Arquitetura e Urbanismo

Campus Balneário Camboriú

5

conceito mec


2017

4

conceito enade


2019

​​​​​​Depoimentos Egressos

Rogers Silveira Ramos - 20​18/1​
Foto Rogers Silveira Ramos - 2018.1.jpgMinha trajetória dentro do curso divide-se em dois momentos: O primeiro foi de absorção do conhecimento, uma base ampla dentro do contexto que nos compete, onde filtrei o conhecimento recebido e fui em busca de me inteirar dos assuntos que mais me interessavam. O segundo momento, veio a partir do sétimo período onde o curso nos dá asas para criarmos, momento que permitiu, mostrar minha visão com uma identidade autoral própria, a partir deste, difundi ainda mais a minha consciência sobre a importância dos espaços arquitetônicos e urbanos. Me fez entender os bastidores de uma cidade, a importância e as necessidades de um planejamento para que a mesma funcione de forma eficiente, proporcionando qualidade de vida aos seus usuários. Hoje agradeço a todos que contribuíram para meu desenvolvimento profissional, principalmente ao meu orientador do TFG, esses cinco anos não foram fáceis, porém muito gratificantes.
Anderson Beuting - 201​​7/1
Anderson Beuting.jpg"Desde criança tive o sonho de me tornar Arquiteto e Urbanista. A possibilidade de poder projetar o mundo em que eu viveria sempre me encantou. A Univali me recebeu de braços abertos e fez com que este sonho se tornasse realidade. Foram 5 anos de muita dedicação e de participação ativa em atividades fora da sala de aula. Tive a oportunidade de participar de Projetos de Pesquisa Científica, assim como na organização de grandes eventos voltados aos meus colegas estudantes e arquitetos, seja pela participação no Centro Acadêmico ou através de convite da coordenação do curso. Pude entender como as coisas funcionavam participando do Conselho Superior e da Comissão Própria de Avaliação, e através destes auxiliei na proposição de novas diretrizes no desenvolvimento acadêmico da Universidade. As oportunidades que eu tive acesso foram incríveis, como a apresentação de artigos científicos em seminários internacionais de arquitetura, assim como tive o privilégio de ter a minha apresentação de TCC transmitida por vídeo-conferência pela primeira vez na história da universidade para um membro estrangeiro da banca. Todas estas oportunidades me fizeram crescer como pessoa e como profissional, e foram essenciais para criar uma base sólida na minha formação como Arquiteto e Urbanista.”
Priscilla Gastaldi ​​- 2016/1
Priscilla Gastaldi.jpg"Minha trajetória dentro da Univali tem 22 anos. Desde o maternal fui instigada a enfrentar desafios, sendo assim, minha formação superior não poderia ter culminado de forma melhor. O curso de Arquitetura e Urbanismo me forneceu uma base sólida e experiências que me abriram diversas portas no mercado de trabalho tão logo após a conclusão. Foram viagens, estágios, intercâmbio internacional, pesquisa, livro e artigos publicados, as muitas oportunidades oferecidas. Assim como a dedicação, o comprometimento e a responsabilidade, são muitos os atributos adquiridos ao longo da formação – essenciais no caráter do profissional capaz de influenciar a construção da vida contemporânea em suas mais variadas escalas.”
Alexandra R​​​isello - 2014/1
Lapidar um arquiteto, de fato não é uma tarefa fácil, gerir a proliferação de conhecimentos, do modo amplo que a profissão exige, da liberdade estética, as limitações técnicas, sem tolher a aplicação e produção do indivíduo, a respeito dos mesmos, incentivando ainda o posicionamento a cerca do mundo que se desvela. Há ainda a variável social, em contato com colegas e mestres, futuros parceiros comerciais e ou ainda amigos pelo caminho que se segue. Maravilhoso e público é o brilho da pedra pronta, menos formoso, porém necessário é o longo processo de abrasão a que dispõe-se. Declaro minha total gratidão a Univali em especial ao corpo docente cujo apoio incondicional culminou no enceramento dessa fase e início da próxima, agora no mercado, bem como na pós-graduação da mesma instituição.​
Laís Wittkowski  - ​2014/1
“Minha trajetória no curso de Arquitetura e Urbanismo foi marcada por vários desafios e muita dedicação. O respaldo oferecido pelo corpo docente juntamente com a frequente troca de experiências, palestras, viagens e demais atividades mostraram-me como acreditar nas possibilidades, na importância de pensar e propor ações inteligentes e funcionais não apenas para o presente, mas também pensando nas gerações futuras. Com isso, busco incluir a inovação no meu trabalho como forma de criar espaços que amparem a constante transformação da sociedade, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. É por meio de todo o conhecimento adquirido durante o curso que encaro a minha profissão com muito amor e responsabilidade.”
