Arquitetura e Urbanismo

Campus Balneário Camboriú

5

conceito mec


2017

4

conceito enade


2019

Laboratórios


A infraestrutura de laboratórios didáticos especializados do Curso de Arquitetura e Urbanismo é formada por dez laboratórios, sendo que dois deles prestam serviços para empresas de caráter público e privado. São eles: Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo, que desenvolve projetos e execução de obras de cunho social e comunitárias, e o Laboratório de Ecologia Urbana e Geoprocessamento, que presta serviços para as prefeituras da região.

Nestes escritórios laboratórios, arquitetos e urbanistas – professores e alunos – desenvolvem atividades de pesquisa, extensão e estágio, que visam o desenvolvimento e a construção de tecnologias alternativas e soluções inovadoras para problemas do cotidiano. Também são desenvolvidos projetos urbano-arquitetônicos e supervisão de execução das obras contratadas.

O Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo - ETAU está instalado o no bloco 3 (central), em ambiente amplo. Mobiliário e equipamentos específicos encontram-se distribuídos ali em estações de trabalho, atendendo às atividades de estágio obrigatório e voluntário e atividades de extensão. A sala que abriga o laboratório é ventilada e iluminada natural e artificialmente, e está equipada com computadores e uma impressora Plotter. Estão disponíveis para utilização nos computadores softwares específicos para a atividade projetual da arquitetura e urbanismo e do design de interiores, tais como, AutoCAD, SketchUp, entre outros.

O Laboratórios LAEG, LAMCO, LACA e LABGEO funcionam em espaços contíguos - salas 102, 103, 105 e 106 do Bloco 2. Já os laboratórios LAPA e LAREH, funcionam na sala 103 do Bloco 10. Todos os laboratórios são iluminados e ventilados natural e artificialmente, recebendo limpeza e organização diária.

Dentre os equipamentos disponíveis, cita-se o mobiliário disposto como ateliê com pranchetas, mapoteca e projetor interativo na sala 102 e 103 que possibilitam o apoio a atividades individuais, orientações vinculadas ao ensino e aos projetos de pesquisa e extensão, pequenas reuniões dos grupos de pesquisa e extensão a eles vinculados. A sala 105 onde funcionam o LACA está organizada em estações de trabalho, armário com equipamentos, estantes para modelos de estudo (maquetes), impressora 3D e solarscópio. Já a sala 106 onde encotra-se o LABGEO estão localizados os computadores equipados com os softwares ArqGIS, AutoCAD, SketchUP, entre outros, que dão suporte às aulas e atividades do Laboratório de Geoprocessamento.

O Laboratório de Maquetes e Modelos – LAMMO está localizado no térreo do bloco 9 e está organizado em dois espaços distintos: uma sala de máquinas com equipamentos específicos de corte, montagem, modelagem e pintura e outra sala com bancadas e equipamentos para aulas, trabalhos individuais e em grupo.

Além dos Laboratórios o curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali conta ainda com nove salas de aulas teóricas distribuídas pelo campus com capacidade para 50 alunos, e uma sala para aulas teóricas com capacidade para 70 alunos. Ambas são equipadas com projetor multimídia, quadro de giz e branco, equipamentos de ar condicionado, cortinas blackout, cadeiras estofadas, iluminação e ventilação naturais e tela de projeção. 

 

Para alocação de aulas práticas, o curso conta com 12 ateliês distribuídos em 3 blocos do campus com capacidade em média para 50 alunos e oito laboratórios de ensino. Todos os ateliês são equipados com projetor multimídia, quadros de giz e branco, equipamentos de ar condicionado, cortinas blackout, cadeiras estofadas, pranchetas, iluminação e ventilação naturais e tela de projeção.

Fazem ainda parte da infraestrutura do campus:

  • Biblioteca Comunitária;

  • Dois auditórios (Bloco 4 e Bloco 7), um deles com capacidade para 516 expectadores;

  • Salas de professores;

  • Secretaria da Escola de Arte, Comunicação e Hospitalidade;

  • Secretaria do Curso;

  • Secretaria de atendimento acadêmico;

  • Sala da coordenação;

  • Reprografia;

  • Posto Bancário;

  • Lanchonetes.

Os laboratórios de informática do Campus Balneário Camboriú são de uso comum aos cursos e estão localizados no 4º piso do bloco 6A. Os espaços físicos dos laboratórios apresentam: iluminação (natural e artificial); ventilação natural; cortinas do tipo blackout em tecido; climatização; cadeiras estofadas; bancadas para computador; projetor multimídia; quadros (negro e branco) e tela de projeção. Todos os softwares destinados à prática pedagógica estão instalados e recebem manutenção periódica da tecnologia da informação. O acesso à internet via wifi é de banda larga e os usuários devem respeitar a política de utilização da Univali.

Dados Gerais

Titulação

Arquiteto e Urbanista

Atos Regulatórios

​​​​​Resolução nº 032/CEPE/95 – Aprova a implantação do curso de "Arquitetura e Urbanismo", Campi II – Balneário Camboriú, Univali, Para 1º Semestre/1996.

Reconhecimento: Decreto Estadual n° 2.599, de 05/07/2001

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual n° 348 de 06/06/2007

2ª Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual n° 1.153 de 30/08/2012

3ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 848, de 04/08/2017

Resolução nº 138/CONSUN-CaEn/2018 – Aprova a alteração da matriz curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Campus Balneário Camboriú, da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade.

Carga Horária

3900 horas

Duração

10 semestres

Turno de Funcionamento

Matutino / Noturno

este curso está vinculado à Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados