Univali e universidades europeias assinam acordo de cooperação com órgãos jurídicos de Santa Catarina

Convênios abrangem atividades com o Ministério Público, Tribunal de Justiça e Academia Judicial do Estado

por Roberta Ramos | 13/03/2023

​A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Università degli Studi di Perugia (UNIPG) firmaram três acordos de cooperação internacional para a realização de atividades acadêmicas, científicas e culturais com o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a Academia Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.

Os acordos foram assinados no sábado, 11, na Itália, pelo reitor da UNIPG, professor Maurizio Oliviero, pelo diretor de Internacionalização da Univali, professor Paulo Márcio Cruz, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi, pelo diretor da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Luiz Antônio Fornerolli, pelo subprocurador-geral de Justiça do Estado de Santa Catarina, Julio Fumo Fernandes, e pelo juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Mauricio Cavalazzi Povoas.

Univali e Universidade de Perugia 13-03-2023.jpg

Os acordos visam a implementação de atividades conjuntas e a participação de magistrados pertencentes ao quadro de funcionários das instituições do Estado no curso de doutorado em Ciência Jurídica, ofertado em regime de dupla titulação entre as duas universidades.

A parceria entre a Univali e a Università degli Studi di Perugia começou em 1998 e o convênio de dupla titulação permite que os alunos formados na Univali tenham um diploma na universidade italiana, válido em toda a União Europeia, a partir de um processo de acreditação recíproca de créditos.

“Nos últimos anos cerca de 30 pessoas tiveram a oportunidade de frequentar os nossos cursos de doutoramento e todos obtiveram a dupla titulação. Os convênios que assinamos com a colaboração das instituições judiciárias do Estado de Santa Catarina fortalecem a nossa parceria com a Univali não apenas na formação acadêmica, mas em diversas atividades de pesquisa e desenvolvimento de projetos. O poder judiciário no Brasil é comparável ao de nosso país e ficamos muito satisfeitos com estes importantes acordos firmados", destacou o reitor da UNIPG, professor Maurizio Oliviero.

Os convênios também visam implementar a cooperação técnica para cursos, eventos, estudos e projetos de pesquisa de interesse comum, além de estimular a criação de grupos de trabalho mistos.

“A assinatura destes convênios representa um passo adiante em nossas relações e fortalece a importante parceria com a Università degli Studi di Perugia. Os convênios visam reforçar ainda mais a relevância da formação de alto nível dos membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina, por meio de produção científica voltada aos temas de interesse público. Estes convênios também estimulam ações de apoio à internacionalização da Pós-Graduação, previstas no Plano Nacional da Educação", afirmou o diretor de Internacionalização da Univali, professor Paulo Márcio Cruz.

Convênio com Universidade de Alicante

Nesta segunda-feira, 13, a comitiva catarinense esteve na Universidade de Alicante, na Espanha, para a assinatura de convênios de cooperação internacional. O grupo foi recebido pela reitora, professora Ampara Navarro Faure, e pela vice-reitora, professora, Rosa Maria Mantinez.

Os acordos assinados reafirmam as atividades realizadas pela Univali e pela Universidade de Alicante nos últimos anos e ampliam a abrangência das atividades acadêmicas, científicas e culturais para membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina.

Univali e Alicante 14-03-2023.jpg

A Univali e a Universidade de Alicante são parceiras há mais de 20 anos. A cooperação teve início com a realização de pesquisas e a oferta da dupla titulação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica.

Mais informações: na Diretoria de Internacionalização - (47) 3341-7552.