Relações Internacionais

Campus Balneário Camboriú

5

conceito mec


2017

4

conceito enade


2017

Extensão

Programa Integra Ação: promovendo a sustentabilidade social

No atendimento às diretrizes de extensão da Univali, pautadas em interdisciplinaridade, relações teórico-práticas de sala de aula, parcerias e ações que integram Ensino, Extensão e Pesquisa a Escola de Ciências Jurídicas e Sociais (ECJS)  implantou o Programa de Extensão "Integra Ação".

Uma nova forma de pensar e fazer extensão: não mais projetos isolados, desconectados da comunidade, mas ações integradas, interdisciplinares e situadas num contexto maior de resultados. O Integra Ação envolve todos os temas do Direito e das Relações Internacionais (cursos tutelados pela Escola), nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente e Trabalho.

O Programa dá coerência às atividades de extensão da Escola e serve de espaço de conexão, na consolidação de áreas temáticas que se coadunem às linhas de pesquisa e aos conteúdos das disciplinas oferecidas pelos cursos. É também um novo espaço de aprendizagem, que se diferencia pela estrutura de trabalho e pelo contato direto com a sociedade e seus dilemas. Tal iniciativa contribui como estratégia na concretização do perfil do egresso previsto nos Projetos Pedagógicos.

Os projetos são coordenados por professores, com a colaboração de bolsistas, e supervisionados pelo  NUPEX - Núcleo de Pesquisa e Extensão da Escola.

Projetos em Andamento

Protegendo a Ciranda

Em conjunto com o Curso de Direito, a iniciativa visa prevenir a violência sexual relacionada a crianças e adolescentes, ensinando-os a se defenderem em situações de abuso e a buscar auxílio junto a profissionais de educação e saúde, lideranças comunitárias e gestores públicos. O aumento da demanda por parte das escolas, conselhos tutelares e administradores municipais justifica este projeto.

Atendimentos (2018) - foram atendidas 2.038 pessoas diretamente e 6.114 pessoas de maneira indireta, pertencentes a 6 entidades de Balneário Camboriú e região.

Professores Responsáveis
Prof. Dr. Walter Amaro Baldi
Prof. MSc. Flávio Schlickmann
Prof.ª MSc. Marisa Schmitt Siqueira Mendes
Prof.ª MSc. Natalia Mueller Jenichen

Educação e Cultura Afro-Brasileiras: Direito dos Quilombolas

Desenvolvido em parceria com o Curso de Direito na comunidade do Quilombo Morro do Boi, localizada em Balneário Camboriú (SC), aproxima a Universidade e a realidade deste grupo, por meio de visitas e do acompanhamento da Feira de Orgânicos, realizada por alguns de seus membros no centro da referida cidade.

O projeto também identifica valores culturais vivenciados pelos quilombolas, na afirmação da sua própria identidade.

Atendimentos (2018) - foram atendidas 5.075 pessoas diretamente e 15.225 de maneira indireta, pertencentes à comunidade quilombola.

Professor Responsável
Prof. Dr. Angelo Ricardo Christoffoli

Dados Gerais

Titulação

Bacharel

Atos Regulatórios

​​Reconhecimento: Decreto Estadual nº 2.979, de 14/09/2001

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 1.003, de 18/12/2007

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 706, de 18/12/2013

3ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 796, de 26/07/2017

Carga Horária

​2.700 horas

Duração

08 semestres.

Turno de Funcionamento

​Matutino

este curso está vinculado à Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

vídeos

Notícias

Veja mais notícias.

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados