Inovação e tecnologia na área de políticas públicas serão discutidas em Seminário

Evento gratuito e aberto ao público acontece dias 2 e 3 de maio, na Univali

por Carina Carboni | 16/04/2024

​​A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove, nos dias 2 e 3 de maio, o 5º Seminário de Internacionalização da Pesquisa (SIP). O evento vai oferecer palestras, mesas redondas e mostras de pesquisa sobre a temática da inovação e da tecnologia na área de gestão de políticas públicas. A programação, gratuita e aberta à comunidade em geral, contará com atividades virtuais e presenciais. As inscrições podem ser realizadas até 29 de abril, no site da Univali.

O SIP é organizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (PMGPP), vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão da Univali. A iniciativa, que terá a participação de convidados do exterior, visa proporcionar um espaço acadêmico científico para a internacionalização do conhecimento.

inovacao-e-tecnologia-na-area-de-politicas-publicas-serao-discutidas-em-seminario-DAuNIVALI_16.4.2024.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra as mãos de um homem segurando o celular com a mão direita e digitando com a mão esquerda num laptop de cor clara. Ele veste camisa em tom de azul claro.

A professora do PMGPP, Graziela Liebel, afirma que a área de gestão de políticas públicas precisa estar alinhada às tendências e avanços em inovação e tecnologia do conhecimento. Neste contexto, o Seminário busca oferecer um espaço de reflexão e diálogo, entre pesquisadores, gestores públicos e comunidade em geral, para discutir sobre como estas áreas podem contribuir para o aprimoramento das políticas públicas nas esferas governamentais.

“O nosso objetivo é contribuir, a partir desse debate, com o avanço teórico e prático da gestão de políticas públicas. Queremos identificar oportunidades de aplicação prática, compartilhar experiências bem-sucedidas e discutir os desafios éticos, sociais e políticos associados ao uso das ferramentas de inovação e tecnologia. Esperamos proporcionar aos participantes do Seminário, a oportunidade de desenvolver abordagens mais eficazes e adaptativas para enfrentar os complexos desafios contemporâneos.", justifica a docente.

Confira a programação

2 de maio – quinta-feira / noite
(Atividades veiculadas pela internet, via plataforma Teams)

19h - Momento cultural
Academia de Letras do Brasil (ALBB)

19h30 - Conferência de abertura
Tema: Inteligência Artificial (Chat GPT) X Ignorância Natural: O que fazer no pós-revolução tecnológica?
Ministrante: Ramices dos Santos Silva - Membro do International Advisory Board Member for CCISO at EC-Council; Co-fundador da Safera Proteção de Dados
Moderador: Anita Maria Fernandes

20h30 - Música

21h – Palestra
Tema: Explorando fronteiras acadêmicas no stricto sensu: oportunidades e desafios
Ministrante: Camila Monteiro Santos
Moderador: Maria Glória Dittrich

3 de maio – sexta-feira /manhã
(Atividades veiculadas pela internet, via plataforma Teams)

8h30 - Momento Cultural Academia de Letras do Brasil - ALBB

9h - Palestra
Tema: “Resilencia industrial en el tratamiento del agua: el reto de la sostenibilidad"
Ministrante: Borja Montano Universidade (Alicante/Espanha)

10h - Intervalo

10h30 - Mesa redonda - Socialização de pesquisas
Palestra: “Análise do Ciclo das Políticas Públicas: A Importância da Avaliação Permanente no Modal Rodoviário"

Ministrante: César Henrique Barzotto Antunes
Palestra: “Sustentabilidade Tecnológica: as novas tecnologias da sociedade 4.0 e a criação do homo tecnologicus"
Ministrante: Marcos Vinícius Viana da Silva​

3 de maio – sexta-feira / tarde
Atividades ocorrem de forma presencial
Local: Univali, campus Itajaí (Auditório Professor Dr. Orlando Ferreira de Melo, localizado no bloco D1, 4º piso, sala 427)

13h - Mostra de Pesquisas (pôsteres)
Socialização de pesquisas em dupla titulação

14h - Palestra:
“Sustentabilidade ambiental nos regimes próprios da previdência" (defesa de dupla titulação pela Universidade Alicante / Espanha)
Ministrante: Marcio Roberto Paulo
Moderador: Rafael Burlani

15h30 - Intervalo

16h - Palestra:
“Políticas públicas do patrimônio cultural edificado do Município de Itajaí: caminhos e perspectivas para o desenvolvimento sustentável"
Ministrante: Eliezer Patissi
Moderador: Rafael Burlani

Como se inscrever

As inscrições para o 5º Seminário de Internacionalização da Pesquisa (SIP) da Univali são gratuitas e podem ser realizadas no site univali.br/eventos até 29 de abril.

O prazo para a submissão de trabalhos no evento foi estendido e pode ser realizado até dia 21 de abril. O edital com as orientações também está disponível no site da Univali.

Mais informações: com a professora Graziela Liebel - graziela@univali.br.​