• Univali
  • Pós
  • Mestrado
  • Mestrado Profissional Internacional Conjunto de Direito das Migrações Transnacionais

Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais



O
Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais é um Mestrado conjunto da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), do Brasil, e da Università degli Studi di Perugia (UNIPG), da Itália, sendo um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu que confere o título de mestre em direito.

É uma proposta pioneira e inovadora com vocação internacional e transnacional, sendo o primeiro Mestrado Profissional Internacional Conjunto no Brasil a ser recomendado pela Capes, em que os mestrandos obrigatoriamente cursam parte deste Mestrado no Brasil (Univali) e parte na Itália (UNIPG), e ao final do curso é expedido um diploma único pelas duas Universidades em conjunto.

Este Mestrado tem como Área de Concentração "Fundamentos Jurídicos da Migração Transnacional" e duas Linhas de Pesquisa:

- Direitos Humanos e Migração;

- Regulação do Fenômeno Migratório Transnacional.

O Mestrado tem duração de 18 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 06 (seis) meses, sendo que as atividades de aula expositiva e de prática serão desenvolvidas prevalentemente em língua portuguesa e italiana, podendo-se utilizar também o espanhol e o inglês.

Inscrição online


No Brasil, as atividades de ensino são desenvolvidas nos espaços específicos da UNIVALI - Campus Itajaí, na Rua Uruguai, n. 458 - Bloco D1 - 3º Piso - Itajaí - Santa Catarina - Brasil - CEP 88302-202. Na Itália, as atividades de ensino são desenvolvidas nos espaços específicos da UNIPG, Campus da Facoltà di Giurisprudenza na Via Alessandro Pascoli, 33, 06123, Perugia-Itália.

Os brasileiros ingressantes no Mestrado terão aula uma vez por mês na Univali, em regime intensivo, e pelo período aproximado de 2 a 3 meses, deverão obrigatoriamente cursar disciplinas na UNIPG-Itália e fazer visita técnica na Itália, no período determinado no calendário acadêmico. Os italianos ingressantes no Mestrado deverão obrigatoriamente cursar disciplinas no Brasil pelo período de 3 meses, no período determinado no calendário acadêmico.

Um elemento de qualidade deste Mestrado é a possibilidade da realização de um período de visita técnica em instituições nacionais e supranacionais e ONGs que trabalham em diversos âmbitos envolvidos na gestão das migrações, garantindo uma formação completa do mestrando.

Assim, o Mestrado está voltado à análise e resolução de problemas reais da área migratória, fornecendo conhecimentos altamente qualificados, teóricos e práticos, visando à formação de profissionais do direito das migrações transnacionais, que possam então operar no âmbito das profissões jurídicas e econômicas, das administrações públicas (estatais e locais), das instituições e organizações internacionais e supranacionais, das associações e ONGs operantes no âmbito das migrações e do asilo internacional, em entes de pesquisa, públicos e privados.

Trata-se de um Mestrado atento às demandas do mercado de trabalho no tema das migrações transnacionais, voltado à capacitação de profissionais, oferecendo ao mestrando um nível de maior aperfeiçoamento para ganhar competitividade e eficiência em sua área de atuação profissional em âmbito nacional e internacional, articulando conhecimento atualizado, domínio metodológico e aplicação orientada ao campo da atuação profissional no tema das migrações. 


Copyright - univali.br - 2019 - Todos os direitos reservados

Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais