Desafio para crianças e adolescentes marca o encerramento da segunda edição do Projeto Futuros Disruptivos

Evento aconteceu nesta terça-feira, 22, no Campus Balneário Camboriú

por Roberta Ramos | 23/11/2022

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sediou na terça-feira, 22, o encerramento da segunda edição do projeto Futuros Disruptivos com um desafio para 25 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú.

No evento, que aconteceu no Campus Balneário Camboriú, as crianças e adolescentes foram estimulados a colocar em prática o que aprenderam ao longo das últimas semanas, num desafio real, com foco em melhorar a cidade.

Futuros Disruptivos Univali 23-11-2022.jpg

Voltado para estudantes com idade entre 11 e 14 anos, o Futuros Disruptivos oferece oficinas em formato intensivo, presencial, com duração de três meses e em contraturno escolar. É um projeto de aprendizagem criativa baseado em criação e desenvolvimento, solução de problemas e design thinking.

Segundo a professora da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade (EACH), Bianka Cappucci Frisoni, idealizadora do projeto, o desafio proposto às turmas foi resultado de um mapeamento de questões sociais importantes para Balneário Camboriú. “As equipes passaram por etapas sobre como trabalhar empatia, colaboração, exercitar o diálogo e fazer uso de ferramentas criativas", explica.

O projeto é desenvolvido pela Univali, Prefeitura de Balneário Camboriú, Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cooperativa de Crédito Credifoz e Oceanic Aquarium.

Em 2022, o Futuros Disruptivos conferiu à professora Bianka Cappucci Frisoni ​a primeira colocação no prêmio Professor Inovador, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O projeto também é finalista dos prêmios Brasil Design Award e Design For a Better World.