Festival Cultural da Univali terá duas peças de teatro nesta terça, 19

Apresentações são gratuitas e acontecem no Teatro Adelaide Konder

por Carina Carboni | 18/09/2023

O 19° Festival Cultural da Univali apresenta nesta terça-feira, 19, duas peças de teatro para a comunidade. As atrações são gratuitas e acontecem no Teatro Adelaide Konder, campus Itajaí. Quem primeiro sobe ao palco é o Grupo de Teatro da Univali - GTU, às 14h, com a estreia do espetáculo infantil “AtuAção – A aventura de Gaia". À noite, o público confere o espetáculo “O Auto da Compadecida", realizado pelos Alunos do Exercício Cênico Anchieta – AECA. A apresentação tem início às 20h.

Foto Dales Hoeckesfeld_18092023_estreia espetaculo AtuAção -.jpg
Foto: Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem: Fotografia mostra artistas durante apresentação de teatro. Eles vestem roupas coloridas. O fundo da imagem é escuro e a luz foca no centro do palco.

Foto Dales Hoeckesfeld_ O auto da compadecida AECA se apresenta na Univali_19092023__.jpg
Foto: Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem: Fotografia mostra artistas durante apresentação de teatro. Em destaque está uma atriz usando figurino de Nossa Senhora Aparecida, com manto azul e coroa de flores.

Estreia de espetáculo infantil

A direção da peça “AtuAção – A aventura de Gaia" é de Gabriel Fidelis. A apresentação tem duração de 40 minutos e a classificação indicativa é de seis anos, sendo recomendada para crianças, jovens e adultos. Segundo Fidelis, a obra resulta das pesquisas corporais elaboradas em jogos de encenação com o GTU, em 2023. “Os estudantes do Grupo de Teatro postam-se diante do público para manifestar, em caixa cênica, suas ânsias, desejos, vivências, norteados pela dramaturgia advinda de um manifesto social e construída coletivamente.", relata.

Foto Dales Hoeckesfeld_GTU estreia espetaculo na Univali_18092023.jpg

Sinopse: Os sentimentos estão em guerra. O mundo mágico entrou em colapso. As borboletas não voam na barriga, pular bem alto e quase voar é impossível, nem o sorriso tem brilhado. Que ideia! Gaia parte, então, na busca de encontrar a chave mestra - só ela é capaz de colocar tudo em ordem. A viagem fica difícil quando se depara com dois grandiosos vilões empenhados em impedi-la de ter sucesso na missão. No meio do caminho, antigos talentos fazem a menina ganhar força, na esperança de vencer a batalha.

Foto Dales Hoeckesfeld _19092023_estreia espetáculo AtuAção.jpg
Foto: Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem: Fotografia mostra duas artistas durante apresentação de teatro. Uma delas está sentada e a outra está de pé segurando uma sombrinha colorida.

O GTU é um projeto vinculado à Coordenação de Arte e Cultura da Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e visa promover e difundir a cultura na instituição e para a comunidade em geral. O Grupo é formado por estudantes do ensino médio, do Colégio de Aplicação Univali (CAU) e acadêmicos dos cursos de graduação.

Espetáculo convidado

A peça “O Auto da Compadecida" é inspirada na obra, de mesmo nome, do escritor Ariano Suassuna. O espetáculo tem duração de duas horas, sendo dirigido por Paula Ramos. O trabalho resulta do desejo dos Alunos do Exercício Cênico Anchieta – AECA, de estudar, pesquisar e montar a peça teatral mais popular do autor brasileiro. “São 18 atores e atrizes em cena, dando vida a um espetáculo que mistura elementos da literatura de cordel, barroco brasileiro e tradições religiosas. O auto da Compadecida supera a 'comédia pela comédia' e nos faz refletir sobre a sociedade desigual em que estamos inseridos.", comenta Paula.

Dales Hoeckesfeld_Auto da Compadecida AECA se apresenta na Univali_19092023.jpg
Foto: Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem: Fotografia mostra dois artistas durante apresentação de teatro. Um segura o outro no colo e ambos fazem cara de espanto.

Sinopse: João Grilo e Chicó são os amigos inseparáveis que protagonizarão a história vivida no sertão nordestino. Assolados pela fome, pela aridez, pela seca, pela violência e pela pobreza, tentando sobreviver num ambiente hostil e miserável, os dois amigos usam da inteligência e da esperteza para contornarem os problemas. Uma comédia imperdível, cheia de mistérios e acontecimentos de outro mundo.

Foto Dales Hoeckesfeld_ O auto da compadecida AECA se apresenta na Univali_19092023_.jpg
Foto: Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem: Fotografia mostra dois artistas durante apresentação de teatro. Eles vestem figurinos em tons claros. Em destaque, um dos personagens interpreta Jesus Cristo.

Alunos do Exercício Cênico Anchieta - AECA é uma escola de teatro que existe há 38 anos em Itajaí, sendo ministrada pelo professor e diretor Valentim Schmoeler. O AECA ensina e promove teatro na comunidade, visando estimular o acesso à arte e a cultura na região. É formado por 100 estudantes, com idades a partir dos 14 anos. A cada semestre, o grupo estreia espetáculos que incluem o estudo e a pesquisa dos textos e seus autores.

Festival Cultural Univali

O 19º Festival Cultural Univali segue até 22 de setembro, com diversas atrações artísticas para a comunidade. Para ver a programação completa do evento acesse: univali.br/festivalcultural.

SERVIÇO 1

O quê: Estreia do espetáculo “AtuAção – A aventura de Gaia" (GTU)

Onde: Teatro Adelaide Konder, campus Itajaí

Quando: 19 de setembro, às 14h

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: A partir de 6 anos de idade

SERVIÇO 2

O quê: Apresentação do espetáculo “O Auto da Compadecida" (AECA)

Onde: Teatro Adelaide Konder, campus Itajaí

Quando: 19 de setembro, às 20h

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: A partir de 10 anos de idade

Mais informações: Na Coordenação de Arte e Cultura da Univali - (47) 3341-4250/7533.