• Univali
  • Notícias
  • Univali e Apex-Brasil assinam convênio para execução de programa de qualificação para exportação

Univali e Apex-Brasil assinam convênio para execução de programa de qualificação para exportação

Inscrições para seleção da equipe que atuará no projeto ocorre até 3 de novembro


por Wagner José Mezoni | 20/10/2021

Itajaí - A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) formalizaram, no dia 11 de outubro, convênio para manutenção do núcleo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), destinado a empresas que queiram preparar-se para exportar de forma segura e planejada.


A meta da parceria é qualificar gratuitamente 225 empresas de Santa Catarina para que ​comecem a exportar de forma segura e planejada. 

As inscrições para seleção da equipe ocorrem até o dia 3 de novembro. Os selecionados atuarão no projeto pelos próximos 24 meses.

São oferecidas dez vagas para professores e alunos de pós-graduação e duas vagas para acadêmicos de graduação. As regras para seleção estão acessíveis clicando aqui.

Programa capacitou 148 empresas no primeiro ciclo

Por meio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) a Univali atenderá as cidades de Santa Catarina localizadas no Litoral, Norte e Vale do Itajaí – com exceção de Brusque e Blumenau. A Universidade conduz, desde 2017, as atividades na região utilizando a metodologia de trabalho do programa.

2018-10-19- Peiex incentivo à exportação.png

A iniciativa é destinada a todas as empresas que tenham interesse em exportar seus produtos. O método prevê implantação de melhorias e inovações técnico-gerenciais e tecnológicas, ampliação de acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições públicas e do setor privado, interação e cooperação entre as empresas da região.

No processo de qualificação as empresas participantes passam a conhecer e entender as variáveis que envolvem o processo de exportação de um produto como a habilitação e documentos, tributação, logística, inteligência comercial, sistema de crédito específico, preço do produto, catálogo, participação em feiras e missões internacionais, marketing internacional e outros temas relacionados.

Além disso, a empresa recebe consultoria individualizada para identificação do nível de maturidade de seus processos e da capacidade de iniciar atividades internacionais e um plano de negócios internacionais específico é elaborado para cada participante.

No primeiro ciclo do programa, 148 empresas foram capacitadas para exportar em 32 cidades no Litoral e Vale do Itajaí. Entre as empresas atendidas, 54 participaram de rodadas de negócios; 24 expuseram seus produtos em feiras internacionais; 13 realizaram missões internacionais;  e 15% delas, sem experiência prévia, fizeram a primeira exportação dentro do prazo de dois anos – índice 50% maior do que a média nacional.

O programa é gratuito e a estimativa é que as empresas atendidas aumentem em até quatro vezes as chances de fechar negócios no exterior. Para participar do Peiex o primeiro passo é cadastrar-se para receber uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional. O contato pode ser feito pelo (47) 3341-7616.

Outras informações: (47) 99967-2956, com a coordenação do Peiex Itajaí.
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade