Jean Monnet


Quem foi Jean Monnet?

Foi um dos articuladores do processo de integração européia que se iniciou após o fim da Segunda Guerra Mundial. É considerado um dos responsáveis pela formação do que é hoje a União Européia.

Jean Monnet nasceu em 1988 na região francesa de Cognac, de uma família de comerciantes da bebida. Na sua adolescência trabalhou nos negócios da família, fazendo diversas viagens ao exterior. Em 1915 ele foi dispensado do serviço militar e durante a Guerra trabalhou em serviços civis. Rapidamente ascendeu para o posto de representante do governo francês em Londres.

Com o fim da Guerra, Jean Monnet foi nomeado Secretário-Geral da Sociedade das Nações, mas teve que retornar aos negócios da família, quando a mesma entrou em dificuldades financeiras em 1922.

Monnet fez também planos de cooperação econômica entre o Reno Unido, a França e os Estados Unidos. Em 1940 Monnet trabalhou ativamente para a realização de uma união entre o Reino Unido e a França. Após a Segunda Guerra Mundial Jean Monnet foi nomeado comissário do plano responsável pela recuperação econômica da França. Em 1950 ele sugeriu ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a idéia de submeter a produção e distribuição do carvão e do aço francês e alemão à uma Alta Autoridade, sob uma soberania comum, a qual estaria aberta para a participação dos demais Estados europeus. Posteriormente este plano desenvolvido por Monnet ficou conhecido como Plano Schuman. A idéia de Monnet se concretizou com a criação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço. Jean Monnet foi o primeiro Presidente da Alta Autoridade.

Jean Monnet também idealizou a criação de uma Comunidade de Defesa Européia, mas que não foi aprovada. Em 1954 se afastou do cargo de Presidente da Alta Autoridade e em 1955 fundou o Comitê de Ação para a União dos Estados da Europa. Esse Comitê desempenhou um papel fundamental para a formação do Mercado Comum, para o Sistema Monetário Europeu e para a União Européia em si. Em 1975 o Comitê foi desfeito e, no ano seguinte, em uma reunião dos chefes de Estado em Luxemburgo, foi conferido a Jean Monnet o título de Cidadão Honorário da Europa, em razão do seu trabalho como fundador da Comunidade Européia. Em reconhecimento a vasta contribuição de Jean Monnet para a formação da União Européia, a Comissão Européia destina fundos e bolsas de estudos ao redor do mundo para a condução de pesquisas sobre a integração européia. Jean Monnet morreu em 1979.

Robert Schuman: O Plano Schuman

Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, no dia 09 de maio de 1950 anunciou em uma conferência: “O governo francês propõe colocar o conjunto da produção franco-alemã de aço e de carvão sob uma Autoriadde Internacional aberta à participação dos outros países da Europa. Essa será a base para uma federação européia…”. Foi o medo de uma nova guerra que deu impulso à criação do Plano Schuman.

Acafe - Universidade do Vale do Itajaí Universidade Comunitária Selo ODS - Universidade do Vale do Itajaí
Univali

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Para reclamações, acesse: Procon SC