Univali classifica 64 cursos no Guia da Faculdade Estadão

Ranking foi divulgado nesta sexta-feira, 4, pelo Jornal O Estado de São Paulo

por Roberta Ramos | 04/11/2022

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) classificou 64 de cursos de graduação entre os melhores do Brasil no Guia da Faculdade Estadão 2022. O ranking, divulgado nesta sexta-feira, 4, é realizado pelo Jornal O Estado de São Paulo em parceria com a startup Quero Educação​, e classifica os cursos das modalidades presencial e de ensino a distância.  ​

Univali Guia Estadão 04-11-2022.jpgFoto: Dales Eichler

Nesta edição, a Univali classificou com 5 estrelas os cursos de Turismo e Hotelaria (Balneário Camboriú), Design Gráfico (Florianópolis), Gestão de Recursos Humanos (Ead) e Gestão Financeira (Ead).

O Guia classificou também 47 cursos com 4 estrelas: Administração (Balneário Camboriú, Itajaí e Ead), Arquitetura e Urbanismo (Balneário Camboriú e Florianópolis), Biomedicina (Itajaí), Ciência da Computação (Itajaí e São José), Ciências Biológicas (Itajaí), Ciências Contábeis (Itajaí), Comércio Exterior (Itajaí e EaD), Design (Balneário Camboriú), Design Gráfico (Balneário Camboriú), Design de Games (Balneário Camboriú), Design de Jogos e Entretenimento Digital (Florianópolis) Design de Moda (Balneário Camboriú), Direito (Balneário Camboriú, Biguaçu, Itajaí, São José, Tijucas), Enfermagem (Itajaí), Engenharia Ambiental e Sanitária (Itajaí), Engenharia de Computação (Itajaí), Estética (Balneário Camboriú), Farmácia (Itajaí), Fisioterapia (Itajaí), Fonoaudiologia (Itajaí), Gestão Ambiental (Ead), Gestão Comercial (Ead), Gestão Pública (Ead), Gastronomia (Balneário Camboriú), Jornalismo (Itajaí), Letras (Itajaí), Logística (Ead), Marketing (Ead), Medicina (Itajaí), Nutrição (Itajaí), Oceanografia (Itajaí), Pedagogia (Ead), Processos Gerenciais (Ead), Produção Audiovisual (Itajaí), Psicologia (Itajaí),  Relações Internacionais (Balneário Camboriú), Sistemas para Internet (Itajaí) e Serviços Jurídicos, Notariais e Registrais (Ead).

Com 3 estrelas foram classificados os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EaD), Design de Interiores (Balneário Camboriú e EaD), Engenharia Civil (Itajaí), Engenharia de Produção (Itajaí), Engenharia Mecânica (Itajaí), Engenharia Química (Itajaí), Estética e Cosmética (EaD), História (Itajaí), Matemática (Itajaí), Odontologia (Itajaí), Publicidade e Propaganda (Itajaí) e Relações Internacionais (Itajaí).

“O excelente desempenho da Univali é resultado de um trabalho que envolve toda a comunidade acadêmica, bem como de um projeto pedagógico dinâmico que congrega ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. Esta conquista é também fruto da qualificação de nosso corpo docente, formado por mestres e doutores, e dos investimentos constantes em nossa estrutura. O reconhecimento nacional pelos pares é motivo de imenso orgulho e nos estimula a buscar cada vez mais a transformação das pessoas por meio da educação", destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

O Guia da Faculdade Estadão utiliza uma metodologia conhecida como "avaliação por pares" para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. A equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior. São avaliados critérios como projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura dos cursos. Em 2022, mais de 9.500 professores se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade Estadão.