Projeto de mobilidade da Amfri tem mais uma etapa finalizada

Negociações sobre o contrato de financiamento internacional do Promobis foram concluídas

por Roberta Ramos | 12/03/2024

O Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (Promobis) teve mais uma etapa do plano de trabalho concluída na última semana em Brasília, no Distrito Federal.

As reuniões para negociação do contrato de financiamento internacional tiveram a participação de representantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), das Prefeituras e Câmaras de Vereadores da Amfri, do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (Cim-Amfri), do Governo Federal e do Banco Mundial.

Reunião Promobis Univali  (2).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra grupo de pessoas posando para foto. Ao fundo aparece a fachada envidraçada de um prédio.

O gerente técnico do projeto, professor Paulo Rech, explica que a Univali atua na gestão e na execução das demandas técnicas referentes às obras do sistema de transporte integrado. “A Univali deu todo o suporte para a equipe do Cim-Amfri nesta fase de negociação e estamos muito satisfeitos com o resultado das reuniões em Brasília. O contrato já foi previamente aprovado pelo Banco Mundial e a partir de agora serão realizados os ajustes solicitados pela Procuradoria-Geral da União e pela Secretaria do Tesouro Nacional, principalmente pelos municípios tomadores do empréstimo, que são Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú."

A previsão é que o retorno do Banco Mundial sobre o contrato apresentado seja realizado no mês de abril e que o documento seja assinado até agosto de 2024.

Após a assinatura do contrato de financiamento será iniciada a fase de implantação do projeto. “A expectativa é que a implantação do projeto ocorra ainda em 2024, possivelmente no mês de setembro. Iniciaremos com os estudos de engenharia e implementação, bem como com as primeiras contratações de consultorias específicas para as questões de mobilidade urbana e estudos mais aprofundados que vão determinar a definição do traçado", complementa Rech.

Reunião Promobis Univali  Crédito Joelton Souza Agência CNM.jpgFoto Joelton Souza #PraTodosVerem Imagem mostra uma sala de reuniões com um grupo de pessoas conversando.

O Promobis é um projeto de gestão consorciada pioneiro no Brasil, composto por um sistema de transporte coletivo regional que vai interligar os 11 municípios da Amfri, um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes e um programa de mobilidade ativa em Balneário Camboriú.

Ao todo, serão investidos US$ 120 milhões com recursos públicos, sendo US$ 90 milhões provenientes do Banco Mundial e US$ 30 milhões da contrapartida do financiamento. Os investimentos privados previstos para o projeto deverão passar de US$ 240 milhões.

“O sucesso das negociações em Brasília simboliza mais um importante passo na implementação desse projeto que vai impactar positivamente na vida dos mais de 800 mil habitantes da região. Estamos otimistas e esperançosos de que em breve as obras deste tão aguardado sistema serão iniciadas. Para a Univali é motivo de imenso orgulho colaborar com esta relevante iniciativa", salientou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Mais informações: com professor Paulo Rech – (47) 3341-4732.