Univali mantém nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC)

Avaliação foi divulgada pelo MEC nesta terça-feira, 28

por Roberta Ramos | 29/03/2023

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) conquistou o índice 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta terça-feira, 28, pelo Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O IGC, em uma escala de 1 a 5, considera as notas dos cursos de graduação e pós-graduação obtidas pelas Instituições de Ensino Superior nos últimos três anos, as notas dos programas de mestrado e doutorado a partir de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos alunos nos diferentes níveis de ensino. A Univali manteve a classificação obtida na última edição do IGC, divulgado em 2021.

Univali IGC 29-03-2023.jpgFoto: Dales Hoeckesfeld

Ao todo, foram avaliadas mais de 2100 Instituições de Ensino Superior de todo o país e 83 em Santa Catarina. Somente três universidades comunitárias do Estado alcançaram conceito 4.

“Obter essa excelente classificação do órgão máximo de regulação do ensino superior no Brasil é motivo de imenso orgulho para a Univali. Os indicadores revelados pelo Inep, que abrangem cursos de graduação, mestrados e doutorados, confirmam a qualidade do ensino que oferecemos e nos estimulam a seguir trabalhando para garantir uma formação de qualidade para os nossos alunos, além de pesquisas científicas e ações de extensão e inovação que contribuam com o desenvolvimento das comunidades em que atuamos. Esse resultado é fruto do esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica e de um trabalho feito por muitas mãos", destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Do total de instituições que participaram desta edição, 87% são privadas e 13%, públicas. A maioria (71,4%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (16,5%), das universidades (10,1%) e dos institutos federais e centros federais de educação tecnológica (2%).​