Comitiva da Univali visita epicentro da crise imigratória do país

Programação incluiu visitas técnicas e voluntariado junto aos órgãos internacionais

por Carina Carboni | 01/12/2023

Um grupo de 11 pessoas, formado por estudantes e professores do Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), participou de ações de voluntariado e visitas técnicas em Roraima ao longo desta semana. A programação de atividades da comitiva passou pela capital Boa Vista e pela cidade de Pacaraima, localizada na fronteira com a Venezuela. O município, de 19 mil habitantes, é considerado o epicentro da crise migratória no Brasil e, por este motivo, recebe apoio do Tribunal de Justiça de Roraima para atividades de acolhimento dos imigrantes.

Comitiva da Univali visita epicentro da crise imigratória do país_1.12.2023.jpg#ParatodosVerem: Fotografia mostra grupo de pessoas em frente a fachada de um prédio, onde tem a logomarca da Operação Acolhida. Na entrada da construção tem uma bandeira do Brasil pendurada.

Boa Vista

Entre segunda (27) e sexta (1), os mestrandos e os docentes Rafael Padilha e Tarcísio Vilton Meneghetti, participaram de uma extensa programação nas duas cidades. Em Boa Vista, viram de perto as instalações da Operação Acolhida, conduzida pelo Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização de Imigrantes (Sufai) e o Exército Brasileiro. Na oportunidade, conheceram a base e o posto de triagem da Operação, a sede do Centro de Capacitação e Interiorização e o Abrigo Pricumã. Visitas na sede da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e ocupações espontâneas também fizeram parte do roteiro.

Comitiva da Univali visita epicentro da crise imigratória do país___1.12.2023.jpg​#ParatodosVerem: Fotografia mostra grupo de pessoas vestindo roupas casuais num ambiente externo num sia ensolarado. Ao fundo tem uma área coberta onde está exposto um banner da Operação Acolhida.

Comitiva da Univali visita epicentro da crise imigratória do país_1.12.2023____.jpg#ParatodosVerem: Fotografia mostra grupo de pessoas vestindo roupas casuais num dia ensolarado. Ao fundo tem campos e colinas verdes. Atrás das pessoas estão asteadas as bandeiras do Brasil e da Venezuela e, ao lado direito, está posicionado o marco de fronteira entre os países.

Pacaraima

Durante a viagem, o grupo da Univali também percorreu o mesmo caminho realizado pelos imigrantes, partindo do marco da fronteira entre Brasil e Venezuela. Na ocasião, conheceram as instalações e o funcionamento da Operação Acolhida na região de Pacaraima e as instalações de diversos órgãos, nacionais e internacionais, ligados ao atendimento da população de imigrantes: OIM, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal e Receita Federal.

Comitiva da Univali visita epicentro da crise imigratória do país_1.12.2023_.jpg#Fotografia mostra fachada de um prédio em alvenaria, onde está escrito "Centro de Capacitação e Referência Pacaraima RR" acima da porta de entrada. Na parede do lado direito estão ilustradas as bandeiras do Brasil e da Venezuela.  Há pessoas em pé no corredor interno da edificação.

Além disso, a passagem pela região da fronteira venezuelana também incluiu visitas ao abrigo BV-8, abrigo indígena Janokoida, comunidades indígenas Sorocaima, Tarau Paru e Sakau Mota, que acolhem os povos indígenas migrantes da Venezuela.

Comitiva da Univali visita epicentro da crise imigratória do país_1.12.2023__.jpg#ParatodosVerem: Fotografia mostra uma área coberta com estrutura, chão e bancos de madeira. No local, pessoas da comunidade estão sentadas e assistem uma apresentação. Ao fundo é possível ver algumas construções numa área verde.

Comitiva da Univali visita epicentro da crise imigratória do país__1.12.2023.jpg#ParatodosVerem: Fotografia mostra uma área coberta com estrutura, chão, mesa e banco de madeira. No local, pessoas da comunidade estão sentadas e recebem atendimento. Ao fundo é possível ver algumas construções numa área verde.

Voluntariado

Além das visitas técnicas, os estudantes e professores da Univali também realizaram serviços voluntários em favor da população de imigrantes. Em parceria com as equipes de órgãos internacionais, promoveu oficinas e palestras nas comunidades Pacaraima, Sorocaima e Tarau Paru, somando a participação de cerca de 90 indígenas venezuelanos. Nestas ocasiões, foram ministrados conteúdos sobre abertura de empresas para microempreendedores individuais, direito previdenciário e elaboração de ofícios e pedidos aos órgãos públicos do país.

Comitiva da Univali visita epicentro da crise imigratória do país_1.12.2023________.jpg#ParatodosVerem: Fotografia mostra sala de madeira, com mesa e cadeiras. No local, pessoas da comunidade estão sentadas e assitem uma apresentação.

“A visita dos mestrandos da Univali foi de extrema importância para que conseguíssemos atingir um número maior de migrantes e refugiados em nossas abordagens comunitárias, especialmente com a população indígena. Nós, da Fraternidade Sem Fronteiras, acreditamos que este trabalho em rede é essencial para potencializar o acesso a direitos no território fronteiriço. Agradecemos muito por esta mobilização.", afirmou Isabela Inácio Xavier de Brito, coordenadora do Centro de Capacitação e Referência de Pacaraima.

O professor Rafael Padilha, afirmou que esta ação do mestrado proporcionou aos mestrandos uma saída de campo repleta de aprendizados práticos sobre o fenômeno migratório. “Além de envolver uma sensibilidade ética e empática transformadora, os alunos conheceram os desafios e as respostas humanitárias em forma de políticas públicas e ações sociais.", afirmou.