Arquitetura e Urbanismo

Campus Balneário Camboriú

5

conceito mec


2017

4

conceito enade


2019

Extensão


O curso de Arquitetura e Urbanismo por meio de projetos de extensão objetiva propor novas alternativas de solução aos problemas arquitetônicos, urbanísticos e ambientais da Região.

Com projetos de extensão em áreas de caráter multidisciplinar, o curso tem propiciado a troca de conhecimentos capazes de dar uma nova dimensão aos estudos e à prática profissional.

Atualmente, encontra-se em desenvolvimento o projeto de ARQUITETURA E CIDADES SAUDÁVEIS. A proposta do grupo de Arquitetura e Cidades Saudáveis é desenvolver ações de qualificação ambiental dos diversos espaços e equipamentos urbanos nos municípios pertencentes a AMFRI – Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí Açu possibilitando o fortalecimento dos vínculos entre a Universidade do Vale do Itajaí – Univali (através de seu curso de Arquitetura e Urbanismo), a Comunidade e a Cidade. O objetivo é promover a melhora das condições espaciais de áreas livres, de uso público e equipamentos comunitários, levando em consideração a participação dos usuários, visando assim a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A intenção é desenvolver projetos nas mais diversas escalas da paisagem e espaço construído, podendo ser realizadas pesquisas e projetos de extensão em comunidades, escolas, espaços de uso comunitário e espaços de saúde. Nesse primeiro momento, a equipe envolvida (2 professores e 4 alunos da graduação) está desenvolvendo um projeto de qualificação ambiental em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Balneário Camboriú.

O projeto vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente aos objetivos: 3 – Boa Saúde e Bem Estar; 4 – Educação de Qualidade e 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Com relação ao item 3, a qualificação de espaços como o CAPS irão auxiliar na promoção de uma vida saudável e promoção do bem estar para os usuários, que serão atendidos de maneira mais digna. Com relação ao item 4, o projeto vai oportunizar que jovens e adultos, alunos da Univali e funcionários do CAPS desenvolvam habilidades relevantes, e competências técnicas e profissionais que poderão auxiliá-los na vida profissional.

Por fim, com relação ao desenvolvimento de Cidades e Comunidades Sustentáveis, vale a pena destacar a meta 11.7 que fala sobre proporcionar o acesso Universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, em particular para mulheres, crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência. Este será um dos principais objetivos a serem atendidos no desenvolvimento do projeto de qualificação do CAPS e de outros equipamentos públicos.

Esta iniciativa está articulada à Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, especificamente a Secretaria de Saúde e Saneamento, que trouxe a demanda da comunidade a respeito da necessidade de qualificação dos espaços de Saúde. Participarão do projeto os Laboratórios de Paisagismo, Laboratório de Conforto Ambiental, Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo. Serão realizadas atividades pedagógicas relacionadas às disciplinas de Paisagismo, Projeto Arquitetônico e Conforto Ambiental do curso de arquitetura e urbanismo.

Através dos projetos de extensão também podem ser desenvolvidos trabalhos vinculados aos laboratórios, que enriquecem o repertório e conteúdo na formação do aluno, enquanto atividades exercidas no mercado de trabalho e o junto à realidade social na qual está inserido.

Dados Gerais

Titulação

Arquiteto e Urbanista

Atos Regulatórios

​​​​​Resolução nº 032/CEPE/95 – Aprova a implantação do curso de "Arquitetura e Urbanismo", Campi II – Balneário Camboriú, Univali, Para 1º Semestre/1996.

Reconhecimento: Decreto Estadual n° 2.599, de 05/07/2001

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual n° 348 de 06/06/2007

2ª Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual n° 1.153 de 30/08/2012

3ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 848, de 04/08/2017

Resolução nº 138/CONSUN-CaEn/2018 – Aprova a alteração da matriz curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Campus Balneário Camboriú, da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade.

Carga Horária

3900 horas

Duração

10 semestres

Turno de Funcionamento

Matutino / Noturno

este curso está vinculado à Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados