Método de professor da Univali é objeto de estudo na Universidade de Brasília

Trabalho de Conclusão de Curso será apresentado nesta sexta-feira, 27

por Wesley Martins | 26/11/2020

Itajaí (SC) - O professor José Matarezi, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), participará, nesta sexta-feira (27), da banca examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Sensibilização e conhecimento sobre o ambiente: Uma revisão sobre trilha da vida", desenvolvido por Claysson Henrique de Aguiar Silva e Natanael Sales Silva, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, e orientado pela professora Maria Rita Avanzi, da Universidade de Brasília (UNB).

O trabalho tem como objetivo analisar trabalhos acadêmicos empíricos, publicados no período de 2006 até 2020, que utilizam o método Trilha da vida: (Re) Descobrindo a natureza com os sentidos, uma abordagem metodológica de formação em Arte-Educação-Ambiental e Educação Patrimonial, criada e desenvolvida pelo professor José Matarezi e aplicada pelo Laboratório de Educação Ambiental (LEA/EMCT) da Univali desde 1998, buscando identificar sua contribuição para a sensibilização e conhecimento dos participantes da trilha em relação ao ambiente em que estão inseridos, em sua complexidade.

WhatsApp Image 2020-11-26 at 08.26.07.jpeg

Em 2003, a Trilha da Vida foi montada no campus da UnB como uma das atividades da 1ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Atualmente, as ações da Trilha da Vida na Univali ocorrem por meio do projeto de extensão “Trilha da Vida: Disseminando ações transformadoras na transição para sociedades sustentáveis - Rede trilha da vida de formação em educação ambiental por biomas brasileiros", mantido de forma voluntária e com o suporte dos bolsistas de extensão Engelberto Flack, acadêmico de Ciências Biológicas, e Joá Bitencourt, estudante de Jornalismo.

“São mais de duas décadas de atividades ininterruptas e inovadoras da Trilha da Vida, com resultados e reconhecimento que ultrapassam as fronteiras do país, tendo atendido diretamente um publico estimado de mais de 50 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, com ampla documentação que tem sido sistematizada por meio de pesquisas acadêmicas, de graduação, especialização, mestrado e doutorado, que consideram escalas de tempo de décadas", destaca o professor Matarezi.

No período de isolamento social, as atividades foram adaptadas e são realizadas por meio de oficinas virtuais que podem ser agendadas pelo e-mail: salaverde@univali.br