• Univali
  • Notícias
  • Professores da Univali recebem menção honrosa do Prêmio Capes de Tese

Professores da Univali recebem menção honrosa do Prêmio Capes de Tese

Teses foram destaques nas áreas de educação e direito


por Natália Uriarte Vieira | 14/12/2018

Santa Catarina – Os professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Adriana Gomes Alves, Airto Chaves Junior e Regina Celia Linhares Hostins receberam, no dia 13 de dezembro, a menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2018, nas áreas de educação e direito. O professor Alexandre Morais da Rosa também esteve entre os destaques e foi representado pelo trio, no evento de entrega do prêmio que ocorreu em Brasília (DF), na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade).

 2018-12-14-Prêmio Capes de tese3.jpg

Adriana Gomes Alves, docente nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Design de Jogos e Entretenimento Digital e do Mestrado em Educação, é autora da tese "Eu fiz meu game um framework para criação de jogos digitais por crianças", defendida em 2017, sob a orientação da professora Regina Celia Linhares Hostins, e coorientação de André Luís Alice Raabe, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Univali. "Este prêmio é muito especial, importante e significativo para mim e para o nosso programa. Ele reconhece os estudos em desenvolvimento na Univali e corrobora com o conceito 5 do PPGE. A Univali foi uma das poucas instituições não pública que recebeu o prêmio", afirma Adriana.

A Fundação Carlos Chagas também premiou os destaques da área de educação e arcou com os custos da viagem e hospedagem dos selecionados ao prêmio no segmento. Adriana foi contemplada com este apoio e, assim como os demais indicados à menção honrosa da educação, recebeu da Fundação o prêmio de R$5 mil reais.

2018-12-14 - Prêmio Capes de tese.jpg

Já Airto Chaves Junior, docente do curso de Direito, desenvolveu a tese "A construção de sentido em torno das violências nas prisões: a violência sistêmica do universo intramuros e o seu (violento) reflexo no mundo externo". O estudo foi orientado no Brasil pelo professor Alexandre Morais da Rosa, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ) da Univali, em dupla titulação com a Universidade de Alicante, tendo como orientador na universidade espanhola o professor Bernardo Del Rosal Blasco. "Este prêmio é um dos mais importantes no campo da pesquisa, no Brasil. Ser agraciado com ele confirma a qualidade e importância do estudo desenvolvido no período de doutoramento. No entanto, um prêmio desse gabarito não se ganha sozinho, há toda uma estrutura de apoio científico e financeiro. Foi fundamental, por exemplo, as orientações que recebi no Brasil e na Espanha. Não menos importante foi o apoio ofertado pelo PPCJ da Univali, bem como os financiamentos para a pesquisa no Brasil (Fumdes) e no exterior (Capes)", ressalta Airto.

Os dois participaram da cerimônia acompanhados da professora Regina Celia Linhares Hostins, diretora de Educação da Vice-Reitoria de Graduação e Desenvolvimento Institucional da Univali. No evento, foram premiados 49 pesquisadores, de diferentes áreas, por seus trabalhos de doutorado defendidos em 2017, e autores de 81 teses receberam menção honrosa. A comissão de especialistas que analisou as 893 teses inscritas no prêmio, atendeu critérios, como: originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além da valorização dada pelo sistema educacional ao candidato.

Mais informações: (47) 3341-7516, no Programa de Pós-Graduação em Educação | (47) 3341- 7636, no Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica.

 

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade