• Univali
  • Notícias
  • Univali confirma inovação no Currículo Conectado e se prepara para 2021

Univali confirma inovação no Currículo Conectado e se prepara para 2021

Modelo pedagógico integra Ensino, Pesquisa, Extensão, Internacionalização e Inovação com ganhos significativos na experiência de aprender e ensinar


por | 17/12/2020

Ao chegar em 2021, perto dos seus 60 anos e para garantir sua vitalidade e sua identidade de Universidade Comunitária inovadora e de excelência, a Univali iniciou, recentemente, um novo ciclo de desenvolvimento, que acompanha as mudanças culturais e tecnológicas da sociedade contemporânea. Essas mudanças são marcadas por construções coletivas do conhecimento, interconectividades em rede, pensamento disruptivo, interação livre de restrições espaço-tempo, intercâmbios de culturas e usos compartilhados de recursos.

Nesse novo ciclo, a Universidade consolida as Escolas do Conhecimento, com inovação na estrutura acadêmica e no modelo pedagógico fundamentado no conceito de Currículo Conectado.

Trata-se de um ensino baseado em pesquisa, inovação, internacionalização, extensão e com abordagem interdisciplinar do conhecimento e mediação pelas tecnologias, em novos ambientes, a partir de percursos formativos personalizados e disciplinas compartilhadas entre cursos e Escolas.

Esse modelo de ensino conduz os estudantes a aprender fazendo pesquisa com foco na produção de ideias (inovação), um olhar para o mundo e para o outro (extensão), e inteligência intercultural (internacionalização). 

A configuração dos currículos fortalece a autonomia dos estudantes, que podem construir seu percurso personalizado de formação, transitando por Núcleos Integrados de Disciplinas, Núcleos de Eletivas Interescolas (de livre escolha), Núcleo de Inteligência Intercultural (para os Cursos de Dupla Titulação) e International Program (disciplinas em língua estrangeira).

A conectividade, que está no DNA dessa visão de Escola e de currículo, impulsiona a composição do perfil híbrido de formação dos estudantes. Nesse perfil, os estudantes extrapolam o domínio de habilidades específicas dessa ou daquela profissão para transitar entre diversas áreas do conhecimento, vivenciar práticas interdisciplinares e incorporar valores próprios de um cidadão global.

Para atualização das transformações anunciadas, os professores da Univali têm realizado formação contínua, por meio do Programa Trilhas Formativas Docente, o qual é realizado de forma síncrona e assíncrona, presencial e remota. Nessas experiências, docentes puderam atualizar, dividir e socializar seus conhecimentos, assumindo uma postura digital proativa, mediada por diferentes tecnologias. Mais de 365 oficinas foram realizadas entre 2018 e 2020 e, como consequência desse movimento, diferentes abordagens de ensino passaram a ser aplicadas.

De forma direta, estudantes puderam vivenciar experimentações; simulações com construção de modelos dinâmicos de aprendizagem; navegação transmidiática; gamificação, conhecimento em redes com busca, articulação e disseminação de informações; negociação entre comunidades diversas em múltiplas perspectivas.

Em 2021, a Univali dá continuidade a essas experiências inovadoras e lança novos produtos, com a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e nanodegrees, em áreas ainda não exploradas pela universidade, as quais visam impulsionar novas carreiras e projetos interdisciplinares.

Também, os cursos existentes trabalham na perspectiva do fortalecimento de experiências de qualidade e de inovação pedagógica para manter e/ou ampliar seus padrões de desempenho em avaliações externas e rankings nacionais e internacionais, mantendo o reconhecimento acadêmico já reafirmado pela comunidade externa.

Destaca-se, ainda, o fortalecimento de disciplinas nos Núcleos Integrados (NIDs), como: Sentidos da Vida, Gestão de Projetos, Cidades Inteligentes, Inovação e Criatividade, Inteligência Artificial, Filosofia e Contemporaneidade e Projeto Comunitário de Extensão Universitária.

No que se refere à internacionalização, a Univali pretende consolidar o Programa de Dupla Titulação com universidades da Europa e ampliar as parcerias com universidades da América Latina, projetando o estudante para a convivência e a conexão com outras linguagens e culturas e a obtenção de dois diplomas de um mesmo curso, com a possibilidade de atuação internacional na área.

Ainda na internacionalização, a Univali investirá nos Programas de Virtual Mobility, que permitem aos estudantes a troca de conhecimentos interculturais e aprendizado internacional vivenciando a experiência em universidades estrangeiras por meio digital.

Um novo produto que também merecerá investimento da instituição é o Programa de Imersão Dinâmica nas Escolas Abertas, o IDEA. Trata-se de um programa de ampliação das formas de ingresso para estudantes do último ano do ensino médio e/ou profissionais interessados em atualização que desejam cursar disciplinas digitais ou remotas escolhendo entre mais de 60 disciplinas de diferentes cursos de graduação e Escolas do Conhecimento da Univali.

Em relação à pós-graduação lato sensu, a Univali inova em 2021 com novos cursos e modalidades de oferta, incluindo cursos de especialização 100% online com aulas síncronas. No stricto sensu serão firmados novos acordos de cooperação internacional para mobilidade de professores e estudantes, com possibilidade de dupla titulação e propostos novos cursos de mestrado e doutorado.

Na Pesquisa, a Univali ampliará a visibilidade dos seus professores e grupos de pesquisa no site da Univali e ofertará oficinas e cursos de atualização no uso de diversas técnicas e ferramentas úteis ao pesquisador. Destaca-se ainda o lançamento do novo SAPI UNIVALI, o qual contará com uma versão mobile, com novas funcionalidades e maior flexibilidade aos seus usuários.

Ainda, a Univali participa ativamente da formação de recursos humanos em distintas regiões do país por meio de Projetos de Cooperação Institucional (antes denominados Minter e Dinter) e, em 2021, ampliará significativamente essas parcerias incluindo distintas regiões e áreas de conhecimento.

O Núcleo de Inovação Tecnológica – UNIINOVA, será outra área a ser impulsionada em 2021. O Núcleo, hoje certificado no modelo Cerne 1 (Sistema de qualidade para incubadoras) pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) busca agora níveis de alta maturidade com duas certificações, o Cerne 2 e o 3, os quais conferem índices de melhoria nos resultados das incubadoras e determinam boas práticas a adotadas em diversos processos-chave. Essas certificações irão oferecer ao UNIINOVA um ambiente cada vez mais qualificado para o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores, contribuindo para a formação empreendedora de alunos, egressos e da comunidade externa da universidade e contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema de inovação da região. 

A expertise da instituição na resolução de problemas também tem atraído a atenção de órgãos públicos e privados em parcerias de prestação de serviços. Em 2021, espera-se a consolidação de novas prospecções, colocando nossa competência estabelecida para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Assim, não se pode dizer que uma nova Univali chegou em 2021, mas sim que uma Univali comunitária inovadora e protagonista se consolida no ensino superior catarinense em 2021, sendo ela própria um polo gerador de inovação e de qualidade para a Educação Superior.

DSC_0029.JPG 



  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade