Cooperação entre Univali e Estado viabiliza ações no Complexo Penitenciário de Itajaí

Parceria inicia na próxima semana com a implantação do jardim filtrante e produção de compostagem a partir do resíduo orgânico gerado no local

por Natália Uriarte Vieira | 30/11/2018

Itajaí – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) firmou, na tarde desta sexta-feira (30), um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina, para o desenvolvimento de ações, programas e projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, cultura e de extensão, focadas no Complexo Penitenciário de Itajaí.

Fotos: Dales Hoeckesfeld2018-11-30 - Assinatura cooperação Compexo Penitenciário.jpg

O termo foi assinado pelo reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, e pelo diretor do Complexo Penitenciário de Itajaí, Juliano Stoeberl, em reunião realizada na Reitoria, que reuniu profissionais técnicos envolvidos e o secretário do Conselho Penitenciário, Marcelo Souza, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali.

Dois projetos terão início ainda neste ano: a implantação do paisagismo funcional do local e a produção de compostagem a partir dos resíduos orgânicos gerados no refeitório do complexo, a exemplo do que é feito na Universidade. As atividades serão conduzidas pelo professor e designer Gustavo Russo, e pela engenheira agrônoma e docente Dalva Sofia Schuch, ambos vinculados à Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade da Univali, com envolvimento dos detentos em oficinas e na aplicação prática.

Os docentes fizeram um estudo prévio das condições do local e a partir de segunda-feira, 3 de novembro, atuarão no Complexo Penitenciário de Itajaí. "Será um trabalho diferente e, por isso, desafiador. Acredito que a iniciativa renderá bons frutos e transformação no ambiente, nos processos do complexo e principalmente nas pessoas", destaca Russo.  Dalva ressalta a importância de iniciativas como estas terem fundamento técnico. "Além da Universidade implantar estas medidas, teremos todo o amparo técnico, com possibilidade destas ações terem outros desdobramentos e maior amplitude, a partir das contribuições de outras áreas da Universidade", pontua.

2018-11-30 - Assinatura cooperação Compexo Penitenciário2.jpg

No encontro, Stoeberl explicou que a parceria com a Univali faz parte de uma série de medidas que estão sendo adotadas visando a sustentabilidade no complexo localizado na Canhanduba, em Itajaí. Ele citou o sistema de captação de água da chuva já implantado e outros em convergência, mapeados.

Já o reitor, salientou que, mais uma vez, o conhecimento científico produzido no ambiente universitário e a atuação da Univali em prol da comunidade e seu entorno serão alicerces do desenvolvimento regional. "Iniciamos esta parceria com dois projetos que devem trazer impactos muito positivos e que futuramente deverão ser estendidos para outras regiões. Mas, tenho plena convicção de que uma série de ações serão concretizados, gerando mudanças e aprendizado mútuos", afirmou Cechinel.

2018-11-30 - Assinatura cooperação Compexo Penitenciário3.jpg

Mais informações: (47) 3341-7575, na Reitoria da Univali | (47) 3341-7710, com a professora Dalva Sofia Schuch.