Estu​dantes de Administração debatem impacto da pandemia nos negócios

Mercado global e adaptações tecnológicas estão entre os temas em destaque

por Wagner José Mezoni | 07/05/2020

​Biguaçu - Os impactos da pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo são discutidos em aulas do curso de Administração da Escola de Negócios do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Biguaçu.

As aulas ocorrem no ambiente virtual da Universidade por conta do decreto estadual que estabeleceu o distanciamento social em função da pandemia de Covid-19. A expectativa é de que a situação permaneça até, pelo menos, o final do mês de maio.

Na disciplina de Mercado Global os estudantes, capitaneados pela professora Ana Paula Lisboa Sohn, desenvolveram pesquisas sobre os impactos da doença no processo de internacionalização das empresas. Os resultados indicam que a pandemia pode ser tanto uma força restritiva quanto propulsora para as organizações.

Para chegar ao resultado o grupo analisou indicadores econômicos e casos de empresas que aproveitaram a pandemia para expandir seus serviços no mercado global. Também foram consideradas situações que mostravam grande retração nas vendas para o exterior.

O fechamento de fronteiras, atrasos no embarque de mercadorias e um aumento na burocracia para despacho de cargas está entre os impactos restritivos identificados pelos estudantes. A alavancagem para produtos e serviços mais demandados no momento, como produtos médicos, serviços de delivery e de entretenimento online, por exemplo, podem ser oportunidades para as empresas.

Já, na disciplina de Administração de Sistemas de Informação, os estudantes debatem como as tecnologias de informação e comunicação estão contribuindo positivamente para minimizar os efeitos da quarentena no mundo dos negócios.

A percepção dos alunos é de que as restrições impostas pela pandemia anteciparam adaptações culturais e obrigaram empresas a adorem rapidamente novas tecnologias em seus processos. O destaque, para o grupo, é a prática do home office, que consolida-se como importante estratégia para manutenção de negócios.