Evento que promove a divulgação da ciência em bares reuniu mais de 400 pessoas em Itajaí

Pint of Science 2023 ocorreu simultaneamente em 25 países

por Roberta Ramos | 25/05/2023

O Pint of Science 2023, evento que visa divulgar a ciência em bares e restaurantes, renuiu mais de 400 pessoas na Balbúrdia Cervejeira, em Itajaí, entre os dias 22 e 24 de maio. O festival ocorreu simultaneamente em 25 países e 400 cidades de todo o mundo.

No Brasil, o evento aconteceu em mais de 120 cidades e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apoiou a organização local com a realização de​ palestras e debates. Com o tema "Um Brinde à Ciência", o evento buscou estabelecer um diálogo informal entre os cientistas e o público em geral, além de inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia.

Pint of Science - Foto Dales Hoeckesfeld 25-05-2023 (4).jpgFotos: Dales Hoeckesfeld

“O Pint of Science conquistou os participantes pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. A ideia foi também mostrar à sociedade que quem faz ciência são pessoas comuns. Em Itajaí, as pautas escolhidas foram inteligência artificial, investimentos inteligentes e dilemas da educação. Ficamos muito felizes com a grande participação do público, com a interação entre as áreas do conhecimento e por termos conseguido, de fato, ressaltar que a pesquisa impacta no cotidiano de todos nós", destaca o coordenador do evento, professor Guilherme Sendtko Resener.

O Pint of Science foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. A data da edição de 2024 já está definida e o evento será realizado nos dias 13, 14 e 15 de maio.

Pint of Science - Foto Dales Hoeckesfeld 25-05-2023 (1).jpg

“O festival em Itajaí foi um sucesso, com intensa participação da comunidade acadêmica e da sociedade. Com este retorno positivo, esperamos consolidar o evento no calendário da cidade e fortalecer ainda mais as ações da Univali como uma universidade comunitária e que realmente democratiza o acesso ao conhecimento científico. O Pint of Science foi uma excelente prévia para o Science Day, evento com propósito semelhante que promoveremos em junho", ressalta a gerente de Pesquisa e Pós-Graduação da Univali, professora Fátima de Campos Buzzi.

Pint of Science - Foto Dales Hoeckesfeld 25-05-2023 (3).jpg

Science Day

A 4ª edição do Science Day acontece no dia 22 de junho e o prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado até o dia 5 de junho.

O evento internacional visa reunir pesquisadores e professores dos cursos de graduação e pós-graduação da Univali, bem como de universidades parceiras, com o propósito de compartilhar objetos de estudo dos grupos de pesquisa.

O Science Day será realizado de forma híbrida e terá a participação de professores da Universidade de Alicante, na Espanha, da Universidade de Perúgia, na Itália, da University of Delaware Law School, dos Estados Unidos, além de outras universidades estrangeiras.

A programação completa e o link para inscrição e submissão de trabalhos estão disponíveis aqui.

Mais informações: Na Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação - (47) 3341-7532.