Univali contribui com Plano de Inovação de Itapema

Apresentação foi nesta quinta, 25

por Carina Carboni | 26/05/2023

Nesta quinta, 25, foi realizada a entrega e apresentação do Plano de Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação (Eli) de Itapema. A ação, direcionada a empreendedores, representantes de instituições de ensino, do Poder Público e entidades empresariais, foi mobilizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, de Santa Catarina, em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e teve o apoio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O planejamento do ecossistema de inovação foi realizado entre os meses de janeiro e maio deste ano. A ação envolveu dezenas de atores de seu ecossistema de inovação. Empresários, professores universitários, representantes dos mecanismos de inovação, entidades de apoio, representantes do governo e de associações tiveram a oportunidade de construir, de forma conjunta, estratégias e ações para o fortalecimento do Ecossistema de Inovação do Município.

A Coordenadora de Inovação - Uniinova, Janaina Tomio, representou a Universidade durante todo o processo. “Nós participamos dos workshops para o desenvolvimento do plano, contribuímos com ideias e compartilhamos as informações da universidade que favorecem ao Ecossistema de Itapema", afirmou a professora.

Univali participa de plano de inovação de Itapema_26052023.jpg

O processo contou com quatro etapas. As atividades iniciaram com a identificação das áreas e setores com potencial para inovação, que resultaram no mapeamento dos atores envolvidos no fortalecimento do ecossistema de inovação. Para isso, foram conduzidas entrevistas a fim de analisar detalhadamente o ecossistema, considerando ambientes de inovação, instituições de pesquisa, políticas públicas e recursos disponíveis.

As demais etapas do processo, tiveram quatro workshops. Durante essas atividades, foram abordados temas como a situação atual e as fragilidades de cada área. Os participantes produziram um plano estratégico e definiram as táticas do plano de ação, com metas a curto e médio prazo e os responsáveis pela execução de cada uma.​

Mais informações: No Uniinova - Hub de Inovação Tecnológica da Univali - (47) 3341 7742.