, J. N. ; BECKER, A. P. S. . Violência nos relacionamentos amorosos de estudantes universitários. PSICOLOGIA ARGUMENTO (PUCPR. IMPRESSO), v. 39, p. 1199-1219, 2021.
                    Linha​​​ 2: Tecnologias e Práticas Psicossociais​
                    COELHO NETO, J. ; ALVES, A. G. ; HOSTINS, R. C. L. . TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE), v. 8, p. 862-884, 2024.

                    ALVES, A. G.; HOSTINS, R. C. L. ; OLIVEIRA, N. A. . BECCA: UM APLICATIVO PARA INCLUSÃO DE ACADÊMICOS COM AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE), v. 8, p. 2399-2412, 2024.

                    SANTOS, ADRIANA PRADO SANTANA ; ALVES, Adriana Gomes ; COELHO NETO, JOAO . Jogos Digitais no Atendimento Educacional Especializado: um estudo com estudante que possui Transtorno do Espectro Autista. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 37, p. 1-28, 2024.

                    GONÇALVES, JÚLIO ; FERREIRA, ANDRIEL ; ALVES, Adriana Gomes . Desenvolvimento de uma tecnologia digital de apoio à terapia cognitivo-comportamental. PSICOLOGIA, DIVERSIDADE E SAÚDE, v. 12, p. e4511, 2023.

                    FABER, J. A. ; ALVES, ADRIANA . Altas habilidades/superdotação no Brasil: uma revisão de literatura no período de 2012 a 2022. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 10, p. 11-26, 2023.

                    MORAIS, KARINE HELENA ; ALVES, Adriana Gomes . Exergames como recurso para inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Revista Educar Mais, v. 7, p. 325-343, 2023. ALVES, Adriana Gomes; MAGAGNIN, N. M. ; MACIEL, G. R. . THILLY, EM UMA MISSÃO PERIGOSA: JOGO DIGITAL CRIADO COM CRIANÇAS EM ABORDAGEM INCLUSIVA DE DESIGN. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE), v. 7, p. 103-128, 2023.

                    C
                    OELHO NETO, J. ; ALMEIDA, T. M. ; ALVES, Adriana Gomes . Transtorno do neurodesenvolvimento e o ensino da Matemática: aspectos acerca do uso das tecnologias digitais para uma educação inclusiva. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 2023, p. 1-17, 2023.

                    DELFINI, ANA; MACHADO, ROSANA ; GESSER, VERONICA . The Processes of Insertion and Sociability of Haitian Migrant Children in Early Childhood Education. Proceedings of The International Conference on Advanced Research in Education, Teaching, and Learning, v. 1, p. 92-100, 2024.

                    ANA CLAUDIA DELFINI. TESTEMUNHOS DE MULHERES POLÍTICAS DE MUNICÍPIOS DO NORTE CATARINENSE SOBRE VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO. Gênero, v. 24, p. 174-191, 2024.

                    SUAVE, M. P. ; RAITZ, T. R. ; DELFINI, ANA CLAUDIA . O novo ensino médio: educação, trabalho e território no contexto da formação da juventude amazônica. REVISTA PRESENÇA GEOGRÁFICA, v. 11, p. 15-27, 2024.

                    BAUMGÄRTNER, LUCAS ; GATTO, ELI​ANE ; DELFINI, ANA CLAUDIA . IMPLICAÇÕES NO AVANÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SOB 
                    INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), v. 11, p. 98-112, 2023.

                    BAUMGARTEN, L. ; ANA CLAUDIA DELFINI . MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS. REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, v. 13, p. 1-19, 2023.

                    CHIAMULERA, LAURA GIONGO BONATO ; EGÍDIO, ANDRIELE ; PORTES, JOÃO RODRIGO MACIEL . Pistas Visuais e Videomodelação para Escovação de Dentes em pessoas com Transtorno do Espectro Autista: revisão integrativa da literatura. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 37, p. 1, 2024.

                    CRUZ, ALISSON VINICIUS RIBEIRO DA ; PORTES, JOÃO RODRIGO MACIEL . A percepção de autoeficácia em paratletas do atletismo. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES, v. 28, p. 68-81, 2024.

                    EMILIO, ALINE REGINA ; PORTES, JOÃO RODRIGO MACIEL . Modelo híbrido de treinamento parental para mães de crianças pré-escolares com transtorno do espectro autista baseado na análise do comportamento aplicada para redução do estresse parentalHybrid model of parent training for mothers of preschool children with autism spectrum disorder based on applied behavior analysis to reduce parental stressModelo híbrido de entrenamiento parental para madres de. Ciencias Psicológicas, v. 18, p. 2, 2024.

                    DINIZ, DANIELA ; SILVA, JULIANA VIEIRA ALMEIDA ; PORTES, JOÃO RODRIGO MACIEL . Interação social de crianças com autismo em um contexto de educação musical. PSI UNISC, v. 7, p. 157-174, 2023.

                    RODRIGUES, A. C. R. B. G. ; CHIQUETTO, M. V. ; PORTES, J. R. M. . Atitudes de adolescentes de escola privada em relação à adoção por casais gays e lésbicos. REVISTA DA SPAGESP, v. 24, p. 115-127, 2023.

                    RODRIGUES, FERNANDA FERNANDES ; ALVES, R. B. . Atuação das(os) 
                    psicólogas(os) em resposta à COVID-19 na rede de atenção psicossocial. PSI UNISC, v. 8, p. 219-244-244, 2024.

                    BERTELI, V. G. ; ROJAS, C. M. C. ; ALVES, R. B. . BARALHO PARA AVALIAÇÃO, INTERVENÇÃO E POSVENÇÃO DO COMPORTAMENTO SUICIDA. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA, v. 13, p. 01-26, 2023.

