Formandos de Psicologia abrem cápsula do tempo feita no início do curso

Estudantes compartilharam expectativas e conquistas da trajetória acadêmica

por Natália Uriarte Vieira | 14/07/2020

Na sexta-feira, dia 10 de julho, a turma de formandos do curso de Psicologia da Univali, Campus Itajaí, reuniu-se de forma remota, na plataforma Blackboard, para abrir garrafinhas pet carregadas de frases e textos sobre as expectativas deles em relação à graduação, feitas em 2015, no início do percurso acadêmico. A atividade da cápsula do tempo já é tradicional no curso, mas, neste ano, foi adaptada por conta das medidas de distanciamento social.

capsula.jpeg

O professor João Rodrigo Maciel Portes, coordenador do curso, explica que com a pandemia, a caixa guardada desde 2015 foi deixada na Clínica de Psicologia, para os alunos retirarem e levarem as garrafas com os seus registros. “Foi diferente dos anos anteriores, cada aluno pegou a sua cápsula e apresentou de forma online. Eles compartilharam suas expectativas e como elas foram alcançadas ao longo da trajetória na Universidade", comenta.

Para a formanda Gabriela Zinne Oro, o momento marcou o encerramento de um ciclo de cinco anos. Ela diz ter sentido uma mistura de sentimentos, alívio, saudade, carinho e tristeza por não poder abraçar ninguém. “Mas, posso dizer que, mesmo não sendo presencial, foi muito especial. Fez eu refletir sobre como mudei durante esses anos. Acho que cada um entregou um pedacinho de si naquele dia, agradecendo por toda a experiência, pelas relações construídas, pelos aprendizados", relata.

capsula gabriela.jpeg

Já Aline Vicente, também formanda, revela que estava ansiosa para abrir a cápsula: “Eu pensava, o que devo ter escrito a mim mesma? ". O compartilhamento da lembrança teve muita emoção: “Eu vibrei, chorei e constatei que nestes cincos anos me transformei no melhor de mim. Tive a sensação de renascimento. Desejei a mim mesma, amor, paz, saúde e muita fé, ternura e receptividade".

capsula aline.jpegcapsula aline2.jpeg