Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos da Univali passa a integrar a Associação dos Laboratórios Ambientais de SC

Alasc congrega laboratórios que possuem excelência em gestão e conhecimento técnico

por Roberta Ramos | 18/08/2023

​A Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos da Univali (Clean) passou a integrar a Associação dos Laboratórios Ambientais de Santa Catarina (Alasc).

O objetivo da Alasc é construir relações sustentáveis entre os laboratórios ambientais, promovendo o desenvolvimento da qualificação de colaboradores e o posicionamento das empresas no mercado como laboratórios que possuem excelência em gestão e conhecimento técnico.

A associação busca o fortalecimento dos laboratórios, aprendizado com estrutura de custos, compras conjuntas, sustentabilidade e inovação, bem como representação perante órgãos oficiais e a preservação do meio ambiente.

CLEAn - 18-08-2023.jpgFoto: Dales Hoeckesfeld #PraCegoVer Fotografia da Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos da Univali. Ambiente com fundo branco e mulher com jaleco azul manipulando equipamento.

Sobre a Clean

A Central de Laboratórios foi criada em 2013, com apoio de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Em 2015, iniciou a implementação de um sistema de gestão de laboratório totalmente baseado na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, garantindo a qualidade e confiança nos resultados.

Em 2017, foi concedida a acreditação pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), para análises em bebidas alcoólicas e também o reconhecimento pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para análises em águas e efluentes.

Em 2021, o laboratório integrou a Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas), sendo o único em Santa Catarina habilitado pela Anvisa para análises em saneantes. Em 2022, a Clean expandiu seu escopo de análises em águas e efluentes reconhecidas pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e foi credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para análises em vinhos e espumantes.