Univali é parceira no Congresso Brasileiro de Tecnologia Assistiva

Evento científico reúne palestrantes nacionais e internacionais para promover a educação inclusiva

por Carina Carboni | 06/11/2023

​Os professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Anita Maria da Rocha Fernandes e Alejandro Rafael Garcia Ramirez, participam a partir desta segunda, 6, do Congresso Brasileiro de Tecnologia Assistiva (CBTA), em Florianópolis. A Universidade é uma das parceiras do evento científico, ao lado da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A realização é da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae.

Sob o mote “Educação e Tecnologia Assistiva", nesta edição o CBTA busca promover um espaço para a discussão, a reflexão e a aproximação entre as áreas de design, engenharia, educação e saúde. O intuito é incentivar novas parcerias e redes de pesquisa em favor da educação inclusiva.

A programação segue até sexta, 10, e conta com palestrantes nacionais e internacionais, sessões técnicas, mesas-redondas, minicursos, workshops e apresentação de inovações em tecnologia assistiva. Os pesquisadores da Univali contribuem com o evento por meio de palestra, apresentação de trabalho, mediações e apoio na organização do evento.

Univali é parceira no Congresso Brasileiro de Tecnologia Assistiva.jpg
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra teclas de computador em tons de cinza. Uma das teclas está em destaque e apresenta o símbolo de um cadeirante.

Na ocasião, o professor Alejandro Rafael Garcia Ramirez vai ministrar a palestra “Princípios da robótica aplicados à saúde e ao bem-estar". O estudante do Mestrado em Computação Aplicada, Michael Douglas Cabral Alves, também participa apresentando o trabalho “Leitura e Entendimento de Textos por Pessoas com Afasia sob a Ótica do Rastreamento Ocular", desenvolvido em coautoria com mais pesquisadores.

O professor Ramirez destaca que o evento visa compartilhar o conhecimento relacionado ao desenvolvimento de tecnologias que beneficiem as pessoas com deficiência ou com incapacidade e mobilidade reduzida.

“A tecnologia assistiva busca oferecer mais independência para estas pessoas, oportunizando que possam desenvolver ou aprimorar as suas habilidades em aspectos como mobilidade e comunicação. São ferramentas que ajudam a promover a inclusão e, consequentemente, mais qualidade de vida", comenta Ramirez, que também é membro da Comissão Organizadora Geral do CBTA.

A programação completa do evento está disponível aqui