Gusta​​vo Peters - 2013/2 
"Mais do que um curso de graduação, o amplo campo da arquitetura e urbanismo na Univali, abrange não somente as questões relacionadas ao elemento arquitetônico construído, como também aspectos das áreas sociais, paisagismo, restauro e com grande ênfase para o planejamento urbano. Através do curso consegui reconhecer o importante papel do arquiteto e urbanista na construção de cidades mais planejadas, sustentáveis e vitais.
Além do aprendizado teórico, a Univali me proporcionou participar da gestão do Centro Acadêmico e da participação na realização de diversos eventos relacionados com a Arquitetura e Urbanismo. Foi também através da universidade, que participei do Programa de Intercambio de Alunos em Portugal, e serviu para complementar e enriquecer meus conhecimentos como aluno de graduação.
O curso de arquitetura e urbanismo da Univali com certeza fará grande diferença para meu futuro profissional e pessoal."
Arnon Rodrigue​​s - 2012/2
“Ser Arquiteto e Urbanista sempre foi meu desejo, sendo assim, a escolha do meu curso superior foi inevitável. O que eu nunca imaginei foi ver o Urbanismo de maneira tão abrangente. Durante o curso vi que tendo este aliado à Arquitetura, temos importantes ferramentas para a discussão e a solução dos problemas da cidade contemporânea. A Univali me possibilitou conhecer e gostar desta ciência, e assim durante o curso fui descobrindo a multidisciplinaridade e as diferentes escalas na qual um Arquiteto e Urbanista pode trabalhar. Os professores sempre incentivaram aos alunos a trabalharem as diferentes disciplinas e escalas integradas, formando profissionais completos capazes de dominar projetos em todas as suas vertentes.”
Marco Antonio Lenz​​​i Duarte - 2012/2
"A faculdade de Arquitetura e Urbanismo foi a escolha certa. O interesse que tenho por esta área, somado aos conhecimentos dos mestres que lecionaram as diversas disciplinas que compõem este curso, fizeram de mim um profissional capacitado a ingressar no mundo do trabalho. Foram cinco anos de amizades, eventos, viagens, trocas de experiências inesquecíveis. Pretendo seguir minha carreira aprendendo e aperfeiçoando meus conhecimentos, pois acredito que assim estarei fazendo jus ao título de Arquiteto e urbanista que a instituição Univali me concedeu. Estou satisfeito e agradecido." 
Márcio Fernando Camp​​os - 2012/2
"Conviver é uma atitude que precisa ser muito bem administrada, em todos os âmbitos de nossa vida. Valorizar e reconhecer o que temos de melhor é imprescindível para que sejamos grandes seres humanos. Vivo um momento de expectativas, que, com certeza, várias pessoas especiais e únicas contribuíram para que ocorressem. Sou grato pelas alegrias e tristezas, pela individualidade incontestável, pela amizade e respeito, pelo ampliar de conhecimentos, pela experiência de vida diária, pelo crescimento humanístico e, principalmente, o despontar de um futuro repleto de experimentações, conquistas e oportunidades únicas, possíveis a um bacharel em Arquitetura e Urbanismo formado na Univali."
Mariana Zanini - 2011​​/2
"Ao longo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali tive todo o embasamento necessário para exercer a profissão, sempre pensando em cidades melhores. Além deste conhecimento técnico tive a oportunidade de vivenciar outras experiências que agregaram valores para a minha formação, como Projeto de Extensão, Monitoria e Pesquisa Científica. Também tive a oportunidade de me envolver no Movimento Estudantil, participando e organizando eventos promovidos pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – FeNEA. A carga horária do curso é extensa, então passamos muito tempo na Universidade, e isso faz com que criemos grandes vínculos com os colegas e também com nossos Mestres."​
Eduardo Baptista L​​opes - 2011/2
"Estudar Arquitetura e Urbanismo foi um processo longo e cansativo. Mas gratificante também. Durante cinco dos meus seis anos de graduação participei de projetos de iniciação científica e grupos de estudos, e tive total apoio dos meus orientadores e colegas de grupo nessa experiência interdisciplinar que poucos lugares oferecem. Essa oportunidade contribuiu para a construção e amadurecimento de muitas das minhas opiniões, e foi processo crucial para meu ingresso no mestrado da UFSC, do qual faço parte. Mesmo depois de graduado pela Universidade, ela continua me oferecendo diversas oportunidades, e parece não querer desfazer esse vínculo saudável e produtivo."​
