Univali lança calendário de eventos dos 60 anos

Cerimônia reuniu autoridades e parceiros

por João Francisco de Borba | 22/03/2024

Na quinta-feira, 21 de março, dia em que comemorou 35 de reconhecimento como universidade, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) reuniu autoridades, parceiros e imprensa para o lançamento oficial dos eventos de outra comemoração importante: os 60 Anos de Ensino Superior em Itajaí, também a data que marca o nascimento da Univali.

No evento, o reitor e presidente da Fundação Univali, Valdir Cechinel Filho, exaltou a história de dedicação de muitos que construíram uma das maiores universidades de Santa Catarina e hoje, também, reconhecida em toda a América Latina, como demonstram diversos rankings internacionais. O reitor também ressaltou o bom momento vivido pela Instituição, baseado num planejamento e plano de gestão: “Fruto do clima harmonioso entre a comunidade acadêmica, funcionários e professores, a Universidade avança para sedimentar sua participação na comunidade, ao lado de parcerias públicas e privadas, sem esquecer seu propósito de transformar vidas e a sociedade por meio da educação”.
21d19aea-3f99-4a22-a8eb-4207349f8c95.jpg

O reitor lembrou ainda de outra data importante para o ensino superior catarinense este ano, os 50 anos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e agradeceu ao Governo Estado pela coragem na implantação do Programa Universidade Gratuita: “Esta iniciativa vai possibilitar o acesso ao ensino superior à grande parte da população carente do Estado. É uma conquista para todos os catarinenses”, definiu.

O vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e também vice-presidente da Fundação Univali, Rogério Corrêa, apresentou aos convidados alguns projetos em andamento e que devem redimensionar a Instituição nos próximos anos, como o Laboratório Multiusuários que beneficiará toda a região e o Estado, com pesquisas em temas prementes para a sociedade como meio ambiente, cidades inteligentes, e moléculas bioativas. “A Univali já começou seu projeto de futuro, com o necessário investimento em tecnologia e inovação, sem deixar de lado a sua base, que são o ensino, a pesquisa e a extensão”, finalizou.
e1eff48f-f51a-4474-86d2-57a4606cb6a0.jpg

Por sua vez, o vice-reitor de Graduação, José Everton da Silva, ressaltou a excelência do ensino da Univali na capacidade de transformar vidas e realizar sonhos, e reiterou o convite aos presentes para que participem dos eventos alusivos aos 60 anos de Univali.
58d07b83-5c93-4816-906d-6b8f50a3800e.jpg
Na programação comemorativa, constam diversos eventos de abrangência nacional e internacional, que culminam com a comemoração oficial dos 60 Anos de Ensino Superior de Itajaí, dia 20 de setembro, quando será realizada sessão solene com entrega de títulos de Doutor Honoris Causa. Todo o calendário de aniversário da Univali pode ser acessado pela comunidade em geral no endereço univali.br/60anos.