Professor lança livro sobre como desenvolver técnica de aprendizado

“O segredo da memória” ensina novas formas de aprender nos estudos a partir do uso da memória.

por Flaiane Lizote | 27/03/2024

​O médico neurologista e professor de medicina da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Marcelo Zalli, lançou o livro “O segredo da memória". A obra contribui para o desenvolvimento de uma técnica de aprendizado, garantindo, por essa razão, uma memória solidificada. Ao longo de cinco anos, o professor desenvolveu em seus estudos, enquanto docente e profissional na área da saúde, um conjunto de métodos com o objetivo de contribuir no processo de aprendizado das pessoas. A proposta da obra é que a técnica ensinada seja de fácil aplicabilidade, inovadora e que possa ser comprovada cientificamente.

“A proposta da construção deste livro foi a partir de uma vivência em meu cotidiano. Toda semana eu atendia pessoas que compartilhavam diversas dificuldades em aprender durante as aulas da graduação ou, até mesmo, não conseguiam aprovação em concursos públicos, vestibulares. Porém, se recordavam de viagens realizadas, encontros e experiências vividas. Foi a partir desses relatos e observações que reuni ao longo dos meus anos de estudo, um material que pudesse servir como auxílio para as pessoas que querem aprender de modo fácil e rápido, desenvolvendo a técnica necessária para aplicabilidade nos estudos", explica Marcelo Zalli.
Capa (003).jpg

Em 2023, a técnica de aprendizado desenvolvida pelo autor foi tema de estudo científico intitulado: “Memory City", no qual dois grupos de pessoas participaram do estudo e, ao final da observação, as pessoas que fizeram o uso da técnica da Memory City apresentaram melhorias de resultado em instrumentos de avaliação em comparação ao grupo que não usou a técnica do estudo científico.

“Com a quantidade de informações que nosso cérebro recebe diariamente para aprender e assimilar as coisas, a estratégia de aprendizado torna nosso registro muito mais adequado, formando memórias que persistem em nosso córtex cerebral", complementa o professor.

O professor Marcelo é docente da Univali há cinco anos, leciona a disciplina de Neurologia e, atualmente, é instrutor no Ambulatório de Neurologia Clínica e Geriátrica da universidade. Além disso, é pesquisador na área de Neurocognição, memória e cérebro meditativo.

O livro “O Segredo da Memória" pode ser adquirido nas plataformas digitais e livrarias. Para quem se interessar pelo tema, há também um curso online com aulas gravadas e disponíveis por um ano. O conteúdo pode ser acessado no site: www.segredodamemoria.com.br

Mais informações: Marcelo Zalli (marcelozallineuro@gmail.com)