O curso de Relações Internacionais incentiva acadêmicos e professores a desenvolverem projetos para aprofundar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e viabilizar a inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho. Neste sentido, as atividades de pesquisa são impulsionadas pela Instituição através de políticas específicas.
Desta forma, a Univali, partindo do princípio de que ensino, pesquisa e extensão são unidades indissociáveis, possui como uma de suas metas conectar-se com as comunidades acadêmica e regional, dentro de uma concepção pluralista, interdisciplinar e interativa.
Para tanto, a universidade dispõe de instrumentos para incentivar a produção de alunos e professores: Programa integrado de Pós-graduação e Graduação (PIPG), direcionado a pesquisas realizadas nos cursos de mestrado e doutorado da Instituição; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq); Programa de Bolsas de Iniciação Científica (ProBIC) e; Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 170, estes últimos destinados a alunos da graduação.
Grupos de Estudos
Em reuniões semanais ou quinzenais, os Grupos de Estudos oferecem aos acadêmicos a discussão de temas não previstos nas matrizes curriculares dos cursos, em ambiente externo à sala de aula.
Atualmente, o Curso de Relações Internacionais de Balneário Camboriú possui os seguintes grupos de estudos em funcionamento:
Programas Oficiais de Pesquisa
Em parceria com o Programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeituras e empresas privadas, a Univali apoia a realização de projetos de pesquisa contando, atualmente, com sete programas de Bolsas de Pesquisa:
Iniciação Científica ProBIC / Univali
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC / CNPq
Artigo 170 / Governo Estadual
Programa Integrado de Pós-Graduação e Graduação - PIPG
Prêmio Mérito Universitário Catarinense - PMUC
Artigo 171 - Programa de Bolsas do Fundo de apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES)
Programa de Pesquisa Voluntária - PPV
Para mais informações sobre os programas de pesquisa oferecidos pela universidade clique aqui.
Programa de Apoio à Pesquisa
O fomento aos Programas Institucionais foi implementado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa FAP/ Univali, através de bolsas de iniciação científica, alocação de carga horária e orçamento para realização do projeto.
O FAP foi criado em 1955, através das Resoluções nº 006/95/CEPE e nº 011/95/CUN. Este fundo, conforme consta do Art. 46 do Estatuto da Univali, incentiva o desenvolvimento e a promoção da excelência do seu Sistema de Pesquisa, através do financiamento, qualificação de Recursos Humanos, atividades de Pesquisa, infraestrutura de apoio e serviços. O FAP apoia os Programas de Iniciação Científica, a publicação de artigos científicos pelos docentes pesquisadores e a participação em eventos nacionais e internacionais.