O curso de Psicologia desenvolve atividades de extensão por meio de Projetos Interdisciplinares. Para o atendimento às necessidades da comunidade, as ações são integradas com o envolvimento de professores e acadêmicos dos cursos da Escola de Ciências da Saúde utilizando o conhecimento técnico-científico. Conta com a participação de professores e acadêmicos que são contemplados pelo Programa de Bolsas de Extensão da Univali.
Projetos aprovados pelo Edital 016/Fundação/2018.
Nome do projeto: Assessoria na construção de uma rede de apoio ao sujeito afásico de Itajaí e região.
Prof º Eduardo José Legal
Objetivo: Estimular e assessorar a construção e manutenção de rede de apoio a sujeitos afásicos de Itajaí e Região
Número de pessoas atendidas: cerca de 30 (incluindo pessoas com afasia e seus familiares)
Número de procedimentos: triagens (em média 1 por semana); oficina de conversação (1 por semana); Associação de Afásicos (1 por semana); oficina de cuidadoras (1 por semana). Total = 140
Nome do Projeto:
ConVivendo com a Síndrome de Fibromialgia
Profª Giovana Delvan Stuhler
Objetivo: Oferecer atendimento interdisciplinar a mulheres com Síndrome de Fibromialgia por meio de um tratamento/cuidado integral.
Número de pessoas atendidas em 2018: 27 mulheres (17 no primeiro semestre e 10 no segundo)
Número de procedimentos em 2018: a Psicologia promove encontros na modalidade grupal. No ano de 2018 foram 23 encontros em grupo (10 no primeiro semestre e 13 no segundo).
Nome do projeto:
Discutindo a Relação - #DR
Prof Leia Viviane Fontoura
Objetivo: Desenvolver ações para a promoção da saúde e para fortalecer o desenvolvimento integral e o enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o desenvolvimento do adolescente e do jovem, para a comunidade escolar e os profissionais da estratégia de saúde da família.
Número de pessoas atendidas em 2018: 1056
Número de procedimentos em 2018: 190
Nome do projeto:
Escolhas
Prof Maria Celina Ribeiro Lenzi
Obejtivo: Promover a formação visando a autonomia de crianças, adolescentes, familiares e professores do Ensino Fundamental quanto à temática prevenção ao uso de drogas para o fortalecimento do protagonismo da criança e do adolescente.
Número de pessoas atendidas em 2018: 200
Número de procedimentos em 2018: 100
Nome do projeto: Ambulatório Interdisciplinar de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)
Profª Sueli Teresinha Bobato
Objetivo: Oferecer assistência aos pacientes portadores de doenças inflamatórias intestinais e seus familiares na modalidade de interconsultas médicas, nutricionais e psicológicas.
Número de pessoas atendidas em 2018: 164
Número de procedimentos em 2018: Consultas interdisciplinares: 213 atendimentos interdisciplinares com total de 118 interconsultas com a participação da Psicologia;
Nome do projeto:
Curso UNIVIDA
Prof Katia Ploner
Objetivo: Promover um curso na perspectiva da educação continuada, voltada para o envelhecimento saudável e atuação voluntária.
Número de pessoas atendidas em 2018: alunos: 750, sendo: 35 alunos e 7 eventos do UNIVIDA totalizando 715 pessoas participantes;
Número de procedimentos em 2018: 67 procedimentos, sendo: 60 aulas de 3 hs cada; 7 eventos.
Nome do projeto:
Promoção Saúde do Idoso e seus familiares.
Prof Katia Ploner
Objetivo: Atuar em diferentes práticas gerontológicas com relação ao apoio, diagnóstico e estratégias de cuidado ao idoso em situações de demências, promovendo a qualidade de vida dos pacientes, familiares/e ou cuidadores.
Número de pessoas atendidas em 2018: diretamente: 220
Número de procedimentos em 2018: 31 procedimentos, sendo:
09 avaliações neuropsicológicas; 07 entrevistas com familiares; 04 atendimentos a familiares; 11 reuniões de grupo com apoio emocional (GEAz), atendendo em média 12 famílias por encontro.
Nome do projeto:
Pro/Pet-Saúde
Número do edital de aprovação: Portaria n.313 , 30 de Outubro de 2018 do Ministério da Saúde.
Principais ações desenvolvidas: Atendimentos compartilhados, discussão e estudos de caso, apoio e suporte aos docentes que lecionam disciplinas voltadas a Saúde Coletiva, organização das inserções dos acadêmicos aos dispositivos de cuidado do Sistema Único de Saúde, atendimento domiciliar, avaliação interdisciplinar do usuário,
Nº Cursos envolvidos: Onze cursos da Escola de Ciências da Saúde ( Biomedicina, Educação Física (bacharelado e licenciatura),
Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição,Odontologia e Psicologia).
Nº de alunos: 30 alunos dos onze cursos da Escola de Ciências da Saúde, sendo 5 deles do Curso de Psicologia
Nº de professores: 10 professores, sendo cinco coordenadores e
Considerando a desigualdade social em que vivemos, é fundamental que as Instituições de Ensino Superior se comprometam com o desenvolvimento de valores de cidadania e responsabilidade social. A participação nas Operações do Projeto Rondon possibilita o desenvolvimento de tais valores, junto aos acadêmicos e professores.
Em julho de 2016, foi realizada a Operação Itapemirim no Espirito Santo, com a participação da profa. Roberta Borghetti, do prof. João Rodrigo Maciel Portes e das acadêmicas de Psicologia Luana Tonial e Josiane Teresinha Ribeiro de Souza.
Em julho de 2018, foi realizada a Operação Palmares no Estado de Alagoas, com a participação dos professores Maiara Pereira Cunha e João Rodrigo Maciel Portes e da acadêmica de Psicologia Leticia Ferreira.