Professores da Univali receberão menção honrosa do Prêmio Capes de Tese

Adriana Gomes Alves e Airto Chaves Junior são destaques nas áreas de educação e direito

por Natália Uriarte Vieira | 01/10/2018

Santa Catarina – Os professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) - Adriana Gomes Alves e Airto Chaves Junior - receberão menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2018, nas áreas de educação e direito, respectivamente. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a relação dos premiados nesta segunda-feira, dia 1º, em http://www.capes.gov.br/editais/resultados.

2018-10-01-menção honrosa Capes2.png

Adriana Gomes Alvez, docente nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Design de Jogos e Entretenimento Digital e do Mestrado em Educação, é autora da tese "Eu fiz meu game um framework para criação de jogos digitais por crianças", defendida em 2017, sob a orientação da professora Regina Celia Linhares Hostins e coorientação de André Luís Alice Raabe, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Univali.

Para a professora Valéria Silva Ferreira, coordenadora do PPGE da Univali, a conquista do prêmio demonstra a qualidade do Doutorado em Educação da Instituição, além de dar visibilidade e servir de referência, como estímulo aos demais doutorandos.

Já Airto Chaves Junior, docente do curso de Direito, desenvolveu a tese "A construção de sentido em torno das violências nas prisões: a violência sistêmica do universo intramuros e o seu (violento) reflexo no mundo externo". O estudo foi orientado no Brasil pelo professor Alexandre Morais da Rosa, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ) da Univali, em dupla titulação com a Universidade de Alicante, tendo como orientador na universidade espanhola o professor Bernardo Del Rosal Blasco.

De acordo com o professor Paulo Márcio Cruz, coordenador do PPCJ da Univali, o programa é um dos poucos do Brasil, na área de direito, a receber menção honrosa pela segunda vez. Em 2013, o professor Orlando Luiz Zanon Junior também foi agraciado com a menção honrosa do prêmio, com a tese "Teoria Complexa do Direito", em dupla titulação, orientada por Cesar Luiz Pasold, da Univali, sob coorientação de Maurizio Oliviero, da Universidade de Perugia, da Itália. Para ele, o prêmio reconhece a qualidade do programa e ressalta a intensa produção científica do PPCJ.

O evento de entrega dos prêmios ocorrerá em Brasília (DF), no dia 13 de dezembro, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), às 17h. Durante o evento, os outorgados com menção honrosa serão destacados.

Mais informações: (47) 3341- 7636, no Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali.