Da Autoavaliação


​A Universidade do Vale do Itajaí, desde a década de 90 do século passado possui um processo de avaliação institucional. A partir de 2004, por meio da sua Comissão Própria de Avaliação (CPA) este processo passou a ser semestral.

A Avaliação Institucional é realizada junto aos docentes e discentes, obtendo indicadores sobre a infraestrutura da Instituição e dos Cursos, atuação da Coordenação e da Secretaria, disciplinas e seus docentes. Esses indicadores são utilizados para aperfeiçoamento da infraestrutura e da atuação dos colaboradores, e, também, no planejamento estratégico da Instituição e dos seus Cursos.

No intuito de buscar sempre a excelência na formação do corpo discente, constante aperfeiçoamento do corpo docente, incremento da sua produção científica e sua internacionalização, o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica - PPCJ participa do processo de avaliação Institucional desde o seu início e a partir de 2020, iniciou a implantação do sistema de autoavaliação complementar, conforme proposta da CAPES,  para examinar, sistematicamente, suas atividades e seus objetivos, identificar problemas e deficiências, bem como suas causas, com vistas ao desenvolvimento da consciência pedagógica, da capacidade do corpo docente e técnico e dos vínculos com a sociedade. 

“A autoavaliação é o processo de se avaliar a si próprio, [...]. Seu principal objetivo é formativo, de aprendizagem. Uma vez que é planejada, conduzida, implementada e analisada por pessoas elas próprias formuladoras e agentes das ações a serem avaliadas [...] possibilita uma reflexão sobre contexto e políticas adotadas, além da sistematização dos dados que levam à tomada de decisão". (CAPES, 2019, p. 7)

Atualmente, a cada ano curricular, com base na Avaliação Institucional, o Programa adquire um retrato das suas ações, visando desta forma, estabelecer parâmetros para planejamento e ações futuras. Com a implantação do processo de Autoavaliação proposto pela CAPES, o PPCJ contará com relatórios de dois processos avaliativos internos, gerando subsídios que, somados a outros, fortalecerão a base para que o Programa tenha elementos para “pensar a prática, [...] refletir sobre a prática, de encontrar lições na prática e derivar dela ações concretas, iluminadas pela teoria [...] (CAPES, 2019, p. 9-10).

CAPES. Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação. Grupo de Trabalho. Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacao-de-programas-de-pos-graduacao-pdf.


O Processo de Autoavaliação

Atualmente a principal fonte de dados de autoavaliação do programa é a pesquisa de percepção respondida por alunos e professores como parte do “Programa de Avaliação Institucional – PAIUni". Com a implantação da Autoavaliação proposta pela CAPES, o Programa contará com dois processos de autoavaliação, o que irá contribuir para maior qualificação.  

Programa de Avaliação Institucional – PAIUni

O PAIUni é operacionalizado pela Gerência de Ensino e Avaliação, que tem a função de coletar, analisar e divulgar os resultados dessa pesquisa de percepção em que a comunidade acadêmica expressa sua opinião sobre Infraestrutura física e de equipamentos para a qualidade de ensino

Os resultados do Programa de Avaliação Institucional se refletem em ações como:

  • Manutenção e adequação dos ambientes de estudo (salas de aula, laboratórios e bibliotecas)

  • Atualização bibliográfica

  • Manutenção e atualização sistemática dos laboratórios

  • Formação Continuada Docente

  • Formação Continuada dos Coordenadores

Autoavaliação PPCJ

O processo de autoavaliação PPCJ que está em fase de implantação, segue a proposta do Grupo de Trabalho da CAPES, sobre Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação.

A Implantação da Autoavaliação PPCJ, visando seguir as diretrizes da CAPES, está assim planejada:

Período
Etapas​
2020/2
1. Criação de comissão de autoavaliaçãoo (CAA)
Até mês 05/2021
2. Elaboração de pré-proposta de plano de autoavaliação
Nos meses 05-06/2021
3. Discussão e aprovação do plano de autoavaliação
Segundo semestre de 2021
4. Implementação do plano de auto avaliação
Mês 12/2021
5. Elaboração do relatório parcial
Mês 02/2022
6. Seminário integrador
Mês 03/2022
7. Elaboração relatório final 2021


  1. Criação de comissão de auto avaliação (CAA): coordenador do PPG indica e submete à aprovação do colegiado nomes de docente, discente e técnico/TAE (e possivelmente egresso e/ou empregador) para compor a comissão que coordenará o processo de auto avaliação.

  2. Elaboração de pré-proposta de plano de auto avaliação: CAA elabora pré-proposta de plano de AA com base: (2.1) na missão do PPG e no PDI institucional; (2.2) resultados que vem obtendo.

  3. Aprovação do plano de auto avaliação: Assembleia e/ou colegiado do PPG realiza discussão, negociação para especificação da AA com vistas a. Aprovação de um plano de AA que deve ser publicizado na página do programa.

  4. Implementação do plano de auto avaliação:

    (a) CAA especifica autoavaliação – O que? Quem? Como? Quando?;

    (b) CAA orienta procedimentos AA - observação e coleta de dados por meio de grupos focais, entrevistas, questionários, reuniões, debates, oficinas;

    (c) CAA sistematiza dados mediante análise quali-quantitativa: fragilidades, potencialidades, desafios estratégicos- melhorias, desenvolvimentos futuros que emergiram da etapa anterior;

    (d) CAA apresenta observações à assembleia do PPG (docentes, discentes, técnicos) estimula reflexão, problematização em termos do diagnóstico feito e de aspectos a serem qualificados e do PPG tendo como referencial à avaliação da CAPES, aderência ao PPI/PDI institucional e sua missão e objetivos. 

  5. Elaboração do relatório parcial: CAA elabora relatório parcial do processo de auto avaliação implementado, destacando especialmente potencialidades e fragilidades evidenciadas e elenco de possíveis ações futuras.

  6. Realização de seminário integrador.

  7. Coordenação preenche fichas a serem enviadas a Capes.

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