Univali recebe representantes da Associação de Professores e Funcionários Aposentados

Reunião ocorreu na tarde de quinta-feira (15), na Sala dos Conselhos Superiores

por Natália Uriarte Vieira | 16/08/2019

Itajaí - Um encontro entre diferentes gerações, pessoas que fizeram história e deixaram legados imensuráveis na história da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Membros da Associação de Professores e Funcionários Aposentados da Univali participaram na tarde da última quinta-feira (15) de uma reunião no Campus Itajaí, a convite do reitor, professor Valdir Cechinel Filho, e de representantes do Conselho Gestor, da Associação de Professores (Apesi) e da Associação dos Funcionários (Afuvi).

2019-08-15 - Reunião Pensionistas.jpg

A reunião teve como objetivo aproximar e dar voz ao grupo. Na oportunidade anunciou-se que haverá uma homenagem a eles, no dia 19 de setembro. A solenidade integrará as comemorações dos 55 anos do Ensino Superior em Itajaí e os 30 anos de história da Univali.

“É uma honra, alegria e satisfação recebê-los, estou muito emocionado. Trata-se de um momento ímpar para a nossa vida institucional. Se estamos aqui é porque vocês permitiram e contribuíram para essa história que hoje damos continuidade", disse o reitor, na abertura do encontro. Em seguida, ele pediu aos aposentados um voto de confiança à atual gestão. “Peço um voto de confiança. Estamos realizando muitas das iniciativas previstas no plano Conectar e Inovar, que sempre coloca as pessoas em primeiro lugar. Essa aqui é uma delas. Temos muita admiração por vocês e gostaríamos que soubessem quão importante são", afirmou.

Os aposentados apresentaram-se e tiveram a oportunidade de relembrar fatos desde a época da Fepevi. Eles também relataram suas funções e áreas de atuação como professores e colaboradores do administrativo, além de contextualizarem momentos históricos de Itajaí e região.

“O fato de estarmos aqui nessa sala demonstra a vontade institucional de fazer a diferença e nos aproximar", disse o professor aposentado Magru Floriano, que foi também presidente da Apesi. Já o professor Moysés Stromer, que exerceu diversas funções na gestão da instituição, inclusive a de vice-reitor, ponderou: “Rever os colegas é um grande prazer e conhecer os novos que aqui estão também. A Univali não pode parar, ela tem que cada vez mais se fazer presente".

2019-08-15 - Reunião Pensionistas2.jpg

Sydney Schead dos Santos, vice-presidente da Associação dos Aposentados, falou sobre a constituição da entidade e forma que está constituída: “Estamos aqui representados por membros da Diretoria, Conselho Fiscal e Comissões Setoriais. Hoje nossa Associação está articulada e muito motivada. Agradecemos pelo convite e por terem se sensibilizado com as nossas demandas".

O vice-presidente da Fundação Univali e ex-reitor, professor José Roberto Provesi, mencionou fatos importantes, entre eles a mudança do plano previdenciário realizada na sua gestão como reitor. “Acredito que foi um grande acerto termos tido a coragem de fazer a mudança. Hoje temos um plano robusto, de vigor, que foi pensado para dar garantia e segurança a todos", opinou.

Além dos professores Cechinel e Provesi, estiveram presentes no encontro Rodrigo de Carvalho, procurador-geral da Fundação Univali; Cleunice Aparecida Trai, diretora administrativa da Fundação Univali; Luciana Merlin Bervian, secretária executiva da Fundação Univali; José Carlos Machado, vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali; Luís Carlos, Martins, diretor da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia e presidente da Apesi; José Everton da Silva, diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais e vice-presidente da Apesi; Telmo Mezadri, diretor de Assuntos Institucionais; Renata Freire de Almeida, gerente de Recursos Humanos;  Guilherme Reiser Guedes e Amauri Pedro Cordeiro Junior, membros da Diretoria da Afuvi.

Ao final, o reitor agradeceu a presença dos aposentados e colocou a Sala dos Conselhos à disposição para uso de reuniões e da estrutura da Universidade. Ele ressaltou ainda que a Univali analisará as demandas apresentadas e em breve será retomado o diálogo com o grupo.

2019-08-15 - Reunião Pensionistas3.jpg

Mais informações: (47) 3341-7575, na Reitoria da Univali.