Timóteo Schroeder - 2011/1
"A escolha pela Arquitetura como profissão representou uma decisão muito importante em minha vida. A grandeza do trabalho de um arquiteto, sua responsabilidade perante a sociedade e o território sempre impuseram grande responsabilidade. A Univali e o departamento de Arquitetura e Urbanismo contribuíram para que esta decisão com suas responsabilidades se transformassem em uma paixão e um desejo cada vez maior em fazer parte das transformações urbanas. A instituição sempre abriu os horizontes neste processo, permitindo inclusive uma experiência internacional durante o curso, sempre estando ao lado como uma família, em que mestres se tornaram colegas e os colegas muitas vezes mestres. Tudo isso se reflete hoje em minha vida como profissional, tendo sido reconhecido em uma empresa ainda durante o reta final do curso no Trabalho Final de Graduação"​
Maicon Jonathan​ Maciel - 2011/1
"Optar por um curso superior é uma escolha muito difícil pois é neste momento que vamos adquirir todo conhecimento específico e técnico para aplicar em nossa vida profissional, os grandes mestres e também a grade curricular moderna e diferenciada da Univali de outras universidade de Arquitetura e Urbanismo me fizeram escolher com segurança esta instituição que oferece aos seus alunos conhecimentos e experiências únicas ao longo do curso, tanto na vida acadêmica como pessoal. Acredito ser fundamental agregarmos aos conhecimentos teóricos, vivências na área em que estudamos como nos estágios oferecidos. Não apenas por exigência do mercado de trabalho, mas para que possamos ter o melhor preparo possível. Acho fundamental a busca por atualizações teóricas, para que se possa acompanhar o acelerado crescimento da construção civil. Pensando nisso iniciei uma Pós-Graduação na área de Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil da Univali."  
 Elisa Silva Rosa - 2011/1​
"Escolhi o curso de Arquitetura e Urbanismo sem ter certeza se esta seria realmente minha profissão. No entanto, ainda no primeiro semestre, em uma das aulas com um grande professor, ele nos fez um comparativo entre a profissão do Arquiteto e Urbanista e de demais profissionais. Seu objetivo era nos mostrar que, quando um cliente procura um arquiteto, busca algo positivo, alguém que o ajude a concretizar um sonho. A ideia de tornar a vida das pessoas mais funcional, bonita e eficiente me conquistou. No decorrer do curso – através de disciplinas integradas (que unem questões tecnológicas e estruturais, arquitetônicas e urbanísticas), de viagens técnicas, programas de pesquisa, palestras e seminários – a complexidade que envolve a arquitetura e o urbanismo se apresenta nas mais diversas escalas: do interior de um dormitório ao planejamento urbano e regional. "​
Gustavo Barnabé - 2​​​009/2
"É sempre bom lembrar de momentos em que estive na universidade, principalmente se tratando do curso de Arquitetura da Univali, foi durante estes anos que pude estar em contato com a real e quem sabe a melhor definição do que é a arquitetura, sem esquecer também que urbanistas um dia seríamos. Sendo que, hoje posso aplicar todo conhecimento que obtive em meus projetos. Grandes mestres me incentivando a ser um profissional que buscasse entender o que uma sociedade necessita, transpondo e desenvolvendo novos conceitos de forma integrada... Travando uma luta constante de crescimento e conhecimento da própria arquitetura."
Juliano Marini - 2​​008/2
"Muitas decisões em nossas vidas são importantes e fundamentais para o futuro de cada um, ao dizer que escolhi cursar Arquitetura e Urbanismo na Univali, posso dizer que fiz a melhor das minhas escolhas. Todo conhecimento que utilizo na minha profissão, foi passado para mim com muita competência e sabedoria pelos grandes mestres com os quais eu tive aula. O curso me proporcionou a possibilidade de viver o melhor lado da Arquitetura. Além de interagir com muitos dos colegas estudantes nos varios eventos que pude participar representando este curso. Eventos estes que além de reforçar meus conhecimentos. Sempre serei grato aos meus professores e a Univali por estes momentos inesquecíveis."

