Design de Jogos e Entretenimento Digital

Campus Florianópolis

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conceito mec


2017

Pesquisa


O Curso procura incentivar o interesse científico desenvolvendo projetos de pesquisa por meio de Programas de Bolsas de Iniciação Científica, como Probic/Univali, Pibic/CNPq, Artigo 170/Governo Estadual. Também propicia aos alunos a oportunidade de interação com os problemas urbanos reais, por meio de convênios para o desenvolvimento de projetos de extensão que utilizam a estrutura dos seus laboratórios para disponibilizar serviços de arquitetura e urbanismo à comunidade.

Assim, o curso de Design, com Linha de Formação em Design de Jogos e Entretenimento Digital, incentiva a participação docente e discente nas atividades de pesquisa e extensão, tendo como princípio norteador a integração e complementaridade entre estas e o processo de ensino-aprendizagem, sendo possível verificar a melhora no desempenho discente, o aumento de seu envolvimento com as atividades institucionais, a aproximação entre docentes e discentes propiciando trocas mais efetivas, bem como maior domínio teórico, participação e colaboração durante as atividades de sala de aula. 

COMPUTER ON THE BEACH

A Escola do Mar, Ciências e Tecnologias, por meio de seus cursos de Ciência da Computação e Tecnologia em Jogos Digitais da Grande Florianópolis, bem como o curso de Engenharia de Computação do Campus de Itajaí, realizam o Computer on the Beach.

O evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

O evento procura unir o útil ao agradável em prol de um intercâmbio de experiências, discutindo de maneira informal, porém técnica, misturando atividades técnico-científicas com atividades de lazer, ao ar livre, das quais se pode desfrutar nas praias de Florianópolis durante o verão.

LED

O Laboratório de Entretenimento Digital (LED) atua na interface das áreas de Jogos Digitais, Comunicação e Tecnologia, com pesquisa e desenvolvimento. Nossa equipe transdisciplinar desenvolve projetos de jogos sociais, jogos multiplayer, jogos educativos, jogos empresariais e entretenimento digital voltado para públicos portadores de necessidades especiais. Nossa missão é compreender as novas tecnologias do entretenimento digital e suas aplicações na educação, no contexto empresarial, e no contexto do entretenimento, visando sempre à humanização da educação e o crescimento do indivíduo, procurando integrar ensino-pesquisa e extensão.

Também entendemos como missão do LED a transferência do conhecimento gerado nas pesquisas para a própria universidade e para a sociedade em geral. Os resultados das pesquisas a serem desenvolvidas devem ser  transferidas diretamente para a própria universidade, por meio de projetos, que ofereçam suporte para diversas disciplinas de graduação e pós-graduação e envolve atualmente mais de dez cursos da Univali. 

Ao mesmo tempo, os avanços obtidos nas pesquisas são transferidos para a sociedade por meio da extensão universitária. O estabelecimento de parcerias com o setor produtivo significa uma excelente oportunidade para a experimentação e o desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias, contribuindo para consolidar a experiência da equipe, além de lançar desafios que nos levam a um aprimoramento contínuo, permitindo estabelecer um intenso sistema de trocas com a sociedade.

PESQUISA

O LabXp/Univali desenvolve pesquisas utilizando os jogos e o entretenimento digital em contextos de aprendizagem. O conhecimento desenvolvido a partir das atividades de pesquisa é transferido inicialmente para a própria universidade e, a seguir, para a sociedade em geral. Esse objetivo é alcançado por meio dos projetos de melhoria do ensino, do suporte às disciplinas de graduação e pós-graduação e dos projetos de extensão desenvolvidos.

Conheça alguns dos temas abordados nas pesquisas desenvolvidas pela equipe:

  • Produção de jogos

  • Semiótica aplicada em jogos e entretenimento digital

  • Ergonomia de jogos digitais

  • Ergonomia de interfaces

  • Pesquisa em modelagem tri e bidimensional

  • Sonorização de jogos e produtos para entretenimento digital

  • Metodologias para desenvolvimento de produtos para entretenimento digital

  • Design de jogos

  • Linguagem

  • Comunicação

  • Interatividade

  • Hipermídia

  • Ciências cognitivas

  • tecnologias cognitivas

  • ergonomia cognitiva

  • psicologia cognitiva

  • sistemas multimídia

  • cibercultura

  • redes sociais

  • comunidades virtuais

  • ambientes virtuais

  • sistemas e plataformas

  • usabilidade

  • jogos e aprendizagem

  • rpg

  • jogos colaborativos

  • jogos educativos 
Dados Gerais

Titulação

Bacharel

Atos Regulatórios

​​​Reconhecimento: Portaria MEC nº 301, de 08/07/2016

Carga Horária

2940 horas.

Duração

​08 semestres.

Turno de Funcionamento

​Noturno.

este curso está vinculado à Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade

vídeos

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