Mestrado - Minter Faculdade Católica de Rondônia

​​APRESENTAÇÃO

A estruturação dessa proposta educacional tem como Missão "a promoção plena da pessoa humana por meio do ensino de excelência, do fomento à pesquisa e do cuidado especial para com a extensão comunitária, fundamentada nos princípios ético-cristãos, na inclusão social e no desenvolvimento sustentável da região Amazônica". No cumprimento de sua missão, a FCR norteará suas ações nos seguintes Valores, entre outros: "humanístico-cristão; solidariedade; respeito ao pluralismo e à diversidade; responsabilidade com o meio ambiente; formação de excelência e inclusão social; compromisso social; corporativismo e sustentabilidade; diálogo intercultural e inter-religioso". Como Visão, considerando sua Missão, Valores e atendendo ao seu compromisso social e educacional, "a FCR busca ter, padrão de excelência na produção e disseminação do conhecimento, por meio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo com o desenvolvimento Educacional, Social, Político e Econômico da Região Amazônica". Missão, Valores e Visão que justificam plenamente o ingresso da FCR como IES receptora deste MINTER, visando assim consolidar sua proposta educacional e o seu comprometimento com a região.

1)  ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS E DE CONTEÚDO

Critérios e Sistemática de Seleção dos Alunos

O processo de Seleção, guiado pelos princípios de universalidade e transparência, desenvolve-se, sob a responsabilidade da Comissão do Processo Seletivo previamente designada nos termos regimentais, e conforme o seguinte esquema de trabalho:

A - Primeira Etapa - eliminatória Prova escrita (sem consulta de qualquer espécie) contendo questão(ões) objetiva(s) e/ou dissertativa(s) sobre obras escolhidas pela Comissão do Processo Seletivo.

Para aprovação nesta primeira etapa, o candidato deverá obter nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero). Para a avaliação, serão considerados: conhecimento específico sobre os temas da prova e as obras escolhidas; habilidades de argumentação e reflexão; clareza e qualidade da redação.

B - Segunda Etapa – eliminatória. Os candidatos serão entrevistados pela Comissão do Processo Seletivo que versará sobre questões relacionadas com: 1º- o Currículo Lattes do candidato; 2o – o Projeto de Intenção de Pesquisa para Fins de Dissertação. Serão critérios de avaliação: a afinidade do projeto com a linha de pesquisa; a viabilidade do projeto, considerando a trajetória acadêmica do candidato; a qualidade técnico-científica do projeto.

Área de Concentração: Fundamentos do Direito Positivo

Linha de Pesquisa

• Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade

Número de créditos: 30 (trinta) créditos

Prazo para conclusão: 24 (vinte e quatro) meses

Disciplinas Obrigatórias:

DISCIPLINA NÚMERO DE CRÉDITOS
Metodologia da Pesquisa Jurídica02 créd.
Teoria Política03 créd.
Governança Transnacional e Sustentabilidade03 créd.
Fundamentos da Percepção Jurídica03 créd.
Teoria Jurídica e Transnacionalidade03 créd.
Estágio discente na IES promotora (UNIVALI)
Principiologia constitucional ambiental e jurisdição02 créd.
Socioambientalismo, Direito, Política e Governança Ambiental02 créd.
Direito, economia e sustentabilidade02 créd.
Licenciamento ambiental, avaliação de impacto e gestão de risco02 créd.
Gestão ambiental, planejamento Regional e Urbano02 créd.
Atividades de Dissertação06 créd.

Planejamento do Estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor

Durante o estágio na IES promotora o aluno cursará, no mínimo, uma disciplina regular dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIVALI, receberá orientação individual e entrará em contato com a estrutura de pesquisa e ensino da UNIVALI. Poderá participar da Etapa de Preparação Pedagógica, que envolve um conjunto de conferências sobre temas pertinentes ao ensino universitário e ao funcionamento da UNIVALI.

O Curso terá como Coordenadora Adjunta do Curso, a Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia, que organizará as atividades e coordenará os estágios obrigatórios para os alunos junto ao Programa Promotor, visando o desenvolvimento de atividades para maior aprimoramento do método nos estudos realizados, de modo a envolver a comunidade acadêmica e aquilatar de forma constante, os processos de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão.

02) DUPLA DIPLOMAÇÃO

O curso oferece a dupla diplomação com o Máster en Gestión del Territorio, Urbanismo y Medio Ambiente, do Instituto Universitario del Agua y las Ciencias Ambientales – IUACA da Universidade de Alicante (Espanha). Todas as informações podem ser encontradas no site da universidade – www.univali.br/ppcj.