Acadêmicos da Univali iniciam produção de projetos aprovados com recursos da Lei Paulo Gustavo

Curtas-metragens foram aprovados em editais de fomento a ações culturais em Porto Belo e Tijucas

por Roberta Ramos | 05/04/2024

Os acadêmicos do curso de Produção Audiovisual da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Yohana Fukui e Gustavo Correia da Silva, irão iniciar a produção dos projetos culturais aprovados com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Os curtas-metragens foram aprovados em editais de fomento a ações culturais nos municípios de Porto Belo e Tijucas, em dezembro de 2023. O valor total dos recursos é de quase R$ 40.000,00. As duas produções serão apresentadas como Projeto Experimental de Produção Audiovisual (PEPA) dos acadêmicos.

O projeto de Yohana Fukui, orientado pelo professor Rafael José Bona, destaca a jornada emocional da personagem Carla para lidar com os traumas causados por uma noite trágica. O curta-metragem Cadafalso será gravado entre os dias 20 e 22 de abril nas cidades de Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Mais de 30 pessoas compõe a equipe de produção.

Cadafalso.jpg#PraTodosVerem Arte Gráfica com fundo verde escuro e a palavra Cadafalso escrita em branco.

O curta-metragem Suposto Fim é uma adaptação do conto homônimo de coautoria de Gustavo Correia da Silva. O projeto é orientado pelo professor Lucas Leandro Batista e conta a história de Elizabete, uma jovem que vê o sonho de tornar-se uma escritora bem-sucedida interrompido pelo alcoolismo. A produção será realizada em São João Batista e Balneário Camboriú nos dias 4 e 5 de maio. O trabalho vai envolver mais de 25 pessoas.

“O objetivo do curta é abordar questões importantes e sensíveis, promovendo a conscientização, reduzindo o estigma, incentivando a empatia e contribuindo para discussões sobre saúde mental, vícios e perdas, bem como inspirando quem está passando por situação semelhante a buscar ajuda", aponta Gustavo.

Supsoto Fim.jpg#PraTodosVerem Arte Gráfica com fundo preto e o nome Suposto Fim escrito em prata.

A Lei Paulo Gustavo, sancionada em 2022, foi criada para incentivar o setor cultural após a pandemia de covid-19. A Lei destinou R$ 3,86 bilhões para ​fomento do setor.

“A aprovação do projeto dos alunos na Lei Paulo Gustavo é o exemplo do que almejamos como resultado para o nosso egresso. Ficamos felizes de ver nossos acadêmicos trilhando seu caminho profissional na cultura, que é uma área de tanta importância para o audiovisual", ressalta a coordenadora do curso, professora Adriana Stela Bassini Edral.​

Mais informações: na coordenação do curso de Produção Audiovisual - (47) 3341-7543.