                    SCALVIN, G. K. ; OPOLSKI, T. F. ; Alves, Roberta Borghetti ; SOUZA, C. A. . Apego à moradia de idosos confinados em municípios catarinenses frente à covid-19. PSICOLOGIA ARGUMENTO (PUCPR. ONLINE), v. 40, p. 1680-1705, 2022.

                    RODRIGUES, FERNANDA FERNANDES ; FELTENS, ALEXANDRE ; RÓDIO-TREVISAN, KAREN RAYANY ; SEDOR, LIARA DALL? AGNESE ; Alves, Roberta Borghetti . Intervenções psicológicas frente à COVID-19: uma revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Psicoterapia, v. 23, p. 191-209, 2021.

                    SILVA, M. M. ; Alves, Roberta Borghetti . Estratégias de Cuidado Desenvolvidas por Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial Diante do Uso de Substâncias Psicoativas. REVISTA PSICOLOGIA E SAÚDE, v. 13, p. 145, 2021.

                    RODRIGUES, FERNANDA FERNANDES ; FELTENS, A. ; TREVISAN, K. R. R. ; ALVES, R. B. ; KOHLER, T. F. . Impactos à saúde mental e intervenções possíveis frente à COVID-19: uma revisão sistemática da literatura. ESTUDOS DE PSICOLOGIA (NATAL. ONLINE), v. 26, p. 348-357, 2021.

                    RAMPAZZO, ROSANA MARQUES DA SILVA; MOURA, GABRIELA KELLER DE ; LUNA, IÚRI NOVAES . Expectativas de carreira em acadêmicos do mestrado profissional em Administração: Estudo em uma instituição comunitária de ensino superior. Revista de Ciências da Admistração, v. 23, p. 64-79, 2022.

                    DA SILVA, ROSANA MARQUES; LUNA, IÚRI NOVAES ; CARDOSO, PAULO MIGUEL DA SILVA ; JANEIRO, ISABEL NUNES . Effectiveness of Career Construction Counselling in fostering career adaptation strategies. International Journal For E
                    ducational And Vocational Guidance, v. ., p. 1-13, 2022. Citações:1|1

                    SANTOS, A. ; DALBOSCO, R. V. ; RAMPAZZO, ROSANA MARQUES DA SILVA . Atitudes de carreira em freelancers brasileiros prestadores de serviços em plataformas digitais. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 22, p. 191-201, 2022.

                    RAMPAZZO, ROSANA MARQUES DA SILVA; LUNA, I. N. ; CARDOSO, P. M. S. . Avaliação de intervenções de carreira com adultos: Revisão integrativa de literatura. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 23, p. 79-90, 2022.

                    SANTOS, B. ; RODRIGUES, B. ; MOURA, G. K. ; RAMPAZZO, ROSANA MARQUES DA SILVA . Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literatura. Psicologia em Foco, v. 14, p. 128-146, 2022.

                    ZWIELEWSKI, GRAZIELE ; SILVA, JULIANA VIEIRA ALMEIDA ; OLTRAMARI, GABRIELA ; CAMERA, DIANA SOLEDADE DO LAGO ; CRUZ, ROBERTO MORAES . PROTOCOLOS DE TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA DISFUNÇÕES SEXUAIS. REVISTA BRASILEIRA DE SEXUALIDADE HUMANA, v. 35, p. 1102, 2024.

                    SOUZA, FILIPE LUIS ; MOURA, MURILO SCHIEFLER ; VIEIRA ALMEIDA SILVA, JULIANA ; ELKINS, GARY . Hypnosis for depression: Systematic review of randomized clinical trials with meta-analysis. Complementary Therapies in Clinical Practice, v. 57, p. 101913, 2024.

                    DINIZ, D. ; SILVA, J. V. A. ; Portes, J.R.M . Interação social de crianças com autismo em um contexto de educação musical. PSI UNISC, v. 7, p. 157-174, 2023.

                    DE SOUZA COLAU, LAURA ; PEREIRA, TALITTA ; VIEIRA ALMEIDA SILVA, JULIANA ; SESTI BECKER, ANA PAULA ; SARDÁ JUNIOR, JAMIR . Adolescência e Comportamento Autolesivo: Uma Revisão da Literatura Nacional. Revista de Psicologia da IMED, v. 14, p. 176, 2022.

                    Para acessar mais sobre nossas publicações, entre no endereço de currículo lattes de nossos docentes

                    Adriana Gomes Alves
                    http://lattes.cnpq.br/6495915655298176​

                    Ana Claudia Delfini
                    http://lattes.cnpq.br/8089034903131175

                    Eduardo José Legal
                    http://lattes.cnpq.br/3007816667543705

                    Carina Nunes Bossardi
                    http://lattes.cnpq.br/9146035009721629

                    Jamir João Sardá Jr
                    http://lattes.cnpq.br/6152374334604475

                    João Rodrigo Maciel Portes
                    http://lattes.cnpq.br/0826289966541400

                    Josiane da Silva Delvan da Silva
                    http://lattes.cnpq.br/5691446756118087

                    Juliana Vieira Almeida Silva
                    http://lattes.cnpq.br/7927356513578152

                    Larissa Paraventi
                    http://lattes.cnpq.br/7664044312911969

                    Roberta Borgetti Alves
                    http://lattes.cnpq.br/2656319475563994

                    Rosana Marques da Silva
                    http://lattes.cnpq.br/9965985182081713

                    Sueli Terezinha Bobato
                    http://lattes.cnpq.br/2082166023921789

                    ​Gustavo da Silva Machado
                    http://lattes.cnpq.br/7468717265791282

                    Coordenação

                    Coordenador(a)
                    Secretário(a)
                    Local
                    Atendimento
                    Telefone
                    E-mail