 

Depoimentos Docentes

Prof. Arq. Rudi Scaranto Dazzi, MSc​​​​​
Foto Prof. Arq. Rudi Scaranto Dazzi, MSc.jpg"A docência na minha família vem de longa data, com meu bisavô materno Luigi Scaranto, onde a família sempre seguiu nesta área da difusão do saber. Meu avô, minha mãe, meu irmão e eu que não acreditava que também estaria nesta linda profissão. Já são 18 anos, docência e mercado uma união que envolve e me realiza. Em 2006 quando comecei o mestrado, também iniciei como docente na UNIVALI, em uma trajetória de construção de ensinamentos e aprendizados, aperfeiçoamentos que muito me encantam. Compartilhar o conhecimento é uma missão para que tanto alunos como instituição continuem nesse crescimento, neste caminhar que nos desafiam e instigam nestes tempos de tecnologias e novas posturas."
Profa. Arq. ​Luciana Noronha Pereira, Dra.
Luciana Noronha Pereira.jpg“Minha conexão com a Univali se inicia antes mesmo de chegar à SC, quando ainda vivia em Belém/PA e recebi a indicação da Univali para realização do mestrado.
Me lancei nessa aventura de mudar do Norte para o Sul do Brasil e, a partir do mestrado, também participei de grupos de extensão e pesquisa científica, através dos quais meu contato com o curso de Arquitetura e Urbanismo se efetiva.
Desde 2009 estou vinculada a este curso como docente. Nesse período, já recebi e fui recebida por muitos outros colegas – professores, funcionários e alunos – alguns que se tornaram amigos. Os desafios também vieram nesse imenso aprender-ensinar-aprender, nesse contínuo receber e ser contribuição.
Durante este tempo também pude reconhecer em nosso curso - nas pessoas que o constroem (alunos, professores, funcionários) e em sua matriz - a qualidade e a robustez da formação para quem por aqui passa.
Hoje, reconheço e faço parte desse desafio institucional de buscar por equilíbrio de, ao mesmo tempo, oferecer formação de excelência; de ouvir, receber e atender; de se posicionar frente às políticas educacionais e todo cenário de novos cursos, novos formatos. E que desafio!! Sou muito grata por cada momento aqui!!”.
Profa. Arq. Alessandra D​​​evitte, Msc.​
947480da-1a02-4849-957f-fe676fe8c89c.JPG "Falar da minha trajetória acadêmica, da formação e da experiência docente me remete a falar de memórias. Estas, por sua vez, remexem o passado e dele emergem imagens e emoções. Lembro bem da decisão tomada ainda na infância quanto à escolha do que eu queria ser quando crescer.

​A Univali se faz presente nesta trajetória desde 1997 através do processo de ensino e de aprendizagem de qualidade proporcionado pelos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, assim como das influências recebidas para a construção da pessoa e da profissional que hoje sou. Sigo trilhando meu caminho nesta instituição. Por isso, é meu propósito estar sempre me qualificando para que as minhas ações como professora engrandeçam a instituição em que trabalho."
​​


Dados Gerais

Titulação

Arquiteto e Urbanista

Atos Regulatórios

​​​​​Resolução nº 032/CEPE/95 – Aprova a implantação do curso de "Arquitetura e Urbanismo", Campi II – Balneário Camboriú, Univali, Para 1º Semestre/1996.

Reconhecimento: Decreto Estadual n° 2.599, de 05/07/2001

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual n° 348 de 06/06/2007

2ª Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual n° 1.153 de 30/08/2012

3ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 848, de 04/08/2017

Resolução nº 138/CONSUN-CaEn/2018 – Aprova a alteração da matriz curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Campus Balneário Camboriú, da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade.

Carga Horária

3900 horas

Duração

10 semestres

Turno de Funcionamento

Matutino / Noturno

este curso está vinculado à Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados